Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Enredo 1211: A história do dinheiro... A império da Olaria vale ouro, vale sua felicidade o nosso maior tesouro...

G.R.C.E.S. ESTRELA DALVA
CIDADE: LORENA/SP
FUNDADA: 15/10/1949
TÍTULOS: 28
CORES: AZUL,VERMELHO E BRANCO
COMUNIDADE: OLARIA
(OBS: enredo escrito e desenvolvido por Jean de Castro Domingos, para o carnaval da escola de samba Império Olaria – campeã do carnaval de Lorena no ano de 2012).
Fotos: do desfile, oficial!

AZUL, VERMELHO E BRANCO É ALEGRIA
SOU ESTRELA DALVA DA OLARIA

SINOPSE / CARCARNVAL: CONCURSO 12
PROPOSTA DE CARNAVAL

O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba “Estrela Dalva”, vem, através de seu tema enredo para o concurso 12, assim intitulado:
“A história do dinheiro... A império da Olaria vale ouro, vale sua felicidade o nosso maior tesouro...”
Contar a historia do dinheiro desde as suas origens, passando pelos muitos exemplos de diferentes formas de dinheiro que o homem criou para dinamizar as trocas e satisfazer suas necessidades...

INTRODUÇÃO
“O dinheiro não precisa ser de papel ou metal para ser dinheiro de verdade”
Havia varias formas de dinheiro entre os povos primitivos... desde o período neolítico, para sobreviver, os povos começavam a por em pratica suas primeiras trocas, os camponeses trocavam seus excedentes agrícolas por arados e outros objetos, ou seja, um comercio baseado na troca de produtos, chamado escambo. Surgiram mercadores que com seus camelos e cavalos transportavam e faziam a troca de mercadorias.
Os povos trocavam de tudo.  Árabes usavam sal e cabras como moeda de troca; Astecas, cacau; Chineses, arroz, sal e seda; os Barígnes, búzios, argolas e metal...
Com a revolução das trocas, um bem se tornou muito conhecido e aceito: o gado bovino. Mas, enquanto era acumulado aumentava pela reprodução e acarretava problemas: era muito volumoso, difícil de ser transportado, perecível: foi assim, que a moeda evoluiu ate o metal, ferro, o cobre, alumínio e posteriormente, até os metais preciosos.
Com o surgimento da cunhagem vários povos implantavam seu próprio sistema financeiro, a moeda adquiriu várias formas e vários materiais foram usados em sua confecção, porem, o material dominante foi o metal: ouro, prata, cobre e o bronze.

DESENVOLVIMENTO
Ao que se sabe os Chineses tiveram a primazia de usarem placas de bronze de diferentes formatos para efeito de negociação; no entanto, a criação de sistema de trocas comerciais a base de moedas de pratas, ouro e cobre foi mesmo ideia dos espertos Lídios.
Quando comerciantes da rica Lídia, Ásia Menor, começaram a tocar mercadorias que adquiriam não por outras mercadorias, como o de costume, mas por pequenos circos feitos de uma rara liga de ouro e prata existente na região, de nome electrum em latim. Em pouco tempo estas plaquetas cuja a marca registrada era símbolo do rei, ou leão, se espalhou.... As moedas passaram a refletir a mentalidade de um povo e sua época.
No Egito, pais rico e espiritual, cunharam as primeiras moedas de ouro, que eram ofertadas aos deuses em rituais.
Na Grecia, em Atenas, a prata foi utilizada na cunhagem de moedas esplendidas de prata, que caracterizavam essa adoração dos gregos pela beleza e saúde de corpo.
A moldagem romana começou dois séculos mais tarde que na Grécia; primeiro utilizaram o bronze, só depois de se tornar rica e poderosa que se passou a utilizar prata e ouro. Para ostentarem poder.
Na Idade Média, surgiu o costume de guardarem os valores com ourives, pessoas que negociavam objetos de ouro e prata. Este, como garantia, entregavam um recibo. Com o tempo, esses recibos passaram a ser utilizados para efetuar o pagamento, circulando de mão em mão e dando origem a moeda de papel.
Moedas não importando sua forma, sempre aguçaram a cobiça humana piratas e corsários sempre estavam atrás de riquezas que poderiam ser obtidas com saques a navios e pilhagens em cidades durante as guerras. Guerras – promovida por homens ambiciosos – que passaram a ser mais frequentes nas paginas da história: causando dor e sofrimento.
Mas, a modernidade começa a surgir... um forte sistema financeiro mundial é instituído, na cidade de Gêneva, Itália, nasce o primeiro sistema bancário organizado no mundo, é o surgimento daquela que seria a segunda revolução monetária e que, em pouco tempo apresentaria ao mundo outras formas de dinheiro como os cheques e cartões de credito.

“Quem me dera ao menos uma vez, que o mais simples fosse visto como o mais importante. Mas nos deram espelhos. E vimos um mundo doente
(Renato Russo - Índios)

Alguns séculos depois, em 1500, os portugueses chegaram ao Brasil e o escambo aqui começou. Quinquilharias eram dadas em troca de animais e frutas, mas principalmente pelo valioso e cobiçado pau-brasil, como os índios não possuíam uma economia monetária, recebiam pelo trabalho: espelhos, facas, canivetes, panelas; entre ferramentas como facas e machados.
“Poucas invenções humanas se apresentaram tanto aos abusos como o dinheiro”
(Tohn Kennetgal Braith)

O tempo passou, em 1908 com a chegada da família real portuguesa ao brasil fugindo de Napoleão, foi criado no país a primeira instituição bancária federal, banco do Brasil. Este fato possibilitou que o dinheiro – já nas suas formas mais modernas – se espalhasse pelo país e com ele, levasse problemas sociais causados pela sua má distribuição e utilização; isso impulsionou a construção de um pais marcado pelas desigualdades sociais: pois enquanto poucos muito tem, muitos nada tem.

“É tempo de folia e no nosso carnaval, dinheiro não é problema e nem compra felicidade...

E, para fechar com chave de ouro esta autentica aula em forma de apresentação carnavalesca, faremos uma brincadeira, num tom de critica social numa ligação com a nossa própria historia, pois a Escola de Samba Estrela Dalva iniciou as preparações para o carnaval sem nada, sem dinheiro, apenas com um sonho: “ contribuir para com engrandecimento do carnaval, apresentando um bom desfile ao público presente”. Com muita humildade e amor ao carnaval, trabalhamos incansavelmente para organizar nosso desfile, por isto chegamos naavenida como verdadeiros MERCADORES DA FOLIA, oferecendo um belo desfile em troca de aplausos e cantando que no reino de momo dinheiro não compra felicidade, porque é nesta festa popular que podemos abusar da nossa criatividade – muitas vezes, transformando lixo em luxo – e travestido em fantasias, explorar e vivenciar nossos sonhos mais ousados... a nossa alegria é o nosso produto, contextualizado em quesitos – comissão de frente, mestre sala e porta bandeira, alegorias, harmonia, evolução, bateria, enredo, fantasias e samba-enredo – e com isso, defenderemos a ideia de que a nossa ESTRELA DALVA vale ouro...vale a sua felicidade, nosso maior tesouro.
“O dinheiro não foi, pois, genialmente inventado, mas surgiu de uma necessidade e sua evolução reflete, a cada momento, o pensamento e as atitudes do home...




SAMBA-ENREDO
Sou mercador, nessa folia transportando harmonia...
Vou te conquistar...
Contar a historiado dinheiro...
Essa cultura milenar
Na China várias formas ganhou
Esculpido em metais preciosos
Da Lídia para o mundo se espalhou
Moedas de ouro no Egito
Na Grécia o explendor
Em Roma impulsionou conquistas
Mostrou poder e a cobiça despertou
Navios com tesouros a transportar
Corsários, piratas a saquear
Em busca de riquezas vem os portugueses
As ordens da coroa é conquistar
Ao chegar os invasores o escambo começou
Com bugigangas iludiram os indios
Que a fauna e flora deixaram levar
Então veio a família real
Fugindo de napoleão
Criaram o primeiro banco no brasil
Manchando a nação foi só corrupção
Que decepção
Com a desigualdade social
O brasileiro luta pra sobreviver
Nessa era da globalização, mostra o seu valor
Fazendo o carnaval com prazer
Dinheiro não compra felicidade
A minha humildade tem mais valor
Trazendo alegria pra toda cidade
A império Estrela Dava chegou


MONTAGEM TÉCNICA

COMISSÃO DE FRENTE: CARTOLAS – CORRUPTOS DO BRASIL
ALA 1: CHINESES
1 CASAL DE MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA: OS REIS DA LÍDIA
1 ALEGORIA: RIQUEZAS DO EGITO
ALA 2: EGÍPICIOS
ALA 3: OS GREGOS
ALA 4: ROMANOS
ALA 5 ( CRIANÇAS): PIRATAS
ALA 6: PORTUGUESES – OS INVASORES
2 ALEGORIA: O ESCAMBO NO BRASIL
7 ALA ( BAIANAS): TESOUROS INDIGINAS
2 CASAL DE MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA: CASAL REAL DE PORTUGAL
BATERIA: PRESIDIÁRIOS – OS FORA DA LEI
ALA 8 ( ALA SHOW): POVO DE COMUNIDADE
3 ALEGORIA: DESIGULADADE SOCIAL


DISPOSIÇÃO E ILUSTRAÇÃO DA ESCOLA
COMISSÃO DE FRENTE
CARTOLAS: CORRUPTOS DO BRASIL

Fugindo do conjunto inicial do desfile, mas não da proposta global do nosso enredo, a comissão de frente abre nossa apresentação de forma provocativa e num tom de critica social, vem trazendo uma versão carnavalesca do político brasileiro” numa coreografia onde os integrantes vão brincar com duas malas repletas de dinheiro, que fechadas formaram o nome da escola e abertas, ofereceram dinheiro ao público e aos jurados.

Descrição: terno, sapato e malas pretas com detalhes em brilho dando um tom carnavalizado).


ALA 1
CARTOLAS: CHINESES
Foi na china que nasceram as primeiras moedas de bronze de formas variadas: peixe,  chave, machado e a mais famosa o , que tinha formato de machado. As formas das moedas vinha das mercadorias que possuíam valor de troca.

Descrição: Roupa e cabeça Lilás brocada em prata, costeiro com adereços decorativos simbolizando formas das moedas chinesas, plumas amarelas e plumas artificiais douradas.



MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA
OS REIS DA LÍDIA
Representando todo luxo da lídia, país que possuía abundancia em ouro e prata, metais preciosos utilizado na cunhagem das primeiras moedas. Fantasia luxuosas e nos tons azul, vermelho e branco exaltam as cores da nossa agremiação  também traz o símbolo mundial do dinheiro o CIFRÃO, idealizado pelo general árabe Tarig, o conquistador, em homenagem a sua tortuosa viagem rumo a Espanha e ao mitológico Hercules: ele teria rachado uma montanha separando-a em duas colunas, daí o S duas colunas sobrepostas simbolizando o dinheiro.

Descrição: as cores da agremiação – azul, vermelhoe branco – com cabeças, luvas e acessórios simbolizando todo luxo da Lídia que apresentou ao mundo este novo sistema financeiro.


ALEGORIA 1
RIQUIZAS DO EGITO

O dinheiro difundido em metais preciosos permitiu o acúmulo de riquezas. O egito, era um país com abundancia em ouro e pedras preciosas; logo tornou-se rico, fato que ate hoje pode ser facilmente notado pelos grandiosos monumentos por eles construído, como as famosas pirâmides, erguidas para guardar tesouros e que fascinam e aguçam a imaginação humana.

Descrição: alegoria simbolizando o Egito e sua cultura, acabamento com materiais em dourado numa alusão ao ouro, que em abundancia caracterizava toda riqueza deste povo.
Destaques: fantasias típicas de egípcios em azul com pedrarias, com plumas artificiais e não artificiais amarelas na cabeça, bem como capas.

ALA 1
OS EGIPICIOS

Representa os povos egípcios, com todo luxo e esplendor, onde usavam a criatividade para fabricar peças de roupas e joias magnificas, além de adquirirem com seu poder de compra, plumas, tecidos e outros materiais...

Descrição: trajes de egípcios com cores predominante azul, e pedrarias douradas, e plumas azuis no costeiro e alegorias de mãos com plumas brancas.


ALA 3
OS GREGOS
Representam os gregos que começaram a cunhar as primeiras moedas com figuras de animais verdadeiros, plantas e objetos uteis ao homem, utilizando um metal facilmente encontrado na região: a prata. Com o passar do tempo, os gregos foram se especializando e cunhando as moedas que estão entre as mais fascinantes da antiguidade.

Descrição: vestido vermelho com branco, costeiro com plumas brancas e travessa de ramo com folhas douradas na cabeça e alegoria de mão em prata e vermelho simbolizando uma tocha olímpica.

ALA 4
OS ROMANOS

Representam soldados romanos, que sempre bem vestidos e armados eram símbolo de poder e riqueza, estes soldados dedicavam-se tanto a conquistar quanto a defesa das tentativas dos bárbaros, povos que cobiçavam as riquezas ou seja, dinheiro romano.

Descrição: vestido vermelho com armadura, espada e escudo dourado, cabeça dourada com vermelho e capa vermelha.









ALA 5
OS PIRATAS

Representam estes aventureiros, que lançavam-se ousadamente por mares e terras desconhecidas saqueando navios e ilhas.... levando todo dinheiro que encontravam...

Descrição: calça preta, blusa branca com colete, lenço e cinturão vermelho. Espada e tapa olho.


ALA 6
PORTUGUESES – OS INVASORES
Simbolizam a chegada dos portugueses no Brasil, em busca de riquezas, logo trataram de cumprir as ordens da coroa que era procurar todo tipo de riqueza do lugar, trocando-as no principio com nativos da terra, produtos de muito.

Descrição: trajes nas cores de Portugal com a cruz de malta, símbolo do país e bandeiras.





2 ALEGORIA
RIQUEZAS DO BRASIL

Representa a primeira vista que os portugueses tiveram do brasil.... de um verdadeiro paraíso de fauna e flora diversificada, rica em recursos naturais....todas estas riquezas “dinheiro indígena”  eram trocadas por bugigangas... Não imaginavam os índios, que estavam realizando uma pratica muito conhecida o “escambo” e que as consequências seriam catastróficas, pois a ganancia e ambição dos conquistadores colocaria fim a paz que reinava nestas terras e marcaria o inicio de uma historia marcada por guerras sangrentas e extermínio de varias tribos idiginas.

Descrição: Oca indigina, sobre ela uma escultura de índia de joelhos e braços abertos pro publico...decoração original da época.

Destaques: índios com trajes típicos, costeiro e cabeça com plumas laranja e verde e decoração simbolizando joias, bigigangas.


ALA 7
BAINAS – TESOUROS ÍNDIGINAS


Representam as índias oferecendo produtos da fauna e flora brasileira aos colonizadores, em troca de outras mercadorias como: espelho, facas, etc...

Descrição: saia em palha representando uma oca, com blusa e cabeça em dourado e plumas verde e laranja.


2 CASAL DE MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA
CASAL REAL DE PORTUGAL

Representam os nobres de Portugal, que no controle deste grande Império, investiram na busca e conquista de novas terras, e que gerações depois da descoberta do Brasil, vieram pra cá fugindo de napoleão, trazendo na bagagem toda riqueza e abrindo o primeiro banco no pais.

Descrição: trajes de nobres com cor predominante no tom vermelho, perucas brancas, leque e lenço, luvas e adereços.


BATERIA
PRESÍDIARIOS

Representam: os presidiários em trajes popularmente conhecido e que faz uma alusão aos ladrões que cometem delitos, ou seja, furtam, roubam... dinheiro, por dinheiro.

Descrição: fantasia listrada em preto e branco, com nome da escola e “171” bordado na camisa.


ALA 8
ALA SHOW – POVO DE COMUNIDADE
Representa uma ala de pobres, mais felizes, com todo o gingado – mundialmente conhecido – do povo brasileiro, que com o famoso jeitinho brasileiro vai levando a vida, muitas vezes sem dinheiro, mas também sem deixar de lado o sonho e a esperança de mudar de vida, seja por força do trabalho ou ate mesmo contando com a sorte.

3 ALEGORIA
DESIGUALDADE SOCIAL
Representa os dois lados da moeda. De um lado, as grandes casas e arranhas céus numa alusão ao mundo dos sonhos de muitos, no estrelato, da fama, do conforto e tudo que o dinheiro pode comprar.... De outro, as favelas, casebres, moradias de comunidades que são verdadeiros aglomerados humanos, onde as pessoas fazem de tudo pra sobreviver, e pra ganhar seu dinheirinho do dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores