Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

sábado, 27 de agosto de 2016

Enredo 1026: O Mundo Gavião

O Mundo Gavião

Lucas Xavier Sousa: Lucasxaviersousa@hotmail.com
Referencias
Reveja os desfiles da Gaviões da Fiel:
Obs: Só foram encontrados os desfiles do grupo especial
1992 – Cidade Aquariana:

1993 – A chave no tempo:

1994 – A saliva do santo e o veneno da serpente:
1995 (Campeã) – Coisa Boa é para sempre:
1996 – Quem viver verá o vinte virar:
1997 – O mundo da rua:
1998 – Corinthians meu mundo é você:
1999 (Campeã) - O Príncipe Encoberto ou a Busca de Dom Sebastião na Ilha de São Luís do Maranhão:
2000 – Um voo para a liberdade:
2001 - Mitos e Magias na Triunfante Odisseia da Criação:
2002 (Campeã) – Xeque-mate
2003 (Campeã) – As cinco deusas encantadas na corte do Rei Gavião:
2004 - Ideias e Paixões: Combustível das Revoluções:
2006 – Asas da Fascinação:
2008 - Nas asas dos Gaviões, rumo ao portal dos Sertões - Santana de Parnaíba, berço de Bandeirantes:
2009 - O sonho comanda a vida, quando o homem sonha o mundo avança. A fantástica velocidade da roda para evolução humana. É pura adrenalina! :
2010 – Corinthians... Minha vida, minha história, meu amor:
2011 – Do Mar Das Pérolas e das Areias do Deserto à Cidade do Futuro - Dubai, O Sonho do Rei Maktoum:
2012 – Verás que o filho fiel não foge à luta. Lula o retrato de uma nação! :
2013 – Ser fiel é a alma do negócio! :
2014 – R9 – O voo real do Fenômeno
2015 – No jogo enigmático das cartas, desvendem os mistérios e façam suas apostas, pois a sorte está lançada! :
2016 – É Fantástico: Admire, Imagine e sinta:

Introdução
Nesse desfile vou lhes apresentar, o mundo Gaviões da Fiel, uma maneira diferente de contar a história de uma escola de samba, em 2016 estaremos completando 47 anos mais vamos pular para 2019 ano de nosso cinquentenário, comemoraremos antecipadamente o nosso jubileu de ouro, relembrando nossos enredos, nossas histórias e nossos títulos para conseguir mais uma estrela para a torcida que samba.
Sinopse
Corinthians, Samba, Lealdade, Humildade e Procedimento, os cinco elementos fundamentais para a nossa formação, bem-vindos terráqueos, bem-vindos ao nosso planeta, bem-vindos a nossa nação, com vocês o mundo Gavião.
Em 1969 jovens corintianos estavam insatisfeitos com a regência do clube e em plena ditadura militar, surge o planeta Gaviões da Fiel com uma enorme explosão nas arquibancadas dos estádios por todo o Brasil, os cinco elementos haviam se juntados e agora eram uma só nação.
Essa é a nossa ligação com vocês terráqueos e brasileiros, o Corinthians. Sempre andamos de mãos dadas, o nosso Gavião Rei tem no “Timão” o seu ninho.
Em 1992 surgimos no sistema solar da Liga Independente, começamos a ser especial. Temos muito do seu planeta no nosso mundo, temos o nosso baralho gavião, cheio de truques na palma da mão, temos também a Dubai Alvinegra, com sua modernidade, a cidade do futuro já passou em 2011 e vai passar novamente.
Ah a cidade de São Paulo sempre nos inspirou, essa cidade construída por mãos de todo o Brasil, se tornou uma cidade aquariana teve de suas ruas um grande enredo, ah se essas ruas fossem minhas, outro lugar que nos inspirou foi Santana do Parnaíba, o berço de bandeirantes, a energia pioneira, sim veio de lá.
Brasil lugar maior de nossa inspiração nos deu o Corinthians e nos deu um título, o de 2003, apresentamos aqui as cinco deusas encantadas brasileiras, já posso afirmar que meu sonho virou realidade.
Vocês nos representam, quem não se emociona com o José do Brasil, com José de Anchieta. Ah e quando a galera gritar é gol, se a rede balança é show, um voo real da terra ao céu trouxe Ronaldo para a Fiel.
Como não falar desta sublime criação, a roda, em 2009 fizemos história, não tivemos título, mais sabemos que Ayrton Senna é da Fiel, outro enredo que entrou pela a história e não foi campeão, foi o de 1994, mostramos a saliva do santo e o veneno da serpente ao tabaco em plantação.
Vocês viram o Rei D. Sebastião? Não?, desde 1999 estou procurando-o mais o importante é que mesmo ausente nos deu um título.
Sempre que podemos fazemos uma denúncia, como em 2013, que mostramos as falsas propagandas que iludem o povo, principalmente em ano de eleição, mais se denunciamos também mostramos a esperança somos positivistas, como na virada para o ano 2000, estavam preocupados e com medo do que viria por aí mais mostramos que o mundo não iria acabar e que a esperança há de voltar a brilhar.
No aniversário de 500 anos de Brasil, começamos um voo para a liberdade, o nosso gavião bateu as asas buscando um sonho universal. Se prepare, pois é a hora da virada, nosso inesquecível carnaval, nosso memorável título de 2002 demos um xeque-mate na corrupção, um xeque na impunidade e a bateria sacudiu a multidão.
Vamos terminar de uma maneira lúdica como em 2001 e a nossa triunfante odisseia da criação. E pegamos nossa chave do tempo.
Eu garanto o nosso mundo “É Fantástico”, como a criação, como a imaginação, como as invenções, como eu, como você, pois “fantástico é ser fiel”. Em 2004 tivemos um erro em nossa alegoria que resultou em nosso rebaixamento, mais em 2005 renascemos, levantamos, sacudimos a poeira e caímos na zoeira. E em 2006 viajamos nas asas da fascinação.
Agora sim, é o final de nosso desfile, vamos ir em busca da vitória. Relembrando o nosso desfile de 1995, o desfile de nossa primeira vitória, então me dê a mão, me abraça e viaja comigo para o céu, pois hoje 25 anos depois ainda afirmo que coisa boa é para sempre.

OBS: Esse enredo foi feito como se fosse um desfile da Gaviões da Fiel, então teremos algumas características dos desfiles da escola.
Desenvolvimento
Setor 1 – Bem-vindos aos Mundo Gavião
No primeiro setor, apresentaremos a vocês terráqueos a explosão que originou nosso planeta que torce e samba, o mundo Gavião, os 5 elementos que originaram a nossa torcida intergaláctica no dia primeiro de julho de 1969, o nosso jubileu de jaspe e o ninho do nosso Gavião.
Comissão de frente – Uma enorme explosão preta e branca
A comissão de frente retrata a junção dos nossos cinco elementos em uma grande explosão formando assim o planeta Gavião. A coreografia tem cinco personagens principais representando os elementos, o Corinthians (A fantasia com o escudo do time e roupa preta e branca), o samba (Com a fantasia vermelha repleta de notas musicais), a lealdade (em azul claro), a humildade (toda em amarelo ouro, pois a humildade é o maior tesouro) e o procedimento (todo em lilás).
Dez componentes representarão os loucos que entraram no planeta, a fantasia inicial é toda preta.
Um tripé traz um Gavião preto abraçando um planeta em determinado momento da coreografia, este gavião se abre apresentando o mundo Gavião.
Quando o gavião se abre cada louco soltara uma bomba de fumaça que “esconderão” os componentes para que ganhe detalhes em laranja na fantasia, representando que há vida no planeta.
Tripé 1 – O mundo Gavião
O tripé da comissão de frente, traz um gavião preto abraçando um planeta, que depois o pássaro se abre mostrando o mundo gavião.
Primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira – O casamento perfeito
O primeiro casal representa o casamento entre o futebol e o samba, que se uniram para formar o nosso mundo. A roupa da porta-bandeira e toda em preto e branco, as plumas de sua saia representa uma bola, a blusa são várias faixas pretas e brancas com brilhos. Tem um costeiro com o escudo do Corinthians. Já o mestre-sala representa o samba com uma bela roupa vermelha e branca e várias notas musicais pretas, e uma cabeça de gavião dourado.
Ala 1 (Velha-Guarda) – Um grito forte ecoou
“A Gaviões, não acabou
É não acabou, e jamais acabará
Você pode acreditar
A nossa corrente não será quebrada
Um grito forte ecoou "O, ô, ô Timão"
Estremecendo toda a arquibancada”
Trecho do samba exaltação “Que Bobos”, a velha-guarda representa o grito forte de cada alvinegro gavião ao ver nossa escola passar, a fantasia tem detalhes em dourado representando o jubileu de ouro que estamos comemorando em 2019.
Ala 2(Baianas) – Amor são 50 anos de felicidades.
Neste enredo daremos um salto no tempo para o nosso cinquentenário, a ala de baianas são todas douradas, com um o número 50 na barra da saia, teremos plumas pretas no costeiro.
Carro Abre-alas – Nosso Ninho

Três alegorias acopladas, a primeira um pequeno gavião dourado trazendo o escudo do Corinthians, a frente do escudo a palavra Gaviões.
Na segunda um estádio de futebol com o brasão do Corinthians a frente, esse estádio terá sua forma inspirada em um ninho, sobre esse “ninho” estará o nosso Gavião, o estádio terá LED’s que mostrarão imagens de todos os desfiles das Gaviões da Fiel que serão lembrados no desfile.
A segunda parte, mostra o sistema solar que o mundo Gavião se encontra, o sistema solar da Liga Independente, a taça do campeonato do carnaval paulista representando o Sol, o destaque vem em cima da taça. “orbitando” envolta ao “Sol”, os planetas, representando as escolas de samba de São Paulo, do grupo especial. (teremos: O Mundo Gavião, O planeta Tom Maior, o mundo Vila Maria, o planeta Águia de Ouro, o planeta Roseira, o mundo Nenê, o mundo Tatuapé, o planeta Peruche, o planeta Império, o mundo Tucuruvi, O planeta da Morada, O mundo do Bixiga, O Planeta Dragões e a Mancha que não será verde, pois é um desfile da Gaviões, a mancha só será branca.), os planetas serão representados por balões, na parte de trás enormes estrelas douradas, com LED’s, nas costas mostrarão os componentes das escolas. Enfeitando as laterais da alegoria e servindo de queijo, muitos gaviões dourados.
Setor 2 – Um mundo Gavião bastante terráqueo e muito brasileiro.
Nesse setor, a Gaviões da Fiel, apresenta o que o mundo Gavião tem de Terra como o baralho e os lugares de lá que foram inspirados nos lugares daqui, como Santana do Parnaíba e Dubai, temos até uma cidade aquariana construída por mãos de todo o país, o nosso mundo da rua e cinco deusas regionalistas brasileiras.
Ala 3 – Mãos que construíram o sonho

“Obrigado terra da garoa, por permitir que minhas mãos e meu suor façam parte da sua transformação, e por me proporcionar em seu berço a oportunidade de transformar meus sonhos em realidade” Eu, migrante Brasileiro!”
Texto retirado da divulgação oficial do enredo para o carnaval 2017, uma homenagem as mãos dos migrantes que ajudaram a construir São Paulo. A fantasia tem um macacão cinza com ferramentas na cor laranja, no costeiro, várias mãos e ao centro uma imagem da cidade de São Paulo.
Ala 4 – Cidade aquariana
“Um dia quero ser bacana
Pra poder sambar
Cair na zoeira
E depois do carnaval
Lavar tudo que é mal na cachoeira
Defender o meu arroz
Educar uma criança
Para não prender depois”
Enredo da Gaviões da Fiel do ano de 1992, contamos a cidade de São Paulo pelo seu signo aquário, apresentamos a cidade aquariana. Uma fantasia em azul, com o símbolo do signo nos ombros, na camisa a cidade de São Paulo.
Ala 5 – Meu mundo da rua
“Meu Deus do céu
Se essa rua fosse minha
Ai, eu pintava, enfeitava sem parar
Milhões de flores,
O cenário se ilumina
De confete e serpentina
Sou "Fiel" vou desfilar”
Carnaval de 1997 da Gaviões da Fiel Torcida, “O mundo da Rua” homenageou as ruas da cidade de São Paulo. A Fantasia tem várias avenidas entrelaçadas no corpo do brincante e plumas amarelas e vermelhas, no costeiro a placa “Pare”, a parte das calças estão sujas e rasgadas representando os moradores das ruas.
Ala 6 – Dubai alvinegra
“Corre sangue gavião na veia
Faz meu coração pulsar
Hoje Dubai é alvinegra
E a fiel vai te exaltar”
Carnaval de 2011, a Gaviões da Fiel trouxe Dubai para o Anhembi, a fantasia imita o traje de um sheik árabe, todo dourado, na cabeça um Gavião preto brilhante com um turbante dourado, no costeiro pérolas e plumas pretas.
Ala 7 – E aí? Descobriu?

“Qual vai ser? Pode ver? Desapareceu!
E aí? Descobriu? Enganei você!
A carta sumiu, foi pura ilusão
Um truque de mestre na palma da mão”
Carnaval de 2015, trouxemos a simbologia do baralho, mostramos também as mágicas de cartas, por isso toda a ala tem um terno com uma capa vermelha um poderoso bigode, um cartola com um coelho de pelúcia saindo de dentro dela, cartas de baralho formam o costeiro.
Ala 8 – Santana do Parnaíba, berço de bandeirantes


“São Jorge peço a sua proteção
Santana de Parnaíba é divina inspiração [...]
Voei com bravura e coragem
Rumo ao portal do meu Brasil
Anhanguera em árdua trajetória
Foi em busca de riquezas
Desbravando o sertão”
Nosso Carnaval de 2008, abrimos a sexta-feira e conseguimos permanecer no grupo especial, tal façanha apenas foi repetida pela Acadêmicos do Tatuapé em 2013, homenageamos a cidade de Santana do Parnaíba e junto o bandeirante Anhanguera, responsável pela conquista do estado de Goiás (e consequentemente Tocantins e Distrito Federal), ele que conseguiu riqueza pondo fogo em aguardente e ameaçando incendiar todo o rio os índios entregaram tudo. Uma ala coreografada, brincantes com roupas claras de bandeirante, carregam a bandeira da cidade (imagem), e fazem um movimento com as bandeiras.
Ala 9 (Conjunto de musas) – As cinco deusas encantadas
“Brasil, Brasil, Brasil... meu grande amor
Te amo demais”
50 mulheres com roupas de musas representando as regiões brasileiras e suas respectivas deusas encantadas. São cinco fantasias diferentes uma azul representando a região Norte, uma dourada representando a região Centro-oeste, uma lilás representando a região Sul, uma laranja representando a região Nordeste e outra vermelha representando a região sudeste. (Obs. Esta não é a Ala de passistas)
2º Carro Alegórico – O desembarque da corte do Rei Gavião e as cinco deusas encantadas brasileiras.

“Meu sonho já virou realidade
Eu plantei felicidade nesse chão
Que lindo! Cinco deusas encantadas
Nessa terra abençoada
Eu tenho orgulho de ser Gavião”
Representando o último título da Gaviões da Fiel em 2003 “As cinco deusas encantadas na corte do Rei Gavião”, o segundo carro alegórico traz ao centro um enorme Gavião sentado no trono, e uma poderosa coroa na cabeça, sobre a coroa o destaque, atrás do Gavião temos cinco deusas, cada uma representando uma região do país e com uma cor determinando cada uma (Norte – Azul, Centro-Oeste – Amarelo, Sul – Roxo, Nordeste – Laranja e Sudeste – Vermelho), cada deusa tem uma cauda que percorre todo o carro, essas caudas formar ondas coloridas sob os pés do Rei Gavião, em cada ondulação um componente.
3º Setor – A marcante história da Gaviões e seus homenageados.
No terceiro setor mostraremos os personagens marcantes que foram homenageados pela Gaviões, como José de Anchieta e o ex-jogador Ronaldo Fenômeno. Vamos recordar a história da Roda e do Ayrton Senna. Lembraremos também dos enredos históricos, como a história do Corinthians que sempre será lembrada por nossa escola, a história do tabaco e a história do histórico enredo de 1999, que nos rendeu um título, a lenda do “Príncipe Encoberto ou a busca de S. Sebastião na Ilha de São Luís do Maranhão”.
Ala 10 – Anchieta, José do Brasil
“Filho das Ilhas Canárias, fervoroso em sua formação
Claro em suas palavras
Dos humildes e indefesos, incansável protetor
Desde menino era o seu real valor”
Carnaval de 2007, responsável por nossa volta ao grupo especial em 2018, uma singela homenagem a “Anchieta, José do Brasil”. A fantasia imita a batina de um padre, com plumagens brancas, e um retrato de Anchieta.
Ala 11 – Mais um gavião para a Fiel
“Quando a galera gritar: é gol!
A rede balança... é show!
Um voo real, da terra ao céu
"mais um gavião pra fiel"”
Carnaval de 2014 onde trouxemos R9 - O voo real do Fenômeno. A fantasia tem um uniforme do Corinthians uma cabeça do Ronaldo, nas costas um avião representando o desejo de criança de se tornar piloto de avião, e todos trazem uma bola, quando parados fazem embaixadinhas.
Ala 12 – Ayrton Senna da Fiel


“É lindo, faz pulsar o coração
Quando chega o domingo na tela da televisão
"De volta em volta", adrenalina... Explosão!
Entre tantas constelações, uma estrela lá no céu
Ao lado de São Jorge padroeiro
Ayrton Senna da Fiel”
Carnaval histórico de 2009, a Gaviões contou a história da roda através dos tempos e terminou com uma homenagem a Ayrton Senna, um ala coreografada os brincantes refarão a coreografia da comissão de frente (imagem), ao centro teremos um integrante representando Ayrton Senna, com um capacete preto e branco e a bandeira da Gaviões da mão, as rodas da coreografia ficarão rodeando o piloto.
Ala 13 (Bateria) – Mosqueteiros Alvinegros

“Corinthians é o meu amor
O samba é minha paixão
Eu bato no peito e digo pro mundo
O meu orgulho de ser gavião”
Uma fantasia igual à da imagem, representa o principal requisito para ser um gavião, ser corinthiano, o mosqueteiro é o símbolo do time, por isso nossa bateria homenageará tal símbolo.
Ala 14 – Corinthians, sua história não será esquecida
“A bandeira a tremular
Na loucura da arquibancada
Eu sou gavião, sou superação
Corrente forte que jamais será quebrada”
A história do nosso Corinthians sempre será lembrada por nossa escola, e foi nosso enredo nos anos de 1976, 1978, 1980, 1985, 1998 e 2010, e foi lembrado sem ser o tema principal em muitos anos, a fantasia é em preto e branco no costeiro seis bandeiras do Corinthians e o escudo do time na gola.
Ala 15 – Faz mal pro coração e pro pulmão
“É meu santo é forte
Não adianta me picar
Sou Gavião e você pode acreditar
Que não aceito traição
E o veneno da serpente
Eu transformo em semente
E ao tabaco em plantação [...]
É um raro prazer
Sabor de emoção
Mais não abuse
Que faz mal pro coração (e pro pulmão) ”
Carnaval de 1994 da Gaviões da Fiel “A saliva do santo e o veneno da serpente”, rendeu uma segunda colocação a escola, um enredo que hoje seria polêmico, o cigarro na avenida. A fantasia tem em sua frente uma batina rosa com detalhes dourados remetendo a um santo católico, na cabeça uma boca de serpente aberta, nos braços serpentes de pelúcia uma em cada braço, na parte de traz da batina um esqueleto remetendo ao mal do cigarro e várias imagens de proibido fumar.
Ala 16 – Chegada a Ilha de São Luís do Maranhão
Tripé 2, 3 e 4: As caravelas
“Tem bumba-meu-boi reisado e marujada
Tem Gaviões, sacudindo a arquibancada”
A ala representa a chegada da corte portuguesa a Ilha de São Luís do Maranhão para procurar o D. Sebastião, a ala tem uma fantasia azul representando o mar em uma coreografia, temos 3 componentes com uma cabeça de touro branca com uma estrela azul, acredita-se que após a morte do rei D. Sebastião, o seu exército, tinha ficado preso no mar, e durante uma noite de lua cheia um belo touro, com uma estrela na testa sairia, se esta estrela fosse fincada o rei voltaria a vida e libertaria seu exército.
3º Carro Alegórico – O touro rei encantado

“Praia dos Lençóis, no Maranhão, vem reviver a lenda da ressurreição
E desde limiar da nossa história, o sacrifício do touro se fez tradição
E hoje, todo o céu iluminado, brilha a estrela do touro rei encantado”
Representando o carnaval campeão de 1999 da Gaviões da Fiel, a Alegoria traz em sua frente uma enorme escultura de um boi branco com uma estrela azul na testa com movimentos, toda a saia do carro representa o mar, aonde estará saindo a cabeça do touro, no carro teremos ao centro um gavião de 15 metros fazendo de suas asas uma luneta movimentando-se para a esquerda e direita, procurando o rei, aos lados e atrás do gavião várias madeiras dando um efeito semelhante ao do abre-alas de 1999(imagem), sobre cada um destaque e a 12 metros o destaque principal.
4º Setor – Um planeta e suas loucas denúncias.
No setor a seguir a Gaviões da Fiel, traz para a avenida, seus enredos que denunciaram mais mostrou a esperança no que a de melhorar, como as propagandas que vendem lobo em pele de cordeiro, a virada do milênio, nosso voo para a liberdade, e por fim um xeque-mate na sujeira política brasileira.
Ala 17 – Vendendo lobo em pele de cordeiro
“O povo elege, mas é enganado
Não caia no "conto" de mais um vigário
O nosso país merece um futuro feliz
Eu vou brilhar na constelação
Sou a estrela, fiel gavião
É nova era, leão de ouro um sonho que impera”
Carnaval de 2013, a nação alvinegra falou da publicidade, mais aproveitamos para cutucar o governo e as propagandas enganosas dos políticos. Uma fantasia com um terno repleto de notas de 100 reais, na cabeça um cordeiro na frente um lobo atrás, os componentes têm um rabo de lobo.
Ala 18 (Passistas) – Sambistas de verdade
“Mas... o sambista de verdade
Nem toda modernidade
A sua alegria tirou, (ai tirou!) ”
Trecho do samba de 1996, a ala de passistas vem representando os sambistas de verdade que nenhuma tecnologia do mundo tira sua alegria e seu requebrado, fantasias pratas e pretas, com fios prateados dando um efeito tecnológico e meia máscara de robô.
Ala 19 – O mundo não vai acabar
“O mundo não vai acabar
Vou delirar de prazer
Quem viver verá
Quando o vinte virar
Quero estar com você”
O carnaval de 1996 da Gaviões da Fiel, trouxe uma mensagem de esperança para a chegada século XXI, com o enredo “Quem viver verá o vinte virar”, a fantasia traz um enorme sol no costeiro, uma fantasia branca e uma pomba na cabeça, na fantasia temos a frase retirada do samba “tirou a guerra da memória”.
Ala 20 –Um voo para a Liberdade
“Bate as asas Gavião
Voa para a liberdade
Sou fiel sou povão
Quero igualdade
Fraternidade é um sonho universal
500 anos de Brasil no carnaval”
Enredo do carnaval temático sobre os 500 anos de Brasil em 2000, a Gaviões da Fiel trouxe “Um voo para a liberdade” para a avenida, a fantasia em amarelo e azul remete a bandeira do Brasil (exceto a parte verde, claro), no costeiro duas asas de gavião e a palavra “liberdade”.
Ala 21 – Peões do Rei Gavião
“É hora da virada (vem amor)
Tenho fé e esperança no coração (Que legal!)
O meu país menino vai mudar
E a felicidade há de brilhar”
Ala toda em preto e branco representa os peões do xadrez que darão um xeque-mate na corrupção, desigualdade e outros problemas brasileiros, ala coreografada com um brincante vestido de Gavião rei, em determinado momento os peões protege o Gavião. Parte dos peões se revezera com os brincantes da alegoria que tem mesma fantasia.
4º Carro Alegórico – Xeque-mate

“Quero meu Brasil
Jogando limpo...
O povo dando um xeque na corrupção
Um xeque na impunidade
E a bateria sacudindo a multidão”
Representando o Carnaval campeão de 2002, onde damos um xeque-mate em todos os problemas de nosso “Brasil menino”, a frente do carro esculturas de quatro cavalos apocaliticos dois pretos e dois brancos, os cavalos tem movimentos em todo o corpo, o piso teremos um jogo de xadrez, e alguns integrantes que estarão andando entre a ala e o carro, nas laterais inumeras torres com notas de dinheiro e sobre elas os brincantes. Ao centro uma mesa de xadrez onde vemos o nosso Gavião dando um xeque-mate em um politico com o rosto oculto, a faixa presidencial (só amarela e preta, ao invés de amarelo e verde) e nos bolsos do peletó dólares, atras uma enorme torre de xadrez em cima o destaque central, nas “janelas” da torre dançarinos jogarão “dinheiro fiel” para o público.
5º Setor – 50 anos de um bando de loucos felizes.
A Gaviões da Fiel, sempre trouxe enredos lúdicos e alegres como os mitos e magias da triunfante odisseia da criação, nesse caminho encontramos a chave do tempo, fantástico, não? E a nossa volta por cima em 2004, ah, e nossas viagens nas asas da fascinação, traremos enredos como o de 1995 onde comemoremos o jubileu de prata, e hoje 25 anos depois relembramos agora com o jubileu de ouro.
Ala 22 – A triunfante Odisseia da criação

“E então brilhou um céu
Cravejado de estrelas
Surgiu a terra, o sol e o mar
E a lua que clareia o teu olhar
Da singeleza enfim há de nascer um novo ser
Que com amor irá se eternizar”
Carnaval de 2001, lembrando por sua grandiosidade e pela a alegoria que não desfilou, mostramos a formação do mundo pela mitologia, e a criação de seus males também foi lembrado. A fantasia é em azul escuro, temos na cabeça o planeta Terra, no costeiro o sol e a lua.
Ala 23 – A chave do tempo
“Olho pras estrelas
Num delírio de saudade
Da sabedoria
Do poder da antiguidade
"deuses", mistérios emoções
A chave no tempo
Girou sem parar”
Carnaval de 1993 da Gaviões da Fiel, a chave do tempo, uma fantasia em cobre traz a frente do componente uma fechadura, vários parafusos compõe a fantasia.
Ala 24 (Crianças) – É fantástico o surgimento da vida

“Oh!  Meu pai nosso senhor
O criador do universo
No céu orvalhado de estrelas a brilhar
Explosão de cores pelo ar
Um mar de felicidade”
Em 2016 lembramos tudo que é fantástico, como a origem da vida, o nosso abre-alas esse ano teve 3 gaviões e um deles estava saindo do ovo, essa será a fantasia de nossas crianças, um ovo quebrado no corpo, nos braços asas, e na cabeça, um gavião branco.
Ala 25 – Renasce, sacode a poeira dá a volta por cima
“Eu renasci
Já sacudi a poeira
Vou dar a volta por cima
Então cair na zoeira”
Após sermos campeões em 2003, um acidente em uma de nossas alegorias fez com que fossemos rebaixados em 2004, mas em 2005 nosso Gavião se transformou em fenix e renasceu, a fantasia tem nas pernas algo remetendo ao fogo, depois a fantasia vira dourada mostrando o esplendor de nosso gavião, e uma cabeça do símbolo, completa a fantasia.
Ala 26 – Asas da Fascinação
“Vi num sonho de criança
Meu pensamento flutuar
Abraçado às estrelas
Eu me senti mais leve que o ar
Vi também a passarola
Pego a viola sou feliz e vou cantar”
Enredo de 2006 da Gaviões da Fiel “Asas da Fascinação”, não rendeu um bom resultado, mais tinha um samba memorável, a fantasia é rosa e lilás, com uma asa de Gavião azul e rosa.
5º Carro Alegórico – Coisa boa é para sempre


“Me dê a mão, me abraça
Viaja comigo pro céu
Sou gavião, levanto a taça
Com muito orgulho, pra delírio da fiel”
Encerramos o nosso carnaval lembrando do nosso primeiro título em 1995 “Coisa boa é para sempre”, o carro é por inteiro coberto por espelhos, um enorme Gavião batendo asas ao centro, vários cogumelos nas laterais servindo de queijo, e uma enorme torre encantada com os enredos das Gaviões trazendo o destaque, atrás da torre teremos o Gavião como na imagem só que com o número 50 todo dourado no lugar do escudo, esse gavião tem 7 metros e graças a um sistema especial, ficará subindo e descendo chegando a 15 metros, o carro tem inúmeras lâmpadas de LED estrategicamente colocadas na alegoria, essas lâmpadas ficam em várias cores(menos na cor verde), e graças a reflexão dos espelhos colore o carro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores