Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

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domingo, 3 de setembro de 2017

ENREDO 1222: O Místico Encanto da Ayahuasca





FICHA TÉCNICA


                                                                                                                                                                      
Nome da escola: G.R.E.S.V. Império da Formiga
Cores oficiais: Verde e branco
Símbolos: Formiga e coroa real
Presidente: João Pedro
Carnavalescos: João Pedro
Revisão: Beto Limberger
Nº de setores: 4
Nº de carros: 5
Nº de tripés: 1
Nº de alas: 15
Ritual: 5 grupos
Madrinhas: Império da Tijuca e Unidos da Tijuca

Bateria
Mestre: João Felipo
Rainha: Gretchen
Rei: David Brasil
Apoio: Francisco Henrique
             Thiago Jr.
             Nadhia Luz
             Arnaldo Batista
             Felipe Camargo
             Sandra Silva



Coreógrafos

Comissão de frente: Rodrigo Mota
                                  Priscila Mota
Carros: Carlinhos de Jesus
Alas: Carlinhos Salgueiro
Ritual: Priscila Mota
            Rodrigo Mota
            Carlinhos Salgueiro





INTRODUÇÃO




Desbravando a cultura indígena brasileira, descobrimos uma planta com vários mistérios e significados fascinantes. Ela foi primeiramente utilizada pela tribo Yawanawá. O pajé usava no contato com os deuses por meio do ritual Acyigua.
O seu poder de cura é grande, incluindo vícios em bebidas ou drogas. No ritual Kanamari ela é utilizada para a retiradas dos caa-poras de dentro das pessoas.
O nome é difícil:
Myoki-Buku-Guda-Hubea-Ma,
Wai-Buhua-Guda-Hebea-Ma
E
Wai-Bu-Ku-Kihoa-Ma.
E o transe que ela proporciona eleva o nível de comunicação com o sobrenatural.


Autor: João Pedro













JUSTIFICATIVA DO
 ENREDO





                                                                                                                                    
ARGUMENTO

         O Império da Formiga tem por tradição, focar em enredos com um cunho místico como os enredos:
·        Ilha das Bruxas
·        Era uma vez
·        O império da Formiga vem plantar e colher a vida
·        A sorte está lançada
E agora vamos trazer mais um enredo que tem essa parte mística que fica presente durante toda a nossa apresentação. O nosso enredo é apresentado em quatro países: Brasil, Equador, Colômbia e Chile. O significado da palavra ayahuasca é Cipó dos espíritos.



SETOR 1: O MISTICISMO ENTEÓGENO DA AHAYUASCA
Nossa história começa nas tribos acreanas brasileiras, aonde a relação com a natureza é muito forte, a tribo Yawanawá fazia vários rituais mais tinha um em especial que era designado somente ao pajé da tribo e as pessoas da alta
sociedade indígena, que era o contado com o deus principal da tribo que não tinha nome, mais antes eles precisavam passar por um poderoso transe que só era possível chegar a partir do ritual Acyigua. O ritual era realizado a partir da planta Wai-Buhua-Guda-Hebea-Ma, que de acordo com pesquisas realizadas o pajé pegava vários galhos da planta para fazer um cachimbo e com as folhas faziam uma bebida fria, enquanto eles fumavam o cachimbo iria bebendo a bebida fria, o pajé pegava o seu vaso da sabedoria e colocava fogo e jogava folhas da ayahuasca depois de um certo tempo ele  jogava o restante da bebida fria de todos que iriam participar do ritual ao fogo e uma grande quantidade de fumaça subia e todos dormiam e entrava no transe. Passavam por uma grande viagem até que as araras recebiam o pessoal do ritual para serem direcionados ao grande deus onça, chegando nele os parentes das pessoas iriam aparecendo aos poucos e ficando perto das pessoas que foram visita-los no mundo espiritual, enquanto isso o pajé ia em encontro ao deus onça para aprender a como guiar a tribo sempre para o melhor.


SETOR 2: O PODER ALUCINOGENO DA CIVILIZAÇÃO INCA
Chegamos na cultura Inca, aonde de acordo com relatos históricos usava muito a ahayuasca para entrar em contato com também os seus deuses, em principal Inti e Mama Quilla, deuses do sol e da lua respectivamente. A base da sociedade Inca era s pessoas mais pobres e que não
tinha um grande poder aquisitivo, normalmente suas roupas era as mais simples da civilização, mas mantendo o mesmo padrão de detalhes e de ouro que as outras pessoas tinham. O principal chefe religioso era o sacerdote, que a sua principal função era exatamente curar a população com o contato direto com os deuses, um dos principais rituais utilizados também usava a ahayuasca, mas ao contrário da tribo Yawanawá somente o sacerdote a utilizava, ele fumava os galhos e fazia uma bebida quente com as folhas, com isso ele entrava em transe e se comunicava com os deuses. Os guerreiros  . Quando o sacerdote saia do transe ele necessário eles fazerem um sacrifício, que na maioria das vezes o sangue de algum animal, ou o do próprio sacerdote. As cobras da sabedoria, era a representação do deus tenochitlám*, a terceira divindade mais poderosa da tribo Inca.


SETOR 3: O CONTATO COM O SOBRENATURAL
Saímos da civilização Inca e agora chegamos com os poderes que as que utilizam a planta credita que consegue ser adquiridos, até o momento não foi comprovado cientificamente se esses poderes são reais.
Os efeitos causados o levam para uma comunicação com o sobrenatural que impressiona, o fato de falar com os espíritos e com seres de outros planetas também são comuns.

SETOR 4.1: RITUAL KANAMARI
O sobrenatural Ritual Kanamari é um ritual de cura, aonde o Xamã Dyanim bebe a ayahuasca e entra em um profundo transe, para lutar contra poderosos monstros como a poderosa Iguana e as centopeias infernais.
O Xamã entra em transe para enfrentar esses monstros para poder ajudar as pessoas que são mordidas por esses seres. Como alimento para lhe dar força, ele se alimenta do coração do jaguar.

SETOR 4.2: O EL DOURADO VERDE E BRANCO

Mais uma lenda que vamos trazer e que utiliza a ahayusca, a lenda do ElDourado.
O pajé entra em transe para louvar o deus sol Inti nas terras místicas incas. O espirito do imperador Atahualpa guia o nosso pajé para achar essa
Cidade, ele encontra um lago que é protegido pela deusa Guatavita e lhe oferece várias joias para ele deixar ele entrar no grande templo do ElDourado, ela deixa e lá ele encontra o poderoso deus e imperador daquele lugar Sipán. Ele volta a terra e se torna o grande senhor tuxaua e se torna o principal pajé que a tribo Inca já deve.


SETOR 1
ROTEIRO
O MISTICISMO DA TRIBO YAWANAWÁ

Abrindo o desfile, teremos a representação cênica da tribo Yawanawá e o seu ritual acyigua, o setor terá as seguintes representações:
Comissão de frente: Desbravando o ritual Acyigua
Carro abre-alas: O misticismo da tribo Yawanawá


COMISSÃO DE FRENTE
Desbravando o ritual acyigua
Nossa comissão de frente vai retratar a planta ayahuasca, que era utilizada pelo pajé para entrar em um estado de transe para ter contato com os deuses.
·        Fantasias
14 componentes virão com uma fantasia representando os índios da tribo Yawanawá, que de acordo com os registros históricos foram os primeiros a ter contato com a erva. Nas suas cabeças haverá um cocar nas cores azul, verde e vermelho, com a utilização de acessórios nas orelhas com formato de ossos, o corpo dos componentes será pintado com alguns desenhos indígenas, nas suas pernas algumas penas de faisão na cor preta e nos seus braços também. 1 pessoa virá representando o pajé da tribo que durante a sua apresentação carregará um vaso com pinturas indígenas, dentro dele giz de cera branco e na outra mão ele carregara palha seca, pois durante a apresentação ele baterá no giz de cera em pó com a palha, dando um efeito de fumaça. Abaixo a representação da fantasia utilizada pelo pajé.


·        Coreografia
Uma coreografia muito forte que tem como inspiração a acyigua. Na frente de cada módulo julgador o carro abre-alas lançará uma forte corrente de fumaça de gelo seco que cobrirá todos da comissão e logo depois um ventilador bem potente também localizado no carro soprará a fumaça para longe, criando um efeito místico. Na frente do módulo eles vão simular o consumo da ayahuasca e o transe causado. O ritual era realizado assim, o pajé usava as folhas da Wai-Buhua-Guda-Hebea-Ma para colocar as pessoas da alta sociedade indígena para entrar em um transe para entrar em contato com os deuses da tribo e com os seus parentes falecidos.
CARRO ABRE-ALAS
O misticismo da tribo Yawanawá








O nosso imponente carro abre-alas terá ao todo 75 metros de comprimento e será dividido em três partes a primeira com 15 metros, a segunda com 30 metros e a terceira com 30 metros
Ele vem representando a tribo Yawanawá e todo o seu mistério em torno da ayahuasca. Como um carro com três acoplagem é perigoso para o andamento da escola, 40 pessoas com a camisa do enredo irão ficar fazendo a verificação e a resolução de algum problema que ocorra durante o desfile, com isso em cada lado da alegoria a cada 3,75 metros terá 1 desses componentes.

1º Acoplagem
Uma coroa 3 metros de altura e 10 de comprimento totalmente em tons de dourado e girando, na sua frente terá o nome da escola em led verde. Dentro da coroa estará localizado os ventiladores e na base em frente do nome da escola estará os equipamentos que fará os efeitos especiais da nossa comissão.
2º Acoplagem
Duas grandes onças cada uma com 5 metros de altura e 15 de comprimento abrem o carro mostrando o animal que é o principal deus da tribo Yawanawá e que representa o protetor do pajé. Atrás deles teremos uma Floresta Amazônica densa e voando em cima dela 8 drones representando as aves místicas da Amazônia, que são as araras vermelhas.
Composições: 50 pessoas virão vestidas de araras vermelhas dentro da representação da floresta e no lado de fora também. A fantasia será feita com penas de faisão e de pavão.
Destaque central: Hugo Vital
O nosso destaque vem representando a sagrada floresta, aonde sua fantasia será feita somente com penas falsas de cor verde e marrom, que ira simbolizar
3º Acoplagem
A segunda parte será composta pela representação de um grande jardim sagrado, que terá uma pirâmide 15 metros que terá 4 andares, nas cores dourados e marrom, ao redor da pirâmide terá um grandioso painel que irá representar o contato do pajé como os deuses depois de usar a Wenan-Duri-Guda-Hubea-Ma. Na parte da frente da alegoria muita luz e o primeiro grupo cênico do desfile
1º Grupo cênico: A civilização da tribo Yawanawá
Teremos o primeiro grupo cênico, que irá representar a base da tribo Yawanawá, a roupa deles será feita de um tecido feita de poliéster para não cansar muito os bailarinos, será convidado para coreografar o carro o coreógrafo Carlinhos de Jesus, que fará uma coreografia bem marcante e com muita dança, sem muitos truques de circo.
Composições: Virão com a mesma roupa que o grupo cênico, em cima da pirâmide fazendo uma coreografia mais simples, somente utilizando as mãos e os braços para ter a sensação de movimento.

SETOR 2



O PODER ALUCINÓGENO DA CIVILIZAÇÃO INCA

Segundo setor da escola, também continua com o mesmo impacto visual do primeiro setor. A cor dourada vai predominar do setor, o principal destaque vem para a bateria com impressionantes paradinhas. O setor terá as seguintes representações:
Bateria: Civilização Inca
Ala 2: Civilização Inca
Ala 3: O sacerdote
1º Tripé: Altar em devoção ao deus Inti
Ala 4: Guerreiros
Ala 5: O sacrifício
1º Casal: Deus Inti e a deusa Mama Quilla




BATERIA
Civilização Inca (comunidade)
Com uma fantasia leve mais com muitos detalhes a nossa bateria vem representando a civilização inca, que de acordo com as nossas pesquisas era bem simples e leve para facilitar a movimentação durante os rituais que eram realizados.
A fantasia vai ser com uma malha em cor de salmão e durante toda ela com vários detalhes em dourado que irá formar o sol e nas suas costas uma capa em cetim branco e com gliter platinado.

NÚMERO DE COMPONENTES POR GRUPO DE INSTRUMENTOS
1ª Marcação
2ª Marcação
3ª Marcação
Rece-Reco
Frigideira
27
27
16
01
03
Caixa
Tarol
Tamborim
Maracá
Repinique
60
36
36
22
36
Tambor – Agogô
Repique Mor
Cuíca
Atabaque
Chocalho
02
12
24
22
26

PARADINHAS
NUM TOQUE DE FÉ: Todo a passagem do samba será sustentada pelas caixas, esse momento irá ocorrer antes de chegar ao modulo e irá dar tempo para os outros integrantes da bateria pegar os chocalhos que vai estar ao lado da fantasia.
NA PEGADA DA AHAYUASCA: Na frente dos módulos julgadores todos da bateria irá pegar os chocalhos e o samba será levado por esse instrumento durante uma passagem do samba, durante a apresentação a bateria irá está ajoelhada na frente da rainha e do rei de bateria que irá representa os deuses Inti e Mama Quilla.
RITUAL KANAMARI: Quando a bateria estiver no recuo é o momento que o quarto carro da escola vai está entrando na pista que vai representar exatamente o poder de cura da ayahuasca. Todo o samba será sustentado pelas 1º e 2º marcações durante toda a apresentação que vai ter a duração de 3 minutos.
O SOM DA ALMA DO PAJÉ: Uma leve paradinha que irá ocorrer logo depois da paradinha do ritual kanamari, aonde durante 30 segundos o samba será sustentado pelas maracas, principal instrumento utilizado pelo pajé nas tribos acreanas.
RITUAL ACYIGUA: Durante a apresentação da comissão de frente nos módulos julgados o samba será sustentado pelos atabaques.

REI E RAINHA DA BATERIA
Nosso casal da bateria não irá utilizar penas, somente tecido, para deixar a mesma mais leve por causa dos detalhes que serão pesadas.
Rainha: Em seu corpo terá um vestido totalmente branco, nele será contido algumas gravuras de rosas como no desenho, será colocado também uma capa que será nas cores azul, branco e preto para representar o céu, na capa será gravado desenhos de estrelas. Em seus braços serão colocados malha azul e por cima spray platinado. Será confeccionado exclusivamente para Gretchen um colar com as quatro fases da lua e dentro de cada lua um pequeno sol. Na sua cabeça será amarrado cetim vermelho que nele vai ser pregado 150 lantejoulas azuis e 50 lantejoulas amarelas.
Rei: ele vai ficar com o seu peitoral a mostra, aonde nele será aplicado óleo para brilhar, que quando a luz do carro bater nele ele brilhar. Em sua cabeça irá ter uma escultura feita de isopor compensado igual ao da imagem, dentro de cada círculo terá uma lua. Será confeccionado exclusivamente para (*) um colar que vai representar o sol, como o mesmo desenho será reproduzido um cinturão aonde no meio dele terá um sol coberto de gliter dourado. No cinturão será preso cetim dourado para formar uma saia, a borda da mesma será na cor preta. Nas suas costas vai ter malha dourada e será grafado pequenos sois durante a sua extensão.

ALA 02
Civilização Inca (coreografada)
A ala vai estar representando a civilização inca, o corpo do componente será utilizado uma malha na cor na cor salmão e em cima dessa malha tecido de cetim vermelho formando um jaleco nele, na parte de trás teremos uma capa em cetim branco. Ao longo do cetim vermelho teremos vários sois dourados pequenos representando o deus Inti nos homens e nas mulheres várias luas pretas representando a deusa Mama Quilla. O costeiro da fantasia será de isopor compensado e será uma escultura de meio sol com meia lua, nas cores dourado e preto respectivamente. A coreografia ter muito movimento principalmente dos braços e pernas, tipo se eles estivessem comemorando alguma coisa.

Componentes: 50
ALA 03
O sacerdote
O sacerdote inca era responsável em entrar em contato com os deuses, uma das maneiras utilizadas era o uso da ahayuasca. Aonde ele fumava o pó do caule e bebia um chá feito com a planta, logo depois ele entrava em transe e se comunicava com o determinado deus que ele queria falar. O único permitido a usar a ahayuasca era o sacerdote. A fantasia vai ser bem detalhada. Na cabeça do componente um capacete feito com penas de faisão que irá formar 2/4 de um arco nas cores vermelha e dourado. O corpo será coberto por uma malha branca e em cima dela terá uma pintura que será nas cores azul e verde representando a mata e bem no centro uma folha da Wenan-Duri-Guda-Hubea-Ma. Nas suas costas terá dois pares de asas que vai transformar o sacerdote em um ser místico, ela será formada por penas falsas brancas e toda entalhada em dourado, a asa será prendida com a ajuda de um cinto que ficará preso no componente.

Componentes: 50
1º ELEMENTO CENOGRÁFICO
Altar em devoção ao deus Inti
Com dimensões alegóricas, o tripé vem bem luxuoso e com muitas esculturas para representar as composições. O tamanho do tripé será de 15 metros de altura com 20 de comprimento.
Na parte da frente 15 esculturas formando cinco camadas de vasos, aonde durante toda a passagem pela avenida uma grande surpresa, de dentro do vaso vai surgi vários papeis crepom parafinados com a ajuda de pequenos ventiladores que vai está dentro de casa vaso. Os vasos vão ser na cor dourada e com detalhes em marrom e o crepom parafinado será nas cores vermelho e amarelo ouro.
Logo após os vasos vai ter uma pirâmide de 10 metros de altura com 7 andares e logo acima dela uma escultura do deus Inti com 5 metros, toda com movimento. Diante os outros 6 andares serão preenchidos com 130 esculturas de pessoas de joelhos e olhando para Inti. A pirâmide será na cor de barro, o deus inti será totalmente em dourado e com vários refletores de luz que deixara o dourado bem mais vivo, e as composições vão está que nem a ala 02.
ALA 04
Guerreiros
Os Guerreiros responsáveis pela proteção da tribo Inca, a hierarquização era bem forte e deste os 25 anos os homens entravam no exército, mas não era todo e sim os que era considerado os filhos de Inti. O exército era organizado assim: a cada 10 homens existiam 1 lider supremo que controlava os outros. A ala será composta de duas fantasias, uma que vai representar o senhor supremo e a outra que vai representar os outros guerreiros. A do líder vai ser feita de linen na cor verde e a sua capa feita de fur vermelho, na cabeça dele vai está um acessório (sol) feito com isopor compensado e ao redor dele vai estar penas de pombo pintadas de vermelho, na sua mão vai ter um escudo com vários desenhos incas e na sua mão vai ter um barrote feito de isopor. As roupas dos poutros guerreiros vai ser totalmente feita de lã de vucana em cor de marfim, em uma de suas mãos vai ter uma lança e na outra um escudo com um sol.


·        100 componentes
1º CASAL DE MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA


Deus Inti e deusa Mama Quilla
Porta-bandeira: Sua fantasia será realizada com faisões pretos para formar a base da saia e nas pontas uma bola de algodão branco que será do joelho para baixo, logo após vai vim faisão cinza da cintura até o joelho e nas pontas também algodão branco. O seu tronco será totalmente em luz de led branco e preto representando o seu estrelado. Nos seus braços terá a utilização de cetim preto. Na cabeça haverá uma escultura igual à da imagem ao lado.

Mestre-sala: A fantasia será totalmente em dourado, feito com penas coladas para baixo para dá claro uma sensação de movimento. O costeiro será também dourado, só que com uma base em preto também feito com faisão.



2º CARRO ALEGÓRICO
O sacerdote Inca em contato com os deuses

Um grande carro, com um grande investimento. Nosso segundo carro vai representar o transe do sacerdote quando utilizar a ahayuasca, o carro será dividido em duas partes, mais tudo em um mesmo chassi. O carro terá 40 metros de comprimento e 20 de altura.
Na primeira parte teremos uma tabula, aonde em cima dela vai ter o sacerdote, ao redor da tabula 20 cobras com muitos movimentos, na frente da tabula terá uma escultura de 1 índio que da sua boca sairá fumaça. A tabula será toda em dourado e subindo nela vários galhos em tom de verde, as cobras vão estar nas cores azul e verde, o índio vai ter detalhes em dourados e um cocar com penas feitas de isopor compensado colorido.
Na segunda parte teremos uma escultura central de cobra que terá 20 metros de comprimento, 15 de altura com 8 de largura, ao redor dela teremos 15 esculturas de borboletas com corpo de seres humanos nas cores rosa e vermelha que chegara a 20 metros de altura (durante a armação a peça vai estar com 10 metros de altura e para passar na torre também vai estar com 10 metros.) Atrás vai ter uma escadaria para as composições 2, e as composições 1 se localizará no chão do carro fazendo uma coreografia.
Destaque baixo central: Vai representar o sacerdote dos Incas, sua fantasia será bem leve feita somente com cetim dourado e vermelho pois vai ter cabos de sustentação pregado nas cobras que vai fazer o destaque voar durante a pista na frente dos módulos julgadores.
Composições 1: Vão fazer a coreografia realizada pelo boi garantido fera de fogo (link), a fantasia vai ter duas esculturas feitas de e.v.a. representando as cobras, e o corpo coberto por malha preta.
Composições 2: o costeiro será formado por penas de faisão verde claro e na cabeça um capacete feito de faisão azul bebê. No corpo terá uma malha na cor branca, eles vêm representando o céu.



SETOR 3
O CONTATO COM O SOBRENATURAL


O setor mais rico da escola, ele vem falando sobre os dons que as pessoas ganham ao utilizar a ayahuasca em puro transe. O setor terá as seguintes representações:
·        Ala 5: Inspiração
·        Baianas: O portal
·        Ala 7: O som das galáxias: Clariaudiência
·        Ala 8: A visão em outros planos: Clarividência
·        Ala 9: A comunicação com os espíritos: Telepatia
·        2º carro: A transfiguração dos espíritos




ALA 05
Inspiração
A inspiração é quando a pessoa consegue captar as ideias que vem do espaço, muitas vezes essas ideias vêm com visões de alguns seres como as fadas. A fantasia vai representar as fadas, vai ser feita de Mulberry seda formando um belo vestido com pequenas estrelas douradas formando um céu. Em sua cabeça vai ter uma coroa feita de flores.
·         100 componentes
ALA DAS BAIANAS
O portal
Uma das alas mais aguardadas da escola, elas vêm representando o portal de passagem, em que a alma passa para ganhar os dons paranormais que a ayahuasca causa.
A fantasia será feita com uma base de palha seca que será organizada em cima de uma base de acetado para causar uma sensação de leveza nas senhoras. Em cima da palha vão vim vários círculos com desenhos tribais em cima também feito com a palha. Na cabeça delas vai vim os mesmos círculos das saias e também feito com a palha.
A sensação da ideologia da fantasia e que quando elas girarem dar uma sensação que elas vão flutuar em plena pista.

·        150 componentes
ALA 08
O som das galáxias - Clariaudiência
De acordo com alguns relatos, depois de usar a ayahuasca a audição fica bem apurada e sendo capaz de escutar os sons que vem das galáxias.
A fantasia da ala é uma grande saia que vai ser toda esculpida em gesso, as esculturas são vários desenhos do universo, feito se o universo estivesse em movimento. Em cima da saia vai ter várias cabeças também em gesso, todas serão na cor vermelho sangue. Na cabeça do componente vai ser formada de penas de faisão e terá cinco meio-círculos nas cores amarelo, azul, verde, branco e rosa.
·         50 componentes
ALA 09
A visão em outros planos - Clarividência
Mais um efeito paranormal do uso da ayahuasca, a clarividência causa um efeito bem interessante, a pessoa consegue ver o que se passa no campo astral e também ver os seres que os habitam.
A fantasia vai ser composta de três partes. O costeiro vai vim representando um campo astral, nas mãos dos componentes vai ter dois tecidos vermelhos que durante a passagem pela pista eles vão se movimentar causando um efeito de transe e na sua cabeça vai ter um grande olho feito de isopor.
·       50 componentes
ALA 10
A comunicação com os espíritos - Telepatia
A comunicação que acontece entre duas pessoas através da mente, essa comunicação também pode acontecer com espíritos ou outras coisas.
O componente vai estar 100% coberto com um manto preto e em seus ombros vão estar duas esculturas do troco para cima de seres humanos, as duas vão estar viradas uma para a outra e de seus olhos vão sair um laser azul escuro marinho.                                   
                                                                                    
·        50 componentes
2º CARRO ALEGÓRICO
A transfiguração dos espíritos

A alteração dos seres, um processo muito comum na natureza, mas que quando ocorre a utilização da ahayuasca esse poder também é adquirido para todos os animais da natureza. O carro vai ser acoplado em duas partes. A primeira parte terá 20 metros de comprimentos, 8 de altura e 10 de largura. A segunda parte terá 45 metros de comprimento, 15 de altura e 12 de largura.
Ao redor dessa parte vai ter em cada lado 10 pessoas que vai representar os guias espirituais que vai esta tocando atabaques. Na frente do carro vai ter duas formigas que vai ter movimentos nas patas e na cabeça, logo atrás delas vai ter uma escultura com corpo de ser humano e com cabeça de caveira. O carro vai ser totalmente forrado com um tecido verde lodo claro.
Na segunda parte abrindo o carro vai ter em cada lateral 1 borboleta que vai ser sustentada em bambu. Em toda a alegoria vai ter uma grandiosa escultura de 35 metros de comprimento, com cabeça de onça, corpo de jacaré, asas de araras e com calda de libélula. Na parte de trás vai ter uma montanha com 15 metros de altura e ao seu redor vai ter os mesmos tocadores de atabaques (200 tocadores).




SETOR 4
O SEU PODER DE CURA











RITUAL KANAMARI


1º GRUPO DO RITUAL
A poderoso iguana
Abrindo o grandioso ritual, a poderoso iguana um dos seres que o pajé luta para tirar os caa-pora de dentro das pessoas.
A fantasia será dividida em três partes. O costeiro será feito de faisões na cor verde e suas tonalidades (verde limão, verde claro, verde lodo e verde escuro) e na parte de baixo do costeiro, penas de galinha na cor branca. Em sua cabeça terá acoplado oito hastes de metais, que terá a tonalidade de marfim branco, sua maquiagem irá representar a pele do iguana, com isso a maquiagem será feita em cima de pankeique branco, aonde será adicionado a coloração verde escuro com vários círculos pretos. No corpo terá uma malha verde escuro e com leves manchas pretas, na sua perna nas costas será feito totalmente de penas de galinhas igual ao costeiro.
Componentes: 150
2º GRUPO DO RITUAL
A centopeia infernal
Mais um dos monstros que o pajé enfrenta, esse que é responsável pela prisão dos espíritos das pessoas dentro do seu corpo, a fantasia vai ser bem diferente do padrão visto nas passarelas do samba. A fantasia vai ser composta de 10 pessoas e ao todo são 5 centopeias. Ela vai ser feita de algodão com alguns pedaços de bambu seco para ajudar ela a ficar bem dura. O componente que ficar na cabeça vai segurar uma máquina de fumaça e durante a entrada em cada setor vai soltar ela, e quando for modulo julgador vai ficar o tempo todo soltando.
·        150 componentes
DESTAQUE DE CHÃO
Sabrina Satã: Coração de jaguar
Uma fantasia toda feita de faisão preto vai formar no seu costeiro um grandioso coração aonde nas bordas de dentro vai ter luz de led vermelha. Na sua cabeça vai ter a escultura de uma cabeça de um jaguar feita de isopor compensado. Seu corpo será coberto de correntes pretas com a utilização de tapas sexos para cobrir as partes intimas. Ela vai vim toda pintada de preta com bolinhas de dourado, no seu olho terá uma lente de contato também dourada.
5º GRUPO DO RITUAL
O poderoso Xamã Dyanim
Uma fantasia muito tribal, nas suas costas o costeiro vai ser formado de palha e formara uma espécie de bolsa. Nas suas mãos vai ter duas lanças feitas a partir do bambu rustico e também de bambu esculpido. Na sua face vai ter uma máscara de guerreiro com o símbolo do jaguar no meio da cara, a máscara será feita de marfim.
·       100 componentes
4º CARRO ALEGÓRICO

Ritual Kanamari
O momento mais aguardado de nosso desfile, o grandioso ritual, será composto de três partes que será dividido em 70 metros de comprimento e de 25 metros de altura de puro movimento e de muita dança. 1º parte terá 10 metros de comprimento, a segunda com 30 metros e a terceira com também 30 metros. Como um carro com três acoplagem é perigoso para o andamento da escola, 40 pessoas com a camisa do enredo irão ficar fazendo a verificação e a resolução de algum problema que ocorra durante o desfile, com isso em cada lado da alegoria a cada 3,5 metros terá 1 desses componentes.

1º acoplagem: A passagem
Abrindo o ritual teremos uma pequena embarcação, aonde em cima dela teremos o pajé Andre Nascimento do boi Garantido, com a fantasia O grande xamã Dijamin (fantasia em baixo). A embarcação vai ser nas totalmente feita em madeira com uma leve pintura de apodrecimento, as cabeças nas duas pontas da embarcação se movimentara e a cabeça da frente soltara fumaça, dentro da embarcação quatro canhões de luz na cor verde ajudara na apresentação do pajé Andre Nascimento. A fantasia do destaque será totalmente verde e nas pontas pretas, a fantasia será feita de faisão, na frente terá uma malha verde, aonde será desenhada vários círculos pretos e vermelhos. Em torno da embarcação 20 componentes irão estar movimento uma rede que será pintada de azul, 3 metros para cada lado para dar um efeito do mar, os componentes vão estar vestidos com essa mesma rede.

2º acoplagem: A batalha
Durante a apresentação no modulo julgador o pajé André Nascimento irá passar para a segunda parte com a ajuda de uma ponte que ligara dos dois carros, aonde vai ter um gigantesco palco no centro que terá três andares, cada andar com 2 metros de alturas, aonde vai ter um elevador hidráulico que levantará o pajé nessas alturas. Na parte de trás do carro teremos as aldeias flutuantes, aonde quatro complexos de ocas serão erguidos e ficara a 15 metros do chão, as ocas vão ser formadas por palha e madeiras com as cores originais. Na frente do carro teremos duas esculturas de 15 metros de comprimento e 7 de altura que irão representar as centopeias, logo após elas teremos seis esculturas dos iguanas poderosos também com muito movimento e com uma pintura igual ao 1º grupo do ritual, apontado para eles teremos 3 canhões de luz para cada um deles na cor verde. Todos os olhos das esculturas terão luz de led branco.

3º acoplagem: O ritual
Fechando o carro teremos a parte que vai ser o ritual de fato, a alegoria vai seguir fielmente o desenho abaixo (Garantido/2016). As composições vão vim com somente um cocar feito com penas de faisão colorido, as mulheres vão vim com os seios amostra e cobrindo as partes genitais um tapa-sexo com uma leve indumentária feita com penas também. A coreografia vai ser bem marcante e deixará as pessoas encantada, com uma grande movimentação de pernas, uma dança tribal. O destaque dessa parte vai ficar pelos incríveis movimentos que o carro terá, entre eles as onças que movimentará a cabeça e os braços, o grande monstro da metamorfose que vai mexer suas incríveis assas e sua cabeça e também o arco que ficará nas costas dos guerreiros perto das onças. A iluminação também vai ser bem marcante, no palco de apresentação o efeito vai ser de fogo com papel crepom parafinado amarelo e vermelho e com muita fumaça, no grande monstro da metamorfose, vários canhões de luz vermelha para dar o feito também de fogo, e em todos os olhos de todas as esculturas terá luz de led branco. Essa para ter ao toda essa parte vai ter 50 esculturas. Como o monstro da metamorfose chegara a 25 metros, durante a armação a escultura vai ser reduzida a 15 metros e para passar na torre a mesma coisa, o carro será reduzido a 15 metros de altura em todos os casos. Ao todo 250 composições vai participar dessa parte.


PARTE 2



O EL DOURADO VERDE E BRANCO
ALA 11
Imperador Atahualpa
Sua fantasia será com o corpo totalmente nu, as partes intimas serão cobertas com palha de palmeiras, nas suas orelhas vai ter um brinco todo em dourado, na sua cabeça vai ter um cocar feito de penas de faisão e no seu pescoço um colar feito de pérolas.
·        50 componentes
ALA DAS CRIANÇAS
Oferendas a Guatavita
A nossa ala de crianças vem com uma fantasia muito leve, para não as prejudicas e também ajudar na evolução da escola.
A fantasia vai ser um manto feito de cetim dourado e nos seus braços vão ter vários braceletes imitando ouro, diamante e rubi. Na frente da ala vai ter 15 crianças fazendo ginastica com bambolês dourados.

·         50 componentes
DESTAQUE DE CHÃO

·        Musa: Pabllo Vittar
Guatavita, a protetora do lago sagrado do ElDourado
A grande guardiã do lago, protetora do ElDourado. Guatavita era conhecida por ser uma deusa bastante sensual mais bastante violenta, por isso que ela mora sozinha no lago.
A fantasia dela vai ser dividida em três partes. Todo o corpo dela vai ser coberto de correntes douradas formando vários X em seu corpo. O costeiro vai ser totalmente feita de penas de faisão azul pavão e amarelo tangerina. Na sua cabeça vai ter uma escultura feita com argila amarela representando as suas oferendas.
ALA DA VELHA-GUARDA
·        120 integrantes
Os senhores da sabedoria Inca
A sabedoria inca sempre era passada com a hereditariedade, por isso esse papel tão importante no enredo colocamos para a nossa velha guarda.

·        Senhoras

Seus vestidos serão feitos totalmente de cetim com vários detalhes também feito em cetim para dar uma sensação de texturas variadas no vestido. Ele vai ser totalmente amarelo platinado. As senhoras são estar com um leque que nele vai ser coloca cristais swarovski, elas também vão estar com uma pulseira e colocares feitas com esse mesmo cristal.

·        Senhores

Todos com um terno azul royal, representando as aguas, que na cultura inca elas tem um grande nível de sabedoria.

ALA 17
Imperador Sipán
Conhecido como Tutancâmon das Americas, foi um dos imperados mais ricos Incas. Ele foi um dos imperadores da cultura Moche em coma seu tumulo. Nele foi achado vários objetos de valores como ouro, joias e esculturas em madeiras muito caras.
A fantasia deles será dividida em duas partes. A primeira parte será um grande vestido todo dourado com detalhes em madeira de carvalho. A segunda parte será uma escultura em formato de meia lua que será com cor de barro seco.
·        50 integrantes
5º CARRO ALEGÓRICO
ElDourado da Formiga


Planejamento do alinhamento dos tripés (1ºparte)
Planejamento do 2º carro (acoplamento)









Vista do acoplamento
Encerramos o desfile com um majestoso carro, o carro vai contar com um forte poder de iluminação dourada. O carro vai ser acoplado com 9 tripés e 1 carro. Os tripés vão ser 9 lhamas e o carro vai ser o grandioso templo do ElDourado. O destaque desse carro vai ser um gigantesco balão fixado no carro que vai estar representando o sol.
Abrindo o carro teremos uma gigantesca caravana de lhamas, onde todos vão ser cobertos com tecidos de lhama oficial, vão ser iluminados com uma forte luz verde, e no primeiro camelo vai ter o destaque central do carro na sua frente que vai estar com a fantasia A caminho do ElDourado. As dimensões do primeiro tripé são as seguintes: 7 de comprimento, 5 de altura e 4 de largura, os dos demais tripés será:  5 de comprimento, 5 de altura e 3 de largura.
O carro central vai estar representando o grande templo do ElDourado, por isso ao redor do carro vai ter 30 canhões de luz virado para o carro na cor dourada, 15 refletores no último andar do carro e 5 refletores de luz verde dentro da coroa, virado para o chão teremos 8 refletores azuis de cada lado para dar a impressão que ele estar dentro do lago de Guatavita. Todo a pirâmide vai ter ao total vai ter 10 andares e em cima da pirâmide vai ter 1 coroa representando o poder do Império da Formiga. Ao fundo do carro vai ter um gigantesco balão de sol cheio de gás hélio.
BATERIA ENCERRA O DESFILE



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