Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Enredo 1005 - ICAMIABAS, AS GUERREIRAS DA AMAZÔNIA

ENREDO: ICAMIABAS, AS GUERREIRAS DA AMAZÔNIA






EMAIL: Alexandro18souza@gmail.com


NOME OFICIAL: Grêmio Recreativo Escola de Samba de Enredo Acadêmicos da Lira
PRESIDENTE E ENREDISTA: Alexandro Souza
FUNDAÇÃO: 22/02/2016
SÍMBOLO: Lira
CORES: Azul, Branco e Amarelo
BATERIA: Cadência da Lira


APRESENTAÇÃO:
O enredo foi feito para uma escola de grupos intermediários. Apresenta as icamiabas, índias que supostamente viveram no estado do Amazonas, ás margens do rio nhamundá. O episódio mais famoso envolvendo elas foi o encontro narrando por Francisco Orellana, o qual teria travado uma batalha com as mesmas, as índias também tinham um ritual que preparavam para se reproduzir em que ofereciam aos seus parceiros pedras verdes chamadas de muiraquitã retiradas de um lago sagrado pra elas chamado yaci-uaruá, nesse ritual após meses, se nascessem meninas ficavam com as índias, e se nascessem meninos eram mortos ou dados aos pais.
O enredo possui três setores que vão pelo caminho mais lendário da história,
SINOPSE
NA IMENSIDÃO DA AMAZÔNIA VIVERAM
 AS AMAZONAS BRASILEIRAS, VIVIAM ÁS
MARGENS DO RIO NHAMUNDÁ, CONIUPIARAS MULHERES SEM MARIDO
 ERA UMA TRIBO SÓ DE MULHERES
GUARDIÃS DO ELDORADO
 REALIDADE OU ILUSÃO, NÃO SABEMOS
E QUE SE ABRA O PORTAL QUE LEVA À ALDEIA DAS AMAZONAS.

ICAMIABA É MULHER SEM MARIDO
ICAMIABA É FORÇA
ICAMIABA É AMOR
ADORNADAS DE PENAS
SEMINUAS
PÉS NO CHÃO
PRONTAS PRA GUERRA.
NO GRANDE REINO DE COÑORÍ A GUERREIRA MAIOR
SÓ HABITAM AS MULHERES
O REINO DAS PEDRAS VERDES.
ONDE ORELLANA POR ENCANTOS SE DEU
 AO VER A BELEZA DAS INDIAS E
 SUCUMBIU A DERROTA
 PELOS SEUS ARCOS E FLECHAS.
 CARVAJAL AS MODELOU EM ESCRITA
MULHERES ALTAS, DE PELE CLARA,
 CABELOS COMPRIDOS E NEGROS, DE BELEZA ÚNICA E MÍTICA.

PARA AS ICAMIABAS A CERIMÔNIA DA DEUSA YACI ERA SAGRADA
A MÃE-LUA ERA REVERENCIADA
NO LAGO ESPELHO DA LUA
DE ONDE AS ICAMIABAS MERGULHAVAM E LOGO EMERGIAM COM
 OS MÍSTICOS MUIRAQUITÃS MOLDADOS NAS FORMAS
DE SAPOS, COBRAS E PEIXES E ERA OFERTADO
AOS GUACARIS QUE SOB AS BENÇÃOS DE MÃE-LUA
ERAM OS ESCOLHIDOS PELAS AMAZONAS
PARA O RITUAL DE REPRODUÇÃO
UM TEMPO DEPOIS SE NASCIAM CURUMINS
IAM EMBORAS COM OS PAIS,
SE NASCIAM CUNHANTÃS FICAVAM E FORMARIAM
OUTRA GERAÇÃO DE GUERREIRAS.
CRIÁDAS COM FORÇA
E CORAGEM.
 YCAMIABAS!
AMAZONAS!
 INSPIRARAM O NOME DO MAIOR RIO DO MUNDO O RIO AMAZONAS E DO MAIOR ESTADO DO BRASIL O AMAZONAS.
DESENVOLVIMENTO
FICHA TÉCNICA
ENREDO: ICAMIABAS, AS GUERREIRAS DA AMAZÔNIA
Nº DE SETORES: 3 SETORES
Nº DE ALAS: 12 ALAS
Nº DE ALEGORIAS E TRIPÉS: 3 ALEGORIAS 3 TRIPÉS
COMPONENTES: 1700 COMPONENTES, 140 RITMISTAS, 80 BAIANAS, UMA ALA DE PASSISTAS, E UMA ALA DA VELHA GUARDA.


1º SETOR: O CAMINHO
O setor representa uma visão inicial do reino das amazonas.
COMISSÃO DE FRENTE – CONIUPIARAS: MULHERES SEM MARIDOS
Composta de quinze integrantes mulheres vestidas de índias, sendo que o cocar que faz parte da fantasia possui um efeito que faz com que ele se transforme em na flor da vitória-régia, que simboliza a beleza das índias, sendo uma representando coñori e portando uma manta que mescla vermelho e laranja, cada uma leva consigo uma lança, sendo a de coñori a de maior destaque. Apresenta a principal característica das ycamiabas que elas viviam sem maridos em uma aldeia formada só de mulheres, na comissão de frente isso é mostrado através da dança, que representa uma dança de união.

CARRO ABRE ALAS – O PORTAL DA ALDEIA MÍSTICA
TRIPÉS
Representam as protetoras do portal que leva à aldeia das icamiabas, são 6 tripés que vem a frente do carro abre alas e estão ligados a ele, em cada tripé tem a escultura de uma índia icamiaba, segurando um arco e flecha e em posição de ataque, os tripés possuem também sistema de iluminação. São ligados à alegoria.
ALEGORIA
Alegoria é composta de apenas um chassi, a saia do carro é feita em papel água representando a água o chão do carro é decorado com vegetação típica da Amazônia, na alegoria estão totens indígenas dourados que representam o eldorado (o qual as amazonas saberiam a localização) a alegoria possui ainda a figura de coñori a líder das icamiabas em uma escultura com movimentos atrás da escultura de coñori, a representação do portal da aldeia em formato de arco rústico dourado, ao longo do arco estão dispostos desenhos indígenas.
Destaque: Fantasia: A Riqueza das Amazonas



2º SETOR: O REINO DAS ÁGUAS CLARAS DO NHAMUNDÁ
O setor retrata em parte a forte personalidade das amazonas, conhecidas por receber os inimigos com disparos de arcos e flechas.
 PERFORMANCE – BELA ÍNDIA
Representa a beleza física das índias icamiabas descritas por frei Gaspar de Carvajal como mulheres altas, musculosas, de pele clara, cabelos compridos e negros. A fantasia apresenta uma vestimenta indígena, tendo um cocar como adereço de cabeça e o arco e flecha como adereço de mão. O grupo performático é composto apenas por mulheres.

ALA 1 – PRONTAS PRA GUERRA
Eram descritas na maioria dos escritos relacionados a elas como mulheres ferozes e valentes enfrentavam sem medo os inimigos. A fantasia representa a força das icamiabas nas guerras.  

TRIPÉ: TRIBUTO À RAINHA AMAZONA
O tripé representa um tributo a coñori a rainha das icamiabas, faz uma representação de conõri se banhando nas águas do rio nhamundá, a base do tripé é decorada com vitórias-régias que possuem movimento imitando o balanço das águas no centro do tripé a figura de coñori toda prateada cercada por barras espelhadas em uma representação estilizada das águas. 
ALA 2 – COÑORI A GUERREIRA
Era a rainha das icamiabas, a única intocada e virgem, pois assim mandava a tradição da tribo. A fantasia remonta à vestimenta da rainha amazona com um manto, o um cocar como adereço de cabeça, dispostos pela fantasia estão desenhos do muiraquitã.
ALA 3: BATERIA – CORAÇÃO DA FLORESTA
A ala representa a fonte da força das amazonas, A FLORESTA, que era o lugar onde elas mostravam seu poder. A fantasia é  feita de trançados da fibra de arumã com folhagens que se espalham pela fantasia, na altura do peito um coração vermelho coberto de artérias que lembram as raízes de arvores, o adereço de cabeça é um cocar estilizado que reproduz as raízes de uma arvore é um complemento do coração que faz parte da fantasia que é predominantemente verde e marrom.


ALA 4 – ORELLANA E O ENCANTO
Foi o primeiro desbravador e único a cruzar com as icamiabas, e segundo seus relatos lutou com as mesmas na foz do rio Nhamundá atual divisa do estado do Amazonas com o Pará. A fantasia representa as roupas típicas dos navegadores espanhóis da época as cores remetem á bandeira da Espanha, o adereço de mão é uma espada que possui um efeito, em que ela se abre e mostra o brasão da coroa espanhola.
ALA 5 – AS ESCRITAS DE CARVAJAL
Foram os primeiros registros literários sobre essa tribo feitos pelo frei espanhol Gaspar de Carvajal. Fantasia apresenta fitas com estampas de folhas nas fitas existem trechos das escrituras de Carvajal sobre as icamiabas, possui um costeiro formados de acetatos em tiras e penas artificiais.
ALEGORIA 2 – A BATALHA
A alegoria retrata um cenário de batalha, a batalha que ocorreu na foz do rio Nhamundá, lugar onde a expedição de Orellana fez uma parada , e foram atacados e derrotados das icamiabas. A alegoria é verticalmente dividida ao meio onde de um lada ficam as esculturas de soldados espanhóis vestidos com roupas de guerra comuns a eles naquela época e suas armas do outro lado da alegoria estão as esculturas das amazonas travestidas com trajes de guerra, com arcos e flechas.

Destaque: fantasia: Triunfo Guerreiro


2º SETOR: DO RITO SAGRADO À NOVA CUNHÃ
O setor retrata o principal ritual das índias, dedicado a deusa yaci e é também um rito de reprodução para as icamiabas.
ALA 6 – YACI, A DEUSA
Era a deusa a qual as índias dedicavam a cerimônia que realizavam no lago sagrado chamado yaci-uaruá. A fantasia representa uma ninfa adaptada para o universo amazônico e indígena, por toda sua extensão desenhos indígenas e um costeiro com penas com estampa que reproduz o brilho da lua.

TRIPÉ: PEDRA VERDE
O tripé é todo vazado (para não atrapalhar a visão geral das baianas) é produzido em acrílico transparente, no formato do muiraquitã com iluminação verde, possui ainda um chafariz de água. É uma introdução à ala das baianas.
ALA 07 – BAIANAS – MUIRAQUITÃ, UM GESTO DE AMOR
A ala das baianas representa o amuleto das icamiabas, que elas davam de presente aos parceiros. A fantasia em tons de verde-limão, possuí a saia feita de varas de bambu com replicas do muiraquitã. Possui um costeiro formado por acetatos verdes em tiras.

ALA 08: PASSISTAS – DANÇA DAS ÁGUAS DO ESPELHO DA LUA
A ala faz referência às águas do lago sagrado, mais precisamente os banzeiros formados nele. A fantasia é feita em sua maior parte em papel água, a roupa se apresenta em formas geométricas com desenhos de peixes e vegetação aquática.
ALA 09 – GUACARIS
Era a principal tribo com que a tribo das mulheres guerreiras procriavam, por se localizarem próximo à aldeia das icamiabas. A fantasia apresenta vestes indígenas masculinas, com a malha que possui desenhos indígenas, e o cocar como adereço de cabeça.
TRIPÉ: SOB A LUA PRATA: A DANÇA DA REPRODUÇÃO
o elemento apresenta uma oca nas cores laranja e verde, vazada que possui um efeito na qual ela se abre  e de dentro sai a lua toda prateada ao redor da oca esculturas de índias icamiabas que ora ficam de joelhos e ora ficam em pé e se deslocam do tripé e caminham entre a ala 10 ( efeito realizado com movimentos calculados para não atrapalhar a evolução da escola).

ALA 10 – (coreografada)NASCE A NOVA GUERREIRA
a ala é composta somente por mulheres  que representam as parteiras e as índias grávidas, a coreografia de ala simula um parto.

ALEGORIA 3: YACI- UARUÁ O LAGO SAGRADO
A terceira alegoria da escola faz referência ao lago sagrado das icamiabas. A base do caro é toda espelhada composta de plantas aquáticas, a alegoria se constitui de várias vitórias-régias que se mantêm a uma certa altura no carro em outro momento as vitórias-régias se abaixam e revelam esculturas de peixes, tartarugas e serpentes aquáticas em meio ás esculturas aparecem os muiraquitãs.
Destaque: fantasia: Sagrado Ritual
ALA 11 – NOME AO GIGANTE DA AMÉRICA
Após o suposto encontro com as guerreiras da Amazônia, Francisco Orellana mudou o nome do rio de mar Dulce para amazonas. A fantasia é composta de tecidos que imitam a coloração das águas do rio amazonas entre esses tecidos ficam desenhos de animais aquáticos que habitam o rio, o adereço de cabeço apresenta-se em duas partes uma parte faz referência ao espanhol Francisco Orellana e a outra faz referência ás amazonas.

ALA 12 – VELHA GUARDA – AMAZONAS: O LUGAR DAS YCAMIABAS
A ala faz uma homenagem ao estado do amazonas e, apresenta suas características culturais, o adereço de cabeça é um cocar, o adereço de mão é uma bandeira do estado do Amazonas.

Autor: Alexandro Souza
As imagenas utilizadas, foram retiradas da internet com o objetivo de ilustrar o enredo.
Referências internet:
Referencias literárias:
As amazonas ou icamiaba(arquivo em PDF)
Endereço do arquivo:  HTTP://www.aventura-am.com.br/.../ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores