Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Enredo 1040: Emovere, emoções entrelaçadas na vida do ser humano

NOME OFICIAL: Grêmio Recreativo Escola de Samba de Enredo Acadêmicos da Lira.
PRESIDENTE E ENREDISTA: Alexandro Souza
FUNDAÇÃO: 22/02/2016
SÍMBOLO: Lira
CORES: Azul, Branco e Amarelo
BATERIA: Cadência da Lira


Enredo: Emovere, emoções entrelaçadas na vida do ser humano.
AUTOR: Alexandro Souza E-MAIL: Alexandro18souza@Gmail.com
Apresentação:
Emoção, palavra que deriva do latim emovere onde o e - significa “fora” e movere - significa “movimento” termo relacionado à motivação. O que nos permite inferir que devemos expressar nossas emoções seja qual elas forem.
Existem várias emoções que o ser humano é capaz de sentir.  Dentre essas várias existem as cinco emoções básicas que são: raiva, medo, tristeza, alegria e afeto.
 Sem emoção as pessoas não percebem o significado dos acontecimentos. Como seria viver sem perceber ou mesmo sentir o que se passa a sua volta. Esse enredo busca mostrar a ação dessas cinco emoções no corpo e nas atitudes, além de contar as emoções de um sambista com sua amada escola de samba.
Convido vocês a embarcarem nessa emocionante descrição das emoções.
 Sinopse:
Muitos ficam vermelhos de raiva, outros azuis de medo, alguns largados na escuridão da tristeza, outros brilham de alegria e outros ficam rosa com tanto afeto.
a emoção pode se apresentar em várias faces.
Mas a emoção só possui três tempos:
1º tempo: O SENTIR
 Todo ser humano nasce programado para sentir emoções é normal que tanto o homem quanto a mulher sintam, raiva, medo, tristeza, alegria e afeto. alguns preferem se enganar em dizer que não sentem principalmente Medo, que mentira!
2º tempo: O EXPRESSAR VERBAL
É expressar a emoção por palavras, apenas os serem humanos até onde se sabe tem essa capacidade. A palavra tem o poder de curar se expressada de modo adequado, e tem o poder de adoecer e até matar se expressada de modo inadequado. Enfim, a palavra tem substância e poder, é o fio de ouro do pensamento.
3º tempo: O ATUAR CORPORAL
É a linguagem expressa pelo corpo, como o corpo reage diante das emoções. A emoção tem o poder de se espalhar por todo o corpo produzindo movimentos diversos: finalistas e não finalistas, repentino ou calmamente, aproximativo ou separatista, espontâneo ou provocativo.
Esses são os três tempos da emoção que levam às cinco emoções básicas do ser humano a raiva, o medo, a tristeza, a alegria, e o afeto.
Que comece as emoções.

RAIVA
Que raiva! Expressão comum usada pelas pessoas ao saberem que foram contrariadas, ameaçadas, ou tem seu bem- estar violado.  A raiva leva o ser humano ao extremo leva-o a realizar movimentos violentos de ataque ou de defesa e, é nessas horas que muitos reclamam, criticam, atiram objetos nas paredes, esmurram as paredes ou gritam, assas são apenas algumas das mais diversas faces da raiva. Mas a raiva tem seu lado bom, pois dela vem à força, vigor para superar as barreiras. É nesse momento que o indivíduo descobre forças que ele não sabia que tinha. Então sinta raiva extravase, mas... Violência não leva a nada.
 MEDO
E agora o que fazer, pra onde correr, pra quem pedir ajuda, o suor escorre no rosto, o tremor toma conta do corpo. Existem muitos medos como Medo de baratas, medo de ratos. Existe também medo de palhaços e dentistas, medo de fantasmas e o temido medo da morte, são inúmeros os medos. O medo escâncara os nossos pontos fracos, porém quando expostos a ele, nos permite explorar o inexplorado conhecer o até então desconhecido. Então enfrente seus medos, mas o que seria de nós sem nossos medos.
 TRISTEZA
Uma palavra que se explica por si só e nem combina com emoção, um sentimento negativo, que parte o coração, a tristeza bate à porta e levam nossa esperança, nossas forças e às vezes até a vontade de viver. Quem nunca ficou triste ao se separar de alguém amado levado por uma viagem, pela traição ou pela morte, não ficou triste ao olhar pra traz na hora da partida e ver seu lugar, sua terra natal cada vez mais longe? A tristeza chega quando fracassamos no trabalho no vestibular na entrevista de emprego. Mas... Dá um chega pra lá na tristeza viva alegre como chacrinha, sambe na cara da tristeza.
ALEGRIA!
Alegria, emoção que revigora a alma manda embora a tristeza e traz a paz interior, a vontade de viver. Risos e gargalhadas a alegria chegou! Alegria pede passagem. Alegria está em qualquer lugar. A alegria quando a pessoa quer transparece e atinge os outros. A alegria está estampada no rosto do quem leva a vida com sorriso apesar das decepções, está no rosto da criança do adolescente e do adulto ao ganhar um presente, a alegria está no reencontro, no abraço. A alegria está em viver a vida. Quem nunca acordou com a vontade de alegria, de falar um bom dia! O alegre está no feliz aniversário, está em festejar e festejar. A alegria esta na brincadeira de criança.
AFETO

Olhe para uma mulher com seu bebê no colo você saberá o significado de afeto. Mas o afeto também está no carinho da avó com seus netos. Em uma amizade verdadeira encontramos afeto, Em namorar, se encontra afeto. Entre irmãos existe afeto, ele está na ligação do ser humano com seu bicho de estimação, está na solidariedade, o afeto está no olhar de cada pessoa, pois afeto é AMAR.
EMOÇÕES NO CARNAVAL
Que torcedor não ficou “vermelho” de raiva com aquele jurado que tirou ponto da sua escola do coração onde não era pra se tirar ou viu componentes sem defender o samba do seu pavilhão na avenida. Esbravejou com aquele maldito carro emperrado na avenida...
O medo da apuração, o coração acelerado, bateu o medo do inesperado, carro alegórico pegando fogo, não! Chuva nem pensar...
A tristeza de ver que sua a escola perdeu o título nos décimos no último quesito, ou que seu tão amado pavilhão foi rebaixado...
A alegria de comemorar um titulo, de gritar a plenos pulmões É CAMPEÃ. De comemorar o acesso ao tão almejado grupo especial...
Todo louco apaixonado torcedor ama o seu pavilhão ama como se fosse alguém da família...
Brincar carnaval é emoção pura!
Emoção das emoções.
Acadêmicos da lira estréia na folia.
                                                                        Autor: Alexandro Souza
ENREDO: Emovere, emoções entrelaçadas na vida de um ser humano
Nº de alas: 32
Nº de setores: 07 setores
Nº de alegorias e tripés: 07 Alegorias e um tripé (CF)
N° de componentes: 3200 componentes, 290 ritmistas, 160 baianas, uma ala de crianças, uma ala de passistas e uma ala da velha guarda.

1º setor: E A EMOÇÃO SE APRESENTA- Nesse setor apresentamos as emoções para o publico e retratamos os três tempos da emoção O SENTIR, O EXPRESSAR VERBAL E O ATUAR CORPORAL.
Comissão de frente: confusão das emoções. Terá cinco momentos, o momento da raiva, do medo, da tristeza, da alegria e do afeto.
A comissão evolui sempre com 15 integrantes cinco deles representando as emoções, o componente que representa a raiva virá todo de vermelho, o que representa o medo virá todo de azul, o representante da tristeza vem todo em preto, alegria de amarelo e o representante do afeto virá de rosa, e 10 estarão  vestidos todo de branco com roupa toda em luzes de led. Em sua evolução as cinco emoções disputam pra ver quem chega primeiro ao coração, a raiva chega primeiro toca no tripé mudando a cor dos dez componentes de branco para vermelho (LEDs vermelhos) eles descem de cima do tripé todos contagiados pela raiva, em seguida voltam para cima do tripé novamente (esse movimento de ida e volta se repete até o fim da troca de cores) e voltando assim a cor branca, logo depois chega o medo toca o coração e muda o visual dos componentes pra azul (LEDs azuis), em seguida entra a tristeza toca novamente o coração e os 10 componentes trocam da cor azul para a cor preta (LEDs em luz negra), depois vem a alegria os componentes ficam todos amarelos (LEDs amarelos), então vem o afeto e eles se tornam todos em de cor de rosa(LEDs rosa) e por fim os dez componentes voltam à cor branca e formam cinco pares, que se dividem entre a raiva (voltam para a cor vermelha), medo (ficam novamente azuis), tristeza (ficam novamente pretos), alegria (ficam novamente amarelos) e afeto (ficam rosa novamente). Totalizando 3 componentes representando a raiva, 3 o medo, 3 a tristeza, 3 a alegria e 3 o afeto.
Tripé da CF: É um coração branco todo vazado que muda de cor de acordo com a troca de cores dos componentes.

Casal de mestre-sala e porta bandeira: faces das emoções. Ele  esta vestido com uma roupa toda prateada cravejada de cristais brancos, com um chapéu panamá também prateado representando a própria emoção personificada em  um sambista. Ela esta vestida também toda em tom prateado em sua saia estarão as varias faces da emoção a barra da saia será toda adornada de faisão albino, em sua cabeça tem uma linda tiara de brilhantes.
Guardiões do 1º casal de mestre-sala e porta-bandeira.  Momentos de emoção. Protegem o nosso casal sua fonte pra se emocionar, e o nosso tão amado pavilhão.
Alegoria 1 – abre-alas: canalizando as emoções, sentindo, expressando verbalmente e atuando com o corpo! Essa alegoria é acoplada em três partes na frente da primeira parte vem o nome da escola e na primeira parte temos a representação de um grande cérebro todo em material transparente ladeado por neurônios em led dentro dele três esculturas, a de um bebê, um jovem e um idoso, simbolizando que nascemos emocionados vivemos e morremos emocionados, sentimos emoção durante toda vida. Na segunda parte encontram-se seis grandes cabeças com as bocas abertas e a língua de fora, na língua painéis de led mostram as palavras utilizadas quando estamos em momentos de emoção, essa parte representa o expressar da emoção com palavras. Na terceira parte vemos painéis giratórios em alto-relevo e pintados à mão representando os momentos do atuar corporal diante das emoções. Destaque: Fantasia: Acadêmicos da Lira Minha Primeira Emoção.


2º setor: A RAIVA: Esse setor traz a primeira das emoções. A raiva! Seu impacto no ser humano.
Ala 1 - Contrariado! Raiva é Como Fogo: Representa a raiva que uma pessoa sente ao ser contrariada. A fantasia é toda em detalhes de fogo de baixo pra cima e no peito veias saltando e dois olhos vermelhos de raiva os adereços de cabeça são veias.
Ala 2 - Reclamação e crítica:     Quando se é contrariado é comum reclamar e reclamar muito. A fantasia traz várias bocas e pontos de exclamação espalhados por toda a fantasia.
Ala 3 - Objetos Quebrados: Em muitas brigas é comum atirar objetos nas paredes ou no chão é o ápice da raiva. A fantasia representa os objetos mais quebrados nas brigas vasos, jarros, pratos e copos quebrados.

Ala 4 - Murro nas Paredes: Durante os excessos é bem recorrente esmurrar pra descontar a raiva e a parede é que paga o pato muitas vezes. A fantasia é uma parede de tijolos e um braço de punho fechado é o adereço de mão.


Ala 5 - O grito: Diante de tanta raiva basta um grito bem forte. A fantasia é inteiramente um rosto como se estivesse gritando.

Alegoria 2: Da Raiva Nasce a Força: A alegoria retrata o lado bom da raiva quando utilizada corretamente. Nessa alegoria estão elementos vistos nesse setor. A alegoria traz ao seu redor várias outras esculturas gritando, atirando abjetos, reclamando,socando as paredes e no centro uma grande escultura humana com os braços erguidos como se estivesse emergindo da alegoria simbolizando a força que vem da raiva, Destaque: Fantasia: nossas raivas.
3º setor: O MEDO: Aqui se encontra a segunda emoção, o medo, o setor vai mostrar os principais medos do ser humano.

Ala 6 – Sintomas do Medo: Retrata os principais sintomas de medo que o ser humano é exposto a ele. A fantasia retrata o suor, o tremor e os calafrios principais sintomas do medo.
Ala 7  Baratas Monstruosas: Existem muitas pessoas que tem um verdadeiro pavor de baratas um dos principais medos do ser humano. A fantasia é uma barata monstruosa como se projetada no pensamento humano.

Ala 8 – Ratos Monstruosos: Um pequeno roedor que é capaz de provocar estragos sem nada fazer. A fantasia é um rato monstruoso, também inspirado na projeção do pensamento humano.
Ala 09 – palhaços e dentistas (coreografada): Existem pessoas que desmaiam quando vêem um palhaço de perto ou um dentista. A ala é dividida em duas partes entre palhaços e dentistas.  As fantasias são as próprias roupas de palhaço e de dentistas só que mais sombrias.


Ala 10 – Fantasmas: Um medo do além. A fantasia é típica de fantasmas retratados na TV um tecido branco com dois furos pros olhos e um furo pra boca.

Ala 11 – O medo da Morte: O principal medo do ser humano a morte. A fantasia é a própria morte com a foice como adereço de mão.

Alegoria 3(coreografada): Encarando os Medos: Depois de mostrar os medos é hora de lutar contra eles e encará-los de frente A alegoria encena uma batalha entre os medos e os seres humanos é uma alegoria viva é cercada de várias esculturas de baratas, ratos, palhaços, dentistas, fantasmas e mortes representa o enfrentamento das pessoas para com seus medos. Destaque: Fantasia: Vencendo os Medos.
4º Setor: A TRISTEZA: O setor mostra a terceira das emoções a pior que o ser humano pode sentir, veremos algumas das várias tristezas do ser humano.

Ala 12 – Quanta Tristeza: Representa a própria tristeza seus efeitos nas pessoas. A fantasia é toda escura cercada de rostos de tristes e uma capa preta um chapéu e plumas pretas como adereço de cabeça.
Ala 13 – Separação: Todas as pessoas já se separaram de alguém muito importante na vida e isso causa uma imensa tristeza. A fantasia é basicamente a separação de duas pessoas na parte frontal e traseira, com um coração partido como adereço de cabeça.

Ala 14 – Inesquecível (Bateria): A fantasia da nossa bateria representa a tristeza da separação das pessoas com lugares muito importantes em suas vidas. A fantasia é toda em recorte de fotografias de pessoas da comunidade com lugares importantes pra eles.
Ala 15 – A Tristeza de Fracassar: A ala representa a tristeza de sentir o fracasso, ao não passar no vestibular, do não da entrevista de emprego ou da demissão no trabalho. A fantasia é um terno todo adereçado de letras X simbolizando erros e de palavras “NÃO”.
Ala 16 – Xô Tristeza: A ala representa a derrota da tristeza diante da felicidade. A fantasia é multicolorida e inspirada nas roupas do alegre chacrinha. A ala vai interagir com a alegoria 4.
Alegoria 4: Tristeza Foi Embora: A alegoria representa uma grande celebração de pessoas sambando diante da tristeza. Na frente da alegoria fica uma escadaria onde parte da ala 16, fará uma coreografia. O chão da alegoria são pandeiros em cima deles ficam esculturas coloridas de pessoas alegres e no centro fica uma escultura sem rosto, desbotada e acorrentada de joelhos representando a tristeza. na parte de trás telões de led ondulados que mostram num primeiro momento mostram pessoas tristes e depois alegres.  Destaque: Fantasia: Triunfo Sobre a Tristeza.
5º setor: A ALEGRIA CHEGOU! O setor mais alegre desse desfile, nesse setor se encontra algumas das alegrias da vida.
Ala 17 – Risos e Gargalhadas! A ala representa os risos e as gargalhadas que as pessoas dão quando estão alegres. A fantasia é uma grande boca sorrindo, com dois olhos felizes como adereço de cabeça e palmas como adereço de mão.
Ala 18 – Viva Alegre: Essa ala mostra que viver alegre é bom demais que a vida tem que ser celebrada e vivida com alegria. Os componentes estão vestidos de roupas comuns do dia a dia, e dançam, pulam e cantam na avenida pra celebrar a vida.

Ala 19 – Presente Pra Alegria: Essa ala representa a alegria das crianças, adolescentes e adultos quando ganham presentes. A fantasia tem a formato de uma caixa de presentes com pessoas saindo de dentro delas. 

Obs: a fantasia vem com apoio pra diminuir o peso pros componentes.

Ala 20 – feliz aniversário: A ala é um feliz aniversário doce, representa a alegria de comemorar um aniversário. A fantasia é feita toda de doces, o adereço de cabeça é a frase feliz aniversário e o adereço de mão é um bolo de aniversário.
Ala 21 – alegria de brincar (ALA DAS CRIANÇAS): Nada mais justo que a ultima ala desse setor seja retrata a alegria mais sincera que existe, a alegria das crianças quando estão brincando. Os meninos são soldadinhos de chumbo e as meninas são bonecas de pano.

Alegoria 5: FESTA DA ALEGRIA: depois da festa na cara da tristeza agora é hora de festejar a alegria. A alegoria é uma grande festa, na parte da frente um carrossel todo decorado em neon com cavalinhos e crianças alegres, no centro e na parte de trás esculturas de pessoas felizes, o carro é ladeado por anjos alegres. Destaque: fantasia: Vamos Festejar a Alegria.

6º setor: OS AFETOS: esse setor mostra os afetos do ser humano para o ser humano.
Ala 22 – Afeto de Mãe (coreografada): É o afeto mais poderoso do planeta o amor de uma mãe com seu filho, a ala é composta só por mulheres. A fantasia é composta por mães segurando bebês (cenográficos), seu filho nos braços, adereço de cabeça é uma tiara.

Ala 23 – Afeto de Avó (BAIANAS): A ala representa o afeto das avós com seus netos. A fantasia na parte frontal da saia mostra uma avó com seu neto dormindo em seus braços, na parte traseira uma capa cor de rosa rendada, o adereço de cabeça é uma lira dourada ornada de plumas também cor de rosa. A saia também é toda rendada dividida em camadas brancas e rosas.
Ala 24 – A Amizade (coreografada): Uma amizade verdadeira faz muito bem, e traz também muito afeto e carinho. A fantasia é um grande símbolo do infinito dividido entre duas pessoas e os componentes formam pares para completar o simbolo, que simboliza a amizade eterna.



Ala 25 – Namorados: A ala representa o afeto entre namorados. A fantasia é de um lado um homem e de outro uma mulher que formam um coração com a mão a frente do rosto do componente.
Ala 26 – Afeto Animal: A ala representa a amizade de uma pessoa com seu animal de estimação. A fantasia é de um lado uma pessoa e do outro um cão considerado amigo do homem, a mão do homem e a pata do cão ficam sobre a cabeça do componente formando o adereço de cabeça.

Alegoria 6: AFETOS&AFETOS: A alegoria traz os tipos de afeto apresentados no setor. Na parte da frente traz uma mãe com seu bebê cercados por um painel de led que mostra imagens de mães e filhos, no meio da alegoria vem uma avó abraçada ao neto, do lado dois amigos fieis também abraçados, do outro lado da alegoria, um cão brincando com seu dono. A saia da alegoria é toda em neon rosa e vermelho. Destaque: Fantasia: Afeto Pra Dar e Vender.
7º setor: emoções na folia: O setor mostra onde cada uma das emoções se encontra na folia e encerra o primeiro desfile de enredo da acadêmicos da lira, mostrando a alegria da academia na folia de momo.
Ala 27 - Julgador Cadê a Nota Dez? A ala representa a raiva do torcedor  quando sua escola na leva a nota dez, representa todas as raivas do carnaval. A fantasia é composta por várias faixas que vão da altura do pescoço até o pé, nessa faixa estão escritas notas entre 9,00 e 10,0, dos dois ombros parte uma placa com a nota 10 posteriormente se transforma em 9,9. O adereço de cabeça também é uma placa na mesma concepção da placo do ombro, o adereço de mão é uma mascara de raiva.
Ala 28 – Medo da Apuração (coreografada): Representa o medo do que está por vim na apuração rebaixamento, punições e outros medos. A fantasia é toda azul e complementada com pintura de rosto em azul, na fantasia existem ainda placas que simulam escolas que se alternam entre zonas verdes, amarelas e vermelhas representando as reviravoltas de uma apuração o adereço de cabeça é um chapéu de bobo da corte. O adereço de cabeça é um rosto triste.
Ala 29 – A Tristeza do Rebaixamento: Representa a tristeza do rebaixamento e todos os tipos de tristezas do carnaval. a fantasia é composta por vários rostos tristes na parte da frente e uma faixa reta no meio do peito do componente escrita rebaixados adeus carnaval na parte de traz uma capa preta.
Ala 30 – É Campeão! Representa as alegrias da folia e a alegria de comemorar o titulo de campeão. A fantasia ao mesmo estilo da fantasia da ala 29 só que sem a capa, é composta por vários rostos felizes e uma faixa na transversal escrita é campeão adereço de cabeça é o número um de primeiro lugar e o adereço de mão é um troféu.
Ala 31 – Amor Pelo Pavilhão (VELHA GUARDA): Ala representa o amor pela escola do coração é também uma homenagem às mais importantes escolas de samba do Brasil a fantasia é uma roupa tradicional de velha guarda toda branca no peito traz um coração com os brasões de escolas de samba do Rio de Janeiro, São Paulo e Manaus.
Ala 32 – É carnaval!(PASSISTAS): Representa a felicidade de brincar carnaval. A fantasia é composta por arlequins e colombinas em azul, branco e amarelo nas cores da escola.


Alegoria 7: A academia na folia: A escola encerra seu desfile com uma alegoria celebrando o carnaval. A alegoria é acoplada em duas partes a primeira parte é cercada por liras douradas, acima das liras arlequins e colombinas segurando estandartes com a bandeira da escola, no centro da alegoria um grande rei momo. A segunda parte também é cercada por liras e arlequins segurando estandartes da escola e no centro um mestre sala e uma parta bandeira simbolizando o carnaval das escolas de samba de todos os lugares do Brasil. Destaque: Fantasia: Meu Primeiro Carnaval


Autor: Alexandro Souza
Obs: Deixo em aberto, para alguém tirar que quiser tirar idéias desse enredo.
Referências bibliográficas:
Obs:alguns trechos da sinopse foram tirados de alguns dos artigos acima. Principalmente do primeiro artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores