Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

domingo, 12 de março de 2017

Enredo HC 1128: A VOLTA, AO MUNDO DE JÚLIO VERNE, EM 80 MINUTOS

A VOLTA, AO MUNDO DE JÚLIO VERNE, EM 80 MINUTOS

Nascido em Nantes, na França, em 1928, Júlio Gabriel Verne Allotte é o grande precursor da ficção científica. Formado em Humanidades inicialmente, foi a Paris estudar Direito. Seu pai, Pierre, desiludiu-se com a carreira de advogado, dando fôlego à carreira literária de Júlio. Seu sonho em escrever poemas e peças de teatro começou a se realizar em 1848, quando compôs operetas ao lado de Michel Carré, e em 1850, uma comédia ao lado de Alexandre Dumas, o filho. Suas principais influências vieram de Jonathan Swift (Viagens de Gulliver), Daniel Defoe (Robinson Crusoé), e da obra macabra de Edgar Alan Poe.
            O gênero literário em que mais se destacou teve sua semente plantada com as primeiras narrativas de viagens, embora pouco tivesse viajado em sua vida real, a não ser por curtas distâncias em seu iate Saint-Michel. Em 1839, surgiu-lhe uma grande oportunidade de conhecer a Índia a bordo de um veleiro de três mastros, o Coralie, em lugar de um colega que havia desistido da viagem. Apaixonado por sua prima Caroline, Júlio vislumbrou uma grande oportunidade de buscar-lhe um colar de coral nos mares do sul. A resistência de seu pai, entretanto, fez com que Júlio desembarcasse ainda em solo francês, durante a primeira escala da embarcação. Em toda sua vida, Júlio fez uma viagem de navio aos Estados Unidos, e outras duas por países europeus.


Em 1862, escreveu Cinco Semanas em Balão, que obteve e grande êxito, após ser recusado por quinze (!) editoras, que enxergavam e Verne apenas uma tentativa de prever o futuro. Apresentado por Alexandre Dumas filho ao editor mais influente de Paris, Pierre Jules Hetzel,  O sucesso lhe garantiu um contrato, de grande risco para Hetzel, pelo qual escreveria duas novelas por ano. Foi um enorme sucesso!!!
Em 1864, escreveu Viagem ao Centro da Terra, sobre a inesquecível e fantástica viagem empreendida pelo geólogo alemão Otto Lidenbrock, seu sobrinho Axel e o guia islandês Hans. Em seguida,Da Terra à Lua (1965), Vinte Mil Léguas Submarinas (1869), com a saga do capitão Nemo, o misterioso justiceiro que combate as marinhas mundiais a partir de seu submarino elétrico, o NautillusOs Ingleses no Pólo Norte (1870), À Roda da Lua (1870), A Volta ao Mundo em Oitenta Dias (1872), sua obra-prima, e O Senhor do Mundo, quando pessimista e amargurado, Verne discorre sobre a ciência e as possibilidades de destruição que ela traz, quando utilizada irresponsavelmente. Outros livros menos famosos foram Os Conquistadores, uma crítica à estupidez dos exploradores, O Raio Verde, sobre a persistênca de uma garota em ver um raro fenômeno meteorológico, e O Eterno Adão e o Dia de um Jornalista Americano em 2889, reescrita por Michel, a pedido do editor Hetzel, assinada por Júlio durante seus últimos suspiros. Também escreveu Família sem Nome, Um Padre em 1839, Robur -  o Conquistador, Os Quinhentos Milhões da Begum.
 Deixou ainda cinco manuscritos inéditos, um deles, lançado em 1994, é Paris no Século XX, provavelmente escrito em 1860, prevendo a situação da capital francesa cem anos depois, em 1960. Seus finais imprevisíveis também sempre mantiveram a atenção e a curiosidade do leitor. Os heróis de suas viagens maravilhosas são, em geral, patriotas, gentis, cultos, determinados, excêntricos, misteriosos, honrados, sagazes, românticos, sem no entanto se envolver com as mulheres, e capazes de seguir adiante com as mais utópicas fantasias.
A principal característica de Verne em seus trabalhos, talvez tenha sido a de prever grande parte dos inventos (sem nunca tê-los realmente inventado) que se tornariam realidade anos depois, já no século XX, como a televisão (“foto-telefoto”), antes mesmo da invenção do rádio, o helicóptero, ante da invenção do avião (também prevista por ele), o automóvel, os trens metropolitanos suspensos, o fax, o dirigível, o cinema falado, o gravador, a iluminação elétrica e a neon, as calçadas rolantes, os diamantes sintéticos, o ar-condicionado, os arranha-céus, os mísseis teleguiados, os tanques-de-guerra, o explosivo definitivo, capaz de liquidar com o mundo, o uso de gases como armas de guerra, o silencioso fuzil elétrico, os submarino (com propulsão elétrica), os veículos anfíbios, os telescópios gigantescos, os transatlânticos, a caça submarina, a geração de energia elétrica a partir da luz, e da água do mar, e até as naves espaciais! Curiosamente, jamais previu a invenção do computador.
verossimilhança científica (todos os seus livros são plausíveis, dos pontos de vista moral, científico e geográfico) de sua obra foi contemplada, pouco antes de sua morte, em 1905, pela Academia francesa de Letras. Foi casado com a distante Honorine,  e em 1907, seu perturbado filho Michel ergueu uma estátua em seu túmulo. Assim, foi e ainda é um escritor de muito sucesso, o mais lido no mundo, particularmente na linha infanto-juvenil, influenciando gerações graças a seu estilo claro, fluente e vigoroso, e sua grande didática. Sua obra não perde a atualidade, tendo sido traduzida em todos os idiomas cultos, pelos cinco continentes!
Nesse clima, nossa escola faz a homenagem a esse homem que nos deixou há exatos 100 anos e que, com enorme prazer, aproximou os jovens de todo o mundo ao hábito da leitura. Em uma época em que clamamos por mais educação, seria impossível deixar de fora seus livros de nossa estante. Embarque com a (nome da escola) na mais recente viagem fascinante de Júlio Verne!


ORGANOGRAMA DO DESFILE

COMISSÃO DE FRENTE – Baile francês (corte século XIX)
ABRE-ALAS – Símbolos franceses
ALA 1 - advogados
ALA 2 – primeiros escritos: opéra
ALA 3 - primeiros escritos: comédia
ENTRADA DA BATERIA E DO PRIMEIRO CASAL
ALA 4 – Influências 1: Gulliver
ALA 5 – Influências 2: Robinson Crusoe
ALA 6 – Influências 3: Edgar Alan Poe (contos de mistério)
CARRO 1 – Viagem frustrada, viagens imaginadas (traz a viagem frustrada que Verne fez em busca do colar de corais para sua amada prima, introduzindo o gênero literário de maior destaque do autor)
ALA 7 – Obras 1: Cinco Semanas em Balão
ALA 8 - Obras 2: Viagem ao centro da terra

CASAL 2 – seres fantásticos de Viagem ao Centro da Terra (o casal vem com coloridas fantasias, de seres fantásticos que viveriam nos mares subterrâneos, segundo a obra de Verne)
ALA 9 - Obras 3: Vinte Mil Léguas Submarinas
ALA 10 - Obras 4: A Volta ao Mundo em 80 Dias

ALA 11 - Obras 5: O Senhor do Mundo
ALA 12 - Obras 6: Paris no Século XX
CARRO 2 – O mundo imaginado que Júlio Verne não conheceu (o século XX por Júlio Verne, dando sequência à ala 12) / Opção 2: outras obras de Verne
ALA 13 – Previsões 1: comunicaçaão
ALA 14 – Previsões 2: transporte
ALA 15 – Previsões 3: guerra
CASAL 3 – O avanço científico
ALA 16 – Previsões 4: entretenimento
ALA 17 – Previsões 5: ciência
ALA 18 – Previsões 6: energia
CARRO 3 – Aclamação do gênio (sobre o reconhecimento de sua obra, caracterizada pela verossimilhança)
CASAL MIRIM?
ALA 19 – ala das crianças: alunos, o futuro da nação
ALA 20 – baianas: professoras
ALA 21 – a morte do analfabetismo
ALA 22 – o conhecimento proporcionado pela leitura
ALA 23 – grandes autores brasileiros
ALA 24 – grandes autores estrangeiros
CARRO 4 – A educação é a solução! Vamos ler!

BATERIA – os heróis de Júlio Verne (o coração da nossa escola é representado por homens muito parecidos em suas características aos heróis de Verne, defendendo com muito amor, honra e respeito nosso pavilhão)
CASAL 1 – a riqueza dos alfabetos: sinais que transmitem conhecimento à todos (letras como essência de todo o conhecimento escrito)



 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores