Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Enredo 1009: a magia do futuro: um mundo regido pela terceira profecia de clarke

a magia do futuro:
um mundo regido pela terceira profecia de clark

GRESV Ninho do Yata
Fundação: 22/02/2016
Escola Madrinha: GRESV 18 KLT's
Cores: Azul, laranja e prata
Símbolo: Yatagarasu
Presidente e Carnavalesco: Humberto Mansur
Diretor de Carnaval: Diego Pilintra
Diretor de Harmonia: Moisés Zileão
Título do enredo: “A magia do futuro - um mundo regido pela terceira profecia de Clarke”
Setores: 8
Número de alas: 31
Número de alegorias: 8 alegorias e 4 tripés
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Hermes e Diana Abayomi
Coreógrafa da Comissão de Frente: Nádia de Oliveira
Bateria: Asas da Revolução - 288 ritmistas
Mestra de Bateria: Mestra Niágara
Intérprete: Luana D'Arc
"O mundo é nosso! Alô, comunidade do Ninho do Yata! Abre as asas!"

justificativa

“Era uma vez um jovem. Ele nascera num tempo distante, onde cavaleiros, magos e princesas eram vistos em todo lugar. Um belo dia, ele ouviu uma história sobre a filha do rei, uma bela moça que fora raptada por um bruxo maligno. O rei prometera a mão da princesa a qualquer nobre guerreiro que a resgatasse. Determinado, o jovem decidiu aceitar a missão, sabendo que se ele acreditasse em si mesmo, nada seria impossível. Com a ajuda de um grande mago, ele foi em busca da princesa, sabendo que teria que enfrentar grandes perigos, dragões, bestas, golens, e todo o tipo d-”

-         NÃO, NÃO, NÃO, NÃO, NÃO! Alguém troca o disco, pelo amor de Deus!

Muitas histórias de magia são ambientadas na era medieval. Os mistérios de tempos como a Idade das Trevas e as crenças da época em seres sobrenaturais dão margem para a imaginação humana expandir este universo e, dali, tirar as grandes histórias de cavaleiros e magos que a muitos encantaram.

Porém, não só tais histórias nunca seriam reais por acontecerem numa época passada que nunca existiu, mas a temática medieval acaba se tornando um clichê a longo prazo. Procurando fugir disso, podemos tentar trazer as histórias de magia para longe do passado e aproximá-las do futuro.

“Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível de magia.”
Arthur C. Clarke

Tomando como ponto de partida a Terceira Lei de Clarke (apropriadamente convertida em “profecia”) sobre a relação entre o homem e a tecnologia e inspirada na light novel “The Irregular at Magic High School”, o GRESV Ninho do Yata vem trazer um enredo original cujo objetivo é um só: misturar magia e tecnologia.

O enredo visa apresentar um futuro próximo onde a magia foi descoberta pela humanidade e transformada numa ciência. Assim, ela pode ser estudada, aprimorada, expandida e modificada com a ajuda da tecnologia que a humanidade construiu até aqui. A sinopse é escrita em forma de cartilha e coloca o leitor no lugar de um estudante recém-admitido numa universidade de magia.

Assim, nossa agremiação vem apresentar este enredo: meio teórico, meio imaginativo - mas acima de tudo, um grande enredo para o público.

sinopse

CARTILHA DO MAGO APRENDIZ

Parabéns! Se você está lendo esta cartilha, você acaba de ser admitido na Universidade de Magia Ninho do Yata, uma das mais famosas universidades do mundo. Dedicada puramente ao estudo dos fenômenos mágicos, estamos há décadas formando pessoas que poderão colaborar com o mundo em diversos campos diferentes através desta maravilha da humanidade moderna que é a magia.

Esta cartilha tem como função resumir e explicar a você, caro calouro, o que exatamente é a magia, para que ela é utilizada e dar uma pequena ajuda na sua futura escolha de especialização aqui na UMNY.

1 - O que é a magia, exatamente?

A magia é a descoberta mais importante da história da humanidade. Sua definição formal é “a ciência que permite a reescrita dos fenômenos naturais do universo”. Informalmente, ela era conhecida desde antes de sua própria descoberta como “a arte de fazer o impossível”. A história da magia é incrivelmente longa e você aprenderá ela durante seu curso na UMNY, mas foram só nas últimas décadas em que o “impossível” passou a fazer parte do nosso cotidiano.

Tecnicamente, a magia tem três grandes pilares como base: a física, a química e a computação. Isto porque, para ser um mago, é necessário primeiro ter uma compreensão enorme dos fenômenos físicos e químicos que poderão ser reescritos e analisados. A computação pode parecer estranha neste meio, mas é através de métodos de programação que os fenômenos supracitados podem ser reescritos. Algumas fontes também citam a matemática como um quarto pilar, devido à sua enorme importância nas três ciências que acabamos de mencionar. Isto varia muito nas opiniões de pessoa para pessoa e não existe um consenso, mas você tem todo o direito de listá-la também.

A magia é conjurada através de aparelhos eletrônicos com processadores extremamente avançados. Eles conseguem, através de uma sequência de comandos forçados, inserir informação nova na realidade e sobrescrever a informação antiga temporariamente. Com isso, as propriedades físico-químicas naturais de tudo podem ser moldadas a bel-prazer do conjurador - isso é a magia. Os dispositivos de conjuração podem tomar formas de pulseiras, bastões, celulares, cordões, etc.

2 - Quem “inventou” a magia?

Esta é uma pergunta bem complexa, visto que a magia não foi necessariamente “inventada” por uma pessoa. Credita-se a oficialização da magia a uma série de experimentos feitos na infame Área 51, no estado de Nevada (EUA), anunciados a público há 86 anos. Infelizmente, como as informações destes experimentos são muito confusas e até hoje ninguém conhece sequer uma das pessoas que participaram, poucas pessoas dão um crédito exato à criação da magia ali, preferindo então buscar na história figuras cujas descobertas foram extremamente importantes para que a humanidade pudesse descobrir a magia, principalmente matemáticos.

Dentre os mais comumente aclamados como “predecessores da magia moderna”, estão: Pierre de Fermat, devido aos seus vários teoremas que influenciam diversos níveis da matemática moderna; Leonhard Euler, provavelmente o matemático mais importante da história; Carl Friedrich Gauss, por sua enorme contribuição para diversos campos das ciências exatas; Albert Einstein, por sua famosíssima Teoria da Relatividade; e Alan Turing, conhecido como o “pai da computação”.

Mas, ironicamente, não é a nenhum dos maiores matemáticos, químicos, físicos ou programadores da história que pertence o título de “pai da magia moderna”. Este título pertence ao escritor de ficção científica Arthur Charles Clarke, que foi o primeiro a propôr, mesmo que não oficialmente, um pensamento de que haveria alguma ligação entre a tecnologia e as impossibilidades que a humanidade impôs a si própria no passado. As três leis de Clarke são consideradas pontos de partida na criação de qualquer processo mágico, e discute-se muito sobre ela ter sido o motivo da criação do misterioso experimento em larga escala da Área 51. Por isso, mesmo que não vá cair em nenhuma prova, é importante sempre ter em mente estas três afirmações:

-         Quando um cientista distinto e experiente diz que algo é possível, é quase certeza que tem razão. Quando ele diz que algo é impossível, ele está muito provavelmente errado.
-         O único caminho para desvendar os limites do possível é aventurar-se um pouco além dele, adentrando o impossível.
-         Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível de magia.

3 - Como alguém começa a aprender magia?

Apesar da magia exigir certo nível de conhecimento técnico para ser manipulada, já faz um bom tempo que truques básicos de magia foram simplificados em aparelhos de fácil manipulação. Desta maneira, é possível ter um ponto de partida no aprendizado, vendo alguns exemplos simples e estudando eles numa matéria específica. Ela chama-se “Magia Prática Simplificada” e você estudará ela durante seus primeiros períodos por aqui. Exemplos de truque de mágica simples incluem:

-         Iluminação;
-         Formação de água;
-         Controle de fogo;
-         Levitação;
-         Projeção holográfica;
-         Redimensionamento de corpos simples.

4 - A magia proporcionou tantos avanços assim?

Sim! São tantos que seria impossível listar todos numa mera cartilha… mas tentaremos simplificar algumas das descobertas. Para começar, podemos mencionar as redes de transporte modernas, que utilizam veículos programados com leitores mágicos e magias de transposição visando tornar o carro transponível caso ele saia de controle, efetivamente zerando a possibilidade de acidentes fatais no trânsito. Além disso, embora ainda não esteja num estado tão avançado, a tecnologia do teletransporte já está aqui e é aprovada para uso público, mesmo que só seja acessível aos mais ricos no presente.

Outro setor que teve benefícios enormes com a descoberta da magia foi a medicina. Através de conjurações de transposição e solidificação, é perfeitamente possível fazer cirurgias não invasivas. Médicos com mais experiência em magia conseguem, inclusive, desintegrar células cancerígenas no corpo de um paciente! Até mesmo a psicologia conseguiu avançar bastante uma vez que tornou-se capaz de pesquisar com precisão perfeita as ações dos humanos e correlacioná-las com impulsos nervosos do cérebro.

Também podem ser mencionados os avanços nos setores industriais, que agora possuem uma segurança incrível uma vez que dispositivos mágicos impedem que algum trabalhador se acidente na linha de produção, e na agricultura, onde feitiços específicos impedem a propagação de pragas sem a necessidade de adicionar substâncias tóxicas.

Mas talvez o exemplo mais incrível do quão a magia influencia nas nossas vidas é representada pela meteorologia. Através de conjurações em massa, é possível fazer com que chova em locais excessivamente áridos, interromper chuvas torrenciais que estejam causando estragos fortes, ou, de maneira mais mundana, dar a regiões tropicais a chance de experienciar um dia nevado. A época natalina passou a ser celebrada com bastante neve no mundo inteiro, tornando-se algo que vai além do “mágico” e vira “fantástico” para as pessoas de imaginação fértil, como as crianças.

5 - Ainda falta muito pra ser explorado?

Claro que falta! Se você acha que não falta, recomendamos que volte ao item 2 da cartilha e releia as duas primeiras leis. O impossível é um mero esbarrão para os cientistas mágicos!

Nos dias atuais, algumas das pesquisas mais famosas envolvem exploração dos cosmos - tanto o micro quanto o macro. Através de replicações, magias de redimensionamento de alta precisão e magias de reescrita, é possível tornar o corpo humano tão pronto quanto possível para ser encolhido ao tamanho de um elétron ou tão resistente quanto necessário para sair ao espaço sideral sem a necessidade de (antigamente indispensáveis) trajes espaciais.

Também existem estudos sobre a possibilidade de viagem no tempo. O número de teorias sobre o tema é incrivelmente alto e ninguém pretende dar essa ideia como morta antes de cada uma dessas teorias ser testada. Carinhosamente apelidada de “Missão John Titor”, a busca pela viagem no tempo muitas vezes invade outros campos da ciência mágica, como a própria viagem espacial.

Já outras pessoas preferem semear a bondade pelo mundo e utilizar a magia em programas caridosos. Estudando-se magias para a reescrita de solos pobres e a realocação em massa de espécies, organizações internacionais estão constantemente tentando iluminar a vida daqueles que nasceram sob a sombra da fome e da miséria. Há também aqueles que procuram sequenciar o DNA de espécies ameaçadas e cloná-las para que não sejam extintas.

E falando em DNA e clonagem… tem o sempre polêmico Projeto INDEX. Eu tenho certeza que você, calouro, já ouviu falar do Projeto INDEX ao menos uma vez, certo? Volta e meia aparece alguma notícia polêmica sobre ele… enfim, caso não saiba, o Projeto INDEX é uma série de pesquisas feitas em segredo praticamente absoluto que envolvem temas delicadíssimos referentes ao Homo sapiens, como por exemplo clonagem humana, ressurreição de pessoas mortas e a alteração forçada de segmentos do genoma - ou ao menos, é isso que as poucas informações reveladas publicamente sobre ele dizem. Existem algumas pessoas que dizem que o Projeto INDEX tem coisas tão absurdas em suas camadas mais profundas que elas não são reveladas a público para não “dar ideias”...

6 - Se a magia proporciona tanta coisa assim, não é possível que ela seja usada para o mal?

Infelizmente, sim. É algo inevitável, pois por mais importante que seja a capacidade de alterar praticamente tudo ao nosso redor, “o homem é mau por natureza”, como dizia Thomas Hobbes. Algumas pessoas defendem um sistema com rigidez máxima, tendo leituras constantes da mente humana para que nada desvie dos padrões, porém essa ideia cai num dilema de justiça: é certo tirar o livre arbítrio do ser humano?

Enquanto este dilema não é resolvido, nós somos forçados a lidar com o uso inadequado da magia em várias formas. Um exemplo muito comum são as “poções”, nome dado a bebidas vendidas ilegalmente longe dos olhos das autoridades e com propriedades mágicas conjuradas que causam efeitos similares ao de drogas alucinógenas às pessoa que as consomem. Geralmente esse tipo de tráfico é feito com a ajuda de dispositivos de invisibilidade na calada da noite.

Também se fala muito sobre a alteração de dispositivos conjuradores: uma vez hackeados, é possível tirar uma série de limitadores de segurança e conjurar magias de maneira mais poderosa, porém muito mais arriscada que o normal. Outras pessoas preferem pular esta etapa e ir para algo ainda mais arriscado: comprar, através da Deep Web, dispositivos conjuradores programados com magias não registradas. É uma prática de enorme risco, visto que não há garantia de que estes dispositivos fazem o prometido e não garantem riscos ao usuário.

E é claro, existe o caso ridículo que ocorreu há três anos atrás onde uma organização criminosa, até então desconhecida, denominada Qliphoth, utilizou uma rede enorme de conjurações para tomar o controle de todos os helicópteros do Canadá e atirá-los contra prédios nos Estados Unidos. A chamada “noite dos dragões helicópteros” felizmente não fez nenhuma vítima graças a uma ação sensacionalmente rápida das forças de defesa dos EUA, mas deixou todo o planeta em estado de alerta para as ferramentas que as organizações terroristas ganharam com o advento da magia.

7 - E o que pode ser feito a respeito disso?

Muita coisa, querido! Se o mundo mágico tem vilões, é claro que ele vai ter heróis!

Podemos começar essa seção da cartilha mencionando os famosos ASIMOV’s, os robôs de defesa que tomaram o lugar de esquadrões antibomba e tropas de elite policiais, reduzindo e muito os riscos em missões perigosas. Aliás, falando em bombas, que tal os sistemas de leitura instantânea que conseguem apurar quais denúncias são verdadeiras e quais são trotes?

A investigação criminal também aprecia em muito a magia. Feitiços de leitura de resquícios facilitam e agilizam demais a obtenção de provas em casos que porventura consigam escapar dos olhos da lei. E, uma vez preso, só é possível sair quando a pena for cumprida. Quer dizer, até é possível escapar, mas com o advento da arquitetura hiperdimensional, as prisões passam a ser construídas em mais de três dimensões, tornando uma eventual fuga extremamente complicada.

Se por acaso algum criminoso escapar, ou até mesmo se ele conseguir fugir antes de ser pego, é possível acessar um campo morfogenético e obter instantaneamente informações de pessoas no mundo inteiro, como possível paradeiro, lugares onde ele pode ter sido visto e até mesmo modus operandi em alguns casos.

E também não podemos deixar de mencionar a TV dos Heróis! O canal de TV mais famoso do mundo inteiro, onde qualquer pessoa que seja considerada um mago habilidoso o bastante pode tornar-se um super-herói da vida real, utilizando suas magias para ajudar na captura de criminosos com o mundo inteiro e sendo aclamado pelas multidões por isso. Vamos lá, quem não ia querer ser um super-herói?

8 - Tá, a magia é muito legal e coisa e tal, mas é realmente necessário fazer uma universidade só pra conjurar uma magia?

Felizmente não, e não é difícil ver algum exemplo prático disso. Universidades de magia, em geral, têm como objetivo criar pessoas que consigam compreender os princípios das magias existentes e criar magias novas. Mas é perfeitamente possível entregar um dispositivo mágico na mão de uma criança de 5 anos e deixar ela conjurar alguma coisa. Muitos dispositivos são adaptados especialmente para uso leigo, e isso permite que a magia apareça de muitas maneiras no cotidiano. Eis alguns exemplos:

-         Brinquedos de criança adoram utilizar a magia para abrir ainda mais a imaginação dos pequeninos;
-         Existem aparelhos mágicos capazes de executar tarefas domésticas extremamente complicadas em um piscar de olhos;
-         Artistas constantemente encomendam dispositivos de conjuração para utilizarem em suas obras e performances;
-         Religiosos de todas as fés adaptaram seus rituais para a inclusão da magia, acreditando que ela é um presente de seus deuses para a humanidade;
-         Novas modalidades esportivas envolvendo flutuação, aceleração e até combate nasceram, e hoje em dia esportes como o futebol tridimensional são quase tão jogados quanto suas versões mais antigas.

9 - Ainda tenho mais dúvidas sobre a magia. Onde posso perguntar?

Pergunte a qualquer um, sem vergonha! Os veteranos, professores e até alunos da Universidade de Magia do Ninho do Yata estão sempre à sua disposição para lhe ajudar nessa longa jornada. Você está aqui para abrir suas asas, então se pudermos ajudar, conte conosco!

apresentação

begin
readln (desfile do GRESV NINHO DO YATA);


SETOR 1 - OS PILARES DA MAGIA MODERNA
O primeiro setor do desfile apresenta o conceito da magia como ciência através de suas bases científicas: a física, a química, a computação e a matemática. Além disso, o setor também apresentará a Universidade de Magia do Ninho do Yata.

if MAGIA = true then

COMISSÃO DE FRENTE
Primeiro Pilar - Física
A comissão de frente do desfile inicia a apresentação do conceito de magia moderna representando seu primeiro pilar: a física. Visto que a magia exige um conhecimento altíssimo dos acontecimentos que podem ser explicados por fenômenos físicos, tais como liberação de energia e movimento, é extremamente importante que um mago saiba com o que ele está lidando. A apresentação da comissão de frente se dá em um “ringue” de eletroímãs com 11 integrantes fazendo truques utilizando magnetismo. Os componentes da comissão vestem trajes nas cores da escola inspirados em bruxas, porém com desenhos lembrando dentes de engrenagens nas bordas.

CASAL DE MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA [#01]
Segundo Pilar - Química: Dalton e Curie
O casal de mestre-sala e porta-bandeira do desfile representa a química, também essencial para a magia moderna pelos exatos mesmos motivos da física: a compreensão de fenômenos químicos é essencial para a pessoa que trabalha com conjurações. O mestre-sala virá com uma fantasia representando John Dalton, considerado por muitos o criador da teoria atômica moderna, enquanto a porta-bandeira representará Marie Curie, cientista famosa por sua enorme contribuição para a teoria da radioatividade. Os trajes virão com uma dominância da cor preta, sendo que o mestre-sala terá detalhes em forma de orbes vermelhos e azuis enquanto a porta-bandeira terá seus detalhes em forma de ondas verdes.

ALA COREOGRAFADA [#01]
Terceiro Pilar - Computação
Finalizando os três pilares básicos da magia, vem a computação, cujas técnicas desenvolvidas por mais de 100 anos* permitiram as técnicas de reescrita da realidade que são utilizadas para a conjuração de magia. A ala é composta por integrantes em roupas cinzentas e com óculos exageradamente grandes digitando freneticamente em laptops que aparentam ser falsos, até que em um momento da coreografia, eles soltam as telas e erguem-nas, formando um “mosaico” eletrônico da bandeira do Ninho do Yata.
*Note que somando o tempo desde a criação da computação até os dias atuais com o tempo entre a descoberta da magia e o “presente” onde o desfile é narrado, o resultado é muito superior a 100 anos.

TRIPÉ “PEDE-PASSAGEM” [#01]
Pilar dos Pilares - Matemática
Existe uma dissidência sobre os pilares da magia quanto à matemática, com alguns cientistas dizendo que, pela sua importância enorme para as três ciências dos pilares básicos, a própria matemática deveria ser considerada um quarto pilar, ou mesmo o “pilar dos pilares”. Já outros dizem que nomear a matemática como pilar causa confusão e redundância. De qualquer forma, é inegável que um mago moderno precisa saber muitos conceitos de matemática. O tripé traz uma estrutura arquitetônica parcialmente oca em forma de chapéu de bruxo com números e fórmulas matemáticas projetadas em todo o seu corpo.

CARRO ALEGÓRICO “ABRE-ALAS” [#01]
Laboratório de Processos Mágicos
O carro abre-alas da escola apresenta o Laboratório de Processos Mágicos da Universidade de Magia do Ninho do Yata, um local onde a formação e execução de uma magia pode ser observada. O carro traz em sua parte dianteira a inscrição “Universidade de Magia do Ninho do Yata” e uma mesa metálica enorme. Ao redor dela, estão vários integrantes, com pulseiras em seus braços esquerdos, em cima de telões (em forma de pilar) exibindo sequências de código mágico. Espalhados na mesa estão vários aparatos tecnológicos de utilidade desconhecida e fios, que parecem dispostos de maneira aleatória. Porém, ao passar pelas cabines de jurados, todos os componentes do carro levantam suas mãos esquerdas e tocam num botão nas pulseiras nelas contidas. Em seguida, os dispositivos erguem-se e tomam a forma de um yatagarasu robótico.

seek (DESFILE, setor2);

SETOR 2 - OS GRANDES PROFETAS DA HISTÓRIA
O segundo setor homenageia grandes figuras históricas cujas descobertas nos campos de ciências exatas ajudaram na descoberta da magia, além de mencionar Arthur C. Clarke como pai da magia moderna. Todos os integrantes deste setor carregam rolos de papel com textos em runas, para representar os “profetas”.

writeln (nome dos profetas);

ALA [#02]
Pierre de Fermat
Pierre de Fermat entrou para a história da matemática por colaborações e teoremas de valor imensurável para o campo da teoria dos números, o setor da matemática que, de maneira simplificada, estuda os comportamentos e padrões em sequências numéricas. Também ficou famoso por, supostamente, solucionar um dos problemas matemáticos mais difíceis de todos os tempos com técnicas rudimentares, e infamemente não representar a solução porque “a borda do papel onde ele estava escrevendo era pequena demais para contê-la”. A ala fantasia-se de Fermat em cores de papel envelhecido e carrega um livro aberto no costeiro com as inscrições “xn + y= z” e “n ≤ 2” - o último teorema de Fermat.

ALA [#03]
Leonhard Euler
Para muitos o maior matemático da história, Leonhard Euler colaborou imensamente para campos como cálculo integral, cálculo diferencial, teoria dos números e principalmente como fundador da teoria dos grafos. Em sua homenagem, um dos números mais importantes da matemática foi batizado: o número 2,718…, também conhecido como e, é denominado “constante de Euler” e é vital para o cálculo avançado. A fantasia da ala traz uma fantasia de Euler com uma enorme letra “e” no costeiro e uma bola expansível na mão representando a teoria dos grafos.

ALA [#04]
Carl Friedrich Gauss
Outro matemático de valor ímpar para a história foi Carl Friedrich Gauss. Diz uma história famosa que, ainda em sua infância, Gauss enunciou corretamente a soma de todos os números de 1 a 100 com uma rapidez espantosa, surpreendendo seu diretor e fazendo-o incentivar a carreira do que viria a ser um genial contribuidor para os campos da aritmética, estatística, física e astronomia. A ala traz uma fantasia de Gauss na cor azul-escuro com uma calculadora científica na mão e um telescópio no costeiro.

BATERIA - ASAS DA REVOLUÇÃO
Albert Einstein
A bateria Asas da Revolução vem representando um dos cientistas mais famosos de todos os tempos: Albert Einstein. Einstein fez dezenas de descobertas no campo da física, incluindo mas não se limitando a: teoria da relatividade, campos fotoelétricos, a famosa fórmula E = mc², entre outros. A influência de Einstein foi tanta que, hoje em dia, seu nome é sinônimo de genialidade. A bateria veste roupas simples de manga comprida, como Einstein vestia em sua idade mais avançada, e usam perucas com cabelos completamente desleixados. Nos instrumentos de percussão, a fórmula E = mc². Durante as paradinhas, a bateria colocará a língua para fora, imitando a foto mais famosa do físico.

ALA [#O5]
Alan Turing
Alan Turing foi o percursor da programação de computadores moderna, tendo sido, em sua época, um dos primeiros a trabalhar formalmente com os conceitos de algoritmo e computação, além de ter ajudado os Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial com a máquina Enigma, que decodificava os códigos de guerra alemães. Esta ala vem fantasiada de Turing carregando uma engrenagem com letras, representando a máquina Enigma que ele ajudou a decodificar. As roupas vêm nas cores do arco-íris numa singela homenagem à homossexualidade de Turing, que custou sua vida.

CARRO ALEGÓRICO [#02]
Arthur C. Clarke
Arthur Charles Clarke não ficou conhecido, como os outros homenageados nesse setor, por uma contribuição enorme ao campo de ciências exatas ou algo similar. Ao invés disso, Clarke ficou famoso por escrever livros de ficção científica, tal como sua obra-prima “2001: Uma Odisseia no Espaço”. Junto a Robert Heinlein e Isaac Asimov, se tornou um dos três ícones do gênero, porém só viria a ser realmente consagrado quando a magia foi descoberta, e suas três leis sobre a relação homem-tecnologia pareceram as mais perfeitas profecias já feitas. Clarke tornou-se um ícone mundial por ter enunciado isso muito tempo antes da magia ser descoberta. Esta alegoria traz Clarke sendo coroado por uma coroa high-tech em um cenário inspirado na Odisseia no Espaço, com uma bola de cristal na sua frente emitindo um brilho dourado.

seek (DESFILE, setor3);

SETOR 3 - AS MAGIAS BÁSICAS
O terceiro setor do desfile apresenta ao espectador alguns truques de magia simples, em geral utilizados nos primeiros períodos das universidades mágicas para que os estudantes tenham uma compreensão básica do tema.

while not (MAGO PROFISSIONAL) do
(TREINAR MAGIAS BÁSICAS);

ALA [#06]
Iluminação
A magia de iluminação consiste em uma alteração instantânea das ondas eletromagnéticas ao redor de um ponto no espaço, fazendo tal ponto emitir ondas de diferentes frequências no espectro da luz visível, causando a impressão de que o ponto no espaço está irradiando uma luz branca. A fantasia da ala traz o espectro da luz visível no costeiro e um led no peito que emite luz branca, além de ter diversos fios representando as ondas eletromagnéticas.

ALA [#07]
Hidrocinese
Uma das magias mais simples conhecidas, a hidrocinese primária consiste na captação de moléculas de água na forma de vapor para que elas sejam reestruturadas e reejetadas na forma líquida. Magos mais experientes utilizam outras técnicas para a hidrocinese, em geral mais complexas e mais eficientes. Esta fantasia virá na cor azul-bebê, com uma série de átomos espalhados pelo corpo e um chapéu e costeiro que parecem feitos de água.

ALA [#08]
Pirocinese
Apesar de ser perigosa pelo que causa quando há descontrole, a magia de pirocinese também é muito comum em aulas primárias. Ela consiste em forçar uma movimentação excessiva numa área pequena, criando a energia necessária para uma combustão enquanto capta-se uma quantidade de gás combustível do meio. A fantasia desta ala é branca, transicionando para vermelho, laranja e preto nos braços do componente, com adereços lembrando faíscas e chamas na mão dele..

TRIPÉ [#02]
Levitação
Assim como a hidrocinese, a magia de levitação primária é uma magia que pode ser feita de diversas maneiras, sendo que magos experientes fazem-na de maneira mais complexa e eficiente, porém ainda assim podendo ser executada como uma simples alteração da atuação da gravidade sobre um corpo, tornando-a possível de ser entendida até pelo mais iniciante mago. Este tripé virá com um palco escuro preparado para que dois mágicos (reais) executem um truque de levitação na Avenida.

ALA COREOGRAFADA [#O9]
Projeção Holográfica
Apesar da projeção holográfica não ser uma realidade distante mesmo na vida real, através da magia é possível replicar a incidência de ondas de luz em um corpo num outro lugar do espaço, criando a impressão de que há uma duplicata perfeita dele naquele ponto. Esta ala é composta somente por integrantes com irmãos gêmeos, que replicam uns os movimentos dos outros enquanto vestem roupas acinzentadas e carregam espelhos e projetores (referência ao método da vida real de projeção de hologramas).

CARRO ALEGÓRICO [#03]
Redimensionamento
Utilizando a ação de um “coquetel” de magias especial, tornou-se possível redimensionar vários tipos de objetos. As conjurações sucessivas isolam o sistema alvo temporariamente, fazendo com que sua estrutura possa ser escalada e ampliada ou reduzida numa proporção fixa sem causar alterações ao seu redor. A magia em si não é simples, mas é bastante utilizada em aulas de cursos primários por ilustrar a importância da compreensão físico-química de tudo que a magia afetará - é uma magia bem mais fácil de executar em elementos puros como ouro e prata do que em corpos complexos como um corpo humano. A alegoria traz um grande túnel com vários tipos de lentes. Dentro deste túnel, haverão blocos simulando elementos puros como o carbono, o ouro, a prata e o cobre. Os blocos serão pequenos na entrada do túnel e chegarão a 3 metros de lado em sua saída.

seek (DESFILE, setor4);

SETOR 4 - OS AVANÇOS DE UM MUNDO MÁGICO
No quarto setor, vemos alguns exemplos de avanços tecnológicos que só se tornaram possíveis graças à aplicação de magia em campos variados da ciência.

var
AVANÇOS: real;

ALA [#10]
Redes de Transporte de Segurança Infinita
Através da magia, foi possível contornar a famosa lei de que “dois corpos não conseguem ocupar o mesmo lugar no espaço” através de métodos de sobreposição e intercalação, ou seja, os átomos que formam dois corpos intercalam-se num espaço e continuam formando os seus respectivos corpos, porém são forçados pela magia a não se mesclar. Assim, é possível transpôr matéria e programar dispositivos para fazê-lo, o que culminou na criação de “veículos à prova de acidentes”. A fantasia desta ala é de um guarda de trânsito com um carro “atravessando” o folião no peito.

ALA DE PASSISTAS [#11]
Medicina de Caduceus
Chama-se de “Medicina de Caduceus” a medicina cirúrgica auxiliada por aparatos mágicos, geralmente focada em evitar procedimentos invasivos ou que possam deixar sequelas. Através das supracitadas magias de transposição de matéria, as cirurgias passaram a ser feitas com uma segurança muito maior, uma vez que a ausência de cortes reduz em muito a possibilidade de efeitos adversos ou inesperados. Médicos mais experientes também conseguem usar a magia para desintegrar tumores, tecido necrosado e outras possíveis anomalias/doenças sem maiores dificuldades. As passistas virão com trajes inspirados em médicos e na personagem Mercy, do jogo Overwatch. Todos carregarão um bastão Caduceus.

ALA [#12]
Psico-Passe
Denomina-se Psico-Passe* o “mapa” de um cérebro humano obtido a partir de procedimentos mágicos, como a projeção e a transposição. A ideia do Psico-Passe é permitir uma análise do comportamento do ser humano e a relação dele com os impulsos nervosos, em geral procurando associar e prever distúrbios psicológicos como o autismo. A fantasia desta ala traz uma série de fios verdes representando o sistema nervoso e um chapéu na forma de um cérebro com eletrodos espalhados.
*Representa o fato de que as magias permitem um “passe” para os seres humanos entenderem melhor o funcionamento da própria mente. Checar glossário para mais informações sobre o nome.

ALA [#13]
Indústria do Trabalhador
O modelo mágico causou um grande avanço no setor industrial, uma vez que permitiu uma relação mais fácil entre trabalhador e empregador. Através de equipamentos mágicos, é possível para um trabalhador operar numa linha de produção sem jamais colocar-se em risco, o que barateou os seguros de acidentes para fábricas a longo prazo e tornou o espaço de trabalho mais confortável para os trabalhadores. A fantasia desta ala é de um operário de obras, com chapéu de construção, roupas sujas, porém com luvas repletas de led’s que emitem uma luz branca.

ALA [#14]
Ventos de Gaia
“Ventos de Gaia” é o nome dado a algumas técnicas mágicas que revolucionaram o campo da agricultura ao permitir um cultivo 100% livre de pesticidas. As técnicas utilizadas consistem na pesquisa dos genes das pragas que devem ser mantidas longe da plantação e, através de uma simulação feromônica que só funciona com a espécie alvo, elas se afastam das plantações. A técnica é chamada de “Vento de Gaia” porque permite a riqueza da terra sendo sutil e invisível como um vento. A ala vem com uma fantasia de homem do campo mágico, com enxada de cabo expansível, cesto de milho e um chapéu de palha alterado para parecer um bruxo.

CARRO ALEGÓRICO [#04]
Efeito Noé
Finalizando este setor, temos o carro alegórico que representa o avanço na meteorologia. Batizado de “Efeito Noé” pela capacidade de alterar o clima da forma que o ser humano quiser, tal como Deus na história da Arca de Noé, este avanço permite que, uma vez seguidas as regulamentações impostas, o clima em um período de tempo curto possa ser alterado por motivos emergenciais (em caso de chuvas torrenciais ou seca extensa), agrícolas (em caso de uma distribuição irregular de chuvas) ou até mesmo comerciais (para que feriados como Carnaval e Natal possam ser celebrados em climas adequados). A alegoria representa isso ao mostrar uma cidade com todos os climas ao mesmo tempo: chove em uma parte da cidade, neva em outra, numa terceira faz sol, etc. As cores da alegoria acompanham os climas de cada parte.

seek (DESFILE, setor5);

SETOR 5 - AINDA HÁ MUITO O QUE EXPLORAR
O quinto setor apresenta algumas possibilidades de explorações ainda não iniciadas ou concluídas no universo mágico. Em outras palavras, este setor apresenta as futuras explorações da humanidade mágica.

fatal error: END not found;

ALA ESPECIAL [#15]
Microcosmos - A Corrida Subatômica
Magias de encolhimento, como mencionadas no setor 3, existem e podem ser utilizadas até mesmo em seres humanos, se o mago que as executa tem experiência em lidar com os chamados “corpos complexos”. Desta maneira, a execução perfeita dessa magia permite a um mago ser reduzido a um tamanho menor até mesmo que um átomo. Com a adição de magias que permitem a leitura e visão de partículas de tamanho ínfimo, como quarks, tem-se origem uma busca implacável pelos limites do microuniverso e por suas características, que chega a espelhar a famosa “corrida espacial” da Guerra Fria. Esta é uma ala especial composta apenas por integrantes anões, que vestem-se em trajes azul e laranja similares ao de astronautas e carregam em sua frente uma bola de ginástica colorida, representando as partículas “minúsculas” que eles buscam.

ALA [#16]
Alcançando o Universo
Do outro lado do espectro, a exploração do macrocosmos não necessariamente requer um redimensionamento, mas mesmo assim foi bastante auxiliada pela magia, visto que conjurando magias de repulsão e isolamento, é possível explorar e sobreviver no espaço sideral sem a necessidade de trajes espaciais pesadíssimos ou mesmo de foguetes de lançamento, bastando apenas um cilindro de oxigênio. A ala traz integrantes em blusas pretas simples, porém cheias de emblemas de agências espaciais, representando o fato de que as viagens de exploração espacial não mais necessitam de tanta parafernalha. Os integrantes carregam cilindros de oxigênio falsos no costeiro e vestem uma máscara de ar.

ALA [#17]
Missão John Titor
A história de John Titor, que para muitos nada mais era do que um mistério irrelevante da internet, foi ressuscitada e ganhou muita força quando a magia passou a ser parte do cotidiano. Não raramente aparece um cientista com uma nova teoria ou possibilidade sobre a viagem temporal, e a maioria delas ainda não foi testada eficientemente devido às restrições e ao extremo cuidado com algo tão poderoso, mas a chamada “missão John Titor” é um dos maiores desafios para os cientistas e um dos maiores hobbies para fanáticos por histórias de viagem temporal. A fantasia desta ala possui uma ampulheta com uma areia de cor fosforescente na mão e um relógio com os ponteiros rodando no sentido anti-horário no costeiro. Os integrantes vestem as cores azul-esverdeado e cinza-chumbo.

ALA [#18]
Uma mágica - Fazer a fome desaparecer
Há também aqueles que acham que a magia poderia ser utilizada para resolver problemas que vêm de antes dela ser descoberta. Viver em terras naturalmente pobres se tornou uma tarefa bem mais fácil com o advento da magia, uma vez que se tornou possível ajustar os solos para dar aos miseráveis algo para comer. Ainda assim, buscam-se mais e mais soluções para que os mais pobres possam ter refeições dignas. A fantasia desta ala é predominantemente marrom e imita uma árvore, que em seus pés tem umas poucas folhas azuis (cor que popularmente representa a fome) e em seus galhos, muitas folhas verdes (cor que popularmente representa a esperança).

ALA [#19]
A Biblioteca de Espécimes
Muito se fala sobre utilizar a magia para facilitar a decodificação dos mistérios da vida e do DNA. Embora vários destes mistérios já tenham sido descobertos antes da própria magia, uma função única pôde ser desempenhada com métodos mágicos: a recriação de DNA’s de animais extintos. Ainda que não possam formar um espécime completo e “ressuscitar” alguma espécie, grandes avanços no campo biológico e na pesquisa sobre a evolução das espécies foram feitas graças ao DNA sequenciado de animais extintos. Os dados são disponibilizados abertamente a todos no mundo que se interessarem juntamente com o DNA de criaturas não extintas, criando um tipo de biblioteca de espécimes. A fantasia desta ala tem um costeiro formado por diversas fitas de DNA em dupla-hélice uma ao lado da outra, cada uma com uma cor diferente, representando a diversidade de dados genéticos obtidos através da magia.

CARRO ALEGÓRICO [#05]
Projeto INDEX - Aonde a humanidade irá chegar?
Tão fascinante quanto polêmico é o Projeto INDEX*. Outro conjunto de experimentos secretos, poucas informações sobre o projeto foram reveladas a público, porém suas intenções são amplamente conhecidas: Experimentações com seres humanos. É dito que todos que são cobaias do experimento são prisioneiros condenados à pena capital que aceitaram fazer parte da história da humanidade. Os experimentos divulgados variam entre dezenas de tipos, desde clonagem humana, passando por adição artificial de defesas genéticas e chegando até mutações forçadas. Obviamente, grupos de direitos humanos constantemente pedem a retirada do sigilo dos experimentos. A alegoria é formada por dois tubos gigantes repletos de um líquido semitransparente com corpos falsos, supostamente em animação suspensa, mergulhados neles e um enorme computador de tela verde que exibe constantemente dados sobre o projeto em fontes minúsculas. No resto da alegoria, há uma série de imagens de seres humanos com características bizarras, como asas de morcego.
*Referência ao Index Librorum Prohibitorum, a lista de livros proibidos pela Igreja Católica. O Projeto INDEX é constantemente citado como “a busca por conhecimento proibido”.

seek (DESFILE, setor6);

SETOR 6 - NEM TUDO SÃO FLORES
O sexto setor apresenta o lado negativo da descoberta da magia: embora os feitos da humanidade graças à ela sejam enormes, ela também é utilizada para o mal.

interrupt;

ALA [#20]
O Dilema da Justiça
A adição do elemento mágico na sociedade causou uma série de discussões sobre a aplicação dela na justiça. Segundo algumas pessoas, é essencial que se use a magia para analisar instantaneamente cada ser humano e tentar obter a possibilidade de ele cometer um crime. Para outras, esta teoria é absurda, fere o livre arbítrio e nunca funcionaria. A discussão sobre o tema é constante e um mero deslize de qualquer país a favor de um dos lados inflama os defensores do outro. Esta ala vem com fantasias de juristas, carregando uma balança da justiça com um coração em um dos pratos e uma estrela no outro.

ALA [#21]
Poções
O tráfico de entorpecentes acabou encontrando na magia uma aliada poderosíssima. Forçando a alteração de composições químicas, é possível adicionar uma série de efeitos inesperados até mesmo a um mero copo d’água, e existem boatos de que os traficantes também estão pesquisando métodos de reduzir o dano colateral do entorpecimento para manter sua clientela “ativa” por mais tempo. A fantasia desta ala é inspirada no personagem Mercador do jogo Resident Evil 4, vestindo uma enorme capa preta na qual os componentes escondem tubos de substâncias que mudam de cor ao serem expostas à luz.

TRIPÉ [#03]
O tráfico que os olhos não veem
Se os traficantes conseguiram benefícios da magia em seus produtos, evidentemente eles também fizeram um ótimo uso dela para facilitar seus negócios. Saindo constantemente na calada da noite, os traficantes utilizam aparelhos mágicos que fazem o corpo parar de refletir ondas de luz visível, tornando-se transparentes sem deixar de serem sólidos. Este tripé tem cores bem escuras, um muro negro ao fundo e uma pequena cabine em forma de casa. Dois integrantes utilizam-se do tripé e de panos escuros para fazer truques de desaparecimento, dando a impressão de que estão invisíveis.

ALA [#22]
Hackeando Magia
O conceito de “hackear” algo existe desde os tempos pré-magia e muitos já o temiam antes, mas agora que a mais poderosa criação da humanidade é baseada em computadores, o medo de que a magia possa ser hackeada é uma realidade. Os dispositivos que fazem a magia ser conjurada são inevitavelmente vulneráveis a ataques, o que pode alterar sua programação para conter magias ilegais ou causar efeitos adversos em uma magia legal, tal como forçar uma explosão numa magia de combustão. Esta ala veste a cor azul-escuro, tem asas negras que parecem cibernéticas e óculos escuros.

ALA [#23]
Magia Alúmina
Magia alúmina (isto é, “sem luz”) é simplesmente outro nome para o que antigamente era chamado de magia negra: procedimentos mágicos obtidos por métodos desconhecidos e que geralmente possuem alguma malícia envolvida. Magia negra, nos tempos modernos, costuma significar magia capaz de alterar outras magias, causar efeitos extremamente adversos, inutilizar dispositivos mágicos, entre outros. A fantasia desta ala é marrom, com caveiras e características de bruxos malignos clichês. O aspecto do moderno vem no chapéu, que carrega uma pedra preciosa negra conectada a ele pelo que aparentam ser circuitos elétricos.

CARRO ALEGÓRICO [#06]
Os dragões helicópteros
Um episódio que ficou particularmente infame em relação a malfeitorias envolvendo magia foi a Noite dos Dragões Helicópteros, nome dado ao dia em que todos os helicópteros do Canadá foram tomados por uma ação mágica da organização terrorista Qliphoth e projetados contra prédios nos Estados Unidos. Este episódio tornou-se um símbolo e lembrete de como a magia pode ser perigosa se for entregue livremente a todos. Esta alegoria tem dois grandes helicópteros com suas partes frontais levemente deformadas para que eles pareçam criaturas bestiais. Eles estão acima de um porta-aviões onde integrantes, em roupas similares às de guerrilheiros, fazem gestos para comandar “voos”. A árvore de Qliphoth é desenhada no chão do porta-aviões para representar o grupo terrorista.

seek (DESFILE, setor7);
SETOR 7 - OS HERÓIS DAS HISTÓRIAS MÁGICAS
O sétimo setor traz uma oposição ao sexto setor, apresentando as criações mágicas utilizadas para impedir o mau uso da magia.

dispose (EVIL);

ALA [#24]
ASIMOV’s
Estatisticamente, por mais bem treinada que seja uma força de defesa humana, considerava-se que enquanto um ou dois integrantes pudessem estar com seu emocional instabilizado, sempre haveria margem para erros em operações de risco extremo ou precisão extrema, como em resgates de reféns, invasão ao QG de organizações criminosas ou desarmamento de bombas. Por isso, um grupo militar norte-americano criou os ASIMOV’s*, robôs que utilizam a magia para serem capazes de suportar processadores de poder imenso e arsenais versáteis sem perdas em atributos físicos como a agilidade, e desde então eles são massivamente utilizados até mesmo pelos inimigos militares dos EUA em operações de segurança nacional. Esta ala é composta por membros carregando armas (claramente falsas) e pintados inteiramente de prata.
*Batizados assim em homenagem a Isaac Asimov, escritor de ficção científica já mencionado brevemente no setor 2 que ficou famoso por suas histórias envolvendo a robótica e o convívio entre robôs e humanos.

ALA [#25]
Nada Além da Verdade
Adaptando métodos de leitura corporal utilizados por psicólogos e interrogadores para computadores mágicos, também tornou-se possível analisar instantaneamente o grau de veracidade de uma denúncia em seus mínimos detalhes, impedindo perda de tempo com trotes e tornando o sistema policial muito mais crível e eficiente. Qualquer pessoa que faça uma denúncia automaticamente compromete-se a utilizar esse método para que seja apurada, e até mesmo se ela estiver mentindo para esconder algo ou por medo de alguém, os oficiais percebem a situação e lidam com ela de um jeito apropriado. A ala tem integrantes com um polígrafo montado pelo corpo e lâmpadas de led’s nas cores verde e vermelha no peito, que acendem alternadamente.

ALA [#26]
Adivinhação Forense
O campo da ciência forense foi um dos que mais pôde apreciar benefícios com o auxílio dos equipamentos mágicos. Rastros microscópicos que antes passavam despercebidos nas cenas dos crimes agora são facilmente encontrados e analisados em questão de segundos, o que dá a muitos a impressão de que os forenses se tornaram adivinhos. A fantasia desta ala é composta por um longo manto azul-escuro com interrogações amarelas e cartas na mão que aparentam ser de tarô, mas na verdade contém elementos do trabalho forense, como luminol, lupa e tubos de ensaio.

ALA [#27]
Prisão Hiperdimensional
Ao considerar como a magia poderia ser aplicada na arquitetura e com o auxílio de avanços matemáticos e computacionais no campo de matrizes, vários países iniciaram uma pesquisa sobre a possibilidade de construções em mais de três dimensões. Em pouco tempo, foram criados os primeiros prédios em formato de tesserato, e posteriormente descobriu-se que prédios com muitas dimensões eram impráticos para uso mundano devido à confusão dos leigos quanto às dimensões. Ainda assim, eles foram considerados um achado para prédios de agências de segurança, projetos confidenciais e principalmente prisões, uma vez que a fuga dos prisioneiros é extremamente complicada. A ala traz integrantes em trajes de presidiários dentro de uma armação em forma de tesserato, ao qual eles estão acorrentados pelo pulso.

ALA DAS BAIANAS [#28]
Registros Akáshicos
A magia também permitiu a criação dos Registros Akáshicos. Baseados numa antiga teoria do cientista Rupert Sheldrake sobre campos morfogenéticos, os magos conseguiram criar uma rede invisível de informações nas quais seres humanos conseguem inserir dados subconscientemente, revelando sem saber o paradeiro de pessoas perigosas ou testemunhando fatos que depois viriam a se tornar importantes. A fantasia das baianas é dourada, com runas pretas tomando boa parte da saia.

CARRO ALEGÓRICO [#07]
Heróis da Televisão
Por fim, o sistema de defesa contra crimes se tornou tão eficiente que algumas pessoas conseguem transformá-lo até em fonte de renda e entretenimento. A chamada “TV dos Heróis” possui, em sua equipe, uma série de magos extremamente poderosos, que têm como profissão sair à caça de malfeitores e exibir ao vivo suas capturas em frente a câmeras de televisão enquanto fazem um show à parte lançando feitiços que lembram os super-heróis mais famosos dos quadrinhos.  Naturalmente, a ideia de super-heróis foi amada pelo mundo inteiro e a TV dos Heróis se tornou uma febre mundial. Este carro alegórico traz três enormes arranha-céus de até 11 metros de altura, com integrantes especializados escalando constantemente os prédios e descendo numa tirolesa e chutando bustos representando criminosos durante a descida. O carro também contém traços de gelo e fogo, representando magias de “super-poder”.

seek (DESFILE, setor8);
SETOR 8 - ESTE É UM MUNDO MÁGICO
O último setor do desfile apresenta aplicações mais diversas da magia, fugindo do campo da ciência e aglomerando-se na sociedade sob diversas formas.

assign (MAGIA);

ALA DAS CRIANÇAS [#29]
Brincando com a magia
A magia sempre se fez presente no imaginário infantil desde antes de ser descoberta oficialmente. Sendo assim, era inevitável que as crianças ficassem curiosas com os fenômenos mágicos e quisessem interagir com eles. Para essa função, foram criadas versões mágicas de vários brinquedos antigos, tais como pega-varetas, cubo mágico, dardos e bonecas. Cada um tem um tipo próprio de magia embutido, mas todos têm em comum o objetivo de fascinar os pequeninos. As crianças da escola virão numa fantasia bem colorida, carregando vários cubos mágicos que piscam em múltiplas cores.

ALA [#30]
Ao dispor de qualquer um
Pela praticidade em geral, uma das primeiras tarefas feitas com a magia e que persiste por muito tempo desde sua descoberta é a limpeza doméstica automática. Configurando uma série de padrões e guias em um computador mágico, uma casa inteira pode ir de completamente suja a brilhante em um piscar de olhos. A fantasia desta ala traz empregadas com tablets em uma mão e espanadores que lembram varinhas na outra.

TRIPÉ [#04]
Encantrismo
Até mesmo os movimentos artísticos se renderam ao fascínio de um mundo mágico. Criou-se o encantrismo, um movimento artístico cujo principal propósito é juntar elementos de movimentos antigos, como impressionismo e cubismo, a poderes mágicos para criar uma arte mais espantosa, realista e que praticamente tange aquele que a aprecia. Este tripé tem a forma de uma torre de cubos empilhados que deslizam uns nos outros em um movimento padronizado, de forma que em certos momentos os deslizamentos param e é possível ver uma dentre duas imagens diferentes: uma representando luz e a outra representando trevas.

ALA [#31]
Um presente de Deus
Se para muitos a magia é nada mais do que um decorrer da ciência, há ainda aqueles que mantém firmes suas fés religiosas e acreditam que a descoberta da magia foi um presente de seus deuses para a humanidade numa geração considerada abençoada. Muitos destes fiéis também incorporaram magia em seus rituais sagrados. A fantasia da ala é majoritariamente branca, carrega velas que queimam um fogo branco e traz no costeiro símbolos religiosos cromados.

CARRO ALEGÓRICO [#08]
Esportes tridimensionais
No oitavo carro alegórico, serão mostrados exemplos dos chamados esportes tridimensionais. Eles são resultado de uma adaptação em esportes coletivos com bola, tais como futebol e basquete, que adiciona magias de levitação e magnetismo ao jogo para torná-lo mais dinâmico, com atletas utilizando o espaço aéreo de maneira bem mais ampla e gerando jogadas que encantam as multidões. Esta alegoria traz uma quadra de futsal cúbica, com jogadores pendurados em cordas elásticas e algumas plataformas espalhadas pelo campo. Os jogadores saltam constantemente de uma plataforma pra outra enquanto passam uma bola metálica leve entre eles. Outros componentes no carro representam torcedores.

VELHA GUARDA
Os magos do Ninho
A velha guarda do Ninho do Yata encerra o desfile representando os magos veteranos, aqueles que já se formaram na nossa Universidade de Magia e estão prontos para guiar aqueles que estudam ou estudarão nela. A velha guarda traja uma beca de formatura prateada, com um smartphone falso na mão que contém um botão. Pressioná-lo acende luzes nas cores da escola no chapéu de formatura.

end.

comentários do autor

Pois bem, eis mais um enredo.

Esse aqui me custou um bom tempo preparando. Eu já tinha a ideia desde antes mesmo de eu fazer Sis puella magica, mas faltava maturação, faltavam detalhes. Acho que importante pra eu escolher avançar esse enredo foi o fato das críticas de Sis puella magica apontarem o fato de que não adianta escolher uma história da ponte que partiu pra apresentar. Bem, então eu escrevi uma do zero.

Na verdade, nem foi uma história. Foi mais “apresentar um universo alternativo hipotético”. Admito que sou um fanboy louco de The Irregular at Magic High School, principalmente pelo conceito de magia futurística. A magia como uma ciência exata seria tudo mais que um sonho pra mim.

Se for passar pro papel, esse desfile deve ficar muito bonito, mas pra materializar, é outra história. Muita coisa eletrônica, muita parafernalha, substâncias químicas... ô coisa de escola “rhyca”! Acho que, apesar da comparação desse enredo com o autor vocês-sabem-quem, eu também puxei um lado do Danilo em encher meus desfiles de luxo.

Curiosidade aleatória: dividindo os setores, estão pequenos fragmentos de texto. Eles são comandos na linguagem de programação Pascal, não necessariamente funcionais. Eu coloquei eles ali porque achei que ficaram legais como marcadores de divisão setorial.

E de novo eu aprontei com a paradinha da bateria. Eu adoro isso.

Boa sorte aos meus concorrentes!

glossário

-         Caduceus: Nome do bastão carregado pelo deus Hermes na mitologia grega. Ele é comumente utilizado como símbolo de organizações medicinais.
-         Campo morfogenético: Teoria do cientista britânico Rupert Sheldrake que alega que conjuntos, contíguos ou não, de diversos tipos de seres poderiam estar conectados por um campo invisível de informações (um tipo de telepatia, pra simplificar). Por exemplo, seria possível para uma pessoa que sabe sobre uma informação passá-la para outra que não sabe (e pode não estar sequer próxima) através do campo morfogenético.
-         Feromônica: Referente aos feromônios, substâncias químicas que provocam reações específicas em seres de certas espécies.
-         John Titor: Nome de um usuário da Internet dos anos 2000 e 2001 que alegava ser um viajante no tempo. Até hoje suas histórias e identidade estão entre os maiores mistérios da Internet.
-         Light novel: Livro japonês de leitura rápida, similar a um mangá.
-         Pena capital: Mesma coisa que “pena de morte”.
-         Polígrafo: Tipo de aparelho que tenta detectar mentiras através de leitura de dados corporais como a pressão sanguínea, pulso, sudorese, etc.
-         Psico-Passe: Do inglês “Psycho-Pass”, inspirado no anime de mesmo nome. No anime, o Psycho-Pass é um índice que consegue prever a tendência de uma pessoa a cometer um crime. Aqui, um conceito similar foi utilizado em uma ala e o nome foi passado para outra ala. 
-         Registros Akáshicos: Segundo o hinduísmo, um conjunto de conhecimentos que guarda tudo que aconteceu e acontecerá no Universo, mas não é tangível.
-         Teoria dos grafos: De maneira extremamente simplificada, é um ramo da matemática que trabalha com a análise de “mapas de pontos” específicos e as ligações entre eles.
-         Tesserato: Simplificadamente, é uma versão de quatro dimensões de um cubo. De maneira mais detalhada, considerando que o cubo é formado por dois quadrados idênticos ligados em seus vértices através de retas, um tesserato seria formado por dois cubos idênticos ligados por retas em todos os seus vértices.

referências

Os dados da vida real utilizados no desfile são, em sua maioria, de conhecimento público e foram pesquisados no site https://en.wikipedia.org/wiki/Main_Page e suas subpáginas.

Outras referências:

-         The Irregular at Magic High School (Mahouka Koukou no Rettousei), anime + light novel: Episódios 1-26; livros 1-13.
-         Psycho-Pass & Psycho-Pass 2, anime: Episódios 1-22; Episódios 1-11.
-         Tiger & Bunny, anime: Episódios 1-25.
-         The Cube 2: The Hypercube, filme: Não foi diretamente consultado. Apenas partiu do filme o conceito da ala 27.

 Enredo para o Concurso Brasileiro de Enredos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores