Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

A Recopa – Recoloca! Uma competição diferente no Concurso de Enredos

Recopa – Recoloca! Uma competição diferente no Concurso de Enredos
É um teste, dar uma nova chance para enredos que ficaram entre o 3º e 4º. Uma motivação para estes enredos, terem a chance de disputar um título inédito que irá classificar um enredo para o 11º Concurso de Enredos.
Alguém vai voltar!
São 10 bons enredos, quem chegou até aqui qualidades possui e nessa disputa mais de 20 enredos ficaram para trás. Quem está aqui, no mínimo superou outros 20!  Não é foi fácil chegar até aqui e superar dezenas de adversários, e alguns muito bons que ficaram para trás como Vitrines, Emovere, até temas fortes como Cora Coralina, Mangueira, Salgueiro, Águia da Portela, todos estes ficaram de fora.
Vamos agora recapitular quem entra nesta disputa! ❤❤❤❤❤❤
Terra-Mãe é um enredo que propõe a missão de fazer novas descobertas sobre a Bahia. É um daqueles enredos tem uma difícil missão de recontar, trazer elementos diferentes de um tema já bastante mostrado, inúmeras vezes no carnaval.  


E ele é bem sucedido, consegue no geral trazer aspectos novos sobre a Bahia, principalmente quando aborda aspectos e caracteriza de outras regiões. A Bahia é um Estado bastante extenso, maior que muitos países, apresenta uma geografia com boa complexidade o que gera aspectos até então ocultos que podem surpreender.
O enredo entra nesta Recopa com chances de título.
O que pega?
No geral, vai do quanto cada um vai se surpreender com algumas passagens e valorizar estes novos aspectos que estão sendo trazidos. Bahia por ser um tema já tantas vezes retratado é difícil.
Outra questão é que o enredo cometeu o pecado de trazer trechos de textos copiados na integra, isso eu apontaria como o calcanhar de Aquiles deste enredo.
Chespirito é um daqueles enredos simpáticos. Chespirito é leve, agradável. Um personagem popular, um mexicano que é fenômeno no Brasil, com uma popularidade invejada por muitos humoristas brasileiros.
Também é um enredo que tem um bom desempenho, agradou muita gente, encerrou de maneira alegre o 10º Concurso de Enredos, lembrando que este foi o nosso 42º desfilante!


Vejo que o enredo entra com chances de obter uma boa posição, mas não colo com alguém brigando pelo campeonato, vejo que pode surpreender na briga, mas no final acho que optaram por algum outro. É aquele que dependendo poderá incomodar e deixar muita gente boa para trás. Ganhar seria mais difícil.
O que pega?
A minha maior crítica ao enredo está no roteiro, vejo que se prende em momentos específicos de episódios, detalhes e particularidades de inúmeros episódios. Em contrapartida, coisas mais importantes na vida do homenageado ficam em segundo plano. O resultado é que muitas vezes a narrativa é perdida.

ICAMIABAS, AS GUERREIRAS DA AMAZÔNIA DE Alexandro Souza (clique para ler o enredo)
ICAMIABAS este enredo é daqueles que pega um tema que já passou muitas vezes, mas sempre como parte de outros enredos e nesta oportunidade é dado o “close”. Muito já se falou de Icamiabas, mas não recordo de ter visto elas como as protagonistas, o enredo ser sobre elas. Geralmente era Amazônia, lendas a Amazônia e por algum momento elas eram “citadas no enredo”. Esta é a diferença apresentada por Alexandro.
O que eu mais gosto deste enredo é o roteiro, vejo que apresenta boa criação de alas e alegorias. Com um roteiro criativo, imagino sempre um desfile muito bonito das Icamiabas.
 O que pega?
Amazônia é outro tema já bastante retratado, o tema em si não é novidade, então sempre é um enredo que para ganhar concurso terá mais dificuldade, encontrará mais resistências, assim com Terra-Mãe. Mesmo que seja enredos esforçados, o desafio sempre será enorme.
Outra ponto contra o enredo, é que por alguns momentos se tem a impressão que faltou um acabamento melhor, sinopse, roteiro são bons, mais ao mesmo tempo também temos a impressão que poderiam ir ainda melhor.
Mas vamos aguardar, é um enredo com chances de levar. Posiciono como um dos favoritos da noite.

29 de fevereiro é um enredo que parte de um tema bastante original, um dia que acontece de 4 em 4 anos.
29 de Fevereiro acaba sendo um verdadeiro desfile de curiosidades sobre o dia, mas que infelizmente falta algo mais firme para se sustentar com força para competir com outros enredos em pé de igualdade.
Na Recopa este desfile será um momento de cair no samba, um enredo com fatos curiosos e sem chance de campeonato.
O bailado da mãe com o filho – Maria Helena e Chiquinho de Fábio Granville (clique para ler o enredo)

Maria Helena e Chiquinho sem dúvidas este enredo é uma grande atração do Concurso de Enredos, é uma demonstração que o Concurso de Enredos temático pode render belas atrações com esta homenagem ao casal histórico da Imperatriz.
É um bom enredo, que explora mais a história do casais de MS e PB, do que exatamente aspectos da vida dos homenageados.
O que pega?
Talvez seja este o ponto, o quanto vamos cobrar de mais coisas sobre eles. O quanto vamos comprar esta proposta de falar dos casais e não do “casal”.
Eu particularmente considero que assim como está legal, mas poderia trazer mais alguma coisa sobre eles, a proposta foi fazer um pastel, ok. Talvez o recheio não rendesse um enredo inteiro, mas poderia ter mais recheio esse pastel.
Outra questão, é o roteiro, falta um acabamento, a leitura de alas e carros está tudo atrás de outras propostas mais encorpadas.

Osuanlele – Considero desta fase recente do Concurso de Enredos, o enredo Afro mais bem sucedido entre todos apresentados desde o quinto Concurso de Enredos.
A história do Príncipe de Porto Alegre está bem contada e representa um afro diferente, que eu posso chamar o enredo de “Afro-rio-grandense”. Neste enredo foi revelado um aspecto pouco explorado do Rio Grande do Sul (nacionalmente falando), que tem a imagem muito associada a gaúcho e loiras modelosOsuanlele trouxe o “batuque gaúcho”.
 Também é um enredo que abordou pontos do Rio Grande Sul, quase sem perceber, temos ali “Ceps”, mas sem o tédio de um cep. O enredo passa pela praia de Cidreira, Bagé, Lagoa dos Patos, Lago/Rio Guaíba e Porto Alegre, de maneira bastante agradável.
Embora sendo um enredo “discreto” eu considero como um dos grandes favoritos da noite, tem todas as condições de disputar o campeonato.
Onde pega?
Vejo que é aquele enredo que com um acabamento maior cresceria ainda mais. Por isso, que talvez no desfile oficial ele tenha passado despercebido, ele não tem a imponência de outras propostas. É um tipo de enredo que é preciso para mais para olhar, com atenção e cuidado. Ele é bom, sem dúvidas o melhor enredo até aqui do Rodrigo Lopes.

VIAGEM NO TEMPO DE NENI CABRAL (CLIQUE PARA LER O ENREDO)
Viagem no tempo foi enredo de um autor buscando o bicampeonato. Depois de Costinha, o Neni Cabral resolveu viajar no tempo! Pode ser o grande favorito da noite, vamos aguardar!


Eu, particularmente, gosto bastante desde enredo, o tema é interessantíssimo, as possibilidades com ele são as mais variadas. É um tipo enredo “prafrentex”, trás um assunto complexo, mas bastante atual, inclusive a temática está em alta e tem potencialidades imensas para um verdadeiro show na Sapucaí ou em qualquer outra pista.
E neste enredo o Neni trouxe máquina do tempo, teoria das cordas, curiosidades, mistérios, além de lembrar de filmes e personagens famosos ligados com a temática.
O que pega?
É um tema muito vasto, poderoso! Gera muitas expectativas e até cobranças, vejo que por esse lado poderemos encontrar reações das mais variadas. Vejo que para alguns, o enredo ficou a desejar.


O Mundo Gavião de Lucas Xavier (clique para ler o enredo)
O MUNDO GAVIÃO eu pessoalmente considero a maior surpresa, eu nunca cogitei que Gaviões poderiam levar a melhor sobre Águia da Portela, Mangueira, Salgueiro e tantos temas fortes do temático. Mas Gaviões está aí e em terceiro lugar!

Mas todo o resultado é possível se encontrar uma explicação. Vejo que muitos adversários erraram e no final deu Corinthians!
Eu particularmente gosto da “largada” do enredo, começou um enredo meio louco, mundo Gavião, loucos corintianos, paixão, torcida. No geral foi um dos enredos que mais soube aproveitar o fator “emoção” das escolas.
O que pega?
Não vejo com chances de campeonato. Mas é aquilo, chegou até aqui, já deixou muita gente pra trás. Então... Muito cuidado com “esses” Gavião!
Eu considero um enredo de difícil exploração, como já relatei em outras oportunidades, eu vejo Gaviões da Fiel como uma escola que já se repete nas suas temáticas, fala muito já do time de futebol, conta história de paixão, lembra acontecimentos, vem com muito preto e branco, vitórias, conquistas. E muitas vezes trás um temas enredos bem complicados Ceps, o Ronaldo das Travas, acaba não sendo um enredo que vejo com potencial para levar uma Recopa com outras propostas bastante sedutoras. Mas vamos ver!


ZÉ KÉTI está aí uma grata surpresa! É um enredo bastante simples, mas agradável, simpático, aquele enredo que é cativante!


Um homem do samba sempre vai render pano pra Manga! Portela, Beija-flor, Unidos da Ponte! Venha quem vier! É recontada mais uma vez um história que precisa muitas vezes ser recontada, relembrada e também sempre com um frescor novo. E Zé Kéti nos proporciona isso, com suas músicas, pelos lugares onde passou, como o fio central e condutor deste enredo.
E faltou muito pouco para este enredo não ir para o Supercampeonato, na pontuação total, nas notas dos jurados o enredo era o vice-campeão, mas por questão de faltar às referências e  a ala de Baianas, o enredo foi penalizado e com isso está na Recopa, tentando a sorte.
Onde pega?
É um enredo com chances de campeonato, vai depender do quanto irá emocionar. Se chegarmos 11 horas da noite sem um campeão, se Zé Keti chegar e emocionar poderá levar. Mas vejo que briga por fora. Seu maior problema está no roteiro, falta uma melhor descrição de alas e alegorias, falta uma questão concreta para imaginarmos este roteiro.


Alô, Alô, Terezinha! É o melhor enredo da Tartalla desde As Rainhas e as Nadinhas. Os enredos da Tartalla, no geral, andavam pecando no tema e exploração.
 Vejo que “Alô! Alô!” Dá um rumo que permite explorar e apresentar um desenvolvimento mais satisfatório que edições anteriores, não somente com a exploração da sua marca que é o mundo das subcelebridades, mas soluções plásticas com mais riqueza.  
Também não cai em armadilhas de outras propostas, o tema é mais leve, acaba agrandando mais gregos, troianos e até as "invejosas" de plantão, que sempre gostam de perseguir a nossa querida participante.
Pode ser difícil fazer humor, propostas ousadas muitas vezes poderão ser grandes fracassos. Este enredo é foi um dos momentos agradáveis desta edição, é um enredo que se destaca pela diferença e originalidade. Não acho que disputa o título, mas pode conseguir obter uma boa posição, embora a disputa é complicada.
O que pega?
Vejo que é mais um enredo entre tantos nesta noite que a palavra "acabamento" é o grande senão. Muitos enredos nesta noite são bons, mas você nota que poderiam mais, que poderiam com mais tempo ganhar mais vigor e força pelo menos se tratando em competição e campeonato.
Já pensando em proporcionar um momento de diversão para todos, este é mais um exemplo de enredo eficiente, tem uma proposta e cumpre a sua proposta. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores