Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Justificativas sexta-feira - J3- Cláudia Bauer

AVALIAÇÃO DO ENREDO “VALESCA”

Apresentação: como as notas variam de 9 a 10 eu dividirei o desconto em décimos.
a)     Título: 10.

Justificativa: para mim um bom título de enredo é aquele que eu consiga visualizar boa parte do enredo sem precisar se alongar em extensão. Como a homenageada é curta e grossa em suas colocações nada melhor do que você ter escolhido um título como o que você adotou.

b)    Visual: 10.

Justificativa: visual limpo e sem frescuras. Eu gosto assim, não precisa inventar muito.

c)     Introdução: 10.

Justificativa: justificativa para mim tem que ser utilizada apenas como instrumento de identificação de sinopse, que é o que você executou.

ARGUMENTO: como essa fase a amplitude de notas é bem maior (de 5 a 10) então provavelmente o desconto não será fracionado.
Nota: 9,3.
Meus critérios para a sinopse são: o tema (a capacidade que o tema tem para me interessar), a clareza da proposta e a objetividade do delineamento. Não tirei ponto da clareza do tema, já que ficou claro o objetivo do enredo. Tirei 3 décimos do tema, pois não acho que ela seja justificativa para ser um enredo inteiro. Tu poderia até utilizar trechos das músicas dela para montar outro enredo, mas fazer um enredo apenas dela eu não acho suficiente. E tirei 4 décimos da objetividade, pois eu achei que aquela parte da justificativa tirou o foco da sinopse poética. Sinceramente se você adotasse apenas a sinopse poética, que está bem montada, seria o suficiente. Essa parte da justificativa ficou desnecessária, pois durante o desenvolvimento você já argumenta sobre a vida da homenageada.

DESENVOLVIMENTO: avaliada da mesma forma que o argumento pela amplitude de notas.
Nota: 10.
Ao contrário da sinopse achei que o desenvolvimento foi bem correto e objetivo. Como falei no item anterior, a descrição da vida dela durante o enredo em si tá bem clara e detalhada. Gostei.
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA:
Nota: 8.
Como eu disse em outros julgamentos o que mais me importa em um enredo proposto por alguém que queira ganhar o concurso é a escolha do tema e o fato de você me descrever minuciosamente cada ala, alegoria e tripé. Esses 2 pontos que eu te tirei foram justamente porque você apenas descreve as passagens que a homenageada viveu, deixando de lado como você idealiza as fantasias e alegorias.

CONJUNTO ARTÍSTICO:
Nota: 9.
Eu acho que você soube achar um meio termo aceitável para um enredo que eu julgo limitado. Eu te tirei um ponto primeiro justamente pelo tema (3 décimos), segundo pelas justificativas que abordei nos outros tópicos (3 décimos) e o último, e eu acho importante, é que em nenhum momento você fez a citação inicial do número de alas, alegorias e tripés. Em todos os outros enredos eu vi o pessoal dando uma satisfação na primeira ou segunda página do projeto e você não colocou. Pode parecer bobagem, mas eu acho importante justamente para identificar o seu projeto. Seria uma espécie de satisfação que você imprime ao jurado, e pelo menos pra mim faz a diferença.
AVALIAÇÃO DO ENREDO “OSANUELE”

Apresentação: como as notas variam de 9 a 10 eu dividirei o desconto em décimos.
a)     Título: 10.

Justificativa: para mim um bom título de enredo é aquele que eu consiga visualizar boa parte do enredo sem precisar se alongar em extensão. E em uma frase você conseguiu me fazer clarear quem é o homenageado, além de eu achar que o título do enredo é bem forte, marcante.

b)    Visual: 9,8.

Justificativa: eu acho que por ser um enredo que o homenageado é pouco conhecido, achei que você deveria ter adicionado algumas figuras para criar um clima africano. É diferente por exemplo do enredo da Valesca que a gente conhece bem a homenageada. Por isso tirei 2 décimos.

c)     Introdução: 10.

Justificativa: ótima justificativa. Descrição clara e objetiva do que vem na sinopse, essa é exatamente a minha concepção de introdução.

ARGUMENTO: como essa fase a amplitude de notas é bem maior (de 5 a 10) então provavelmente o desconto não será fracionado.
Nota: 10.
Meus critérios para a sinopse são: o tema (a capacidade que o tema tem para me interessar), a clareza da proposta e a objetividade do delineamento. E vou te falar: sinopse perfeita, tema instigante, cultural sem ser forçado e a sinopse é um resumo do que você vai detalhar a seguir. Perfeito.

DESENVOLVIMENTO: avaliada da mesma forma que o argumento pela amplitude de notas.
Nota: 10.
Veja o que faz a escolha do tema certo. Você não precisa forçar estrelismos, o tema e a história do homenageado fala por si. Desenvolvimento brilhante, interessante, instigante. Parabéns.

EXPLORAÇÃO TEMÁTICA:
Nota: 9.
Uma pena você não ter escrito mais como você idealizaria cada ala e alegoria. Você começou esboçando uma descrição de cada ala, mas apenas superficialmente. Por isso eu tirei 1 ponto de você. Vou te dar um exemplo: como você faria a fantasia das baianas? Que tipo de material? Existiria algum tipo de coreografia? Falo isso porque pra mim essa é a fase mais importante do enredo. Penso que a sinopse seja um resumão do que terá no desfile, já que é a referência para os compositores elaborarem um samba que não seja burocrático demais. E aqui seriam expostas as tuas idéias, como você iria vender teu peixe. Por isso essa nota.

CONJUNTO ARTÍSTICO:
Nota: 9,5.
Um belo enredo. Engraçado como as escolas se limitaram a falar de personagens africanos conhecidos e não dão atenção a pessoas como o homenageado em questão. Achei louvável você trazer esse enredo a nós. Eu tirei esses 5 décimos porque você não explorou visualmente o enredo tanto quanto eu gostaria e também, assim como o enredo da Valesca, eu gostaria de que você tivesse adicionado no começo do enredo o número de alas e alegorias. Isso é como se fosse uma carta de apresentação, uma satisfação aos jurados. Mas o enredo em si é bem interessante.

AVALIAÇÃO DO ENREDO “GRANDE TERREIRO” <= (edição da organização)

Apresentação: como as notas variam de 9 a 10 eu dividirei o desconto em décimos.
a)     Título: 10.

Justificativa: para mim um bom título de enredo é aquele que eu consiga visualizar boa parte do enredo sem precisar se alongar em extensão. E “grande terreiro Brasil” dispensa apresentações.

b)    Visual: 10.

Justificativa: visual limpo, com figuras certas nos lugares certos. Tudo o que é simples é o ideal.

c)     Introdução: 10.

Justificativa: resumo perfeito, a história do enredo é o mais importante.

ARGUMENTO: como essa fase a amplitude de notas é bem maior (de 5 a 10) então provavelmente o desconto não será fracionado.
Nota: 9,5.
Meus critérios para a sinopse são: o tema (a capacidade que o tema tem para me interessar), a clareza da proposta e a objetividade do delineamento. Não tirei ponto do tema que, apesar de ser um remake, foi desenvolvido com tanta profundidade que eu deixei de tirar ponto. Eu tirei 2 décimos da clareza da proposta. Para mim não ficou claro qual é o foco do enredo: é descrever os orixás ou a história da escravidão no Brasil? Ou ambos? Como consequência eu tirei 3 décimos da objetividade. A minha impressão é que você fez dois enredos diferentes: a história dos orixás e, em separado, a história da escravidão do Brasil. Embora eu louve o seu esforço para fazer um enredo bem completo, eu acho que ficaria melhor você separar esses dois itens, ou seja, ou fazer a história dos orixás ou fazer a história da escravidão.

DESENVOLVIMENTO: avaliada da mesma forma que o argumento pela amplitude de notas.
Nota: 9,8.
Assim como a sinopse, você agregou tantas alas que o desfile ficou fragmentado. Como eu disse no argumento, parece que você juntou dois enredos em um só. Eu ia tirar mais décimos, mas pelo seu trabalho (que eu acredito que foi imenso, afinal de contas não é fácil fazer 62 alas) eu tirei 2 décimos.

EXPLORAÇÃO TEMÁTICA:
Nota: 10.
Olha, se eu pudesse te dar 11, eu dava. Haja paciência para detalhar tantos setores assim. E olha, mesmo com o desenvolvimento fragmentado eu achei que você se saiu muito bem nas soluções de cada setor.

CONJUNTO ARTÍSTICO:
Nota: 9,7.
Quem me conhece sabe que eu não gosto de enredo afro. Mas eu acho que você se saiu bem contando a origem dos orixás, é algo que há muito tempo eu não vejo. O único problema que eu achei foi justamente essa fragmentação de temas que eu citei acima. De resto parabéns.

AVALIAÇÃO DO ENREDO “SANTA CRUZ”
                        Eu acho que quando uma pessoa se propõe a participar de um concurso com várias pessoas fazendo enredos, na minha humilde concepção não dá para aceitar que nem o teu nome seja explicitado no projeto. O seu enredo é seu marketing e você o tratou de forma equivocada e incompleta, para não dizer outra coisa. E isso em todos os aspectos: visual da proposta, concepção de enredo, especificações artísticas do projeto e justificativa do enredo. A impressão que eu tenho é que você fez um esboço do enredo e mandou sem ter análise. Por isso que dei a nota mínima em todos os quesitos.
AVALIAÇÃO DO ENREDO “TERRA MÃE”

Apresentação: como as notas variam de 9 a 10 eu dividirei o desconto em décimos.
a)     Título: 10.
Justificativa: ótimo título de enredo. A força do enredo se traduz facilmente no título.

b)    Visual: 10.

Justificativa: achei bem legal o jogo de figuras até na sinopse. Visual bem com cara da Bahia.

c)     Introdução: 10.

Justificativa: justificativa breve servindo como um convite a conhecer o enredo. Perfeito.

ARGUMENTO: como essa fase a amplitude de notas é bem maior (de 5 a 10) então provavelmente o desconto não será fracionado.
Nota: 9.
Meus critérios para a sinopse são: o tema (a capacidade que o tema tem para me interessar), a clareza da proposta e a objetividade do delineamento. Não tirei ponto do tema, pois eu o acho culturalmente rico e interessante. Eu tirei 5 décimos na clareza da proposta, pois eu não consegui identificar a relação entre a região do Estado e o tipo de povo colonizado. E isso aconteceu porque você não criou uma forma de organizar os fatos históricos dos povos. Vou te dar um exemplo: teve partes da sinopse que você estava falando do sul da Bahia e misturava a história dos indígenas com outros povos. Eu acho que se você resumisse a sinopse focando nos diferentes povos e não nas regiões ficaria mais didático. Nisso eu tirei 5 décimos, que foi a objetividade do delineamento.

DESENVOLVIMENTO: avaliada da mesma forma que o argumento pela amplitude de notas.
Nota: 9,7.
Esses 3 décimos que eu tirei foi devido à influência que a sinopse exerceu no desenvolvimento. Assim como a sinopse achei os setores um pouco embolados com relação à parte histórica.

EXPLORAÇÃO TEMÁTICA:
Nota: 10.
Eu achei a tua exploração bem realizada. Adorei a ideia de primeiro você fazer uma breve história sobre cada ala ou alegoria para depois descrever a fantasia. Perfeito, parabéns.
CONJUNTO ARTÍSTICO:
Nota: 9,7.
Achei um tema interessante, mas que você não soube explorar muito bem. Como eu te disse antes eu acho que se você contasse uma história com cronologia definida pontuando os primeiros povos e o desenrolar dos fatos e, a partir disso, introduzindo as regiões da Bahia seria melhor.

AVALIAÇÃO DO ENREDO “NOBRES CASAIS”

Apresentação: como as notas variam de 9 a 10 eu dividirei o desconto em décimos.
a)     Título: 10.
Justificativa: para mim um bom título de enredo é aquele que eu consiga visualizar boa parte do enredo sem precisar se alongar em extensão. E o título desse enredo resumiu o que consistirá o enredo.

b)    Visual: 10.

Justificativa: inserção de figuras certas nos lugares certos. E isso inclui a descrição do desenvolvimento do enredo.

c)     Introdução: 10.

Justificativa: embora eu não seja muito fã de justificativas após a sinopse, mas no caso da tua justificativa eu não despontuei justamente porque a tua justificativa não tinha como objetivo apresentar o enredo e sim justificar qualquer dúvida que ocorresse na sua sinopse. Então eu achei bem coerente.

ARGUMENTO: como essa fase a amplitude de notas é bem maior (de 5 a 10) então provavelmente o desconto não será fracionado.
Nota: 9,1.
Meus critérios para a sinopse são: o tema (a capacidade que o tema tem para me interessar), a clareza da proposta e a objetividade do delineamento. Não tirei ponto da clareza da proposta, que de cara eu já identifiquei. Eu tirei 4 décimos do tema escolhido, não pela mensagem passada (achei legal), mas sim pela ideia, que eu achei um pouco sem noção. Vou tentar explicar: eu gostei da mensagem final de que diferentes povos podem se conviver em harmonia, mas tentar unir povos de diferentes épocas é algo estranho na minha concepção. Há quem ache original, mas eu acho que se você adotasse povos da mesma época seria bem melhor. Além disso, eu tirei 5 décimos da descrição da sinopse. Eu achei que você se estendeu demais, acabou ficando cansativo ler. Se você tivesse adotado parágrafos menores e apenas informações básicas seria bem mais interessante.

DESENVOLVIMENTO: avaliada da mesma forma que o argumento pela amplitude de notas.
Nota: 9,7.
Esses 3 décimos que eu tirei do desenvolvimento foi exatamente da ideia adotada (como falei acima) de escolher povos de diferentes épocas. Mas o desenvolvimento em si está bem montado.

EXPLORAÇÃO TEMÁTICA:
Nota: 10.
Em primeiro lugar, antes de eu justificar os meus descontos, gostaria de te parabenizar pela exploração detalhada dos setores e principalmente por adotar primeiro a setorização bruta em caixa de texto para depois escrever sobre cada item. Achei que você foi muito feliz nisso pois a gente vai ter a noção em espaço físico do desfile. E eu também gostei das soluções plásticas que você adotou.
CONJUNTO ARTÍSTICO:
Nota: 9,7.
Achei que você harmonizou muito bem o projeto visual e descritivo do enredo. Entretanto, assim como em outros enredos, eu tirei 2 décimos pelo tema (não tirei mais por causa do detalhismo que você teve ao explorar os setores) e 1 décimo porque você não apresentou a descrição dos setores no começo do projeto. Penso que essa apresentação sirva de parâmetro de apresentação do projeto aos jurados, como se fosse uma satisfação que você está dando. Mas de toda forma gostei da tua abordagem.
AVALIAÇÃO DO ENREDO “D’QUINTA”
Apresentação: como as notas variam de 9 a 10 eu dividirei o desconto em décimos.
a)     Título: 10.
Justificativa: passou sem rodeios a proposta desejada.

b)    Visual: 10.

Justificativa: visual instigante, adoro mel rs.

c)     Introdução: 9,8.

Justificativa: tirei um décimo por você repetir várias vezes a palavra doce. Eu sei que o enredo é esse, mas eu acho desnecessário. E pelo fato de eu achar que introdução é apenas uma apresentação da proposta eu tirei um décimo pelo fato de você detalhar os setores aqui.

ARGUMENTO: como essa fase a amplitude de notas é bem maior (de 5 a 10) então provavelmente o desconto não será fracionado.
Nota: 8,5.
Meus critérios para a sinopse são: o tema (a capacidade que o tema tem para me interessar), a clareza da proposta e a objetividade do delineamento. Eu tirei 5 décimos em cada etapa que eu elucidei por um simples motivo: ao meu ver você equivocadamente reuniu em apenas um enredo 4 temas que poderiam ser enredos separados, ou seja, o mel, o açúcar, a importância do doce para crianças e o cuidado na ingestão de doces.

DESENVOLVIMENTO: avaliada da mesma forma que o argumento pela amplitude de notas.
Nota: 9,5.
Eu tirei 5 décimos justamente pelo fato que eu expliquei acima: a inserção de 4 temas em um único enredo fez com que tanto a sinopse como o desenvolvimento ficassem confuso e sem foco.

EXPLORAÇÃO TEMÁTICA:
Nota: 10.
Pra mim essa etapa não é influenciada pela sinopse e sim pela sua capacidade de abordar soluções criativas coerentes. E isso você fez muito bem.

CONJUNTO ARTÍSTICO:
Nota: 9,4.

Seis décimos perdidos justamente por causa de você adotar o delineamento errado de um tema. É o que eu falo, não adianta você querer englobar um mundo em um enredo. Melhor você transcorrer sobre uma ideia que você teve do que todas elas. Mas você é uma pessoa caprichosa.


AVALIAÇÃO DO ENREDO “NOVA ORDEM MUNDIAL”

Apresentação: como as notas variam de 9 a 10 eu dividirei o desconto em décimos.
a)     Título: 10.
Justificativa: achei um título de enredo que, ao mesmo tempo que traduz o tema, impacta.

b)    Visual: 10.

Justificativa: apesar de eu não gostar de projeto visualmente carregado, acho que esse tema pede imagens mais fortes.
c)     Introdução: 9,8.

Justificativa: tirei 2 décimos justamente porque achei desnecessário você ter colocado a música.

ARGUMENTO: como essa fase a amplitude de notas é bem maior (de 5 a 10) então provavelmente o desconto não será fracionado.
Nota: 9.
Meus critérios para a sinopse são: o tema (a capacidade que o tema tem para me interessar), a clareza da proposta e a objetividade do delineamento. Não tirei ponto do tema, que eu acho interessante. Eu tirei 5 décimos da clareza e 5 décimos da objetividade primeiro porque eu não entendi o enredo a partir da sinopse e segundo (que traduz o primeiro desconto) é que você se estendeu tanto no tema que fez com que o objetivo se perdesse na sinopse.

DESENVOLVIMENTO: avaliada da mesma forma que o argumento pela amplitude de notas.
Nota: 10.
Ao contrário da sinopse, eu visualizei perfeitamente o enredo somente no desenvolvimento. Por isso não descontei.

EXPLORAÇÃO TEMÁTICA:
Nota: 8.
Tirei 1.5 pontos porque você não explorou os setores como eu gostaria. Apesar de você ter colocado imagens que a gente pode deduzir o que você vai fazer eu gosto de ver você explicando realmente o que você quer. E os outros 5 décimos foi porque as tuas soluções são bem batidas, você retirou muito de outros desfiles. Mais uma vez louvo o fato de você me apresentar fotos em cada setor, mas eu acho que você pode mais.
CONJUNTO ARTÍSTICO:
Nota: 9,5.
Cinco décimos perdidos por causa de uma sinopse e falta de soluções criativas no teu enredo. Além disso, acho que você deveria explorar mais os detalhes, isso faz toda a diferença justamente porque isso é um concurso. Mas é um tema bem original.

AVALIAÇÃO DO ENREDO “PRETO E BRANCO”

Nota para todas as justificativas (exceto o argumento): 10. Nota para o argumento: 9,7.
Humberto, é impressionante como você sabe me agradar mesmo sem nenhuma pretensão. É impressionante como você pega um tema de certa forma bobo como esse e transforma em algo visualmente e “ideologicamente” interessante. A tal ideologia que eu falo é a defesa do seu enredo, a proposta que você quer passar, assim como a profundidade do tema abordado. Novamente te falo: você tem muito talento. Eu tirei 2 décimos justamente porque o tema não me agrada muito. Essa escolha que você fez me lembra muito o estilo de desfile da Mocidade Alegre de 2013: um desfile visualmente bonito, mas a mensagem passada é boba. Tenho certeza de que você não vai concordar comigo, mas eu acho o tema leve demais para ser levado na avenida, parece muito os enredos do Paulo Barros naquelas épocas que ele fazia enredos com temática pop star. É claro que você amarrou muito bem o tema, mas não me simpatizo. Além disso, eu tirei 1 décimo porque eu senti falta de você falar sobre o lado bom do preto e o lado ruim do branco, já que em alguns países existe essa cultura. Mas de resto você me agrada totalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores