Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

sábado, 6 de maio de 2017

Justificativas j3 - Renio Ramos

NOTAS DO JULGADOR : RENIO RAMOS
ESCOLA
NOTAS
CHAPECOENSE
APRESENTAÇÃO
TITULO: 9,8 - "Chapeconse, tu és sempre CHAPECÓ", dá a ideia que o autor fará apenas uma homenagem ao Time de Futebol Chapecoense e sua nação... e não é o que vemos no enredo, pois o autor apresenta uma homenagem aos 100 anos da Cidade de Chapecó, deixando apenas o ultimo setor para trazer está bela e merecida  homenagem ao time.

APRESENTAÇÃO:10
INTRODUÇÃO: 10
ARGUMENTO
SINOPSE: 9,8 - O autor apresentou-se muito sucinto ao apresentar seus argumentos em defesa da relevância de seu enredo e em trazer o conteúdo histórico cultura da cidade homenageada. Limitou-se apenas num recorte clássico de enredo CEP.

DESENVOLVIMENTO
TEMÁTICA: 9,8 – Trouxe-nos um Roteiro muito enxuto, poderia ter detalhado mais alguns pontos importantes e relevantes do enredo proposto, tais como: A industrialização que se evidenciou, a importância da evolução Agrícola e seu potencial turístico.

EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 9,2 -  o TEMA ENREDO, poderia ter sido muito mais explorado, como todo enredo que relata a história de uma cidade. Por exemplo, o autor poderia ter explorado mais a interessante historia ocorrida pela disputa por essa terra entre as coroas Espanha e Portuga. Poderia ainda ter explorado as lendas culturais do local, o polo turísticos suas riquezas naturais. Ressalto ainda, há não apresentação elementos importantes de conteúdo de  seu fio condutor o TIME CHAPECOENSE.

CONJUNTO ARTISTICO: 9,0 Apresentou-se um trabalho preguiçoso quando se espera de uma enredo CEP, cujo o qual, tem muito o que explorar. Poderia ter  traçado caminhos mais interessantes em sua apresentação, ter sado do obvio, pois a cidade de CHAPECÓ é  muito rica em elementos e conteúdo histórico cultural, os quais lhe renderia elementos bem mais ricos dos que foram apresentados.

REVIRAVOLTAS
APRESENTAÇÃO
TITULO: 9,5 -  O título inapropriado para o enredo apresentado, não enxerguei as "reviravoltas do medo". O medo é algo subjetivo, trata-se de um receio, consciência doperigo...o autor durante o texto não deixou claro qual sentido seria este..da referida "reviravolta", seria de giro, de voltar a si, ou de revolução, transformação. Em ambos os casos não ‘casa’ com o MEDO.

APRESENTAÇÃO: 9,9 - As imagens não apresentam um padrão ideal para deixar  a apresentação mais  limpa.

INTRODUÇÃO: 9,5 -  Apresentou-se uma Introdução confusa e sem elementos convincentes para a apresentação do enredo. Muitas ideias soltas e desconexas para um entendimento claro do que o autor queria apresentar. Ressalto a falta de CONEXÃO DE IDEIAS, CLAREZA TEXTUAL e RELÊNVIA DE ELEMENTOS NA EMISSÃO DO TEXTO.



ARGUMENTO
SINOPSE: 9,7-O autor apresentou um texto com muitos problemas de conexão entre as ideias e suas concatenações, apresentou-se elementos confusos que se dispersava ao longo da história, muitas  informações ao longo do texto se desencontram prejudicando  a compreensão  e a mensagem o qual  o autor queria passar.

NÃO HOUVE CONCATENAÇÃO DE IDEIAS E CLAREZA ENTRE OS ARGUMENTOS QUE FORTALEÇAM A IMPORTÂNCIA DO CONTEUDO ABORDADO.

DESENVOLVIMENTO

TEMÁTICA: 9,7 - é um enredo muito subjetivo, o que pode ter dificultado a apresentação da ideia das 'reviravoltas do medo' mencionado pelo autor. Pode se perceber uma junção de acontecimentos, que geraram desgraça, morte e destruição, não apenas o medo. Por ser um enredo subjetivo, o autor não teve uma preocupação em deixa-lo mais amarrado a sua ideia sobre essa reviravolta sugerida. O roteiro não apresenta força argumentativa para deixar claro o enredo apresentado, a cada ala e setor apresentado sente-se a necessidade de ‘algo a mais’ para a compreensão da mensagem e fechamento de cada setor da escola. Não há um elo de fechamento entre um setor e outro devido amplitude subjetiva do enredo.

EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 9,4 -  Por se tratar de um enredo muito subjetivo, o tema poderia ter sido mais bem trabalhado e amarrado em sua pretensão textual. O que foi apresentado mostrou-se pouca consistência  para a compreensão do que seria essa "reviravolta" do medo. Talvez se o autor tivesse apenas focado no medo, teria sido mais feliz na exploração do tema. Exploração confusa.

CONJUNTO ARTISTICO: 8,9 - O enredo apresenta-se uma sucessão de imagens pesadas para uma apresentação artística satisfatória de uma escola de samba, é um tema que exige cuidados e muito talento para poder ser apresentado. E da forma que o autor trouxe não mostrou-se artisticamente interessante.

AMAZÔNIDAS
APRESENTAÇÃO
TITULO:
APRESENTAÇÃO:
INTRODUÇÃO: 9,8 - A introdução pecou por ser muito concisa e por faltar mais capricho e cuidado na conexão das ideias e na grafia. Mais contem o principal à ideia principal do enredo.

Ex.:

“O saber da natureza e da alma amazônica
Ganhou o caboclo, guardião da mata, filho terra.
Que ouve voz das águas, dos rio e das cascatas... Que traduz a mensagem que  vento traz...
Hoje se faz a voz clama e conta a mística das matas que encanta ate hoje...todos nos filhos da mãe natureza ...”

ARGUMENTO

SINOPSE: 9,4   FALTOU MAIS POESIA E MAIS INFORMAÇOES PARA DÁ MAIS CONSISTENCIA ARGUMENTATIVA A CADA AÇÃO DO 'CABLOCO'. O AUTOR DEIXOU MUITO LIMITADO E CONCISO CADA PASSAGEM :PESCADOR, COLETOR E BENZEDOR. A SINOPSE FICOU MUITO CURTA E CARENTE DE MAIS INFORMAÇÕES. CONTEÚDO TINHA E MUITO PARA SER EXPLORADO...SINOPSE PREGUIÇOSA.
                                                                 
DESENVOLVIMENTO

TEMÁTICA: 9,4 - O roteiro mostrou-se frágil para traduzir o tão rico enredo. A concepção errônea de trazer dois tripés entre os dois únicos carros alegóricos da escola num contingente de pessoa insuficiente para apresentar a historia foi um equivoco para a compreensão clara do enredo e da forma de roteirizar o enredo. Vimos também, a ausência de uma das alas mais importantes para escola que é a ALA da VELHA GUARDA. Vimos ainda, a falta de cuidado na apresentação das informações da representação de cada ala e setor do desfile.

EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 9,5 - Embora o autor tenha um dos temas mais interessantes, e rico deste concurso....com possibilidades mil de condução e de realização, não soube explora-lo. Apresentou-se uma pesquisa preguiçosa e concisa sobre o tema, o qual parecia muito promissor.

CONJUNTO ARTISTICO: 9,5 Como já mencionado trata-se de uma grande ideia de ENREDO, com um recorte sobre a Amazônia  sob uma nova ótica bem original e com possibilidade de grandes cenas alegóricas carregadas de muito conteúdo  carnavalizáveis...uma pena o autor não ter tido a inteligência em poder explora-lo melhor, de ter tido uma visão mais ampla.

PECADOS
APRESENTAÇÃO
TITULO: 10
APRESENTAÇÃO: 9,8 - O AUTOR NÃO FOI FELIZ NA REALIZAÇÃO DO TEXTO NUMA FONTE E TAMANHO TÃO INCOMUM PARA UMA BOA VISIBILIDADE, QUE PROVOCOU O EFEITO INVERSO AO PRETENDIDO, QUE SERIA DE IMPRESSIONAR. DEIXOU MUITO POLUIDO E CANSATIVO O VISUAL.

INTRODUÇÃO: 9,9 - FALTOU UM POUCO MAIS DE CLAREZA TEXTUAL, O QUE NÃO COMPROMETEU A COMPREENSÃO E MENSAGEM AO QUAL O AUTOR QUERIA PASSAR.

ARGUMENTO

SINOPSE: 9,7 - O autor bem que tentou deixar a proposta interessante e trazer argumentos interessantes para a sua narrativa. Mais a temática já está muito gasta e conhecida, os casos apresentados e argumentados foram apenas citados, jogados no texto para serem apenas mencionados sem o cuidado de concatena-los e deixarem uma explicação mais precisa.
DESENVOLVIMENTO
TEMÁTICA: 9,9 - O autor não identificou EM COR DIFERENCIADA o setor do MS E PB, bem como, a Camisão de Frente, uma vez que utilizou deste recurso nos demais itens, fazendo com quê a visibilidade traga uma unidade indevida para a compressão visual do roteiro nestes itens mencionados.

EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 9,7 - O tema embora seja já conhecido do leitor. Não trouxe elementos explicativos mais convincentes e diferentes do senso comum.. O enredo não saiu "da caixinha”. Foi correto. O autor poderia ter percorrido um outro caminho mais original quanto a esta  temática dos 7 pecados apresentados.

CONJUNTO ARTISTICO: 9,8 - O tema é bem carnavalizavel...embora o autor tenha realizado a temática de uma forma mais pesada com elementos artísticos mais densos. Mais mesmo assim, continua sendo uma temática rica e de elementos carnavalizáveis.
SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO
APRESENTAÇÃO
TITULO: 9,9 - o titulo poderia ter sido mais bem pensado...eu mudaria para deixar mais querente para "Um Shakespeare brasileiro...num sonho de uma NOITE DE VERÃO CARIOCA" ou "Neste sonho de verão...faço do shepeare o meu carnaval..."

APRESENTAÇÃO: 9,9 - O uso da fonte em tamanho 16 não favorece ao texto em sua beleza estética.

INTRODUÇÃO: 10
ARGUMENTO

SINOPSE: 9,9 - A sinopse está excelente, no entanto, o recurso linguístico utilizado em versos longos, não ficou bem definido, faltou um pouco mais de padronização e beleza estética.

DESENVOLVIMENTO

TEMÁTICA: 9,9 - Apresentou um bom Roteiro do desfile...o que deixou a desejar é o primeiro setor, ao meu entendimento visualmente  na cabeça da escola o excesso de tripé deixará o entendimento comprometido do enredo...além do Tripé I ser desnecessário, pois, o foco está na Obra "Sonho de uma noite de Verão" representado aqui pelo 2 tripé.

EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 10

CONJUNTO ARTISTICO: 10
A LENDA DE DIDO

APRESENTAÇÃO
TITULO: 10
APRESENTAÇÃO: 10
INTRODUÇÃO: 10

ARGUMENTO
SINOPSE: 8,0 - Não trata-se de um texto sinopse e sim de um texto histórico narrativo grego de pesquisa.

DESENVOLVIMENTO
TEMÁTICA: 10

EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 9,0 - O enredo poderia ter sido muito mais explorado, uma vez que não trata de uma história conhecida do grande publico. O autor poderia ter intertextualizado a história com alguma história do nosso continente na tentativa de aproximar este clássico grego com a nossa cultura.

CONJUNTO ARTISTICO: 9,8 Artisticamente rico em elementos alegóricos, histórias gregas rende um bom visual. Senti falta do abrasileirar o enredo.
O REI DAS AQUARELAS
APRESENTAÇÃO
TITULO: 10
APRESENTAÇÃO: 9,8 - faltou um cuidado maior na formatação e direcionamento do roteiro, neste caso precisaria da utilização de recurso de imagem para quebrar o texto e deixar o texto mais fluido devido a carga de texto apresentado para a defesa de cada ala e alegorias do desfile.

INTRODUÇÃO: 10
ARGUMENTO
SINOPSE: 10
DESENVOLVIMENTO
TEMÁTICA: 10

EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 10

CONJUNTO ARTISTICO: 10
TONS DE ZÉ
APRESENTAÇÃO
TITULO: 10
APRESENTAÇÃO: 10
INTRODUÇÃO: 10
ARGUMENTO
SINOPSE: 10
DESENVOLVIMENTO
TEMÁTICA: 10

EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 10

CONJUNTO ARTISTICO: 10
A AVENTURA TROPICAL
APRESENTAÇÃO
TITULO: 9,8 - o título causa dúvida...sobre qual Português seria este "?" que teria se tornado um  Tupinambá segundo o titulo "A AVENTURA TROPICAL DO PORTUGUÊS QUE SE TORNOU UM TUPINAMBÁ. ". Poderiam ter pensado num titulo mais adequado como :

 A AVENTURA DE DIEGO ALVAREZ, O PORTUGUÊS UFANO, NA CORTE DOS TUPINAMBÁS" OU "A AVENTURA DE UM PORTUGUÊS NA TERRA DOS TUPINAMBÁS"
APRESENTAÇÃO: 10
INTRODUÇÃO: 9,8 - Senti falta na apresentação argumentos que evidencie a relevância do enredo e do porquê dele.

ARGUMENTO
SINOPSE: 9,8  - Por se tratar de um texto de conteúdo histórico, o qual o autor  pretende relatar um acontecimento através  de narrativas históricas desenvolveu um texto dissertativo sem poesia e até certo ponto frio. Poderia ele  ter focado em apenas um caso curioso ocorrido com o Diogo Alvarez Correa durante esta aventura nas terras tupinambas, limitando o seu tema e podendo assim, trabalhar melhor o seu texto sinopse.

DESENVOLVIMENTO
TEMÁTICA: 9,7 - O autor equivocou-se ao trazer um tripé (de grande proporção) a frente do carro abre alas sem justificar a sua relevância ali nessa posição e sem está acoplado ao carro abre alas...outro ponto a ser questionado diz respeito da posição da ala 22 (Passista) no desfile), sabendo que esta, é uma estratégia que a escola utiliza como um recurso para evitar buracos no recuo da bateria, logo, ela por visão estratégica do desfile deve vim após a Bateria ou antes dela e nunca no fim do desfile

EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 9,9 - é uma ótima temática, porém não muito bem aproveitada pelo autor em trazer elementos e curiosidades novas ao seu enredo. Enredo correto apenas.

CONJUNTO ARTISTICO: 10
ECOA A ALUCINÓGENA
APRESENTAÇÃO
TITULO: 9,8 - o título poderia ter sido mais bem pensado e sintetizado. Sugeria o seguinte título : 'Iboga – O místico poder de um espírito africano'

APRESENTAÇÃO: 10
INTRODUÇÃO: 10
ARGUMENTO
SINOPSE: 9,9 - o texto embora bem escrito e bem pesquisado pelo autor, não passou emoção e nem trouxe poesia a sua história. O texto apresentou -se de forma pesada o que não prejudicou a sua compreensão.
DESENVOLVIMENTO
TEMÁTICA: 10

EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 9,9 - O autor deixou o texto literal demais, poderia ter trazido mais poesia a este enredo tão interessante, dessa forma o deixaria mais suave, uma vez que sua temática possui pontos obscuros e misteriosos. Nota-se o requinte e cuidado de um texto bem pesquisado. A ressalva é esta, falta de elementos que aproxime e encante o leitor, o texto ficou correto mesmo que  denso...mais que não comprometeu o seu desenvolvimento.

CONJUNTO ARTISTICO: 9,9 Embora apresente uma temática afro, rica em elementos cenográficos, pode gerar uma temática pesada e escura..uma cromática que exige muito talento para ser desenvolvida com sucesso.
HOMENS
APRESENTAÇÃO
TITULO: 10
APRESENTAÇÃO: 10
INTRODUÇÃO: 10
ARGUMENTO
SINOPSE: 10
DESENVOLVIMENTO
TEMÁTICA: 10

EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 9,8 - O autor deixou o texto literal demais, poderia ter trazido mais poesia a este enredo tão interessante dessa forma deixaria o enredo mais suave, uma vez que sua temática possui pontos obscuros e misteriosos. Nota-se o requinte e cuidado do texto bem pesquisado. A ressalva é está falta de elementos que aproxime e encante o leitor, o texto ficou correto até denso...mais que não comprometeu o seu desenvolvimento.

CONJUNTO ARTISTICO: 10
O BEIJO
APRESENTAÇÃO
TITULO: 10
APRESENTAÇÃO: 9,9 - Uso de fontes muito grandes e escuras prejudica a beleza estética do texto e da leitura.
INTRODUÇÃO: 10
ARGUMENTO
SINOPSE: 10
DESENVOLVIMENTO
TEMÁTICA: 10

EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 10

CONJUNTO ARTISTICO: 9,9 –
Trata-se de um enredo bem interessante para ser desenvolvido alegoricamente. Que exige muito talento e boas sacadas para não deixar cenicamente pornográfico, uma vez, que o beijo traz sentimentos do lúdico e de pureza. Senti falta dessa pureza do "amor" singelo traduzido pelo beijo ... Malícia precisa ser traduzida com uma boa dosagem sublime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores