Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Enredo 929: Babado

“Entre Babados, Confusões e Gritarias, o brilho desta gente. Com purpurina de alegria, os iguais entre os diferentes.”



Nome: Escola de Samba Virtual Flor de Açucena
Fundação: Julho 2015
Simbolo: Flor de Açucena
Cores: Branco, Rosa, Preto
Presidente e Carnavalesco: Genilson Santos
Genilsonsantos311@gmail.com


FICHA TÉCNICA:

Alas: 42
Alegorias: 06
Tripés: 03
Componentes: 4.500

SAMBA ENREDO

Que bafo, babado, arrasou
Fechação do pedaço, Açucena lacrou !
Somos iguais neste mundo diferente
Não faça a egípcia você é gente da gente (2x)

Brilha e arraza "bee"
Sambando de salto 15 na pista
Misture a cor, misture o amor
E traga pra avenida

Sou "Homem com H" e com H sou Homem
"Nunca vi rastro de cobra em couro de lobisomem"
A Maria me disse, sou "Homem com H"
Com H sou Homem e vou lhe mostrar (2x)

Não importa Ôh ôh
Vamos em frente Âh âh
Arrazo onde eu for
Não escolho amor, o lance é ser diferente

"Paáah" chegou eu, vem também
Desde a antiguidade ninguém é de ninguém
O prazer de viver é ser feliz
Cada mergulho é um "Flash" e pede bis (2x)

Antiguidade foi fachação
Não se escolhia, paixão
Sócrates e Safo numa só poesia
A felicidade todo mundo conhecia

Surgiram então obstáculos
Deus seria o protetor
Nada de anormal
Não existe amor, entre o bem e o mal

Babado, confusão e gritaria
Foram acontecendo a cada dia
O mundo hoje é mais igualdade
Só não podemos esquecer, colorido da diversidade !

INTRODUÇÃO

PREPARA ! Hoje é dia das Divas, Rihanna e Shakira que se cuidem o babado é forte e as histórias também.
O pavão vai se abrir, a Borboleta voar e a Galeza saltitar, estou rosa chiclete com verde capim. 
Abriram todos os armários, não existe mais ninguém nas escondidas hoje é dia do brilho, purpurina e paetê, dia de “Fechação” e “Arrazar” quarteirão. Drags, Boys Magia, Bofes Escândalo e Bichas Malditas todas juntas na mesma avenida será que vai dar certo ?
Vai ser babado, confusão e gritaria todo mundo botando a cara no sol por que cada segundo é um "flash" e quem é top não perde tempo. 
Orgulho, respeito e igualdade tremula a bandeira da diversidade !
Samba na cara das recalcadas "Mona" ...
Pode chorar pois o choro é livre, recalque Deus me livre, eu rodo a baiana e faço a cigana, a "loka".
E só posso dizer: Cuidado. Açucena vem pra vencer !


SINOPSE


Abriram-se as portas dos armários, hoje é o dia da “Baixaria”, quem não gosta que se esconda, pois vem ai uma onda, ou melhor, um tsunami colorido com muito gliter, purpurina e glamour. Vai ser “Bafônico”!
Para começar é sempre bom lembrar, o “Babado” surge de onde menos se espera. O historiador e antropólogo Luiz Mott, fez uma lista com 100 “Gays Vips” da história brasileira, ou seja, a “Bicha” deu “A Loka” e contou que zumbi dos palmares, Mazzaropi, Tiradentes, D. João VI, Santos Dumont, Burle Marx, Cazuza, Olavo Bilac, Maria Quitéria entre outros eram homossexuais, bissexuais ou possuíam tendencias, “Choquei”!
Agora, fecha o “Close” aqui… O que não faltam são “Homens com H”, daqueles que durante o dia é Maria e á noite é João sabe ? Vamos nos libertar homens, o importante é perceber que “A alma não tem sexo”!
“A-DO-RO” morri com essas histórias, “bicha” tu não sabe da maior! Homossexualidade é coisa antiga e não estamos sós…
Muito tempo atrás, tipo muito mesmo, não existia o “rótulo” homossexualidade, os “boys” se pegavam com a  maior facilidade! Acredite se quiser. Homem pegava homem e mulher pegava mulher.
“Bicha” chora recalque, os Malenésios acreditavam que só chegariam ao conhecimento sagrado através do sexo com pessoas do mesmo gênero; entre Gregos e Romanos antigos haviam a pederastia “Vráaa”, os meninos dos 12 aos 18 anos possuíam relações com homens mais velhos, após completar 25 anos o homem agora seria o ativo (Babado Bicha).
Sócrates e Safo eram “Baphônicos”, enquanto ele afirmava que o coito homossexual o inspirava e o heterossexual era para procriar, ela, nascida na Ilha de Lesbos na qual no século XIX daria origem a expressão “Lesbianismo”, era a “fechação” do momento, relatos que muitos dos seus versos eram endereçados a mulheres.
No Egito Antigo, o Sagrado Exército de Tebas era a sensação. Relatos que seria, o exército, formado por 150 casais de amantes, esse exército tornou-se uma espécie de lenda que durou muito tempo.
Na América Pré-Colômbiana também há relatos entre povos originários daquela região, inclusive os Astecas que possuíam um Deus patrono do que hoje é conhecido como homossexualidade e prostituição, era o Deus Xochipili.
Relatos de atos homossexuais entre os Papas também são encontrados como os Papas Alexandre VI, Paulo II e um dos relatos mais conhecidos é do Papa João XXII (Aqui pra nós, babado puro) que teria sido expulso por causa das orgias bissexuais, além de relatos no qual teria ele sido assassinado a pauladas por um esposo traído.
Entre a Mitologia Grega vários foram os Deuses com relações homo/bissexuais, entre eles estão Zeus e Ganimedes.
E por fim, sem dúvidas, o Império Gay da antiguidade (O império Romano). Dos ultimos quinze imperadores apenas um não deixou registros de uma possível homo/bissexualidade. Júlio Cezar, Nero, Adriano, Tibério, entre outros possuíam tendências homossexuais… “Compreenda Chuchu”!
Mas, a alegria não durou muito. O Cristianismo surgiu, não só surgiu, se propagou por toda Europa após o Império Romano ter se convertido. Com Teodósio, em 390 d.C, o primeiro castigo aos gays. Em 533 d.C, com Justiniano, a primeira lei proibindo a Sodomia, que seria, entre várias interpretações, as relações homossexuais.
Entre as principais Religiões Abraâmicas (Cristianismo, Islamismo e Judaísmo) o sexo era apenas para procriar, assim a perseguição aos Sodomitas se intensificaram.
Papa Gregório instituiu o Tribunal do Santo Ofício em 1231, a inquisição matou inúmeras pessoas queimadas para acabar com o “pecado” na terra.
Socorro !! Idade das Trevas.. O momento bom deste período, para os Gays, foi a Reforma Protestante de Lutero. Os artistas da época se rebelaram e apoiaram a Reforma, entre eles, Leonardo Da Vinci, o pintor de “Mona Lisa”, que segundo relatos, era homossexual.
Tudo que é bom dura pouco, como já dito, as “bichas” tornaram-se uma das causadoras da Peste Negra que matou milhões de pessoas no curto período entre 1347 á 1351 na Europa.
Assim foi a Idade Média, na visão gay da história, foi marcada pelas penas severas, condenações e muitas mortes.
O pensamento racional surge, estamos nos séculos XIX e XX. Neste período surge a expressão homossexual, o paragrafo 175 que foi um código criminal Germânico que condena os atos homossexuais usado pelos Nazistas no qual matou milhares de pessoas, ou seja, período em que a homossexualidade deixou de ser pecado para tornar-se doença. Em 17 de Maio de 1990 (Dia Internacional Contra a Homofobia) a homossexualidade deixa de ser considerada doença pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
Mas, não parou por ai. Surge a AIDS e os gays são os principais culpados (Pausa para o número do Veado: 24). Nos cinemas, do período, as “bichas” eram malvadas, doentias e viviam solitárias.
Assim foi a vida homossexual; eram considerados doentes e passavam pelos piores tipos de “Cura” possíveis.
Os “Forninhos começam a cair”, apesar dos “Psicólogos de Cristo” ainda tentarem encontrar a “Cura Gay”, o mundo evoluiu. Oscar Wilde, dramaturgo Inglês, foi preso acusado de Sodomia “Choquei”! Além do “Bom Crioulo” considerado o primeiro romance homossexual da literatura ocidental. E a Capital Gay Mundial ? São Francisco - EUA é Babado, Confusão e Gritaria.
O Bar Stonewall Inn deu o ponta pé inicial para uma série de revoltas, o Lampião de Esquina e o Dzi Croquettes movimentaram ditadura no Brasil. Por fim, o “Gay Power” surge como movimento de “Libertação Gay” dos paradigmas sociais passados.
Em 1970 um dos primeiros protestos pelos direitos homossexuais acontece em Nova York, agora no século XXI, especificamente em 2001, os Países Baixos são os primeiros a reconhecer o casamento Homo Afetivo, no Brasil Kátia Tapety é a primeira transexual eleita vereadora em Colônia do Piauí/PI, Clodovil Hernandes primeiro homossexual assumido eleito deputado federal.
A mídia atual desfaz toda impressão negativa promovida pelo cinema do século passado, os artistas começam se “Assumir” e apoiar movimentos Gays, as Divas inspiram, as Gírias são modas entre todos os gêneros, os termos “Pai” e “Mãe” são substituídos por “Filiação” para novos conceitos familiar e a Parada Gay é a festa de todos, para todos, está em todos os lugares para todas as idades quebrarem seus tabus. Enfim, todos estão na busca pelo mundo igual…

“Orgulho, respeito, igualdade, tremula a bandeira da diversidade, um novo tempo nascerá…”

Glossário

A Loka - Agitar o lugar, causar, quem surpreendeu.
Bicha - Nome usado peloa Gays para dirigir-se, de início, a outro Gay. Com o tempo passou a indicar qualquer pessoa de qualquer sexo.
Babado - Algo surpreendente
Bafônico/Baphônico - Segredo, Surpresa, Inusitado.
Baixaria - Festa, ousadia, comemoração, diversão.
Bee - Adjvetivo dado a amigos. Pode ser compreendido como abreviação de Bebê.
Compreenda Chuchu - Caia na real, se liga !
Choquei - Susto, surpresa.
Cair o Forninho - Desmascarar, mostrar a que veio.
Mona - Assim como Bee um apelido carinhoso aos amigos Gay
Fazer a Egípcia - Fingir que não está vendo, deixar todos surpresos.
Vraáa - Onomatopéia que indica estar no comando, dono do poder ou momento de superioridade.


Referências:

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Libertação_gay

http://www.terra.com.br/istoegente/43/reportagens/rep_gays.htm

http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/historia-homossexualidade-luta-pela-dignidade-718218.shtml

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Homossexualidade

http://saude.terra.com.br/ha-21-anos-homossexualismo-deixou-de-ser-considerado-doenca-pela-oms,0bb88c3d10f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Homossexualidade_no_Brasil

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Homossexualidade_na_Idade_Média

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Homossexualidade_e_religião

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/História_LGBT

http://herycon.blogspot.in/2011/10/homossexualidade-na-historia-da.html?m=1

http://www.revistaforum.com.br/blog/2014/04/bichas-e-ditadura-militar/

http://www.senado.gov.br/noticias/Jornal/emdiscussao/adocao/relatos-reais-sobre-adocao/-a-adocao-feita-por-homossexuais-batalhas-e-vitorias-legais.aspx

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Sodomia

http://www.mackenzie.br/7146.html

http://minilua.com/que-24-considerado-numero-gay/

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Parágrafo_175

ROTEIRO

Setor 01: Será que ele é?


Descobrir a sexualidade das pessoas é o hábito e, por que não, trabalho de várias delas. Mas, no fim o importante mesmo é respeitar as diferenças principalmente levando em consideração à evolução do homossexual na história da sociedade.

Comissão de Frente: “Gays Vips”

Luiz Mott, historiador e antropólogo, criou uma lista com 100 possíveis Gays, Bissexuais - ou que possuíam tendências - da história brasileira.
Na Comissão de Frente estarão nove deles: Zumbi dos Palmares, Cazuza, Mazzaropi, Tiradentes, D. João VI, Santos Dumont, Olavo Bilac, Burle Marx e Maria Quitéria, além do próprio Mott.
Luiz Mott abrirá a porta do armário de onde essas nove personalidades sairão e de acordo com a coreografia irão tirando peças das suas fantasias para que no fim da apresentação eles voltem para o armário e saiam como Drags, enquanto Maria Quitéria voltaria para avenida com a bandeira LGBT.

Tripé: Meu Armário


Um grande armário cor-de-rosa de onde sairão os integrantes da Comissão de Frente. “Sair do Armário” é uma expressão popular para as pessoas que assumem sua Homossexualidade.

Abre-Alas: “Homem com H”

O Abre-Alas mostrará, baseado na música Homem com H de Ney Matogrosso, homens com H, ou seja, homens sérios mas que “No fundo” gostam do “Babado”. Podem eles estar representados como Policiais, Bombeiros, Juízes, Políticos, Esportistas entre outros, que ao longo da apresentação estarão sérios e/ou “afeminados”.
Alegoria com muitos Led’s que ficarão pretos (Quando os destaques estiverem sérios) e Rosa (Quando estiverem “Afeminados”).
A Flor de Açucena na parte posterior da Alegoria estará Branca e ficará Rosa em determinados momentos.
O destaque principal da Alegoria será o próprio Ney Matogrosso.
Na parte detrás da Alegoria pessoas fantasiadas de Cobras e Lobisomens como na música.

01 CASAL - MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA: Entre Cobras e Lobisomens

A Porta Bandeira será a presa do Lobisomem (Mestre Sala), numa coreografia envolvente que lembre uma caça do Lobisomem que no final é uma cobra.
Porta Bandeira com vestido branco e luzes da mesma cor enquanto o Mestre Sala estará de marrom, maquiado como lobisomem e no fim da apresentação acenderão luzes rosas que darão outro aspecto a sua roupa tornando-se então cobra. Alusão a música de Ney Matogrosso, logo nem “tudo que se caça é lobisomem”.
Ala 01: A Alma não tem Sexo …

Inspirada no vídeo de Kesiaeller, música de Vanessa Késia com letra de Reider Lamounie, no qual trata a homossexualidade, o preconceito e como aceitar-se do seu jeito.
Fantasias como grandes lençóis brancos tanto homens quanto mulheres com adereços na cabeça na forma dos símbolos masculinos e femininos (Os adereços nas cabeças serão aleatórios, homens podem estar com o símbolo feminino e vice-versa).

Setor 02: Quem sabe, o futuro será igual a antiguidade ?

Observando os relatos antigos, pode ser feita uma pergunta:
"- Por que não aprendemos com eles a sermos felizes ?"
Pois bem, a antiguidade foi um período tão distante para nós, tanto no tempo quanto na moral, e fica apenas outra pergunta para ser feita:
"Quem sabe, o futuro será igual a antiguidade ?"

Ala 02: Os Malenésios

Os Malenésios acreditavam que só poderia ser transmitido o conhecimento através do coito com pessoas do mesmo sexo, além de um rito onde homens travestidos representam um espirito, não muito diferente dos Drags atual.
Fantasias de Malenésios da época com adereços de pena rosa sobre a cabeça.


Ala 03: Pederastia

As relações homossexuais entre homens mais velhos e mais jovens eram comuns na Grécia e Roma Antiga, onde o adolescente, para absorver virtudes, aceitavam laços de amor com homens mais velhos e assim eramm considerado um sentimento puro.
Fantasiados como os antigos Atenienses com um boneco de pano preso ao seu corpo, servindo como referência as "Relações Puras".


Ala 04: Sócrates

O filósofo Grego Sócrates (460-399), adepto do amor homossexual, pregava que o coito anal era a melhor forma de inspiração - e o sexo heterossexual, por sua vez, servia apenas para procriar.
Fantasiados de Sócrates com placas nas mão, algumas escritas inspiração outras procriação
.

Ala 05: Safo

Safo, poetiza da Grécia Antiga, nasceu na Ilha de Lesbos. Adepta das relações homossexuais endereçou muitos dos seus versos para mulheres. Apesar de poucas e até conflitantes descrições sexuais entre mulheres, sabe-se que Afrodite nos seus versos é tida como patrona das lésbicas.
Fantasias de Safo, bastante coloridas.


TRIPÉ: Ilha de Lesbos

No século XIX a termologia Lésbica foi associada a Ilha de Lesbos onde nasceu a poetiza Grega, Safo.
No formato de ilha com várias placas coloridas com o nome de famosas lésbicas.


Ala 06: Sagrado Exército de Tebas

Existiu em Tebas, cidade próspera do Antigo Egito, um exército formado por homossexuais, cerca dr 150 homens amantes. Quando o jovem se alistava, seu equipamento era dado por seu parceiro. Após inúmeras lendas o Exército de Tebas ficou conhecido como Sagrado Exército de Tebas.
Com armaduras do antigo exército, porém cor de rosa os detalhes.


Ala 07: Deus Xochipili

Deus patrono do que hoje é conhecido como homossexualidade e prostituição. Os Astecas possuíam práticas de sodomia e até rituais entre homens.
Fantasias do Deus Asteca.


Ala 08: Papas

Papas homossexuais ou bissexuais sempre foram relatados, como o Papa João XXII, expulso por causa das suas orgias bissexuais. Foi assassinado a pauladas em 964 por um esposo traído que o teria pego em flagrante.
Além do Papa Paulo II e Papa Alexandre VI que possuem relatos de homossexualidade.
Fantasiados como Papa com detalhes coloridos nas fantasias.


Ala 09: Zeus e Ganimedes

Dentre vários deuses da Mitologia Grega estão Zeus e Ganimedes um dos mais famosos casais homossexuais.
Fantasiados de dois em dois, um será Zeus o outro Ganimedes ligados a um coração colorido
.

ALEGORIA 02: O Império (Gay) Romano

Dos últimos quinze imperadores romanos apenas Cláudio não deixou referências quanto a tendência homossexual. Entre os demais nomes como: Júlio Cezar, Tibério, Nero, Adriano entre outros foram adeptos ao amor homossexual. O Romano Suetônio escreveu no livro "As vidas dos Doze Césares" sobre hábitos de governantes do fim da republica e o começo do Império Romano onde retratou o relacionamento de Júlio Cezar com o rei Nicomedes, além de hábitos eróticos de Calígula e Nero.
Alegoria com traços do Império Romano, porém muitos detalhes coloridos com os Imperadores Gays como destaques.

Setor 03: "Idade das Trevas"

A Idade Média, também pode ser apresentada como Idade das Trevas para os Homossexuais. A ascensão do Cristianismo e outras religiões monoteístas, a Inquisição, Peste Negra entre outras situações causaram perseguições aos Sodomitas além de muitas penas severas e mortes. Pode ser considerado que a Homofobia surge neste período.

Ala 10: (Infantil 01) Crescei e Multiplicai-vos

Baseada na famosa passagem de Gênesis 1:28, que mostra a vontade de Deus para que o ser humano procrie. Essa passagem Bíblica é muito usada para explicar a "Vontade" de Deus para que não haja relações homossexuais.
Crianças: Meninos todos de azul e meninas todas de rosa.


Ala 11: Teodósio, 390 D.C

Durante o reinado do Teodósio, no Império Romano, é datado o primeiro castigo corporal aplicado em Gays.
Fantasiados de Teodósio com uma espécie de chicote nas mãos.

Ala 12: Justiniano, 533 D.C

Durante o reinado do imperador cristão Justiniano foi promulgada a primeira lei escrita proibindo a homossexualidade, mas tarde em 538 e 544 D.C outras leis obrigavam homossexuais a arrepender-se.
Fantasiados de Justiniano com papais simbolizando leis, nas mãos.


Ala 13: Sodomia

Palavra de origem bíblica descrita na destruição das cidades de Sodoma e Gamorra, destruídas por originarem diversos pecados. A Sodomia é interpretada por segmentos religiosos como práticas homossexuais ou sexo entre homens e anjos.
Fantasias de Romanos castigados pelos atos de Sodomia.


Rainha de Bateria: Talita Zampiroli - A Deusa



As Religiões Abraâmicas possuem em comum o culto a um único Deus. A Rainha de Bateria representará a "Deusa", sendo a única cultuada pelos bateristas.

Ala 14: (Bateria) Religiões Abraâmicas

Apartir do século sete, três religiões dominaran o cenário mundial: O Judaísmo, Cristianismo e Islâmismo. As três religiões monoteístas proibiam o sexo homossexual sendo que o "Ideal" seria o sexo para procriar, aumentando os castigos aos considerados Sodomitas.
Ala 15: Reforma Protestante

O Renascimento que contestava as leis e os conceitos tradicionais também mudou por um curto período ideias sobre a homossexualidade. Grandes nomes da pintura, escultura, poesia da época apoiaram a causa.
Fantasias com rabiscos de pinturas, outras com poesias escritas e outras com quadros.


Ala 16: (Baianas) Mona "Bicha"

Leonardo da Vinci é um dos vários artistas defensor e praticante da homossexualidade. O pintor do famoso quadro Mona Lisa foi uma das fortes influências da época. As baianas irônizam a famosa pintura de Da Vinci fazendo uma relação com a sexualidade do pintor.
Fantasias brancas com vários rabiscos e tintas como a tela sendo pintada por Leonardo Da Vinci.


TRIPÉ: Tribunal do Santo Ofício

Em 1231 o Papa Gregório instituiu o Tribunal do Santo Ofício que combateria mazelas da Europa. A Sodomia era considerada a pior das heresias, somente em Estamburgo, antigo território alemão, foram queimados mais de 80 mil homens, mulheres e crianças.
O tripé será um grande tronco com uma Drag amarrada prestes a ser queimada, fazendo uma crítica a inquisição e as punições.


Ala 17: Peste Negra

Entre 1347 a 1351 a Peste Negra atacou a Europa e matou cerca de 25 Milhões de pessoas. Como não se sabia a verdadeira causa da doença o "Pecado" passou ser a resposta. Hereges e Sodomitas foram perseguidos e mortos. Em vários países começaram ser criadas leis que proibiam a Sodomia. Resultado; milhares de pessoas mortas.
Fantasias pretas com rostos pintados coloridos.


ALEGORIA 03: Penas Severas

Após a ascensão do Cristianismo em Roma e diversos acontecimentos os Sodomitas foram perseguidos e castigados com inúmeras penas severas e muitas delas levava a morte de milhares de pessoas.
Grande Alegoria com homossexuais apanhando de chicote, muitos se arratando, outros sangrando. Alegoria sem com nem vida com aparência de velha.
Setor 04: Os "Racionais"

Os séculos XIX e XX foram marcados por descobertas e conceitos da ciência. Os médicos, psicólogos e outras pessoas do meio "Racional" da sociedade transformarão o antigo conceito "Pecado" em "Doença", aparecendo inúmeras maneiras de tratar e curar os homossexuais.
Também no século XX a homossexualidade deixou de ser doença mental, porém ainda existem "Resquícios" destas ideias "Racionais".


Ala 18: O "Homossexual"
O termo homossexual apareceram pela primeira vez em um panfleto de 1869 publicado por Karl-Maria Kerbeny e utilizado em 1879 por Gustavo Joger em seu livro "Psychopathia Sexualis".
Fantasiados de Karl-Maria Kerbeny com um adereço em forma de placa escrita: Homossexual, e como se estivessem entregando panfletos.


Ala 19: Parágrafo 175

O parágrafo 175 entrou em vigor no dia 15 de Maio de 1871, sendo um código criminal Germânico que considerava crime as relações homossexuais. Apesar de sofrer várias emendas só foi revogada no dia 11 de Junho de 1994, servindo de base para o Nazismo e a criação de leis em outros países para condenar homossexuais.
Fantasias em forma de livros, cada indivíduo com um número na cabeça 175.


Ala 20: "Triângulo Cor-de-Rosa"



Durante o Nazismo os homossexuais foram levados aos campos de concentração, não para serem exterminados e sim para serem "Curados". Os homossexuais eram marcados com triângulo cor-de-rosa, possuíam os piores trabalhos e passavam por inúmeros "tratamentos", já que naquele período a homossexualidade era considerada doença mental. Estima-se que 55% dos Gays que entraram nos campos de concentração morreram.
Fantasias como presos com o triângulo cor-de-rosa.


Ala 21: Lobotomia

Terapia que retirava uma parte do cérebro, milhares de pessoas em todo mundo passaram por ela, inclusive os presos dos campos de concentração Nazistas. Criada pelo médico neurologista português Antônio  Egas Moniz.
Fantasias de Fraklin Stain coloridos.

Ala 22: Homossexualidade não é doença


No dia 17 de Maio (Considerado Dia Internacional Contra a Homofobia) de 1990 a homossexualidade foi exclusa pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como doença mental, sendo que no dia 15 de Dezembro de 1973 a Amarican Psychiatric Association já havia tirado a homossexualidade da lista de distúrbios mentais.
Vários Psiquiatras com placas nas mãos com: Não é Doença.


Ala 23: O "Colorido" da AIDS

Na mesma época em que a homossexualidade deixou de ser considerada doença mental surge a AIDS, onde o homossexual passa a ser uma das possíveis causas da doença. Até a atualidade contata-se que homossexuais são mais vulneráveis ao vírus, esse fato fez com que ainda existam aqueles que culpam os gays pela doença.
Fantasias coloridas com as letras HIV como destaque.

Ala 24: Pausa para o número popularmente Gay

O número 24 é o número Gay por representar o Veado no popular jogo do bicho.
Fantasias coloridas com adereços em forma de 2 e 4.


02 CASAL - MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA: 24

O casal representa o popular número Gay que segundo alguns algumas pessoas pode ter a similaridade com "Vim de Quatro".


Guardiões: Veados

O Veado é comparado aos Gays pelo fato desses animais animais terem relações sexuais com outros do mesmo sexo.

Ala 25: Bichas Malditas

Segundo levantamento do professor de cinema Antônio Moreno, filmes lançados entre 1923 a 1996 o personagem homossexual era retratado como alienado politicamente, agressivo, muito afeminado, incapaz de um relacionamento monogâmico, tendendo à solidão além de dificilmente ser protagonista.
Fantasias pretas com uma armação em forma de quadrado significando as telas dos cinemas.


ALEGORIA 04: Ciência Maluca

No século XIX e XX a homossexualidade era considerada doença, vários tipos de "Tratamentos" começaram a surgir: Hipnoses, castrações, terapias além da Lobotomia eram comumente utilizadas.
Grande Alegoria branca mistura hospício com laboratórios químicos. Nas quatro vértices da alegoria rodas (Como aquelas com ratos, porém neste caso quem estará dentro serão as Drags), por toda alegoria pessoas com camisas de força, nos quatro lados da Alegoria várias substâncias coloridas espumando, químicos que misturam substâncias e causam explosões, pessoas sendo hipnotizadas e no centro da Alegoria, numa parte mais alta, um homem deitado numa cama recebendo choques.


Setor 05: Os forninhos começam a cair...


Com o fim da ideia que homossexualidade é doença os homossexuais foram em busca dos seus direitos, em manifestações ou por meio das artes, sejam quais forem os meios sociais e culturais existiram Gays com a ideologia de "Libertação".

Ala 26: "Psicólogos de Cristo"

Mesmo depois da OMS ter retirado a homossexualidade da lista das doenças mentais existem ainda os autointitulados "Psicólogos de Cristo" que pretendem "Curar" os Gays.
Fantasias de Médicos e Psicólogos com uma substância rosa nas mãos escrito: A Cura.

Ala 27: Oscar Wilde


Dramaturgo inglês, preso e condenado à trabalhos forçados acusado de Sodomia por causa do seu relacionamento com Lord Alfred Douglas. Na prisão, definhou e morreu pouco tempo após deixar a cadeia.
Fantasias de Oscar Wilde.


Ala 28: "Bom Crioulo"

Obra de Adolfo Caminha, considerada "Primeiro romance homossexual na história da literatura ocidental".
Fantasias como o personagem principal do romance.


Ala 29: Capital Gay Mundial

O "Paraíso Gay" surgiu após a descoberta de ouro em 1848, onde cerca de 300 mil homens chegavam de toda parte. Esses homens tiveram que conviver e partilhar intimidades, com a Segunda Guerra todo militar americano acusado de ser homossexual eram enviados para a cidade.
Os primeiros da Ala com uma faixa escrita: "Bem Vindos a São Francisco", fantasias estilosas de Gays.


Ala 30: Bar Stonewall Inn

Em 28 de Junho de 1969 detetives entraram no Bar Stonewall Inn, em Mova York, e expulsaram cerca de 200 clientes gays de lá.
Ao saírem do bar com os presos foram recebidos á pauladas e garrafadas por uma multidão revoltada com os abusos.
Esse acontecimento deu origem ao "Gay Power" e marcou o início dos protestos públicos contra a discriminações contra homossexuais.
Fantasiados como as possíveis pessoas que estavam neste bar em 1969.


Ala 31: Nova York 1970. Um dos primeiros protestos homossexuais

Um dos primeiros protestos homossexuais foi em Nova York na década de 1970, em seguida ocorreram em vários outros lugares como Los Angeles e São Francisco.

Ala 32: O Lampião de Esquina



Jornal brasileiro fundado por João Silvério Trevisan, Darcy Penteado, Aguinaldo Silva, Peter Fry e João Antônio Mascarenhas.
Durou entre 1978 - 1981 e utilizava palavras como "Bicha", causando furor na época que conhecidiu com a ditadura militar, sofrendo então boicotes e censuras.
Fantasiados como o cangaceiro Lampião com traços gays, fazendo uma relação irônica entre o cangaceiro e o jornal.


Ala 33: Dzi Croquettes (Grupo Performático)

Com a ideologia de não representação dos gêneros, em plena ditadura militar homens circulavam de salto alto, calça justa e maquiagem, não demorou muito para o grupo ser censurado.
O grupo rompeu com binarismo de gênero nos teatros do Rio de Janeiro e São Paulo nos anos de 1960 e 1970.
Grupo Permático formado por 10 pessoas se apresentando como o grupo original, com calças justas, maquiagens etc.


ALEGORIA 05: Gay Power

Slogan para os movimentos de "Libertação Gay" foi o marco para as lutas e conquistas homossexuais. Inspirado pelo movimento Black Power o "Poder Gay" inspirou outros diversos movimentos sociais além de receber apoio como do movimento heterossexual Panteras Negras.
Alegoria colorida muito viva com flores e arco-irís com várias pessoas com cartazes de protestos. Muitos paetês, confetes e tintas coloridas.


Setor 06: Orgulho, respeito, igualdade
  Tremula a bandeira da diversidade.

Enfim a atualidade !
Estamos longe do ideal mas nós (A Sociedade) conquistamos muito juntos e ainda temos muito a conquistar. Muitas manifestações e cobrança de direitos iguais ainda estão por vir, pois bem com orgulho, respeito e igualdade vamos ainda mais longe !
Nome baseado no Samba Enredo da Mangueira 2014.


Ala 34: Casamento Homo Afetivo

Os primeiros países a reconhecer o casamento homo afetivo foram os Países Baixos em 2001, seguido pela Bélgica em 2003, alguns estados americanos a partir de 2004, a Argentina que em 2010 tornou-se primeiro país da América Latina a aprovar o casamento homossexual.
Na parte da frente da Ala apenas homens com ternos de cores diferentes e atrás mulheres e atras mulher vestidas de noivas com buquês de Flor de Açucena.

Ala 35: (Passistas) Kátia Tapety

Kátia Tapety foi a primeira transexual a ocupar um cargo político no Brasil (Vereadora 1992 e Vice Prefeita 2004), em Colônia do Piauí/PI.
Fantasias de Kátia Tapety.


Ala 36: Clodovil  Hernandes

Primeiro homossexual assumido a ser eleito deputado federal, mesmo tendo uma postura crítica aos direitos homossexuais e não se considera eleito pela população LGBT. Ficou bastante conhecido na mídia.
Fantasiado pelo deputado Clodovíl Hernandes.


Ala 37: A Mídia Atual



O que não faltam na mídia atual são personagens Gays. Do Capitão Gay á Crô, de Vera Verão á Feliz, eles conquistaram espaço e ditaram modas com seus trejeitos e bordões.
Fantasiados com os mais famosos personagens fictícios da mídia Brasileira.


Ala 38: O Armário dos  Artistas



Gays famosos também não faltam. Thamy Grethen, Léo Aquila, Daniela Mercury, Cristian Chaves e Rick Martin estão entre os mais conhecidos da atualidade.
Fantasiados como esses artistas famosos que assumiram suma homo ou bissexualidade.


Ala 39: As Divas



As divas são símbolos do mundo LGBT. Rihanna, Shakira, Lady Gaga e Madonna estão entre as mais famosas e são ídolos de muitos homossexuais.
Fantasiados de divas símbolos Gay representada por Drags.


Ala 40: As Gírias

"Bafo", "Babado", "A Loka", "Fazer a Egípcia" fazem parte do vocabulário do mundo Gay que transcendem fronteiras do homossexualismo e dominam todas as estâncias. Gíria Gay é moda "Bee" !
Fantasias luxuosas com salto 15, em suas fantasias escrito várias gírias gay.

Ala 41: (Infantil 02) "Filiação"

No Brasil os termos "Pai" e "Mãe", nos registros, já foram substituídos por "Filiação", abrindo caminhos para possíveis adoções homo afetivas e novos critérios de família.
Crianças vestidas de branco simbolizando a neutralidade da palavra "Filiação" podendo ter duas mães, dois pais e mãe e pai.


ALEGORIA 06: Parada do Orgulho Gay



A Parada Gay é uma manifestação social em prol da garantia dos direitos civis LGBT. A Parada Gay de Sâo Paulo já esteve no Guiness Book, pela edição de 2008 com estimados 2,5 Milhões de pessoas segundo a Polícia Militar, como a maior do mundo.
Atualmente a Parada Gay está em várias cidades brasileiras.
Alegoria luxuosa com vários Led's coloridos com a saia da cor da bandeira LGBT, com homossexuais, heterossexuais, Drags, Travestis. O carro será no formato de um trio elétrico com Daniela Mercury no destaque principal. Alegoria soltará purpurina por toda avenida.


Ala 42: (Velha Guarda) Quebrando Tabus

A Velha Guarda vem mostrar que não é só os jovens desta geração que estão atualizados e aceitam conviver bem com as diferenças.
Homens vestidos de mulheres e mulheres de Homens, eles de vestidos com estampas e elas com paletós ambos com a Flor de Açucena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores