Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

sexta-feira, 10 de março de 2017

ENREDO 1102: AMAZÔNIDAS: UMA VIDA EM COMUNHÃO COM A FLORESTA

alexandro18souza@gmail.com

ENREDO: AMAZÔNIDAS: UMA VIDA EM COMUNHÃO COM A FLORESTA




NOME OFICIAL: Grêmio Recreativo Escola de Samba de Enredo Acadêmicos da Lira
PRESIDENTE E ENREDISTA: Alexandro Souza
FUNDAÇÃO: 22/02/2016
SÍMBOLO: Lira
CORES: Azul, Branco e Amarelo
BATERIA: Cadência da Lira

APRESENTAÇÃO:
Saber...
Ser caboclo é ser Guardião da Amazônia, é
Conhecer;
A alma do rio e o clamor da floresta
É ouvir a voz dos ventos
E saber dos encantamentos...
Este enredo e tem como objetivo através da figura do pescador, do coletor e do benzedor. Homenagear todos os caboclos que vivem na Amazônia, caboclos esses que sobrevivem apenas com o que a natureza oferece.
SINOPSE:
Na beira do rio ou no coração da floresta, vive um caboclo de vida simples na casa de madeira ou de palha. É sonhador e cultiva a eterna esperança.
1º CABOCLO: O PESCADOR
A canoa corta o banzeiro, tem caboclo pescador que do rio tira seu alimento, num bailado do rio que alcança o horizonte. Ele prepara a malhadeira, a tarrafa ou o anzol. Tem fartura de peixe. Tem matrinxã, aruanã, curimatã, pirarara, dourado e muito mais.
2º CABOCLO: O COLETOR
A lâmina do terçado corta o caminho na mata. É da grande floresta que o caboclo coletor tira seu sustento. no reino da grande sumaumeira a arvore que toca o céu, acortina verde se abre para enxergara fartura.Tem açaí, bacaba, tucumã, buriti, taperebá e pajurá.
3º CABOCLO: O BENZEDOR
O curandeiro da Amazônia, encontra no seio da mata, o remédio de muitas enfermidades, tem o dom de extrair do óleo de andiroba, da copaíba a solução para doenças. Os espíritos da floresta o guiam  na busca pela cura, cura essa que vem aos caboclos enfermos e judiados pelos espíritos da escuridão.

ROTEIRO
Enredo: Amazônidas: Uma vida em comunhão  com a floresta
Nº de setores: 1 setor
Nº de alegorias: 2 alegorias
Nº de alas: 12 alas
Nº de componentes: 1000 componentes, 100 ritmistas, 120 baianas, 1 ala de passista,1 ala da velha guarda e 1 ala das crianças

Setor :  filhos da mata: amazônidas
O setor apresenta os três caboclos da Amazônia o pescador, o coletor e o benzedor.
Comissão de frente - Em harmonia com a natureza
A comissão de frente representa a paz entre o homem da Amazônia e a natureza, em que ele retira dela apenas o necessário para sobreviver, é composta de dez integrantes sendo que 3 são homens que representam o pescador, o coletor e o benzedor e os outros 7 são bailarinas que representam a natureza. A coreografia representa uma dança de harmonia.
Casal de mestre-sala e porta bandeira: O bailado da natureza
O casal de mestre-sala e porta bandeira representa o perfeito funcionamento da natureza e como cada ser vivo que nela vive cumpre seu papel em perfeita harmonia. A fantasia da porta bandeira é feita toda com sementes de vários tipos, a base da saia é cercada de penas longas artificiais. A roupa do mestre-sala também é feita de sementes e possui um costeiro feito de penas artificiais e possui uma capa com um desenho de uma paisagem que representa a Amazônia.
Alegoria 1: A morada cabocla
A alegoria 1 representa a vida cotidiana dos caboclos. A base do carro é decorada com folhagens, na parte da frente vem escrito o nome da escola, na lateral da alegoria existem representações de casas típicas dos caboclos. No centro do carro existe uma escultura de um caboclo que em primeiro momento fica camuflado por folhagens e posteriormente se revela, e levanta os braços segurando nas mãos um coração verde que pulsa e possui efeito de iluminação. A base da alegoria possui iluminação verde.
Destaque: Fantasia: DNA caboclo
   

Ala 1: Pescador
A ala faz uma homenagem ao caboclo que tira dos rios seu sustento. A fantasia traz e representação de uma roupa comum de pescador só que cercada por uma rede de pesca que contém varias miniaturas de peixes, o adereço da cabeça é um chapéu que possui penas feitas de tecidos o que permite um bonito efeito na avenida. As cores predominantes da fantasia são a azul e a verde.


Ala 2: Banzeiro
Os rios da Amazônia em dias de ventos fortes ficam agitados e produzem os chamados banzeiros. A fantasia traz a representação da água em forma de ondas (banzeiros) e tecidos que quando o componente se movimenta produzem um efeito na avenida. A fantasia é integralmente azul.
Ala 3: Bateria  - Fartura nos rios
Os rios da Amazônia são conhecidos pela grande riqueza da fauna marinha, com inúmeras espécies de peixe. A fantasia traz com peça central o Pirarucu o maior peixe de água doce, o costeiro da fantasia possui dois tucunarés e acetatos azuis representando a água.


Ala 4: Mistérios dos rios
A Amazônia como um todo possui uma aura mística e é cercada de crenças em seres encantados, a ala fala dos mistérios que habitam o fundo dos rios, como a cobra Honorato, a yara e o boto. É dividida em três partes uma parte representa a lenda da cobra Honorato, outra a lenda da yara e outra a lenda do boto.
Tripé: Da coleta o sustento
O caboclo que tira da floresta matérias primas de produtos, seja elas frutas, sementes, cipó, ervas medicinais. O tripé é um homenagem a esses caboclos, a base é feita toda de trançado de cipós e possui uma iluminação que mescla verde e amarelo, no centro do tripé tem a figura de um caboclo que segura em uma mão um ramo e na outra um terçado, nas costas da escultura tem pendurado um paneiro.

Ala 5: O coletor
A ala representa o caboclo coletor. A fantasia é uma representação do caboclo coletor traz o peneiro, o adereço de mão é um terçado e o adereço de cabeça é um chapéu que possui penas feitas em tecido.
Ala 6: A floresta é a fonte
A fantasia é decorada toda com plantas e cipós o costeiro é formado por penas espetadas na cor verde, o adereço da cabeça é a face de uma onça pintada, também possui penas. 
Ala 7: Crianças - Do fruto à semente
A ala representa os produtos retirados da floresta pelas mãos do caboclo coletor. A fantasia traz frutas típicas da Amazônia, ervas medicinais e miniaturas de garrafas que representa o latex da seringueira, o óleo de copaíba e da  andiróba.
Ala 8: baianas – Mãe natureza
A fantasia das baianas representa todo o esplendor da floresta amazônica, a saia da fantasia é feita toda em trançados de cipó coloridos de verde, a parte de cima da fantasia é feita de tecidos que imitam folhas, o adereço de cabeça é uma coroa  também feita em trançados de cipó.
Tripé: A cura do caboclo
O tripé representa o terceiro caboclo homenageado no enredo. A base do tripé é formada toda por rostos que representam os espíritos da floresta que guiam o benzedor pela mata para encontrar a cura das enfermidades. No centro do tripé tem uma escultura articulada de um homem que segura ervas medicinais nas mãos no tripé também existem esculturas que também representam os espíritos da mata.
Ala 9: O benzedor
A ala representa o caboclo benzedor que cura muitos males dos ribeirinhos pela Amazônia. A fantasia como a das alas 1 e 5 representa as vestimentas de um caboclo comum, o adereço de cabeça é um chapéu que possui penas verdes feitas em tecidos. A cor da fantasia é predominantemente verde.
Ala 10: rezas e benzeduras 
A ala representa as rezas e benzeduras feitas pelos benzedores para curar os males causados pelos maus espíritos da florestas.
Ala 11: Em cada palmo de terra uma planta: uma cura
 A floresta Amazônica é uma das mais ricas em biodiversidades do mundo, em cada metro de floresta existem plantas que curam, o que faz da Amazônia um farmácia a céu aberto.

Ala 12: Passistas - Espíritos da cura
São os espíritos que auxiliam os benzedores na busca pela cura. A fantasia faz referência aos seres míticos do bem que vivem na florestas.
Alegoria 2: Amazônia: teus rios, teu solo sagrado
 A alegoria traz a representação da Amazônia através da grande Samaumeira a arvore da vida a mãe de todas as arvores da Amazônia. Na parte da frente do carro existe um espaço para que a ala da velha guarda possa vir em cima da alegoria, na parte central do carro a representação da grande samaumeira que inicialmente vem a uma altura de 10 metros, mas possui um mecanismo que permite a árvore atingir 18 metros de altura, a árvore é cercada por três esculturas articuladas que representam o pescador, o benzedor e o coletor.
Destaque: Fantasia: utopia cabocla

Observações:
matrinxã, aruanã, curimatã, pirarara, dourado são peixes que habitam os rios da Amazônia.
açaí, bacaba, tucumã, buriti, taperebá e pajurá. São frutas que encontram-se na floresta amazônica.
Malhadeira e tarrafa. São instrumentos que os pescadores usam para capturar os peixes dos rios.
O texto de apresentação contém trecho da toada utopia cabocla do Boi Caprichoso de 2007.
Referências
Imagens retiradas da internet para ilustrar o enredo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores