Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

domingo, 25 de setembro de 2016

Justificativas Quinta-feira - jurado 2 - Marcelo PTavares

///////////////////////////////////////////////////
Enredo:  Vitrines
Título

Impressão Visual
Impressão Visual: 10
Eu não lembro se já falei antes isso para você, mas no geral sua arte na apresentação visual é bastante interessante. Este é um enredo simples, mas se nota um apuro nas imagens, uma criação artística que valoriza bastante o seu trabalho.

Introdução
Introdução: 9,4

Eu vejo que a observação é mais Introdução que a própria Introdução. Uma letra de música não vai de fato ser uma introdução, pelo menos quanto ao que estamos esperando. É importante aqui para nós, você se apresentar, explicar um pouquinho o seu enredo, “introduzir” o leitor na sua proposta. É um texto que pede para dialogar, apresentar, não sair cantarolando.
Até pode ser em forma de poema, iniciar assim, mas seria bom cumprir o que se espera,deixar mais claro a sua proposta, defender o seu enredo.


Argumento
Argumento: 9,7
Eu senti muita falta de um argumento que me explicasse melhor este enredo.  Me sintorelembrando de Ex-Libris onde pegou exatamente na parte introdutória. Aí me faz ficar viajando na maionese tentando me achar o motivo dessa viagem, o que ele quer, onde ele quer chegar”.
A sinopse também fica centrada na história do enredo, mas ela olha para a proposta do enredo, não defende ele, não argumenta ondequer chegar. Aí nisso a clareza da proposta fica meio perdida, o leitor fica perdido e não embarca nisso.

Roteiro
Roteiro: 9,8

Visualmente as suas cores, suas imagens dão um tom interessante no seu enredo. Algumas alas do segundo setor são bem interessantes, tem uma proposta bem louca por aí. Apesar disso vejo que não é muito claro, fica uma leitura confusa, faltou talvez um pouco mais de tempo para explicar melhor essa abstração, vejo que parte das mensagens ficam perdidas. Típico enredo “confuso”, que algum leitor perdido iria dizer, é confuso e ponto.

   Ala Seus olhos, espelhos
Esta ala representa os olhos da amada, os espelhos pelos quais o apaixonado contempla as emoções pelas quais ela passa. Olhos como espelhos da alma.

Não passa a mínima ideia do que seria essa ala. Alma é algo muito abstrato, não se compreende pela descrição como seria esta representação.

Exploração Temática
Exploração Temática: 9,8

É um bom enredo, mas apesar de simples não é um enredo de fácil entendimento.

É aí que vejo morar o grande perigo.
Eu vejo um desfile tranquilo, legal para um desfile pensando em Grupo de Acesso B. Mas uma proposta complexa, fácil de ninguém entender nada.

É uma proposta complexa com elementos simples. Ao mesmo tempo que tem esse clima de romantismo, tem a simplicidade de trazer pessoas e personagens popular do dia-a-dia da cidade.


Me parece que o primeiro setor é uma coisa e outro setor é outra coisa, um com elementos bem simples, enquanto o outro é bem abstrato. Me senti vendo no primeiro setor umblocão do bola preta e no seguinte me enfiaram em um enredo do Joãozinho 30. Embora isso possa ser intencional, vai saber,né? Por isso, que às vezes poder ser bom uma Introdução, é complicado para o julgador adivinhar, pois é vejo como muito bom ele saber o bastidor. Se não ele imagina uma coisa que pensa que o autor criou e foi intencional, mas pode não ser.  Só que fiquei com uma sensação de choque e o enredo no geral meio perdido.

Conjunto Artístico
Conjunto Artístico: 9,7

No geral é um bom enredo, tem potencial. Pode até surpreender na avaliação geral ou ser um completo desastre. Tem tudo para ser 8 ou 80.

Pensando no geral, no que eu ainda poderei ver nesta Quinta-feira, vejo este 9,7

Tem seus méritos, é digno do que apresentou antes, independente do resultado final, fez um bom trabalho e está de parabéns.


               /////////////////////////////////////////////////
///////////////////////////////////////////////////
Enredo: “Oyó, a morada do Orixá justiceiro. Xangô, Deus dos Raios e Trovões
Título
9,9

A impressão que passa é um título desconexo com duas frases que não se comunicam entre si.

Impressão Visual
Sem dúvidas, é notável o quanto você evoluiu. Lembro que a sua apresentação era complicada demais.
Introdução

Argumento
Argumento: 9,1

É um texto muito “quadrado”, falta um gingado para prender o leitor. Falta um bom começo e um encadeamento das ideias que você pretende contar.
Em momentos estou lendo e fico com a sensação de estar meio perdido ou por muitas vezes desmotivado para me interessar pela história.

EX:
Xangô era desbravador, guerreiro e buscava sempre conquistar espaços.
Começa então a viajem pelo mundo das pedreiras, dos raios e dos trovões. O rei guerreiro, protetor do seu povo, pai da justiça, o amado e aclamado por todos de Oyó, o verdadeiro Obá de Oyó!
Chega ao reinado absoluto o rei, viril, vaidoso, forte e corajoso conquistando territórios e unindo povos Yorubás, enfim naquela terra africana um verdadeiro rei. 

Começa então pq Xango buscava conquistar espaços? A impressão que eu tenho é de um texto com algumas passagens fragmentadas, talvez de resumir a história que deseja contar, você não fez as conexões necessárias para o leitor acompanhar. Note que você coloca uma frase, um parágrafo inteiro, uma só frase.

Pode ser bom tirar um tempinho e dar uma olhada em dicas de redação, conexões textuais, além de prestar atenção um pouco mais nessas passagens, para não fazer o leitor se perder ou estranhar.

Muita gente pode até não gostar do seu texto e não reparar que não é o seu enredo que parece chato e sim alguns problemas do seu texto que fazem o leitor se perder.

“De acordo com a Mitologia Yorubá, o Obá deOyó pediu para Iansã uma de suas três esposas (Sendo Oxum e Obá as outras duas)

E antes era de acordo com que mitologia também? Este é o seu oitavo parágrafo. Acho um momento tardio, para usar uma conexão como essa. Pois dá a entender que a história contada antes, não é de acordo com a Mitologia Yorubá. E se não é, é por quem? Veja bem... Você sem perceber pode criar esse tipo de confusão para o leitor.

Se a sua referência é de um autor, mitologia, histórias, seja o que for... Não perca tempo de estabelecer quando ela começa e não no meio. Você até poderia repetir no meio, mas não esquecer de estabelecer o ponto de início.

Tem dúvidas importantes como por exemploquando eu vejo o seu roteiro destacar #ALA 23#
“Nação Xangô no Rio Grande do Sul”
Não tem nada disso na sinopse e nem no roteiro. Qual a importância da Nação Xangô no Rio Grande do Sul, pq a opção de Bahia e Rio Grande do Sul, apenas?
Detalhes como esse estão faltando. O enredo em si ele deixa muitas dúvidas, isso acaba prejudicando bastante o êxito geral.

Roteiro
9,5

#ALA 12#
“Parênteses para mostrar as influências atuais dessa justiça”

Ala abre um parêntese para mostrar as influências dessa sede de justiça no Brasil atual.
Ala representa os Juízes, Promotores, Policiais e todos que direta ou indiretamente utilizam da justiça para julgar alguém.
Eu vejo como inocência, você está contando uma história e dá uma pausa brusca para inserir uma ala como essa. Complicado a sua leitura. Que dedicasse um setor e não simplesmente uma ala, no meio de um setor, no meio da história que você está contando.


Outro problema, no geral é um roteiro que herda problemas da sinopse e encadeamento geral.

Eu não vejo os setores defendidos. Exemplo:QUINTO SETOR
“Xangô atravessa o oceano”

- O setor mostra a chegada do culto ao Orixá Xangô aqui no Brasil.


Ok, o setor mostra isso e ponto... Não instiga, não apresenta nada, não destaca nada. Como se tema chegar ao Brasil não fosse algo comum em infinidades de enredos. Falta se ligar mais nesses pequenos detalhes. O setor é tal e não perca a chance de dar uma introduzida no que vem aí. Faça eu e o leitor, nos empolgarmos com os seus capítulos.


#ALA 25#
“São Jerônimo”

Sincretizado com São Jerônimo, cultuado as Quartas Feiras, seu dia é 29 de Junho e sua cor Vermelha e Branca são algumas características principais de Xangô.
Fantasias de São Jerônimo.

Aborda o sincretismos de maneira muito superficial.  O que é sincretismo? Pequenas coisas como esta passam batido no roteiro.

Exploração Temática
9,6

É um bom tema, que sempre dá certo. Potencial sempre tem, fazendo mais ajustes qualquer desfile será digno.

O desconto é com base nas falhas já apontadas de roteiro e sinopse.

Eu fico refletindo com esse enredo e ainda vejo com um tom inacabado, coisa soltas, faltando receber a sua devida atenção. Trazer ele novamente assim ainda é muito prematuro.

Mas falta algo para dizer este é um enredo “afro especial”, ele é comum, a pesquisa é regular, no final acaba não se destacando.


Conjunto Artístico
9,4

Como acabei de escrever no quesito anterior, não vi uma grande evolução com este enredo, para colocar ele neste momento, considero uma aposta prematura. Faltou amadurecer ainda mais a proposta. Tem muitas coisas não bem explicadas.

Vejo que principalmente a sua sinopse afeta bastante o conjunto geral.

E para ganhar, está muito longe. As Vitrines ainda são o melhor enredo da noite.

               /////////////////////////////////////////////////





ENREDO: VIAGEM NO TEMPO

Título

Impressão Visual 9,9
Já não é a primeira vez que brigo com essa letra, não é das melhores para leitura.

Introdução: 10 –Boa
Boa! É por aí, faz o que se espera, explica sua proposta. Informa o julgador que não “queremos apenas nos permitir delirar, apresentar teorias, revelar segredos e contar histórias.


Argumento 10

Roteiro:  9,7
Excesso de referências aos presidentes dos Estados Unidos. Seu tema é rico demais para ficar se repetindo nas teorias de presidentes abordados. Você gasta 3 “alas” com isso, deveria procurar ser mais sintético nesta parte. Que é legal até as histórias, mas seu tema tem muito mais histórias que isso. Além de que não é bom brincar demais com símbolos e referências dos Estados Unidos.  É brincar com fogo, chamar implicância para o seu enredo. Enredo com condições, todas!! De ganhar o título.

E outra questão que é fatal, você deu para os presidentes dos Estados Unidos, Ms e Pb e Bateria, quando parei para reparar, meu amigo um 9,9 que eu estava pensando em dar, já na minha revisão, pensei, estou sendo bonzinho demais. É o momento de maior destaque do seu desfile, mas é justo nele que tem a sua maior falha.
A visibilidade para esse momento é muito grande, por isso tirei 0,3

Exploração Temática 9,9

Ok! Tem uma patinada do que eu já observei no roteiro, mas o conjunto, o tema, o frescor, aposta pelo novo. História interessante, temade olho na vanguarda!

O problema é que é muito estadunidense, poderia ter avançado e percorrido outros caminhos, atrás de outras lendas.

Até era aceitável, e parecer implicância, mas o que não desceu foi os problemas apontados no coração do seu enredo, bateria e MS e PB.


Conjunto Artístico

No geral terminei de ler o enredo e pensei, apesar de alguns problemas. Tem todas as condições de ganhar.

Agora é ver o que os outros vão fazer e se alguém de fato irá lhe superar. Mas é um enredo com potencial para campeonato.

Considero o seu melhor enredo “não-homenagem”, mas deu uma vacilada boba.


               /////////////////////////////////////////////////
///////////////////////////////////////////////////
Enredo: Qualquer semelhança não é mera coincidência
Título

Impressão Visual

Introdução: 9,4
Desconto bastante neste item por considerar que deveria ter nos apresentado essa sua proposta. Você veio com um enredo de outra liga, poderia apresentado para nós a proposta dessa liga. Que deve ser reeditar samba e por tabela enredo. Eu só fiquei sabendo melhor sobre isso quanto fui ver o vídeo, que está bem discreto lá no final.

Argumento: 9,0

Esta minha nota é baixa, levando em conta o item criação.
Como é uma reedição de enredo, não vejo criação em cima.

Roteiro: 9,7
Digno. O trabalho em maquete é bem legal.
E desconto também vai em cima da proposta da São Clemente, até repetição de primeiro e último setor. Que é uma proposta da São Clemente, que é legal, mas o fato de ser já uma reedição, ficou pra mim sem impacto nenhum.  

Exploração Temática: 8,0
É um ótimo enredo, você até poderia ter feito um São Clemente 1991 atualizado, mas ficar com saturnafricanos e rumar para esses caminhos, para uma disputa aqui é insuficiente.  

E tinha potencial para ser melhor que aquele enredo da São Clemente. O seu ponto de partida em 2016, algumas questões davam condições para ir pro caneco. Mas os rumos depois teriam que ser outros, procurar outros tipos de enfoques. Talvez até mirando no futuro e refletindo o passado. E não ficar recontando o passado, como fez a São Clemente e esse enredo parece quase um reedição adaptada.
Pelo menos seria isso aqui que esperaríamos NESTE CONCURSO, mas entendo a proposta que deve ser dessa liga virtual, que deve ser muito em cima de “repetições/reedições”.

Conjunto Artístico: 9,5
No geral, eu vejo este enredo como uma decepção.  Um reedição da São Clemente, com algumas adaptações, mais longe de algo que pretende disputar o título, ou que deveria disputar o título (destaco que aqui, em um concurso que a meta é criação, enredos autorais, propostas novas)

A temática espacial é boa, sonho em ver um bom enredo sobre ET, Planetas, visual para cores, formas, loucuras e delírios não faltariam.

Mas o que este enredo apresentou está muito embolado com elementos do Já vi esse filme da São Clemente 1991.

Essa liga virtual talvez tenha uma proposta de reeditar?

Falha em não explicar para nós a proposta dessa liga, acho que a recepção seria melhor ou com alguns jurados a recepção será boa pqeles serão enganados e não lembraram de São Clemente 91 que está muito distante.

A apresentação no geral é válida, o trabalho em maquete deve ser reconhecido.
Apesar de todos os descontos que estou fazendo, considero a  sua participação com esse enredo vejo como muito positiva. É legal trazer coisas e aqui é um espaço aberto para esse tipo de intercâmbio.

Só na hora de pensar em enredo, dar título e nota que vem essa ponderação.

Obs: E se um dia desejar ilustrar alegoria, fantasias com foto ou vídeo de maquete. Pode fazer!
Você é muito talentoso!

               /////////////////////////////////////////////////
///////////////////////////////////////////////////
Enredo:  ICAMIABAS
Título: 9,8
Vejo o título contraditório. O destaque final do seu enredo é AMAZONAS, mas o seu título éIcamiabas as guerreiras dA “Amazônia”.
Vejo nitidamente que casaria com o seu enredo, Guerreiras dO Amazonas.
Impressão Visual

Introdução

Argumento: 9,9
Minha nota é com base no comparativo, é uma proposta simples, mais artística que de fato explicar o enredo.
O problema de muitas sinopses de versos é esse, mais firulas que explicar o enredo.
O roteiro felizmente complementa, mas no analise geral do enredo sinto falta de mais explicações, pesquisa, informações que enriqueceriam esse enredo.

Roteiro
É um bom roteiro, nota-se criação como nos tripés na frente do Abre-alas.  Uma boa descrição de fantasias com destaque para elementos do enredo.  O  que faz sem dúvida ser digno do 10 no quesito.

Eu até pensei em implicar com uma coisa aqui ou ali, mas resolvi abonar, vejo muita qualidade no seu roteiro. A questão de criatividade, elaboração de alas e alegorias, sem dúvidas, você tem talento!

Exploração Temática: 9,7

É uma proposta correta, o enredo no geral está ok. Sua exploração dentro do proposto está ok!
Mas tem um gosto de “Déjà vu”, elas já forammuitas vezes enredo, a história em si não muita novidade.
Para um desfile de carnaval real, dentro a criação visual, está ok!
Mas para ganhar um concurso de enredos, teria que trazer algo para surpreender, um lado delas, algo garantisse um frescor quanto aexploração deste tema.

Conjunto Artístico: 9,7

É um bom enredo, trabalhando mais tempo nele certamente iria ter um melhor desempenho.

É legal e estamos abertos para propostas de porte diversos. Nem por isso, propostas que eventualmente estejam em desvantagem nos itens criação/pesquisa.

A sua sinopse entrega as suas pretensões. Assim como apresentar duas erratas com um enredo tão curto, fica evidente que foi uma proposta “apurada”.

Você tem talento, vejo que tem sim plenas condições de ainda ser campeão. Talvez nesta edição tenha faltando tempo para caprichar um pouco mais.

Também você está errando nas temáticas, talvez o caminho seja um tema mais arrebatador. Você tem talento plástico, roteiro é muito bom, se acertar no tema, realmente, será um perigo.




               /////////////////////////////////////////////////
///////////////////////////////////////////////////
Enredo: Cora Coralina
Título
Título: 9,8

Eu queria entender o motivo do destaque dos 127 anos? É numerologia?

Qual seria o simbolismo de 127? Eu entenderia  100, 200, até talvez 150, mas 127?


Impressão Visual : 9,8
A formatação não é boa, eu recomendaria você depois que terminar a parte textual do seu enredo, arrumar a formatação.
Acredito que você teria um problema de visão o que resultaria nesta formatação, por isso, recomendaria fazer, escrever o seu enredo e no final na hora de enviar fazer os ajustes.


Introdução
Texto confuso e com repetições: 9,8

“Uma grande aventura pela vida de Ana Lins, pela vida de Cora Coralina

Além da repetição do “pela vida” não seria já momento para largar que Ana Lins é Cora Coralina, ficou um parágrafo grande e poluído.
.

Argumento: 9,5
Tem falhas estruturais e de escrita, principalmente de pontuação. Mas a funcionalidade não chega a ter grande comprometimento.
O que faz falta é pesquisa, descrição melhor de fases da vida dela, apresentação de sua obra.

Roteiro: 9,5
Faltou prestar mais atenção e olhar melhor para as alas e alegorias no sentido de leitura.

No geral tudo aparenta estar bagunçado e desconexo.  
Os poemas são legais, mas a opção de alas acabam ficam em uma leitura bem confusa.
Estamos lá na oração do presidiário, daqui a pouco chamado das pedras, depois vai para o meu destino... Está difícil de entender o desfile.  Sinto falou dialogar e falar mais sobre as obras dela, talvez tematizar os poemas, organizar eles quanto as suas temáticas, assim ficaram com um sentido.
Está muito tudo sem sentido, parece uma colcha de retalhos para a leitura do enredo isso foi fatal.

4º Carro Alegórico: Cora Coralina, quem é você?
É aqui não estou entendendo, ainda vem com pergunta. Deixa a coisa mais perdida para quem está tentando entender mais sobre o enredo.

Como não dialogou, a sensação que eu tenho é que ficou pegando os livros da Cora, abrindo aleatoriamente para sortear as alas.

Exploração Temática: 9,8
Falta profundidade, tem algumas passagens bruscas, vejo que uma parte da vida dela não fica bem entendida. 
 A minha nota é mais com base no tema, em valorizar a escolha, abonar sua escolha em você trazer um bom tema, do que exploração temática.

Conjunto Artístico: 9,5
É um enredo muito simpático, mas ingênuo.
Com já falei antes está tudo muito solto, com isso a força da história, o encadeamento vai se perdendo, principalmente da metade para o final.
Mas parabéns por lembrar e nos trazer CORA CORALINA!
Você é muito novo ainda! Tenho certeza que vai evoluir e nós proporcionar muitas alegrias!

               /////////////////////////////////////////////////
///////////////////////////////////////////////////
Enredo: Com a morte do Barão tivemos dois carnavá!
Ai que bom! Ai que gostoso! Se todo ano fosse iguá!

Título
Fiquei me questionando quanto a escrita e veracidade da escrita. Mas como me faltou tempo não corri atrás para verificar essa questão. Por isso só faço o destaque.

carnavá!/ iguá!


Se no coloquial não se fala(ava) assim exatamente, você teria um problema aí!

 
Impressão Visual
Boa, bem feita, harmônica.
Introdução
 10
Argumento
 10
Roteiro
 10
Exploração Temática
Sem dúvidas é um belo tema, bastante inusitado.
 1912 é um ano maravilhoso! 

Trata do luto de maneira muito interessante, uma situação realmente muito inusitada essa que se viveu em 1912! E realmente rendeu um  belo enredo!

Conjunto Artístico
O conjunto geral é o mais forte da noite, assim por comparativo merece os 10101010101010!


               /////////////////////////////////////////////////
///////////////////////////////////////////////////
Enredo: ´´A sorte está lançada´´

Título
9,8
Destaca o tema sorte, mas o seu assunto é baralho e jogos.

Impressão Visual
9,7
Apresentação poluída, chega de coisas, começo demorado. Divisão e apresentação do arquivo na tela em duas páginas.

Introdução
9,5
Deixa o tema muito amplo, falou delimitar melhor, jogos da sorte poderia trazer muito mais do que trouxe.

O seu assunto é mais baralho e não tanto jogos.

Argumento
8,5

O texto está fragmentado, não tem liga, ficou dividido em partes.

Há a teoria que fala que o baralho quem haver com os cosmos

Não entendi. Quem haver com os cosmos. Tem haver?
A texto sobre Cosmologia é leitura muito prejudicada. Para começa não fala de Cosmologia.

Segundo rápida busca no google:
cosmologia
ramo da astronomia que estuda a estrutura e a evolução do universo em seu todo, preocupando-se tanto com a origem quanto com a evolução dele.

Você fala de Baralho Cigano e elementos da natureza.

No momento que possui um setor inteiro comemorando aniversário de 1 ano e este é o setor final. Deveria ter na sinopse uma referencia sobre isso no final. Sem isso, ficou contradição entre argumento e roteiro. Não está ordenado. De acordo com a sua sinopse, seu último setor seria o Baralho Virtual.

Roteiro

Repete simbolismos como no setor 1 e 2.

Sua sinopse não fala em tarot, mas seu carro 2 aborda.  Contradição entre argumento e sinopse.

Setor 5: Decepciona na parte plástica, jogos de baralho são diversos, se escorar em símbolos dos jogos acabou se limitando demais.  Ex:

Ala 17
Paciência Spider  /Ala 18
Copas
São frágeis demais para sustentar um desfile.

O setor final também é bastante fraco.
Ala 23- Crianças
Um mar de formiga

Nesta ala as nossas amadas crianças vai vim como formigas, com uma fantasia bem leve para não machucarem o futuro da nossa escola.

O que tem com o tema do enredo?

É um destaque demais aos quarto elementos, eles podem ser partes dos baralhos, mas são muito mais que isso. Vejo que o seu enredo foge bastante do foco que é baralho...

No geral apresenta muitas falhas graves, por isso essa nota baixa.

Exploração Temática

8,6

Pegou um tema que já foi abordado, parte do que trouxe de diferente errou, como abordar jogos  de computador, comemorar aniversário de 1 ano, ainda no final do enredo...

Mistura muitos elementos, mas não conecta eles como esperado, no geral o enredo muito confuso, se analisado e lido com atenção o leitor fica completamente perdido.

É quatro elementos, baralho cigano, planetas, cosmologia, 4 elementos, mas não explica direito o que é cosmologia. Daqui a pouco aparece com ala sobre Gaia, tipos de vegetação. Em um só setor você que tem um enredo sobre baralho, aborda mitologia grega, vegetações, elementos da natureza, baralho cigano, cosmologia. Não explica com clareza a relação de tudo isso.


Conjunto Artístico: 9,2
.
Apesar de todos os pesares é um enredo legal, vejo que também tem azar de pegar uma noite muito forte.

Você teve um crescimento, melhorou na escrita, mas adquiriu um novo vício que é fragmentar sinopse.

Ainda precisa tomar cuidado com se perder muito no caminho, ficar querendo fazer muitas coisas em paralelo. Na edição passada o seu melhor enredo foi justo o que vc ficou mais pé no chão e centrando que foi Era uma Vez. Já com fé você fez meio isso, quis misturar elementos e foi se perdendo.

Como você é muito novinho, talvez deva procurar algo mais simples, evitar arriscar demais, não fazer tantos paralelos e misturas.

E não se preocupe e não tenha pressa! Com mais idade, ficando mais velho, você vai evoluir naturalmente.

Você tem talento, eu vejo que você tem futuro! Só que por causa da idade comete alguns erros sem perceber. Mas com o tempo poderá até ganhar um dia isso aqui!




               /////////////////////////////////////////////////
///////////////////////////////////////////////////
Enredo: a magia do futuro:

Título 10
Atenção: Eu esqueci, mas eu iria tirar 0,1 de você por estar com o título em letra minúscula.

“a magia do futuro:
um mundo regido pela terceira profecia de Clarke”

Logicamente “A magia do futuro”  Mas eu só lembrei disso quando fui revisar.

Impressão Visual 10

Introdução: 9,8
-          NÃO, NÃO, NÃO, NÃO, NÃO! Alguém troca o disco, pelo amor de Deus!


Engraçadinha, mas me causa muita estranheza. Não curti a piada inicial.

Seus 3 últimos parágrafos são mais efetivos, desfazem  má impressão inicial.


Argumento: 9,7

É um enredo difícil, temática difícil, é preciso ler com muita atenção para não ficar perdido.

Trechos confusos e complicados conciliar data 86 anos, invenção da magia, predecessores da magia moderna, essa parte é uma das mais “emboladas”.

A narrativa pode acabar sendo mais perigosa, exatamente por misturar a necessidade de contar o enredo com a proposta de ser um “guia para iniciantes”. É bom pela criação, mas pode proporcionar algumas dificuldades de entendimento, até pela dificuldade natural deste tema.

Vejo que é exatamente a Sinopse que arrisca muito e pode destruir o enredo no entendimento de parte dos leitores, por isso eu tiro esses décimos.

No geral diria que a minha nota é boa porque eu entendi, mas tirei 0,3 por calcular que muitos não vão entender.

Roteiro 9,9
9,9

Setor 2 vem um monte nomes, áreas da ciência, vem uma mistura de elementos, magia, teorias, muita informação.

Queria entender porque a Bateria veio tão cedo? Para um desfile de 8 setores. Já a ala de passistas ficou no setor 3.

No geral abono também a nota, pela ousadia e criatividade do roteiro.


Exploração Temática 10
10

Vale o enredo, a exploração dele pela proposta ousada e criativa. No geral você foi bem, valeu a viagem!

Conjunto Artístico 9,8

É um bom enredo, é bom propostas ousadas, precisamos de ousadia.

A questão que fica  é essa opção arriscada de misturar uma porção de elementos, ficção e realidade, tem que ser muito bom para dar certo.

A própria teoria é baseada que alguém de um século passado hoje vendo das coisas acharia que é magia. Por exemplo, já vi piada em filme que o personagem viajava para a Idade Média e levava um gravador consigo. Gravava a voz das pessoas e elas pensavam que estariam supostamente presas no gravador (a teoria dele seria mais ou menos isso e não exatamente magia e sim aparência de magia). Mas de qualquer maneira se aceita essa associação como licença poética. Mas o enredo em si, parte de uma interpretação livre da teoria e não exatamente a teoria propriamente dita.

No geral, uma proposta que é necessáriomuito cuidado, essas passagens, essas relações.

Além de inventar ainda na sinopse, trazendo mais complicação na hora de estabelecer a clareza do seu enredo. Você parece que não gosta muito de ganhar no modo fácil, prefere jogos no modo difícil e se puder ainda muda dos códigos para deixar mais difícil ainda. A sua sinopse me deixa essa impressão.

Exatamente, por isso, que no conjunto geral do enredo, da reação no julgamento e até do público será muito 8 ou 80. Pode terminar muito bem, como ter dificuldade até para ficar entre os 4 desta noite (a sua sorte vai depender do conjunto das pessoas que irão julgar e entender essa aposta).   

É um enredo para o leitor “geral” que é preciso muitas vezes ler duas, três vezes para ir entendendo, associando, “aceitando” algumas propostas.


               /////////////////////////////////////////////////

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores