Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

domingo, 28 de agosto de 2016

Enredo 1029: Após 4 anos, estou devolta ao carnaval, prazer 29 de fevereiro.

G.R.E.S.C.E Goianos da Folia



Nome Oficial: Grêmio Recreativo Escola de Samba do Concurso de Enredos Goianos da Folia
Presidente: Lucas Xavier Sousa
Fundação: 25 de fevereiro de 2016
Símbolo: Onça Pintada
Cores: Laranja, verde e preto
Carnavalesco: Lucas Xavier
Número de setores: 5 setores
Número de alas: 29 alas
Número de alegorias: 5 carros e 3 tripés
Rainha de Bateria: Carol Helena
Bateria:  Os Ferozes
Mestre de bateria: Mestre Felino
Mestre Sala e Porta Bandeira: Cacau e Fefel
Interprete: Tião Carrero
Enredo: Após 4 anos, estou devolta ao carnaval, prazer 29 de fevereiro.


Introdução
Todo ano termina faltando 6 horas para o seu fim isso causaria um erro cronológico na nossa história, mais foi criada uma solução para tal problema a cada 4 anos é adicionado um dia no ano, o 29 de fevereiro, motivo deste Carnaval da Goianos da Folia, mostraremos como surgiu quem teve a ideia e algumas coisas históricas e curiosas que neste dia aconteceram, mostraremos também tudo o que acontece em anos bissextos como as Olimpíadas e o Carnaval que em 2028 será no dia 29 de fevereiro, mais para os Goianos hoje é dia 29 e não há discussão.
Sinopse
Um ano tem 365 dias correto? Não um ano tem 365 dias e 6 horas, mais esse fato pode causar um grande erro no nosso calendário, por isso astrónomos resolveram acrescentar um dia a cada quatro anos, acrescentaram o motivo do nosso Carnaval introduziram o 29 de fevereiro, surgira os anos bissextos.
Algumas pessoas nasceram no dia 29, antigamente estas eram registradas no dia 28 ou no dia primeiro mais a partir de 1992 a constituição brasileira impôs que todas as pessoas devem ser registradas no mesmo dia em que nasceu, assim quem nasce no dia 29 é registrado no dia 29, mais a probabilidade de tal fato acontecer é de 1 em 1.506. No Brasil esses jovens sofrem um impedimento, apesar de tecnicamente fazerem 18 anos em um dia 28 de fevereiro as autoescolas não os consideram maiores de idade antes do inexistente 29 de fevereiro, logo só podem dirigir a partir de março.
A maioria das pessoas que nascem no dia 29 não tem problema com essa data e acreditam que seja especial, pela data só existir apenas de 4 em 4 anos creem que tem o espírito mais jovem. Segundo alguns numerólogos, a pessoa que nasceu nesse dia é intuitiva e carismática, acredita-se que a espiritualidade tem um papel importante em suas vidas. No hall dos famosos nascidos nesse dia está Gioachino Rossini.
Mais na verdade essa história começa na Roma Antiga, antes de ser instituído o dia 29, o imperador Júlio César fez com que o dia 24 de fevereiro fosse duplicado de 4 em 4 anos, mais porque o mês de fevereiro apenas porque fevereiro era o último mês do ano em Roma.
Muitos acontecimentos ocorreram no dia 29, como por exemplo a conclusão da construção da torre Tokyo Skytree, no Japão, um terremoto em Agadir (Marrocos) e Cristóvão Colombo também está na lista de acontecimentos.
A cidade de Anthony nos Estados Unidos se autoproclamou capital do ano bissexto onde muitos aniversariantes deste dia vão a cidade em 29 de fevereiro, em 1940 no dia 29 pela primeira vez uma pessoa negra ganhou uma estatueta do Oscar, na categoria de melhor atriz coadjuvante Hattie McDaniel ganhou o prémio graças ao filme “E o vento levou...” Hattie também foi a primeira negra a entrar na cerimônia da premiação.
Na Irlanda, muitas mulheres esperam ansiosamente pela chegada do dia 29 de fevereiro. Segundo a tradição, nessa data, elas podem pedir a mão de homens em casamento, e aí deles se não aceitarem! Tudo começou no século V, quando Santa Brígida reclamou a São Patrício que não era justo as mulheres terem de esperar pelo pedido de casamento. Depois de muita insistência, o padre cedeu, mas restringiu a atitude feminista ao dia mais raro do calendário. A tradição pegou e se espalhou pelo Reino Unido. Em 1288, a Rainha Margarida da Escócia estipulou uma multa aos homens que não aceitassem a proposta, deveriam pagar à constrangida mulher prêmios que variavam de beijos a vestidos de seda.
No século XVIII os suecos viveram o dia 30 de fevereiro, como? Simples assim: Até 1712, eles adotavam o calendário juliano, e depois passaram para o Gregoriano no qual todos os anos múltiplos de 4 são bissextos. Portanto, 1700 tinha sido bissexto. Para se ajustar ao recém-adotado calendário, em que 1700 não foi bissexto, a Suécia adicionou dois dias ao ano de 1712: além de 29 de fevereiro, foi contabilizado também dia 30 de fevereiro.
Como todo dia o 29 de fevereiro tem comemorações especiais, no Brasil é o dia de apoio ao portador de doenças raras, para os seguidores da fé Bahá’i é dia de presentear, nos Estados Unidos é dia da Abóbora Oca Assombrada para se preparar para o Halloween, Na Itália é comemorado o dia do Nhoque da Fortuna. Para a Igreja Católica é comemorado no dia 29 o dia de Santo Osvaldo. Todo ano bissexto como 2016 acontece os jogos olímpicos e por fim, apesar de ser em agosto o nosso desfile, para os Goianos é dia 29 de fevereiro.
Roteiro do desfile

1º Setor
Goianos em Rotação

Este primeiro setor trará o motivo do dia 29 de fevereiro, mostrará os 365 dias e as 6 horas do ano.

Comissão de frente

6 horas muda a história
A comissão representa as 6 horas que fez surgir o ano bissexto vários bailarinos representam os planetas fazendo uma corrido para chegar ao Sol, e a Terra sempre leva 365,6 s para chegar, e ao concluir ganha um troféu de 29º lugar mesmo sendo um dos primeiros na corrida.

Ala 1
Tripé 1

Ala: Rotação da Terra
Tripé: Sol

A ala coreografada representa o planeta Terra e sua rotação em volta do Sol (Tripé).

Ala 2

Sistema Solar
A ala representa o sistema solar, vários balões representam os planetas.

Destaque de chão 1
Ticiane Pinheiro – O Sol

Nossa musa Ticiane Pinheiro vem representando o Sol, a maior e mais importante estrela do sistema solar.

Carro Abre Alas
Galáxia do samba

Vários planetas transparentes com ETS sambando dentro, no centro o Sol onde está um 29 dentro, trazendo a alegoria uma enorme onça pintada com movimentos e com um capacete de astronauta, a alegoria representa os 365 dias e 6 horas que a Terra leva para dar a volta no Sol.

2º Setor
366 dias e nasço em 29 de fevereiro

O segundo setor traz as pessoas que nasceram nesse curioso dia (como eu ;) ), pessoas  estas que levam o fato de só fazerem aniversário no dia certo de 4 em 4 anos, esclareceremos se estas podem ou não ser registrada em outro dia, os obstáculos para tirar carteira e como são de acordo com a numerologia.

Ala 3
Nasci em 29

Uma ala para todas as pessoas que nasceram no dia 29 de fevereiro, por isso todos os brincantes da ala realmente nasceram neste dia. A fantasia traz um calendário do mês de fevereiro com o dia 29 marcado, os brincantes vêm com uma cabeça de cegonha.

Ala 4
28 ou primeiro
Antigamente no Brasil todas as pessoas que nasciam no dia 29 eram registradas ou no dia 28 ou no dia primeiro de março.

Ala 5
1992 todos agora registrados
A partir de 1992 uma lei exigia que todas as pessoas que nasceram no dia 29 deveriam ser registradas neste mesmo dia.

Ala 6
Dirigir ainda não
Os jovens brasileiros que nasceram no dia 29 sofrem com um pequeno problema, apesar de completar 18 anos no dia 28 as autoescolas não o consideram de maior, logo não podem tirar carteira até o mês de março.

Ala 7
Uma pessoa especial.
A maioria dos aniversariantes do dia 29 se consideram especiais por fazerem aniversário de 4 em 4 anos.

Ala 8 (Velha-Guarda)
Sempre Jovem
Por fazerem aniversário apenas de 4 em 4 anos as pessoas que nascem neste dia se consideram com o espirito jovem. Assim como a velha-guarda dos Goianos da Folia

Ala 9
Espiritualidade
Alguns Numerólogos acreditam que a espiritualidade é muito importante na vida dos aniversariantes do dia 29.

Ala 10
Tripé 2
Peixes

Quem nasce no dia 29 de fevereiro é do signo de peixes.
O Tripé traz a escultura da imagem no meio da ala.

Rainha de Bateria


Carol Helena- 29
A nossa rainha de bateria Carol Helena representa o próprio número 29, com 29 pedrarias diferentes, 29 tonalidades de plumas.

Bateria

29 um número de sorte
A bateria vem representando o número 29, número este que só aparece no mês de fevereiro de 4 em 4 anos.

Ala 11(Passistas)
29
As passistas vêm representando o número 29, número este que só aparece no mês de fevereiro de 4 em 4 anos.

Ala 12
O barbeiro de Sevilla
No dia 29 de fevereiro de 1792, nascia Gioachino Rossini o compositor da lendária ópera “O barbeiro de Sevilla”.


Destaque de chão 2
Nuelle Alves – Numeróloga

Nossa musa goiana Nuelle vem representando a numeróloga dos Goianos da Folia, numeróloga essa que descreve a personalidade dos nascidos em 29.

2º Carro Alegórico
Numerologia

De acordo com numerólogos as pessoas que nascem no dia 29 de fevereiro são intuitivas e carismáticas. O carro é composto por vários números 29.

3ª Setor
Uma data histórica
Esse setor trará alguns acontecimentos históricos que remetem ao 29 de fevereiro, como o imperador Júlio César que introduziu este dia no calendário (mesmo sendo 24 ou 29), Cristóvão Colombo, um terremoto e a Torre Tokyo Skytree, também serão retratadas.

Ala 13:
Soldados Romanos
Uma ala coreografada todos em vermelho e dourado

Destaque de chão 3
Munik Nunes – Roma Antiga

Nossa musa goiana dos Goianos Munik Nunes, vem representando a Roma Antiga que foi a primeira a instituir o ano bissexto. Toda a fantasia em vermelho e dourado.

Tripé 3:
Júlio Cesar

Antes de ser instituído o 29, o imperador Júlio César fez com que o dia 24 de fevereiro fosse duplicado de 4 em 4 anos o segundo dia recebia o nome de “duas vezes o sexto dia antes da lua nova de março”.

Ala 14
Cristóvão Colombo
Em 29 de fevereiro de 1504 Cristóvão Colombo usava os seus conhecimentos sobre eclipse lunar para de modo convencer os povos ameríndios a abastecê-lo com alimentos.

Ala 15
#SomosTodosAgadir
Em 29 de fevereiro de 1960 um terremoto destrói a cidade de Agadir, no Marrocos, e mata aproximadamente um terço da população.

Destaque de chão 4
Dani Suzuki – A arquitetura japonesa.

Nossa terceira musa Dani Suzuki representa a arquitetura japonesa que em 29 de fevereiro de 2012 inaugurou a torre Tokyo Skytree.

3º Carro Alegórico
Tokyo Skytree

Em 2012 foi concluída a construção da Tokyo Skytree, a torre mais alta do mundo, com 634 metros de altura, e a segunda estrutura mais alta (construída pelo homem) na Terra, depois do Burj Khalifa. Uma réplica da torre ao centro e vários animes compõe o carro.

4º Setor
29 de fevereiro um dia de muitos acontecimentos

Esse setor trará algumas curiosidades que aconteceram no dia 29, como a primeira negra a ganhar o Oscar, a Irlanda e a Capital do ano Bissexto.

Ala 16
A capital do ano bissesxto
A cidade de Anthony nos Estados Unidos se autoproclamou capital do ano bissexto onde muitos aniversariantes deste dia vão a cidade no dia 29.

Ala 17 (Baianas)
Mamãe McDaniel
A ala de baianas vem representando a personagem que resultou um Oscar a Hattie McDaniel a primeira negra a ganhar o prémio em um 29 de fevereiro.

1º Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira
E o vento levou ...
O primeiro casal de mestre sala e porta bandeira (Fefel e Cacau) representa o casal Scarlet e Rhett, protagonistas do longa “E o vento levou...” filme este que foi consagrado com vários Oscar inclusive a primeira negra a ser indicada e vencer o Oscar em um histórico dia 29 de fevereiro.

Ala 18 (Compositores)
Oscar
Representa o grande tesouro do cinema a estatueta do Oscar que em sua cerimônia do dia 29 de fevereiro de 1940 teve pela primeira vez uma negra vitoriosa.

Ala 19
30 de fevereiro
No século XVIII os suecos viveram no dia 30 de fevereiro, pois até 1712, eles adotavam o calendário juliano, mais trocaram pelo Gregoriano em que todos os anos múltiplos de 4 são bissextos. Portanto, 1700 tinha sido bissexto. Para se ajustar ao recém-adotado calendário gregoriano, em que 1700 não foi bissexto, a Suécia adicionou dois dias ao ano de 1712: além de 29 de fevereiro, foi contabilizado também dia 30 de fevereiro.

Ala 20
São Patrício
No século V, Santa Brígida reclamou a São Patrício que não era justo as mulheres terem de esperar pelo pedido de casamento. Depois de muita insistência, o padre cedeu, mas restringiu a atitude feminista ao dia mais raro do calendário – 29 de fevereiro.

Ala 21
Vestido de seda
A Rainha Margarida da Escócia estipulou uma multa aos homens que não aceitassem a proposta de casamento deveriam pagar à constrangida mulher prêmios que variavam de beijos a vestidos de seda.
Destaque de chão 5
Babi Muniz – A noiva

A musa Babi Muniz vem de noiva, que durante o dia 29 de fevereiro na Irlanda pode pedir o noivo em casamento e ai dele se não aceitar.

4º Carro Alegórico
Irlanda

Na Irlanda, muitas mulheres esperam ansiosamente pela chegada do dia 29 de fevereiro. Segundo a tradição, nessa data, elas podem pedir a mão de homens em casamento e eles não podem recusar.

5º Setor
Tudo que acontece em ano bissexto
Este setor representa tudo que acontece no dia 29 como o apoio dos portadores de doenças raras, o dia de santo Osvaldo, O nhoque da fortuna e tudo que ocorre em Ano Bissexto como as Olimpíadas e por fim o Carnaval no dia 29.

Ala 22 (Cadeirantes)
Apoio ao portador de doenças raras
O dia 29 de fevereiro no Brasil é o dia de apoio ao portador de doenças raras.

Ala 23
Presentes Bahá’i
Para os seguidores da fé Bahá’i é dia de presentear uns aos outros.

Ala 24 (Crianças)
Abóbora Oca Assombrada

Nos Estados Unidos é dia de se preparar para o Halloween com o dia da abóbora oca assombrada.

Ala 25
Nhoque da fortuna
Na Itália é comemorado o dia do Nhoque da Fortuna no dia 29 de cada mês. O indivíduo deve comer as sete bolinhas de nhoque do pé, fazer sete pedidos com dinheiro debaixo do prato e não deve gastar até o dia 29 do mês seguinte. A crença surgiu com São Pantaleão que caminhava pela Itália com fome. O santo bateu na porta de um casal que era muito pobre e só tinha nhoques para lhe oferecer. Quando ele se foi, o casal encontrou moedas de ouro embaixo do prato.

Ala 26
Santo Osvaldo
Para a igreja católica dia 29 é dia de Santo Osvaldo.

Ala 27
Somos olímpicos

Todo ano Bissexto ocorre as Olimpíadas.


2º Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira
Campeões em ano bissexto
Representam os carnavais eles homenageiam as campeãs do carnaval 2016 que foi o último ano bissexto a acontecer ela vem de Mangueira e ele de Império de Casa Verde.
Ala 28
Tigre Misterioso

A ala vem representando o G.R.E.S Império de Casa Verde campeã do carnaval 2016 em São Paulo, ano este que é Bissexto a escola foi vencedora com o “Império dos mistérios”.
Ala 29
A menina dos olhos de Oyá

A ala vem representando o G.R.E.S Estação Primeira de Mangueira campeã do carnaval 2016 no Rio de Janeiro, ano este que é Bissexto a escola foi vencedora com “Maria Bethânia, a menina dos olhos de Oyá”.
Destaque de chão 6
Carla Prata – Carnaval

A última musa da Goianos da Folia, Carla Prata vem representando o Carnaval do ano bissexto, ou melhor, o Carnaval no dia 29 de fevereiro.
5º Carro Alegórico
Em 2028 vamos sambar no dia 29,

Em 2028 a terça-feira de Carnaval vai cair no dia 29 de fevereiro, por isso vamos adiantar essa data. Um enorme Rei Momo ao centro e vários arlequins e colombinas enfeitam a alegoria, inúmeras onças pintadas nas laterais.
Autor: Lucas Xavier
Referencias em vários sites da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores