Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

12+12+12 = Grupo de Acesso no Concurso de Enredos

Como já comentamos anteriormente, o sistema do Décimo Primeiro Concurso de Enredos será por seleção dos enredos.
A diferença é que a seleção não é feita antes do desfile (como muitas vezes foi sugerido), ela será feita durante os desfiles com a ajuda dos participantes.



Todo mundo desfila e ninguém fica de fora! Ninguém é excluído. A primeira fase será de voto popular, a segunda fase de julgamento tradicional dos jurados.


Mas é aquilo, poderemos ter alguns casos de injustiças, vai que na seleção, naquele momento algum bom enredo é ignorado? Como fazer?

Vamos inicialmente manter as regras, que é fazer um Décimo Primeiro Concurso de Enredos com duas chaves, os 40 enredos ou 30, ou seja lá o que vier, vai gerar  dois grupos de 10 enredos.

Ainda os eliminados vão disputar uma Recopa e terão uma segunda chance de ascender. Ninguém é rifado no processo, vamos se proteger do erro. Ficará um pouco mais complicadinho, mas no final tudo se arruma. 

E também, estou pensando na possibilidade da seleção, mais rigorosa e por níveis, assim formar grupos de Acesso para o Décimo SEGUNDO CONCURSO.

Fazemos o 11 e já pensamos no 12!
Como seria isso?
Em vez de selecionar 20 melhores como será no 11º, no 12º a seleção irá tirar apenas 12!
O desfile do 12º concurso de enredos classificará os enredos em grupos Especial, Acesso A, B, C. D... Assim o processo seria esse, temos 40 enredos. O desfile classificará quem é Especial, quem é Acesso A, B. C...

Os 12 primeiros enredos serão do Grupo Especial, os classificados por voto popular entre 13 e 24 ficam no Grupo de Acesso. 25 a 36 Grupo de Acesso B. 37 a 40 Grupo de Acesso C.

Os campeões do Grupo de Acesso do 12 sobem para o Grupo Especial do 13º de Enredos, que terá a seleção de 11 enredos, mais o campeão do Grupo de Acesso A do 11º Concurso de Enredos. Mas notem que tem uma pequena diferença, não é autor que sobe para o Grupo de Acesso, é o enredo que vai, o mesmo enredo que disputou o Grupo de Acesso e venceu, disputará o 13º Concurso.

O autor participará com seus novos enredos normalmente no Décimo Terceiro. Ele poderá ser classificando e disputar com um enredo no Grupo D, mas no desfile do 13º se seu enredo for bom poderá ir direto para o Especial.

Pq isso?
Repetindo, com os enredos é uma maneira de dar uma chance para eventualmente um bom enredo que não foi bem classificado com o público, mas mostrou seus méritos quanto foi julgando pelos jurados. Assim ele volta, o sistema será pensando em não deixar passar nada e nem abandonar ninguém! 
Um exemplo simples, é o enredo Bonecas que não foi campeão popular, Manchete venceu no dia do desfile. Mas no julgamento o enredo Bonecas cresceu. Assim, alguns enredos poderão crescer nas notas dos jurados e merecerem uma "segunda" chance.

Seriam ainda formados grupos No 13, 14, 15,16... Um enredo do Grupo D de 12º Concurso de Enredos poderia eventualmente ir ganhando os grupos e terminar como Campeão do Grupo Especial do 16º Concurso de Enredos.

Lembrando que os grupos são enredos, não são escolas/autores.
Assim o desfile SEMPRE É com todos e todos são Especiais. No desfile é que vamos gerar Especial, Acesso e quem é Especial ou Acesso será os enredos e o que vier a ser apresentado, assim como enredos antigos poderão vir para disputar os grupos (a tal segunda chance). Quanto autores, pode ser o último do Concurso passado, mas se trazer um grande na edição seguinte vai com o seu enredo para o grupo Especial.

Também resolvemos o problema dos autores que não disputam todas as edições. Alguém pode ser um grande campeão, mas não estar em um ano bom, ele seria rebaixado. Não será assim aqui. Ele vem para o desfile como todos, se o seu enredo for bom no desfile, ele se classifica para disputar o Grupo Especial, se for considerado mediano vai pro Acesso.

Serve para quem é o atual campeão, o atual campeão poderá ser classificado para grupo de Acesso, se o seu enredo no concurso seguinte for considerado fraco.

Isso são apenas possibilidades, mas dividindo os enredos em níveis resolveria o problema dos campeões múltiplos. Já que muitos jurados funcionam melhor julgando um número pequeno de 8-12 enredos. Até a seleção de 20 enredos já seria um número grande.

E também nos poderemos colocar todos os enredos para julgamento e grupos, sem excluir ninguém desse processo e nem ficar com culpa com algum eventualmente injustiçado na votação popular.

Aceito desde já opiniões e sugestões. O sistema é meio complicado, mas no decorrer não vai ter muitos mistérios.

Pq tem que ser tão complicado?
O formato é pensando no bem de todos e inclusão de todos, buscar sistema e fórmulas para não excluir ninguém. Permitir que o Concurso de Enredos tenha 200 enredos em uma edição se necessário for! Todo mundo desfila, todos participam!
Por isso, temos que buscar formatos complicados, mas que não excludentes para ninguém.
E no desfile vamos tirar os melhores para disputar o título. É fato que temos durante o desfile os melhores e geralmente sabemos quem irão ser. Então economizamos tempo já pre-selecionado quem vai pro caneco e quem não vai.
Mas mesmo quem não for ainda terá segunda chance, vai ser julgado por alguém que vai poder ressuscitar, aqueles eventualmente injustiçados pelo voto popular poderão se recuperar e voltar.

Arrumando aqui e ali no final todos irão ficar felizes!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores