Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Enredo 930: Tratado de Madrid

ENREDO : TRATADO DE MADRID – UM FIM  DE DISPUTAS QUE DEFINIU LIMITES...
Carnavalesco: Marcos Junior / E-mail : juniorpoke30@yhaoo.com

INTRODUÇÃO
O Enredo é desenvolvido através de um fato histórico e geográfico de grande importância para os dias atuais, o Tratado de Madrid, pois traçou os limites geográficos do Brasil de hoje. Além disso o tratado deu fim aos conflitos entre terras envolvendo Portugal e Espanha pelos limites fronteiriços do Brasil.
Esse tratado para o Brasil gera consequências importantes na qual muitas pessoas não conhecem esse fato histórico e é isso que o enredo busca mostrar, o que foi esse importante momento da nossa história.
SINOPSE
Olhando pelos traços do mapa mundi, vemos aqueles contornos entre os países e podemos passar aquilo por despercebido , ou então decidimos colocar apenas a ‘’ culpa’’ na colonização, mas se fomos pesquisar e investigar, podemos descobrir que aqueles simples traços chamados de fronteiras , são muito mais que isso, envolvem, culturas, povos, raças , guerras, disputas de poder e riquezas, cada uma linha daquelas representa tudo isso , não como diferente dos outros continentes, a América foi um palco de conflitos por fronteiras de primeira categoria, devido as grandes navegações europeias, principalmente pelas pioneiras Espanha e Portugal.
Primeiro ficou firmado o Tratado de Tordesilhas, aonde uma linha imaginária dividia o Brasil em duas partes, essa linha ficava há trezentas léguas de distância da ilha de Cabo Verde, aonde  a parte  Leste seria de Portugal e a parte  Oeste seria a espanhola.
O desrespeito  ao antigo Tratado veio após o rei da Espanha ganhar a disputa pela coroa Portuguesa e  após a morte do rei de Portugal D. Sebastião, que morreu em batalha e que além disso ,morreu sem deixar nenhum herdeiro , houve a união das coroas por um único rei , com isso houve o domínio espanhol em Portugal que alterou completamente o Tratado e uma de suas consequências foi o acesso livre para a América que no qual foram possuídas.
E com isso tudo a criação de gado, a atividade bandeirante foi se avançando e desrespeitando completamente o pobre Tratado de Tordesilhas, completamente ignorado e tem mais ! a expansão das missões jesuítas de catequização que desrespeitaram o acordo, ai gerou séries de conflitos políticos e claro ai acabou de uma vez o tratado de Tordesilhas , que se tornou inexistente.
Ai que depois disso houve um momento muito importante para essa trégua entre as divisões por terras e pondo fim as disputas, esse acontecimento chamado de tratado de madrid, foi intensamente vital, graças a ele vemos o Brasil no mapa com suas linhas contornadas.  
JUSTIFICATIVA
O enredo quer apresentar um fato histórico muito importante para a história do Brasil, o tratado de Madrid, foi uma espécie de soluções de problemas em meio aos conflitos por fronteira entre Portugal e Espanha, e é muito importante que fique o conhecimento de todos sobre a formação territorial do nosso pais e que além disso represente grande importância para a própria América e Europa.
Marcos Junior, Carnavalesco.

DESENVOLVIMENTO
 Setor 1 : “Descobertas marítimas de Portugal e Espanha’’
O setor representa o inicio das navegações marítimas europeias , em especial Portugal e Espanha que através delas, colonizaram a América, Além disso deu a origem aos conflitos que geraram os Tratados de Tordesilhas e o de Madrid.
Comissão de Frente : Navegações Portuguesas e Espanholas rumo a América
A apresentação da comissão de frente será com 8 pessoas vestidas de navegadores portugueses e espanhóis com pequenas caravelas, os integrantes entram na caravela como se estivessem procurando terras com binóculos e os outros integrantes na hora de se apresentar balançam uma espécie de pano azul para simbolizar o mar , depois eles descem e encontram 5 pessoas fantasiadas de índio camuflada com plantas .
Tripe : Caravelas
Ala 1 : Disputa pelo continente americano
Integrantes com fantasias de nativos americanos, tais como incas ,maias ,astecas e guaranis, para representar as disputas realizadas pelas terras.
1° Casal mestre sala e porta Bandeira : 
Representam o território brasileiro e as disputas entre espanhóis e portugueses. O mestre sala representa os índios nativos brasileiros, com uma roupa  característica dos mesmo e a porta bandeira representa a riqueza do solo brasileiro, completa de flores e riquezas brasileiras em sua fantasia. Entorno do casal pessoas segurando pano azul representando o mar .
1° Carro alegórico : Navegação Portuguesa e Espanhola
Um enorme carro alegórico representando a colonização. Com uma Enorme caravela e uma gigantesca escultura de um navegador com um binóculos em sua mão, o mesmo movimenta sua cabeça, olhos e coloca o binóculos nos olhos, na parte debaixo do carro escultura de polvos e algas marinhas em azul representando o mar. Pessoas fantasiadas de navegadores com bandeiras de Vasco da gama e o destaque vestido de rei D. Sebastião de Portugal.

 Setor 2 : Firmação do tratado de Tordesilhas.
O setor representa a época do primeiro tratado de divisão de terras entre Portugal e Espanha.
Ala 2 : o documento do papa : Bula
Para representar o documento que estabelecia a divisão, que se  chamava bula, o papa Alexandre IV estabeleceu a divisão entre Portugal e Espanha. Nessa alas serão representadas em três partes, pessoas fantasiadas de papa, pessoas fantasiadas de navegadores espanhóis e a outra fantasiada de portugueses.

 Ala 3 : Assinatura do Tratado de Tordesilhas 
Nessa ala pessoas representam a assinatura e o tratado assinado pelos reis espanhóis e portugueses, assim pessoas fantasiadas de reis e outras fantasiadas de escritura.
2° Carro alegórico : linha do Cabo Verde
A linha que dividia de acordo com o tratado estava a 300 léguas de distancia da ilha de Cabo Verde , com isso a parte oeste era espanhola e a parte leste portuguesa. O Carro então apresenta um mapa antigo esculpido com os traçados da linha, no carro aparece caravelas e desenhos comuns apresentados nos mapas antigos, com elementos também da ilha de cabo Verde.

Ala 4 – Bateria – os reis e a disputa pela coroa Portuguesa :
A bateria vem fantasiada de rei da Espanha e rei de Portugal com uma flecha de sangue no peito representando as disputas  pela coroa portuguesa, e também representando a morte do rei D. Sebastião Portugal , morto em batalha.

 Setor 3 : problemas causados pela rebeldia ao tratado de Tordesilhas :
O setor representa os problemas após a morte do rei D.Sebastião e o descumprimento do tratado de Tordesilhas.
Ala 5 – Passistas – livre acesso a américa
Passistas vem fantasiados como plantas e índios da américa representando o livre acesso que ambas começaram a ter sobre a américa, com isso desrespeitando o tratados.
Ala 6 – Bandeirantes
Um dos motivos para o fim do tratado de Tordesilhas foi a atividade dos Bandeirantes.
Pessoas fantasiadas de bandeirantes, com barba, chapéu e botas , misturando- se com pessoas fantasiadas de índios e outras partes  de escravos com correntes , fazendo coreografias de lutas e capturas dos mesmos, já que os bandeirantes eram utilizados pelos portugueses juntamente a essa função.


Ala 7 – Caminhando através de florestas
Os Bandeirantes saiam de são Paulo e são Vicente e caminhavam para o interior em busca de metais e riquezas e captura dos índios , também caminhavam por rios. Fantasias de bandeirantes com ouros nas mãos , além disso, todas as fantasias se encaixam em um enorme tecido azul com buracos para a fantasia representando os rios , assim as pessoas aparecem na fantasia até a cintura e depois o tecido seria o rio Tiete(na época em que era limpo).
Tripe 2 :Florestas
Tripe representando as florestas aonde passavam os bandeirantes.
Ala 8 – Conquista dos bandeirantes em solo brasileiro
Pessoas com roupa em azul com peças que formam um mosaico com o mapa brasileiro da época, já que os bandeirantes foram responsáveis pela conquista de boa parte de nosso território.
Ala 9 – Pecuária e o Brasil Colonial
Com o descumprimento do tratado de Tordesilhas , veio a criação de gado em terras brasileiras no brasil colonial em engenhos . a ala apresenta pessoas e elementos que faziam parte desse engenho, como o próprio Gado.
Ala 10 – Invasão ao Oeste
Essas foram as principais causas para o fim do tratado de Tordesilhas , nessa ala mostram pessoas fantasiadas de bandeirantes e Senhores de engenho, tentando ultrapassar uma corrente de pessoas no meio da avenida simbolizando o oeste Brasileiro.
Ala 11 – Expansão das Missões Jesuítas – o estopim
Com a expansão jesuíta de catequização dos nativos Indios , desrespeitam completamente o acordo, gerando conflitos políticos. Na ala , aparecem fantasias de padres missionários , indígenas e escravos

Ala 12 – Aldeamentos e Doenças do homem Branco
fantasias de soldados portugueses que ajudavam os missionários na retirada dos índios das aldeias. Fantasias pessoas vestidas de preto , representando as doenças contraídas pelos nativos através do homem branco europeu.
3° Carro alegórico : inicio do Fim – causas do fim do tratado de Tordesilhas
Carro representando todas as causas e consequências para o fim do tratado de tordesilhas, nele aparece escultura de um boi gigante no centro do carro, representando a pecuária , atrás com um pequeno cenário de engenho, na lateral direita do carro apresenta uma escultura de um missionário jesuíta e embaixo pessoas fantasiadas de índios e na lateral esquerda uma escultura de um bandeirante e embaixo água representando o rio aonde percorriam em busca de ouro.
Setor 4 : Tratado de Madrid e a vitória Portuguesa
Ala 13 – Na Capital espanhola surge o grande acordo
Pessoas fantasiadas de Castelo de Madrid na cabeça e o corpo com cores vermelha e amarela, representando a capital espanhola  na qual foi assinada o tratado entre os reis.
Ala 14 – O dia D
Ala dividida entre pessoas fantasiadas com um enorme numero 13 , e outras com a palavra janeiro representando o dia que assinou o tratado.
Ala 15 – Mapa das cortes e a vitória de Portugal
Pessoas com roupa branca de led , que desenha o contorno do mapa do Brasil, fantasiadas com um chapéu de navegador com a bandeira de Portugal como capa e com uma espécie de troféu leve de plástico representando a vitória portuguesa.
2 ° Casal de mestre sala e porta bandeira :
Fantasiados com as cores do Rio Grande do sul e Santa Catarina, representando as terras ganhadas por Portugal de acordo com o tratado.
Ala 16 – Os rios que fizeram a divisa
Pessoas fantasiadas de branco com peças que formam um mosaico com as partes dos rios que dividem a fronteira, o rio Mamoré, madeira e javari.

4 ° Carro Alegórico : Retrato da vitória Portuguesa
O Carro apresenta elementos que mostram como foi a vitória portuguesa. Ao centro um enorme painel de led, mostrando como foi desenhado a fronteira do Brasil em cima uma grande escultura do rei de Portugal como se estivesse segurando o painel. Ao redor as pinturas com os contornos de cada estado brasileiro da época e nas laterais do carro, uma piscina plática com plantas de plástico da floresta amazônica com água de verdade reutilizada representando os rios.
Setor 5 -   Consequências após o Tratado de Madrid
Ala 17 – Colônia de sacramento
Após o tratado, Portugal foi obrigado a ceder a colônia de sacramento a Espanha. Pessoas fantasiadas com a réplica da basílica de sacramento representando a colônia.
Ala 18 – Alto Paraguai e Rio Prata
Fantasias comuns com as cores da bandeira do Paraguai e com a do Uruguai representando o rio prata, divisas do Brasil.
Ala 19 – Baianas – Salvador, capital do Brasil
Fantasias representando elementos de salvador na época, na qual era capital do Brasil.
Ala 20 -  Transferência da capital
Fantasias representando a mudança de capital entre Salvador para o Rio de Janeiro, assim fantasias de cor azul com elementos típicos cariocas.
Ala 21 – Posse da Amazônia
Fantasias mostrando a bandeira do amazonas e a de Portugal juntas , simbolizando a posse da Amazônia por Portugal.
Ala 22 – Rio Uruguai e a fronteira Brasil- Argentina
Pessoas com corpo todo pintado umas com a cor do Brasil e outras com a da Argentina , no meio pessoas balançando um tecido azul representando o rio Uruguai.
Ala 23 – Velha Guarda : Tratado de Madrid , começo da paz.
Fantasias comum, roupa branca simbolizando a paz, com enormes bandeiras da Espanha, Brasil e Portugal.
5 ° Alegoria – Contornos do Brasil
No carro está presente uma enorme quantidade de pessoas nas laterais com as cores do brasil pintadas, com uma placa com  cada estado brasileiro , no centro objetos , figuras, plantas plásticas, formando a floresta amazônica , no meio uma enorme escultura com os contornos do mapa antigo do Brasil e entorno como se fosse um anel de saturno girando, bandeira dos países da fronteira, e também de Portugal e Espanha, e na parte de trás do carro um enorme painel de led, mostrando imagens atuais da área do antigo povo das sete missões, o mapa do brasil atual e a floresta amazônica.

REFERENCIAS /FONTES
- Um Novo Tratado de Tordesilhas de 1494
Autor: Blanco, Ricardo Román
Editora: Editora do autor
Temas: História do Brasil

- Tordesilhas, um marco geopolítico
Autor: Andrade, Manuel Correia de (organizador)
Editora: Fundação Joaquim Nabuco
Temas: História Geral e do Brasil
periodicos.uesb.br/index.php/coloquiobaiano/article/view/.../pdf_103
penta2.ufrgs.br/rgs/historia/tratadoMadri.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores