Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Enredo 915: Ilhas das Bruxas


CADERNO ABRE-ALAS      2016
JOÃO PEDRO CORREIA



USER PROFILE
    

Nome Oficial: Grêmio Recreativo Escola de Samba Virtual Império da Formiga
Presidente: João Pedro
Fundação: 11 de Agosto de 2015
 Símbolo: Coroa imperial e formiga
Cores:  Verde e Branco.
Carnavalesco: João Pedro é Pierre Martins
Bateria: Tornado
Escola-Madrinha: G.R.C.E.S. Império da Tijuca
INTRODUÇÃO

Nosso enredo será uma reedição apresentada pela grande de comunidade de Duque de Caxias, a G.R.E.S Grande Rio, que falou das lendas folclóricas da ilha.

Nossa sinopse foi desenvolvido pelo próprio carnavalesco desse ano de 2011, Cahê Rodrigues, que deu a sua permissão para usarmos a mesma sinopse do desfile, mas o nosso atual carnavalesco fez algumas pequenas mudanças.
Iremos em busca do tão sonhado titulo para a comunidade de Caxias.

SINOPSE

A Império da formiga é sempre uma possibilidade, e dentro de todas as possibilidades, ela pode propor-te a conhecer um pedaço do Brasil, de gente bela, de cultura forte e folclore plural. Por tratar-se de um pedaço de terra cercado por água, outras coisas dela se acercam, como suas belezas naturais, e muitas lendas que refletem um Brasil lúdico, que aponta para o futuro com o interesse de levar adiante o que de mais valioso possui: a cultura popular de seu povo.

Bruxas, feiticeiras, lobisomens, sete cuias, boitatás e mapinguaris: Uma forte névoa se faz presente, e em pleno Atlântico Sul, logo abaixo ao trópico de Capricórnio, num arquipélago de visão paradisíaca encoberto de mistérios e lendas bruxólicas; entre mangues, dunas e lagoas cercadas por um intenso mar azul, repousa Y-JURERÊ MIRIM. Uma Ilha encantada de magia onde se fala o manezês.
Neste conto de Cascaes, ela é uma fascinante ilha coberta de magia, recebendo, portanto, o nome de ILHA DAS BRUXAS. Porém, essas bruxas não são tão maléficas como as que habitam o imaginário coletivo, e sim, as que assustam apenas para proteger seus espaços, preservar sua terra, suas etnias, folclore e crendices. Brincando de daar nos das crinas e caldas dos cavalos. Sempre ao su lado, seu grande amigo das noites, o morcego.

A Império da Formiga para o carnaval 2016, coberta de rezas e patuás, desvenda a história dessa ilha misteriosa que começa numa era chamada cambriana.

Nesse país onde se encontra o tal arquipélago, misteriosos habitantes do alto Amazonas descem em direção a essa ilha de magia mesclando-se a um povo já existente, chamado Carijós, remanescentes de uma presença humana registrada por sambaquis que datam de 4.800 a.C.

Há quem diga que o mar que cerca o arquipélago é povoado por Ondinas, seres das profundezas, e que, num passado, esse pedaço de terra, serviu de paragem e pousada para navegadores aventureiros, cientistas, piratas, náufragos e marinheiros infratores que, em suas retiradas deixaram para trás rastros de temores, misticismos e lendas de possibilidade de tesouros piratas tão possíveis e capazes de aguçar a curiosidade humana como a de uma embarcação pirata inglesa naufragada numa praia que recebeu o nome (Praia dos Ingleses) ou até mesmo, de secretos caminhos conhecidos por guerreiros Avás (Guaranis) e que levariam a um Eldorado coberto de tesouros da mais pura prata, como também, a de uma grande fortuna em pérolas produzidas por ostras cravadas nas pedras e encostas da Ilha banhada pelo Atlântico, o grande Eldorado ficava protegido pelos corajosos seres místicos do mar, os poderosos cavalos marinhos é as encantadoras, mais muito forte, as sereias.

Há uma força mística que faz atrair para essa parte do Atlântico, baleias e golfinhos, além de uma grande variedade de cardumes de peixes que, além de sustentar o povo da ilha, é motivo para festejos e agradecimentos a esse imenso e mágico mar azul.

Essa onda magnética que envolve essa ilha de encantamentos também exerceu atração sobre os povos de outras terras, cada qual, vindo para cá com suas razões, metas, ou até mesmo, destinos retorcidos e alongados, como uma imensa e centenária figueira carregada de histórias bíblicas e estórias acontecidas em seu entorno transformando-a quase que como um totem envolvido em crendices e fé dos que habitam a ilha.

E a ilha então os abraçou como filhos da terra comungando com eles e os tornando também, herdeiros da nação Carijó, dos mitos e lendas do lugar.

"Vão-te daqui bruxas e boitatás". E todos os seres que nos possam amedrontar. Arreda, arreda as brumas que cobrem essa ilha de mistérios. Pela cruz de São Simão, que te benza como a vela benta. Na sexta-feira da paixão. Treze raios tem o sol, treze raios tem a lua. "Salta demônio para o inferno que esta alma não é tua". "Tosca marosca, rabo de rosca". Vassoura na tua mão Aguilhão nos teus pés e relho na tua bunda. Por baixo do telhado, São Pedro, São Paulo e São Fontista Por cima do telhado, São João Batista. Bruxa, Tatara-bruxa, Tu não me entres nessa casa, nem nesta comanda toda. Por todos os santos, e pela Império da Formiga. Amém!

Ao cair da noite, quando das datas dos festejos da ilha, uma ritualização se pode sentir na mágica tradição folclórica que habita a ilha protegida por feiticeiras, fadas rendeiras, bruxas e seres da mitologia ameríndia cantadas por Cascaes. Uma ilha que vive um rico calendário entre o profano e o sacro, com procissões, danças e folguedos folclóricos numa pluralidade cultural onde os festejos em homenagem aos frutos provenientes do mar e da terra convivem com a alegria colorida e dançante do boi-de-mamão, cacumbis e as festas do Divino.

O cantador se põe a falar:
Ò Matumba, ó querenga,
Erunganda
Òruganda, Ó matumba, Ó
querenga
Moreninha vem brincar
Meu boi já está na rua, ele vem para mostrar
Revelo ser Florianópolis, o nome desse lugar
Ò Matumba, ó querenga, eruganda
Òruganda, Ó matumba, Ó
querenga!


Misteriosas e encantadoras paisagens cobrem a ilha de riquezas em sua fauna e flora exuberante. A extensão litorânea desvenda praias inexploradas, sendo a ilha das bruxas, um monumento natural do litoral sul brasileiro digna de ter sido, em seu passado, paragem e pousada para todos que por lá passaram, tornando-se real diante do que antes nos pareceu lenda ou conto. A hospitalidade é marca de um povo que soube mesclar-se tendo como princípio o respeito mútuo de suas crenças e tradições.

Florianópolis possui uma marca romântica registrada nas fachadas de seu casario e azulejaria portuguesa, o desenho rico da renda de bilro, os "points" noturnos do mercado público municipal, a lagoa da Conceição onde a prática de esportes náuticos "fervem" no verão, as praias do litoral florianopolitano com suas ondas fortes e convidativas para as práticas de surf e esportes ligados aos ventos fortes, uma culinária rica e de sabor requintado, ou até mesmo, o simples peixe frito servido pelo "manézinho" local regado sempre com a presença mística das tradições e do passado da ilha.

E, terminado o mistério deste conto inspirado em Cascaes, é que a Império da tijuca revela a Floripa de todos nós, que, com sua ponte "luz da independência", nos transportará para uma travessia lúdica, e agora, mais mágica do que nunca, ligando a folia momesca da ilha ao carnaval da cidade maravilhosa mostrando ao Brasil e ao mundo, toda essa beleza da ilha de magia e encantamento chamada Florianópolis.
Aonde, ainda hoje em dia pode-se se encontrar os seres místicos que viviam naquela região, aonde de acordo com alguns moradores, ainda vagas pela rua atrás da antiga Y-Juremê Mirim.


Pesquisa e texto: Cahê Rodrigues e Lucas Pinto

Adaptações: João Pedro

DESEMVOLVIMENTO DO DESFILE

SETOR 1
CHEGADA EM Y-JUREMÊ MIRIM
        Iremos abrir nosso desfile com muito luxo, aonde a comissão de frente promete ser a maior que já passou em todo o concurso. Também nosso grandioso carro Abre-Alas irá assustar.
        O setor contará todos os outros setores de uma forma resumida, e que literalmente será uma grande introdução ao desfile, que irá contar o porquê das bruxas vim para         Y-Juremê Mirim, é as principais lendas folclóricas de lá.

·       Carros – 1
·       C. de frente - 1
SETOR 2
O MAR MISTERIOSO E PROTEDOR
         No nosso segundo setor iremos representar o mar, que de acordo com Cascaes, era abençoado e protegido por varias criaturas e seres místicos. Um desses principais seres místicos eram os cavalos marinhos, que de acordo com a lenda, era usados como transporte de sereias e das carruagens reais, pois dentro do grande ``lago´´ como era chamado pelos moradores da ilha, existia um magnifico reino que protegia a ilha doa terríveis monstros marinhos.
Destaque para nossas baianas, que representará Nossa senhora dos navegantes.
·       Alas – 5
·       Carros – 1
·       Tripés- 1
·       Ala especial – 1
·       Casal de mestre-sala e porta-bandeira – 1


SETOR 3
RITUAL BRUXOLICO
        No nosso terceiro setor iremos representar nosso principal ser místico apresentado pelo enredo que era as bruxas, aonde muitas delas vieram da ilha de Açores, ameaçadas pela poderosa inquisição, que ao chegar na ilha começaram a acontecer coisas macabras e assustadoras, como a aparições de Boitatás, Manpiguari é a mais terríveis de todas, que dizem que até hoje em dia assombra Florianópolis, o terrível Lobisomem.
        No setor também será representando, um dos principais rituais bruxolicos que era o das setes cuias. Outro ponto muito interessante que iremos retratar é algumas travessuras que as bruxas faziam, como a de amarrar as crinas e caldas dos cavalos. Também virá os guardiões das bruxas, os morcegos.
·       Alas – 5
·       Carros – 1
·       Tripé – 1
·       Ala especial – 1
·       Grupo cenográfico – 1

SETOR 4
POPULAÇÃO
        O setor da população será um setor de algumas das lendas do povo Carijó, os antigos habitantes da ilha que prévio que um grupo de seres maléficos iria chegar na ilha.
         O principal destaque desse setor será o nosso carro alegórico que terá um gigante índio de 20 metros de altura na frente do carro com muitos movimentos é alguns outros efeitos especiais.
·       Alas – 5
·       Carros – 1

SETOR 5
UMA VIAGEM POR CASCAES
Nosso quinto setor, será de fato o segundo mais emocionante de todo nosso desfile, pois será um setor que facilmente poderia virá um enredo de tão fascinante que era a vida e obra do artista Franklin Joaquim Cascaes, que com grande honra retratou a história de um povo e de uma cultura, tão rica em detalhes, igual aos seus próprios livros, que cada vez a pessoa ler, mas quer ver pra ver o que acontece.
Iremos representar no setor as principais obras de Cascaes:
·       Balanço da pirueta voadora
·       Nossa Senhora, o linguado e o siri
·       A Bruxa metamorfoseou o sapato
·       Balé das mulheres bruxas
·       Mulheres bruxas atacando cavalos
·       O Boitatá
·       Mulheres dando nós em caudas e crinas de cavalos
·       O Fantástico na Ilha de Santa Catarina volume 1
·       O Fantástico na ilha de Santa Catarina volume 2
Além dessas obras iremos contar um pouco da história de uma miniserie chamada de  `` A ILHA DAS BRUXAS ´´, que foi produzida pela extinta rede Manchete em 1991.

·       Alas – 4
·       Carros – 1
·       Tripé - 1
·       Ala especial – 2
·       Grupo cenografico – 1



SETOR 6
A NOVA FLORIANOPÓLES

        Nosso sexto setor representará, a nova Florianopóles, vamos falar da grandiosa ponte, que de acordo com a população Carijó, iria ligar o passado ao presente. Também iremos falar das festas que ocorre na região como as festas do Divino. É pra finalizar o setor teremos os esportes, representado principalmente pelo prêmio de Roland Garros ganhado pelo tenista Gustavo Kuerten  ( GUGA).

 

·       Alas – 7
·       Carros – 1
·       Tripé – 1
·       Ala especial – 1
·       Grupo cenografico – 1

·       Casal de mestre-sala e porta-bandeira – 1



EXPLICAÇÃO DAS ALAS E CARROS

SETOR 1
C. DE FRENTE – A chegada em Y-Juremê Mirim
        Uma gigantesca canoa servirá de tripé para 15 mulheres que representará a chegada das bruxas há  Açores, aonde em cima do elemento elas irão fazer uma coreografia simples é sem muitos movimentos mais tradicional na frente do público é quando chegar na frente de cada modulo de jurados eles entrarão dentro do tripé é sairá de dentro varias para uma coreografia muito impactante, com muitos movimentos principalmente das pernas e dos braços, logo depois uma das bruxas vai voltar ao barco é o barco vai mudar totalmente para uma gigantesca caverna, de onde surgirá uma gigantesca bruxa de 10 metros.
ALA 1 – Inquisição
         Todo mundo da ala vai vim com uma roupa tradicional de carrasco.
CARRO ABRE-ALAS – O início da evocação
                O carro será dividido em três partes.
        Na primeira parte do carro terá meia canoa é na frente uma grande jovem balançando os braços e a cabeça. Na frente do carro também terá um grande efeito de fumaça. O destaque do carro será com a fantasia, Açores. Fará uma grande bandeira de Açores, na frente dos dois carros.
        Na segunda parte terá uma grande floresta, que dentro dela terá dois boitatás e terá várias esculturas de Manpiguari em torno da floresta.
        Na última parte do carro terá uma grandiosa bruxa com vários efeitos luminotecnicos é um grande movimento de braço, é na frente do carro terá  uma coroa gigantesca verde com vários lobisomens ao seu redor. Nosso destaque representara o grande poder dos ritual das bruxas, as bolas estão representando as cincos bases da sustentação do poder bruxolico. O carro terá um grande efeito lumonotecnico.

SETOR 2
ALA 2 – Cavalo Marinho
        Será uma ala todas feitas de cavalo marinho, que de acordo com os povos nativos da região era usadas de transportes para as sereias é guardava a ilha dos piratas ambiciosos que queria chegar no El DOURADO, que ficava muito perto de Y-Juremê Mirim.
ALA 3 – Sereias
        Todas as fantasias da ala, terá rodinhas para facilitar o movimentar delas, aonde esse apoio será em um estilo de pedras, elas farão uma dança todas sincronizadas. De acordo com a lenda elas protegiam a ilha junto com os cavalos marinhos.
ALA 4 – Piratas Ambiciosos
        Todos virão de Capitão Gancho e de Barba Negra. A ilha era muito cobiçadas por alguns piratas, principalmente os ingleses, por causa das histórias que muitas pessoa diziam que na ilha tinha vários tesouros escondidos.
Tripé 1 – Navio Pirata
            Um gigantesco navio pirata de 40 metros de comprimento, aonde em cima dele 19 piratas irão dançar em cima, o destaque do tripé será o Capitão Gancho, onde sua fantasia será muito luxuosa, em seu magnifico costeiro terá um gigantesco timão pirata todo em dourado feita de penas de faisão banhadas em ouro, ao seu redor será toda em tijolo vermelho com destaques de cristais swarovski formando duas espadas de cada lado do timão. O destaque será Colin O'Donoghue

        Ao redor do navio várias esculturas de sereias e cavalos marinhos é na parte de trás um gigantesco polvo todo cheio de movimentos, o tripé vai ter vários efeitos especiais como fumaça, luz néon e muita água sendo jogada no público.


Desenho do tripé
Fantasia do destaque sem o seu costeiro.

ALA 5 – Peixes
        Vários peixes coloridos representando uma parte da fauna marinha da ilha, que de acordo com os mais antigos da região é alguns vestígios arqueológico era a base da alimentação Carijó.
ALA 6 – Devotos de Nossa Senhora dos Navegantes
        Todos da ala virão com uma pelagem branca, e com uma estrutura de barco da cintura pra baixo, e com uma costeiro com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, o chapéu da ala será um barquinho.na base dos dois barcos vai ter muitas flores, pois era a principal oferenda a Nossa Senhora, atrás do costeiro terá um anjo.
ALA DE BAINAS – Nossa Senhora dos Navegantes
        Nossa senhora era conhecida por abençoar o mar de Florianópolis, com isso antes de ir pra o mar, os marinheiros sempre jogava flores na água para poder proteger sua viagem. Nossa Senhora dos Navegantes corresponde a Yémanja, por isso é a mesma oferenda para as duas. A fantasia será uma mistura de Nossa Senhora com Yémanja.

1º CASAL DE MESTRE-SALA E PORTA BANDEIRA – O EL DOURADO é o seu guardião.
        Nosso primeiro casal irá representar o EL DOURADO que era muito cobiçado pelos colonizadores e piratas principalmente ingleses. A fantasia dela será uma grandiosa estrutura de 5 metros de um castelo esplendoroso todo em dourado, na fantasia terá pequenos focos de luz transmitidas pelo carro alegórico. A fantasia dele será em formato de serpente marinha que é o protetor do EL DOURADO.
2º CARRO – O EL DOURADO marinho
        O carro será acoplado, com duas partes. Aonde a primeira parte representará a grande a grande fauna marinha da região é logo em seguida na segunda parte representará o grandioso EL DOURADO.
        Na primeira parte, teremos 12 golfinhos na frente do carro, que desses 12, 6 terão movimentos, como se eles estivessem nadando. Logo atrás dos golfinhos um grande coral, que nadando neles terão 5 cavalos marinhos. Na parte final da primeira parte do carro terá duas gigantes pedras e que sentadas nelas terão 12 sereias ( 6 em cada pedra ). O nosso destaque será Carlos reis, com a fantasia: Um esplendor da vida marinha.

Fantasia de Carlos reis.
        Na segunda parte do carro teremos um grandioso EL DOURADO, que chegará aos trinta metros de altura. Ao redor do carro um grandioso trabalho em barroco. Um grande conjunto luminotecnico completará o carro. É pra finalizar o carro uma gigantesca escultura de nossa senhora segurando a bandeira do Império da Formiga. O destaque do carro será o carnavalesco Milton Cunha, com a fantasia: O DEUS DO EL DOURADO.


fantasia de Milton Cunha

SETOR 3
ALA 7 – Manpiguari
        Uma das criaturas que as bruxas invocavam para proteger a selva, contra o desmatamento. Fantasia igual a imagem abaixo.

ALA 8 – Lobisomem
        A principal criatura invocada pelo o ritual das sete cuias, que de acordo com algumas pessoas ainda existe hoje em dia era o Lobisomem. Fantasia abaixo.


Bateria – Lobisomem
        Mesma fantasia da ala de número 8. Será 300 ritmista.
OBS : AS DUAS FANTASIAS VÃO SER IGUAL PARA PODER CAUSAR UM EFEITO DE GRANDIOSIDADE NA ALA.

1º Grupo Cenográfico – boitatá
        Dois gigantescos boitatás puxado por 20 componentes em cada um, pra fazer um estilo dos grandes dragões que são usados no ano novo chinês.
A fantasia parecerá com essa só muda que com formato de boitatá.
ALA 9 – Cavalos
        Muitos cavalos com suas crinas e caldas todas amarradas representando uma das principais histórias que Cascaes descrevia.
ALA 10 – Morcegos
        De acordo com as lendas nativas, os morcegos eram a principal amizade das bruxas de Y-Juremê Mirim. A fantasia será igual a imagem.

Fantasia masculina e feminina
Tripé 2 – Morcego
        Um gigantesco morcego de 20 metros de altura com vários movimentos de bater suas assas e mexer a cabeça. O destaque vai representar a escuridão.
ALA 11 – Bruxas Sedutoras
        Essa ala vai representar como as bruxas eram descritas pelos nativos da região, como uma pessoa jovem, mulher e atraente.
ALA 12 – Ritual das setes cuias
        O ritual das setes cuias virá com uma roupa com apoio de rodinha, pois a fantasia será uma mesa, que em ciam dela terá as sete cuias com algumas flores, e o integrante será uma gigantesca garrafa de vinho.
3º CARRO – Ritual bruxólico
        Carro acoplado com três partes.
Na primeira parte terá vários morcegos, é no centro dele o nosso destaque representando a invocação dos morcegos o Youtuber Gustavo Stockler (canal NomeGusta)

Na segunda parte virá uma grande selva, e no meio dela o boitatá mecanizado irá surgi. Um dos  destaque dessa parte será o apresentador David Brasil como o espirito das selvas. É o outro será o Youtuber Lucas Lira ( Invento na Hora) como boitatá.

                                                                                  FANTASIA DE DAVID BRASIL


Fantasia do YouTuber Lucas Lira.
        Na terceira parte teremos uma gigantesca bruxa, fazendo um ritual bruxólico, e na frente dela teremos um gigantesco caldeirão que dentro dele vai sair varias serpentes, em cima do calderão vai nosso destaque com a fantasia ritual bruxólico.


SETOR 4
ALA 13- Pesca
        Uma ala que 70% da ala virão de peixes é os outros 30% de índios. Pois a principal alimentação do povo carijó era a pesca. Todos os índios virão de perna de pal., para poder dar o significado de eles estar pescando alguma coisa.
ALA 14- Pajé
        De acordo com algumas lendas Carijó, o pajé era responsável por invocar a principal criatura mística ( Boitatá ) para derrotar todos os colonizadores ingleses que veio pra Y-Juremê Mirim atrás de recursos e principalmente na busca do EL DOURADO.
ALA 15- Boitatá
         A principal criatura invocada para poder proteger a mata também virá aqui no setor população, pois era ele que protegia as matas dos terríveis colonizadores. Todos vão vim com uma volta de Boitatá um pouco parecida com o grupo cenográfico do setor anterior.
ALA 16 – carijós

        Todos dessa ala viram com uma roupa super tradicional de índio.
ALA 17 – Força
        Nessa ala iremos mmonstra a força dos índios carijós fazem um pouco de brincadeira.
        Pois todos os índios dessa ala vão ter músculos e tanquinhos bem definidos.

3º CARRO – povo carijó
        Uma das esculturas que mais deu trabalho pra gente do barração foi essa, poios na sua tem um gigantesco índio de 20 metros de altura, é com uma grande variação de movimentos no branco, além disso, nas duas laterais ter´´a dois boitatás protegendo o carro e a base interira do carro será de colonizadores ingleses querendo entrar na sua aldeia é pra finalizar o carro teremos uma gigantes oca  de 30 metros. o destaque do carro será outro Youtuber, o Lukas Marquês ( canal Você Sabia ) como o espirito querreiro.

SETOR 5 

ALA 18 – Nasceu um ser espirrador
        Nessa ala terremos uma obra divinal que foi o nascimento de Cascaes, por isso a fantasia será toda branca é a cabeça do componente será a cabeça do bebê, com isso ao redor de uma manjedoura que ficara ao redor da cabeça do componente, terá uma bruxa, um lobisomem é um boitatá.
ALA 19 – Uma viagem a Açores
        Toda a fantasia será uma gigantesca bandeira de Açores enrolada no corpo é duas bandeiras de cada lado também de Açores.


ALA 20 – Uma viagem a Florianópolis
Toda a fantasia será uma gigantesca bandeira de Florianópolis enrolada no corpo é duas bandeiras de cada lado também de Florianópolis.

ALA BAIANAS – Bruxas
        Nessa ala, foi uma ala que mais deu trabalho em nosso barracão, por conta da quantidade de detalhes que ela tinha, é também por causa da riqueza apresentada.

2º GRUPO CENOGRÁFICO – Entre mitos e lendas
        Um dos último grupo cenográfico será um de nossos mais importantes que a gente montou. Serão três bruxas, três lobisomem, um boitatá feito por 5 componentes é um componente com características de Cascaes.


Fantasia da bruxa
Fantasia de Lobisomem


Fantasia do Boitatá
3º TRIPÉ – Mitos e lendas
        Um gigantesco lobisomem nas duas laterais do tripé, no centro um gigantesco boitatá é na parte de trás 3 bruxas de 20 metros de alturas. Na parte da frente o destaque será, uma noite de assombrações, feita pela Youtuber Kéfera Buchmann (5inco Minutos).

Fantasia de Keferá.
PASSISTAS – Piratas sexual
        Nossa ala de passistas representaram os piratas, que conquistaram o coração dos capitães do navio.


Fantasia Feminina
Fantasia Masculina
ALA 21 – Povo Carijó
        Nossa ala virá todos de índios, com trajes muitos tradicionais como a de todos os índios, sem muito revolucionários e destaques.
5º CARRO – Um grande astro no céu
        Nosso grandioso carro que irá representar o grande céu que virá com uma grande escultura de Cascaes em seu centro, e todas as composições do carro de bruxas e lobisomem. Nosso magnifico destaque será Rodrigo Leocádio com a fantasia: O ser divinal.

Fantasia de Rodrigo Leocádio.

SETOR 6 
ALA 22 – Cacumbis
        Começaremos a partir daqui contando a história da novo Florianópolis, aonde começaremos a contar a história de lá começando a parti das festas, aonde a primeira que contaremos e sobre os cacumbis que é uma tradicional festa da localidade. Fantasia comum a da festa.
ALA 23 – Festa do Divino
        Uma das tradicionais festas que ocorrem na cidade é a festa do divino, por isso essa ala não poderia faltar aqui no nosso desfile. Essa será uma ala que parte virá no chão é a outra encima do tripé. Trajes normal da festa.
TRIPÉ –   Festa do divino
Uma gigantesca coroa de 25 metros de altura é ao seu redor várias bombas. Os trajes serão normal da festa. Destaque será o Evandro Lessa com a fantasia: FESTA DO DIVINO.

ALA 24 – Futebol
        Todos da ala com a camisa do Avaí é do Figueirense, o chapéu será uma bola de futebol.
3º GRUPO CENOGRAFICO – A ligação
        Nessa ala falaremos sobre uma profecia Carijó que dizia que haveria uma ponte ligando o passado ao presente, é essa ponte existe hoje em dia que é a ponte Hercílio Luz. Aonde a ala formará uma ponte igual a ponte que existe no local.
ALA CRIANÇAS – O futuro
        Todos da ala virão com roupas normais de casa, é todos vão estar de brinquedos como bonecas e carrinhos é alguns de bicicleta é patinete.
TRIPÉ –   A herança do passado
        Todos que estiver em cima do tripé será da velha-guarda da escola. Aonde o tripé terá um grande efeito de fumaça é algumas esculturas de crianças.
ALA 25 – Guga
        Todos da ala virão com a roupa tradicional de tenista com uma máscara de Guga
CASAL DE MESTRE-SALA E PORTA BANDEIRA – Tênis
        Ela vai vim de bola de tênis é ele de Guga. A fantasia dela terá um grande efeito de luz luz é branca. Já há dele no lugar do histórico pau de madeira na mão terá uma raquete de tênis.
ALA 26 – O sonho não acabou
        Todos dessa ala virão com a camisa da Grande-Rio é na parte de trás da camisa a frase, `` O SONHO NÃO ACABOU´´ O CHAPÉU DA ALA SERÁ UMA COROA COM ALGUMAS FORMIGAS.
6º CARRO – A grande Floripa te abraça
        O carro será o maior de nossa agremiação. Será quatro carros acoplados mostrando toda a nova Florianópolis é também mostrar há homenagem feita pela G.R.C.E.S. Grande Rio feita no ano de 2011, que infelizmente pegou fogo com praticamente 98% do barracão finalizado.
        Na primeira parte terremos a representação da ponte Hercílio Luz, que terá uma ponte de 35 metros de comprimento, eleva a 10 metros do chão. A ponte terá uma grande efeito luminotecnico. O destaque do carro será Tania índio, com a fantasia: O guardião da ponte. Que de acordo com algumas lendas da localidade, o Boitatá guarda a ponto. O boitatá também virá na fantasia dela.


Fantasia de Tania índio.
        Na segunda parte terremos o maravilhoso mundo dos esporte, aonde na parte da frente o carro será dividido entre o Avaí e o Figueirense, aonde terá uma representação de um estádio de futebol é os jogadores jogando bola, é logo atr´s teremos uma gigantesca taça do troféu de Roland Garros ganhando pelo o atleta Gustavo, mais conhecido como Guga. Aonde ele mesmo virá em cima da tarça comemorando a sua vitória jogando mais de 100mil bolinhas de tênis na arquibancada. O destaque do carro será o próprio Guga, sem nenhuma fantasia gigante como os outros destaques, mais a sua presença já será muito importante.
         Na terceira parte teremos uma homenagem a festa do divino aonde terá uma gigantesca coroa, é ao redor do carro terá todos os trajes comum da festa, é o destaque do carro será o Youtuber Daniel Molo( canal você sabia ) com a fantasia: O despertar do Divino.

         Encerrando nosso desfile teremos uma gigantesca fênix segurando o escudo da Grande rio é nas suas costas a bandeira do Império da Formiga, nossa escultura da fênix terá 35 metros de altura, o principal destaque para a fênix será um grande efeito de luz para dar o efeito de fogo. Na frente do carro terá vários componentes da agremiação, A velha guarda das duas escolas terá na frente do carro. O destaque do carro será a grandiosa Rosa magalhaes, com a fantasia: O renascer das cinzas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores