Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Enredo 914: A dama da televisão brasileira


Enredo: A dama da televisão brasileira
N° de Alas: 30 Alas.                         
N° de Alegorias: 7 Alegorias e 2 Tripés.
Enredo: A dama da televisão brasileira
Justificativa da escolha do enredo:
 Este enredo se justifica por ser uma temática de originalidade, e que contará uma parte da historia da Dama da televisão brasileira. Toda vida da dama é retratado em forma de leveza e bom-humor. Além de ser único terá uma analogia grega algo que se refleti no espírito de boa pessoa de uma deusa como, A dama. Sendo interessante a escolha: desde que comecei a acompanhar a carreira dela achei que esta personalidade merecia uma justa homenagem, mas isto não ocorreu. Então resolvi arriscar e não só arriscar, mas, acreditar neste forte tema, pois este não cai na mesmice de homenagem e nem no imaginário de uma ficção, mas sim, na reflexão de uma grande pessoa. E ai se faz em forma de poesia em minha vida e se tudo ocorrer bem à diva maior vai brilhar. E começa em cena: “A dama da televisão brasileira.”
                                                                 Jerlânio Souza, Carnavalesco


Sinopse: A Dama da televisão brasileira
 Brilho Brilha nas pedras do olimpo ou será aos céus de constelações do Paestum, que anunciavam desde cedo o nascimento da deusa? Não sei como isto surgiu, mas sei como surgirá da mitologia a realidade! O céu Taubaté se alumiou, na filha de caipiras se aflorou o talento de cantar e encantar, tornando-se presente nas festas junto ao pai. Tendo sua vida mesmo difícil, mas com o violão e o microfone na mão pra ela sofrimento existia não! Integra a composição da rádio, surge à voz doce. No porto chegou um caixote, chamado marco da televisão do Brasil em Tupi a rede em preto e branco. Entoa também o hino da televisão em forma de tom suave na voz. Sua historia na tela começa ai. Viva a mulher guerreira, pois com o passar do tempo vai aprimora o seu talento de apresentadora nota mil! O amor encontra e se apaixona. Resgata-se exaltada na primeira mostra ao vivo, o charme da mulher brasileira. Nas raízes volta dentro do mundo da telinha, o nosso “Rancho azul” um soar em alegria. Vê-se em refrente ao apoio da massa feminina contra o preconceito, queremos “Feminilidade já”. Sua marca registrada surge metamorfizando o seu cabelo de preto a loiro, reluzente. Virá genitora e expressar todo seu amor, amor de mãe. Com a maternidade resplendente remostra que o mundo é das mulheres! Surge o principal companheiro, O sofá da dama, por onde vai o leva. Sua alegria resplandece no amor do papel de Julieta de um Romeu das risadas. Com o dono do baú a amizade revigora brilhando no sistema de televisão. Mas cadê a alegria vitimada de um câncer a alegria se suprimia, seu nome é superação, mostrando sem nenhuma vergonha sua careca!  O show não pode parar. O vínculo se rompia, mas não se abala vai pra vizinha fazer o que sabia. Revestida de luxo, com alma caipira, dentro de si vive uma pessoa humilde. Pra espanta o ar sombrio canto bolero e revivo a MPB, sabe quem vai prestigiar os amigos vão aplaudi com flores vermelhas ela vai retribuir! As cortinas do show se fecharam, a estrela que encantou a terra foi morar no céu e espalhar um sentimento de ternura e amor. Para coroa - lá vamos jogar as mesmas rosas pra lhe homenagear. Queríamos só mais um selinho. A estrela se apaga na terra, e no céu continua-se a brilhar. Anjos anunciam: É festa no céu, o show não parou!
                                                                      Jerlânio Souza, Carnavalesco
                                                                                    ms672516@gmail.com


Enredo: A Dama da televisão brasileira
Roteiro do desfile:
Responsável pelo roteiro do desfile: Jerlânio Souza
Comissão de frente: “A festa dos deuses na formação da constelação da dama”

 Representa os “deuses do olimpo” que vem em uma grande festa saudar as duas deusas em forma de uma constelação. Com a influência na Grécia antiga a Hebe, que é a deusa da juventude, irá fazer uma ligação entre a mitologia e a realidade. Além de mostra as estrelas gregas que formam a constelação da dama. O dia de mitologia ira começar estejam preparados a Grécia antiga entra em cena!
 DEUSA HEBE
 

Iniciando esta “grande festa” a comissão de frente fará menção fictícia ao surgimento do nome Hebe a partir da constelação de estrelas. Tendo o Paestum (o templo de Hera, mãe da deusa Hebe) como fonte de apoio aos personagens da coreografia. Os passos coreográficos serão de forma leve e cobertos de variações lúdicas.
Tripé cenográfico da Comissão de Frente:
Paestum
A CF será composta de 29 pessoas, sempre ao máximo 13 pessoas amostra. São os 13 principais deuses (26 pessoas ao todo, pares com as indumentárias de deuses e o outro par com a simbolização dos deuses), também haverá mais 2 componentes, que é a filha de Hera e Zeus, a Deusa Hebe(que terá seu par representando o seu simbolismo) e 1 outro representando a “dama Hebe”. Terá o uso de um grande tripé alegórico que servirá de base para toda a encenação de apresentação.
Os deuses terão as suas roupas de punho grego, usando túnicas e tecidos leves de cor cinza e branco pastel. Já os símbolos serão vestidos em malhas de cor preta, terão um tecido de diferentes cores presos ao costeiro que também levará o simbolismo do deus. Já a dama aparecerá de branco em um vestido (toda comissão é de fácil leitura e de interação com o público).
Resumo da apresentação: Será realizada em 2 atos: O 1° Ato será junto a entranda do templo (Paestum), onde os 12 deuses saiem em forma de comunhão para festejarem o ritual de formação da constelação, (que surgirá no elemento alegórico estrelas em led, que depois viram ao chão, onde cada deus ficará com uma para ofertarem a deusa Hebe ) desenvolvendo passos de danças da Grécia antiga, depois disto eles retornaram ao templo e no 2° Ato será junto ao pilares do templo, com a interação dos símbolos (que entraram em cena), estes estão designando o que cada símbolo tem de poder, neste momento aparecerá no alto do tripé a “dama Hebe” saudando a todos, tendo as costas a sua constelação de estrelas. Estes símbolos farão uma coreografia lúdica, fazendo aparecer e desaparecer coisas com o tecido do costeiro. Depois eles se encaminham em giros ao outro setor.

      DIONÍSIO
 







Obs: Qualquer dúvida que haja estou em prontidão para resolve - lá.
1º Setor: Da deusa Hebe é entregue a constelação a dama
Representa todo fascínio e simbolismo Grego para o surgimemto da constelação da dama. Além de ter como personagem inicial a deusa Grega Hebe.

1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira:
Zeus e Hera
Representa o principal deus e a principal deusa, que também são os pais da deusa Hebe. O Mestre-Sala é Zeus (o pai dos deuses e dos homens) tendo sua fantasia em cor cinza com detalhes em Prata, e a Porta-Bandeira será Hera (deusa da maternidade e das bodas), sua fantasia é de cor branca com detalhes em ouro, além de sua saia ser esculpida com detalhes Gregos.

Guardiões do 1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira:
Minotauro
Representa um monstro que tinha corpo de homem e cabeça de touro, na história da mitologia Grega.
Ala 1:
Os deuses desejam tudo de bom
Representam todos os deuses do olimpo, que vem para abençoar a festa. Fantasia: Indumentária Grega.
Alegoria 1 Abre-Alas:
Do olimpo ao estrelato- A estrela maior da constelação
Carro Tri-acoplado, o 1º carro será o olimpo onde terá árvores e os pilares onde se sustentaram os destaques. O 2° carro será uma grande estátua da deusa Hebe, com detalhes gregos clássicos ao seu redor. Já o terceiro carro vira todas as figuras mitológicas como ninfas, quimeras, medusas, centauros, sereias, sátiros, que serão de forma fictícia os protetores da constelação da dama, que virá em led, formando estrelas flutuantes que se encobriram com fumaça. Toda a base da alegoria será em formato de nuvem e com luzes, dando sensação de todo carro flutuar (o carro virá flutuando, pois se acreditava que o olimpo era no céu). Em todo o carro terá tonalidades de: cinza, prata, ouro, vários brancos e cores flúor.

2º Setor: Taubaté, o meu lugar!
Traz o amor dela por sua cidade, mostrando o começo de tudo e também influências que o pai a mostrou a ela, além de ter os costumes caipiras.
Ala 2:
Cantorias caipiras
Está ala representa o pai de Hebe que era um grande violinista e cantor de festas (tradicionais e também de casamentos), sendo um personagem figurante em festas caipiras. Fantasia: Violeiros.
Ala 3:
O talento aflorando
Nesta ala terá um grande roseiral, pois, vai ser o florescer do talento. Retratando o amor dela para a música. Fantasia: Roseiras em notas musicais.
Ala 4:
Viola minha viola
Está ala terá a representação da identificação dela com a música caipira, onde também tocavam viola. Isto tudo, por influência do pai. Fantasia: Caipirinha alegre com violas no costeiro.
Ala 5:
Fogueira pra iluminar
Está ala representará a luz das festas caipiras, além de ser a luz do começo da carreira da dama. Fantasia: Fogueiras.
Alegoria 2:
Festa no arraiá- Taubaté, o meu amor. Última, a despedida
Como tudo se transforma a vida dela também se transformou. Em festas caipiras nos arraiás, está menina dançava, cantava e tocava. Mas, o seu rumo mudaria e ela iria a São Paulo das maravilhas. Nesta alegoria terá um grande arraiá junino (na parte frontal), que é na cidade de Taubaté que como símbolo terá um trem caipira no meio da alegoria, e este trem simboliza também a partida dela e de sua família. Nesta alegoria terá muitas fitas, espantalhos, estandartes, barracas de comidas, além de uma quadrilha junina tudo na parte frontal. Já na parte traseira terá diversos trilhos ferroviários, bandeiras de Taubaté, que ao caminhar do trem se modificará será a bandeira de São Paulo (terá encenação dela cantando junto à irmã, além do trem soltar fumaça).
3°Setor: De Taubaté a São Paulo, em Sampa em cena a televisão
Neste setor irá mostra a chegada dela a São Paulo e o começo de sua carreira na televisão, além de mostra a própria história da televisão.
Ala 6:
Caipiras em São Paulo- A chegada
Chega à cidade grande (São Paulo), lá de nada sabia junto a sua família, encontra um lugar para morar e o pai um emprego a conquistar. Fantasia: Caipiras com malas na mão e bandeiras de São Paulo nas costas.

Ala 7:
A voz doce do rádio
Está ala representa o começo dela na rádio, onde o pai dela tocava na orquestra. Pessoas vendo a paixão dela pela música, a deixam cantar e se apaixonam por a voz dela. Fantasia: Meninas arrumadinhas com notas musicais e doces a roupa, além de rádios a mão.
Ala 8:
Aportando no porto- Caixotes
Grupo Performático 1: Será entregadores do porto com caixas na mão entregando aos donos da emissora que será fundada os aparelhos de transmissão, além de ter um grupo de pessoas desta emissora, estando lá Hebe. Este Grupo desenvolverá uma coreografia junto ao tripé, com movimentos de leveza e trabalho árduo, tudo isto para encenar o marco de início da televisão. Fantasia: Entregadores e pessoas vestidas sofisticadas.

Tripé cenográfico da ala:
Navio-Guincho: Atraca a tecnologia da TV
Este tripé será a representação da chegada do material tecnológico do primeiro canal de televisão no Brasil. Onde o primeiro canal surge após a chegada no porto de Santos um caixote com os instrumentos televisivos.
Ala 9:
O índio Tupi em rede
Está ala representará à primeira emissora de televisão do Brasil, da América Latina e a quarta do mundo, a “Rede Tupi”. Tendo como fundador AssisChateaubriand (considerado o pai da televisão do Brasil). Fantasia: índio Tupi em cores preto e branco, só com um cocar de penas verdes na cabeça.

Ala 10:
Nas telas da TV
Está ala representa o primeiro programa de televisão. No primeiro dia de transmissões da Rede Tupi, Hebe Camargo viria a cantar no início do TV na Taba (que representava o início das transmissões) o "Hino da Televisão", mas teve que faltar ao evento e foi substituída por Lolita RodriguesFantasia: televisão e dentro dela Lolita Rodrigues.
Alegoria 3:
A apoteose da televisão- De preto e branco a tecnologia
A alegoria representa um grande estúdio de televisão, onde acontece a magia da criação. Nesta alegoria terá grandes esculturas de câmeras-mens, além deChateaubriand, e outras pessoas como marcas do começo da televisão, em cores pretas, brancas e cinza, tudo na parte frontal. Já na parte de trás terá grande telões, câmeras- mens com equipametos modernos, além estruturas em led formando rostos de pessoas virtuais. Tudo isto, mostrando a transformação da televisão.
4°Setor: Metamorfose
Neste setor será representando a mudança de Hebe do rádio para televisão. Além de mostras outras coisas que defendia e sua mudança do seu eu.
Ala 11:
Caipirinha alegre
Está ala representa o programa Rancho Alegre (1950) foi um dos primeiros programas de que Hebe participou na TV Tupi de São Paulo: sentada em um balanço de parquinho infantil. Tal apresentação está gravada em filme e é considerada uma relíquia da televisão brasileira, uma vez que o videotape ainda não existia e na época não se guardava a programação em acervos, como atualmente. Fantasia: Caipira infantil, com muito xadrez na roupa, mas com boneca no costeiro.
Ala 12:
Feminilidade já!
Está ala representa todo o carisma, amor e sensualidade que Hebe tinha. Sendo um dos principais dilemas que ela falava “Feminilidade Já”, tudo isto, para que nenhum homem diferencia-se as mulheres deles. Fantasia: Penélope Charmosa de protestante.
Ala 13:
Cheia de charme - Ala das Baianas
A ala das baianas será a representação do charme que ela tinha. Todo charme que Hebe tinha será mostrando. Fantasia: Rosas na saia, em uma roupa de princesa, com um costeiro de beijos e plumas.
Rainha de bateria:
Representará os fios de cabelo preto que se tornaram loiros. Fantasia: Coloração, com dois tufos de rabo de cavalo no costeiro, um escuro e outro claro.


Ala 14:
De preto a loiro – Bateria
Pensando que a bateria tenha 300 ritmistas, eles se dividiram. De um lado da bateria será uma fantasia preta e do outro lado uma fantasia amarela. A partir preta será uma fantasia com diversos cabelos em toda ela, e também será a mesma roupa na parte loira apenas com a mudança de cor. Fantasia: Cabeleira.
Ala 15:
Mãe, minha doce mãe
Esta ala será a demonstração do amor dela com seu único filho. Tendo um grande afeto por ele. Fantasia: “Mãezona”, com asas barrocas e fotos do seu filho.
Alegoria 4:
O mundo é das mulheres! - Parafraseando a dama
Em 1955, Hebe iniciou o primeiro programa feminino da TV brasileira, O Mundo é das Mulheres dirigido por Walter Forster, onde chegou a apresentar cinco programas por semana. Está alegoria terá uma grande alusão a este programa, representando o poder da mulher na sociedade. Ela irá mostrar que a Hebe sempre gostava de falar assuntos que antes não eram falados e ate assuntos que eram sé de homens. Nesta alegoria, terá um grande globo terrestre que com luzes se tingirá de Pink, com enormes esculturas de mulheres “fortonas”, além de ter frases flutuantes a favor das mulheres, os destaques terão bandeiras de países, onde sambaram em cima de estrelas. Sendo uma alegoria de muitos leds.
5°Setor: Alegria, renascendo das cinzas
Este setor irá mostra a superação de Hebe das doenças, a sua alegria superando tudo e quebrando barreiras no humor.
Ala 16:
Alegria, alegria
Está ala mostra todo o sorriso que mesmo nas horas difíceis não sai do rosto dela. A alegria era o ponto forte de Hebe, pois, ela sempre sorria.  Fantasia: Palhaços carnavalizados.
Ala 17:
Amor ao tudo
Está ala demonstra o amor de Hebe a vida e as pessoas, sem se importar com os males. Fantasia: Coração de Ferro.

Ala 18:
Brilha no sistema de televisão
Está ala representa o inicio de Hebe no SBT. Em 1986, Hebe foi para o SBT, onde apresentou três programas: Hebe, no ar até 2010, Hebe por Elas e Fora do Ar, além de participar do Teleton. Fantasia: apresentadores.

2º Casal de Mestre Sala e Porta-Bandeira: 
Romeu e Julieta
O segundo casal vem trajado de um dos maiores romances da literatura mundial, um grande caso de amor.
Ala 19:
Romeu e Julieta- A comédia Brasileira
Está ala representa o humor de Hebe. Em especiais humorísticos, Romeu e Julieta, em que contracenou com Ronald Golias e Nair Bello, artistas que foram grandes amigos da apresentadora e de um quadro do espetáculo da entrega do Troféu Roquette PintoFantasia: Romeu e Julieta.
Ala 20:
Alegria um pouco desaparecia?
Esta ala representa o momento em que Hebe descobre o câncer. Na véspera de ano novo em Miami a apresentadora se queixou de dor abdominal intensa. Em 8 de janeiro de 2010 ela foi submetida a uma videolaparoscopia para a retirada de nódulos na região abdominal e após a uma biópsia se confirmou que ela tinha um tumor primário de peritônio um tipo de câncer raro. Fantasia: Corpo Humano alegre (em leds) e depois o preto (os leds apagam).

Alegoria 5:
Renascendo das cinzas... Superação
Nesta alegoria se contará a história da superação onde Hebe, deixa- se tomar por um sentimento de alegria mesmo estando doente. Então ela sabe que tem que raspar a cabeça, e ela não se importou, raspou. E viveu na, mas pura alegria sobressaindo à dor. Terá na alegoria uma grande escultura do rosto dela, tendo a cabeça raspada, mas sempre sorrindo. Além de ter vários detalhes alegres como sorrisos, colombinas, palhaços, arlequins e pierrô alem de muita cor. A alegoria tem base preta que depois acende os leds.

6 °Setor: O show da dama
Neste setor mostrará a trajetória musical de Hebe, contando os ritmos e os seus shows com amigos.


Ala 21:
Luxúria
Está ala representa todo o glamour que ela tinha, sendo uma pessoa de muita elegância e charme. Ela tinha muito bom gosto e além sempre se portava com jóias e roupas bem elegantes. Fantasia: Baú de jóias.
Ala 22:
Humildade
Mesmo tendo ao seu corpo a luxuria, ela não deixava isto subir, ajuda ao próximo e sempre era um coração humilde que veio de Taubaté. Fantasia: Coração de ouro com mãos fazendo coração.



Ala 23:
Um bolero acometido
Está ala representa o estilo de música que Hebe cantava o bolero. Fazendo sucesso em cantar musicas românticas. Fantasia: Roupas de bolero com instrumentos deste estilo musical.
Ala 24:
Vem é festa da MPB
Esta ala mostra outro estilo de musica que ela cantava as musicas populares brasileiras. Fantasia: rostos de músicos da MPB, com saxofones e acordes de notas musicais.

Alegoria 6:
O show vai começar! – Batam palmas para a dama
Nesta alegoria será retratado os shows que Hebe fazia, sempre cantando musicas do bolero e da MPB e na platéia os seus amigos, aonde sempre iam a prestigiar. Nos seus shows ela gostava de flores vermelhas como o Rei Roberto Carlos, além de muita alegria em cena. A alegoria será um teatro onde terá vários famosos e amigos que prestigiam o show da vida da dama. Sendo todo em dourado, com cortinas clássicas vermelhas com um palco em telões de leds, além de ter flores vermelhas, lustres de cristais e também instrumentos dos ritmos.
7° Setor: O fim de consagrações
Este setor mostrará a trajetória final, símbolos marcantes de sua história e a grande festa no céu de Hebe.


Ala 25:
Selinho
Está ala mostra o seu símbolo de carinho com as pessoas e com participantes dos seus programas. Fantasia: Bocas (os integrantes dessa ala darão selinhos).
Ala 26:
O microfone na mão
Está ala representa o microfone de cristais (strass), sendo uma das marcas de Hebe. Fantasia: Sósias de Hebe com o microfone.
Ala 27:
A estrela se apaga na terra
Está ala representa o dia em que Hebe morreu, apenas apagando sua estrela no seu. Fantasia: Estrelas cadentes.

Ala 28:
Rosas pra coroar
Está será uma demonstração de carinho para ela. Sendo jogado rosas para a arquibancada. Fantasia: Buquê de rosas.
Ala 29:
Rainha eterna
Está ala mostra o nosso respeito à maior dama da televisão. Deixando de ser dama para ser a rainha eterna da televisão. Fantasia: Rainha.

A Bateria retorna do Recuo.
Ala 30:
Anjos anunciam
Está ala mostra que os anjos anunciam a chegada dela ao seu, tendo cornetas angelicais que fazem um barulho. Fantasia: Anjos barrocos.
Alegoria 7:
O céu está em festa – o show continua lá em cima.
Está alegoria representa a chegada dela ao céu, e estando lá faz a mesma festa que fazia aqui na terra. Tendo sua vida continuada no céu. Nesta alegoria, terá enormes anjos, nas laterais e na parte traseira da alegoria, com a base da alegoria em nuvens. Na frente, será um sofá (o maior companheiro dela) onde ela estará sentada com um microfone na mão em forma de escultura, alguns anjos estarão sentados tocando harpas e cornetas. No segundo andar da alegoria terá um carrossel onde anjos ficaram girando.
Obs.: diretores de ala, harmonia e evolução representam o “H” de Hebe.
Referências Bibliográficas:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hebe_Camargo
http://www.suapesquisa.com/mitologiagrega/
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-sao-os-principais-deuses-gregos
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hebe
http://gente.ig.com.br/hebecamargo/
https://en.wikipedia.org/wiki/Paestum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores