Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Enredo 912: Dois olhos plantados no chão arado de Santa Luzia. Olhos que veem, não veem e fingem que viu

"Dois olhos plantados no chão arado de Santa Luzia. Olhos que veem, não veem e fingem que viu."






Ficha Técnica


Escola de Samba Virtual Flor de Açucena
Fundação: Julho de 2015
Cor: Preto, Rosa e Branco
Simbolo: Flor de Açucena
Alas: 39
Alegorias: 10
Tripés: 02
Componentes: 4.500


 

SAMBA ENREDO

Eu vou, eu vou plantar meus olhos
Talvez brotem novos cidadãos

Eu vou, eu vou plantar meus olhos
Pra Açucena ver nascer uma nova nação (2x)

Abriram-se os olhos, eu vi nascer
Figas e alfazemas para proteger
Sementes dos olhos do menino de Maués
Desfez a maldade em um canto de fé
Brotou, a fruta da esperança
A vida nasceu dos olhos de uma criança
Pra que Olhos de Águia
Só não enxerga o cego amor que se perdeu

A quem pertence o futuro?
O futuro a quem pertence? diz ai!
A que pertence o futuro?
Açucena vem descobrir (2x)

Em Romaria, salve Santa Luzia!
Em sua bandeja, olhos celestiais
Cura os cegos e enfermos
No seu berço de amor e paz
Os Olhos de Hórus
Despertaram a inveja mortal
Noite e dia, dia e noite
Venceu o bem, livrou-se do mal

Os Olhos tudo vê mas pede ajuda
Apela e vê tecnologia, a busca
Lentes que mascaram e cobrem como maquiagem
Todos veem mas ninguém sabe (2x)

Introdução

Ah, os olhos.
Porta da Alma?
Chave do coração?
Patrono do que pode ser belo, ou não, e da famosa “primeira impressão”...
A visão.
Por que não, a mais expressiva dos sentidos humano!
É a visão que nos indica o certo, o belo, e quem sabe usar os olhos vai longe!
Tudo que está ligado a visão e seu poder, possui consigo uma magia natural. Desde a mitologia passando pelas expressões lúdicas e até divinas…
O olho tudo vê! Mas, pede ajuda.
O olho tudo vê! Mas, pode ser enganado.
O olho tudo vê! E, por isso, precisa ser mais justo e humilde para com seus irmãos.
 A Flor de Açucena, hoje, viaja pelo sagrado mundo dos olhos, da visão, por tudo aquilo que podemos enxergar -físico ou não- perneando suas fases, faces e facetas ricas e deslumbrantes.


Sinopse

“Abri os olhos
Não consigo mais fechar
Assisto em silêncio
Até o que eu não quero enxergar”

Composição: Sandy Leah/Lucas Lima


Ao nascer, amanhecer, acordar, ver o belo alvorecer… Abri os olhos!
Vejo as cores, formas, flores, as belas curvas dos Brasis, abundância de amor, paz e tolerância… Vejo a pátria da esperança!
Ao abrir os olhos: alfazemas, figas e fitas para proteger contra o “Olhado” mau que surge de todos os lados.
Ao abrir os olhos, percebo que muito irei ver nessa vida.
Sinto que “Os olhos que essa terra há de comer” presenciará vistas e visões que podem enganar, acertar ou fazer-me errar.


Entre os índios da tribo Maués, por exemplo, havia um casal bondoso e honrado que pediu a Tupã, deus dos deuses, um bebê. Tupã deu-lhes um menino. Este, levou a paz e alegria para toda aldeia.




Não demorou muito para despertar a inveja do deus maldoso: Jurupari, que, certo dia, transformou-se em cobra e matou o pequeno índio. Tupã, então, pediu aos pais do menino que arrancasse seus olhos e plantasse em um chão fértil da tribo, foi o que aconteceu. Tempo depois, brotou o Guaranazeiro que levaria energia, vigor e felicidade para aquela aldeia.
A aldeia dos Maués pode estar feliz, porém, os “Olhos colonizados” de alguns brasileiros não veem a sua inconsciente tristeza. A Aldeia dos Maués pode estar feliz, mas outra lá no Pará, Amazonas, Amapá está sofrendo com desmatamento, estão tirando animais do seu habitat e assim estão arrancando os olhos do ecossistema e para suprir os caprichos do sistema destroem a vida…
Viva a aldeia, coração!
Viva os olhos da mãe natureza que saberá, com destreza, conduzir esta triste situação!
O que adianta ter olhos de Águia podendo enxergar á milhares de distância mas está a se deliciar com uma mera miragem ou não pode enxergar o amor que é cego, não pode ver as pessoas queridas e amigas que estão em outro plano e acreditam em fantasmas e lobisomens, os quais muitos dizem já ter visto, porém ainda são lendas sem nenhuma comprovação ou vestígios…
O que adianta uma perfeita visão, se um ilusionista apenas consegue enganar a todos com truques de simples simetria, espaço, tempo, percepção e ‘Puf’ ninguém sabe para onde foi as antigas roupas da bailarina que agora, ao invés de azul, veste marrom!
Odin, lá na Mitologia Viking, arrancou seus olhos para conseguir um “gole” de conhecimento. Gór, lá na ficção, hipnotizou todos com seus poderosos olhos claros.



Do pavão (Ou melhor, os cem olhos de Argos, grande amigo de Hera) ao olho único do Ciclope a mitologia perneia e conquista os curiosos olhares humanos.
Há, também, aqueles olhos que veem através de cartas e nelas preveem o futuro escuro ou claro de cada um. O futuro pertence a astrologia? A Áries, Libra, Touro ou Peixes? Quem possui a visão infinta das coisas? As bruxas e sua bola de cristal, possuem?
Mas, o que adianta ser ilusionista, personagem mitológico ou bruxa se apenas uma cigana vê -entre as linhas de suas mãos- o que ninguém vê, o futuro está em sua visão!
Jogos, dados, brincadeiras do acaso… Quem tem a certeza de que alguém, um dia, pode prever, com seus olhos humanos, o futuro?
Parece mesmo que todos -Cada um com a sua maneira e crença- pode prever o futuro!
Os olhos do bem, plantados, e celestiais, vividos, saem dia 13 de Dezembro em Romaria á Santa Luzia!



Olhos de fé, virgem, olhos de luz, olhos de devoção que sofreram preconceito e perseguição.
Santa Luzia da visão, cura cegos e enfermos e planta em seu berço arado: a paz e o amor entre os irmãos.
Em romaria, salve Santa Luzia e sua visão de fé!
Os Olhos causam inveja. Por isso foram arrancados por um deus mau lá no Egito Antigo. Os olhos, sejam eles do sol ou da lua, resumem-se ao Olho de Hórus que, em uma batalha, foi arrancado por Seth, o deus do mau. Mas, o tempo correu e seu olho se renovou para que, no fim, o bem vencesse o mal. A magia dos deuses conspiraram a favor do deus Hórus!
Olhos esses, encontrados na Maçonaria com seus segredos ancestrais ou até mesmo celestiais…



Entre os ditos e ditados as tradições passam pelas gerações como um vento de informações e cultura popular. Desde o menino que só sabe “Comer com os olhos” aquele pedacinho de bolo na mesa, ao conselho da mãe coruja que, para garantir a proteção do seu filho, deixa claro:
“Quem vê cara não vê coração”
Mas o menino é jovem, adolescente e se apaixonou por uma garota sorridente em um verdadeiro “Amor á primeira vista”, ele chega perto da mais nova amada para que, com os “Olhos nos olhos”, possa se declara. O amor baila nesse momento mas é estragado pelo “Olho gordo” do jovem ascendente a malandro que durante aquele momento e todo seu encanto olha para a moça que está no seu lado á passar.
Durante os encontros e desencontros da vida os olhos entram em festa para comemorar. Doces e guloseimas em forma de olhos decoram o lugar, no qual há pessoas com os “Olhos abertos”, assim como no Big Brother Brasil, prontas para espiar.



Apesar de todas as controvérsias dos olhos, olhares e visões o olho tudo vê, quer dizer, o olho que tudo vê as vezes precisa de ajuda.
Ninguém vê tudo só!
Na tecnologia, a busca!
Telescópios, Microscópios, Binóculos, lupas, ou os simples óculos… Se seus olhos tudo vê sem ajuda precisar, imagina o que poderás ver quando a tecnologia chegar!
O da providência, por exemplo, seria o “Olho que vê por Deus” tanto que está nos grandes selos dos Estados Unidos.
Mas, nenhuma tecnologia, nenhum deus do mal, nenhum vidente, médium, ilusionista ou humano pode ver na escuridão. Sem luz o que nos resta são, apenas, os olhos do coração!
A força das sensações engloba todas as possíveis percepções e os sentidos humanos misturam-se. Não é necessário ver nesses momentos difíceis, pois “O que os olhos não vê, o coração SENTE”.
Sim, o coração sente e o nos entende!
Só resta uma dúvida:
Se o Olho tudo vê por que nada sabe?
Os olhos estão vendados para a realidade coberta por maquiagem, bonita por fora e feia por dentro.
Os olhos que veem a corrupção mas não sabem de que lado está. Olhos que julgam a guerra na Síria mas não sabem em qual continente o país fica. Olhos midiáticos que choram com a novela e seus emocionantes dramas, mas não se emocionam com os olhos africanos ou com as escamas perdidas em Mariana.
Enfim, são sim os olhos a porta da alma. Somos o que vemos, como vemos e de onde estamos vendo!
Por isso, a partir de hoje terei: Dois olhos plantados (Para ver se brota novos cidadãos assim como o curumim de Maués), no chão arado de Santa Luzia (Chão esse arado com fé, honra e honestidade). Olhos que veem (A realidade) não veem (A falsidade) e fingem que viu (Encobrindo a verdade com maquiagem).
Deixando claro que o ponto de vista é visto de um ponto, duas faces completam a simetria, são dois os lados que compõem a história, geografia ou a filosofia. Tudo tem dois lados, até os olhos são dois!
Rever conceitos é desfazer seus pré conceitos.
Duas sensações divergentes concluem esse lindo passeio pelos olhos do mundo e todas as suas fases, faces e facetas. Para que no FIM os olhos possam se fechar...

“O amor e o medo enche de lágrima os olhos (poéticos, revolucionários -ao mesmo tempo- errôneos e solitários) do autor deste Enredo.”
(Genilson Santos)

ROTEIRO

Setor 01 - (Abertura) Abriram-se os olhos

Abrir os olhos é a mais pura e involuntária ação humana. Abrimos os olhos ao nascer, a cada segundo enquanto piscamos, ou simplesmente quando caímos na real e passamos a enxergar com novos olhos a vida.
A nossa capacidade de abrir os olhos e enxergar o novo está ligada as visões diversas que é reflexo dos olhos dos Brasis e toda sua cultura plural que perneia os quatro cantos da terra mãe gentil.
Figas, fitas e alfazemas para proteger todo início, cada abrir de olhos.

Comissão de Frente - “Ao nascer, abriu os olhos”

O primeiro abrir de olhos é, sem dúvidas, o mais esperado. Cada nenêm tem seu tempo e quando chega o dia é uma festa pois a partir daquele momento aquela criança vai poder usufruir do seu sentido tão valioso e importante.
A Comissão de Frente vai representar o primeiro abrir de olhos de um bebê. Os dez componentes da Comissão estará de branco (Como uma folha pronta para ser usada) até o momento que, no telão do elemento alegórico, um bebê abrirá os olhos para que as cores brancas comece a ser preenchida por cores, formas, flores e tudo que os olhos daquele bebê verá em sua vida.

Tripé: “O primeiro abrir de olhos.”

Elemento Alegórico com um grande telão que dará suporte, com imagens, á apresentação da Comissão de Frente e será importante ao mostrar um bebê abrindo os olhos (O ponta pé inicial para a coreografia).

Mestre Sala e Porta Bandeira 01: “Os olhos dos Brasis”

O Brasil possui vários olhos. Os Brasis carregam consigo, por direito, toda miscigenação social e cultural construída nos seus mais de 500 anos de história.
Fantasias com brilhantes e borda com penas cor verde e amarelo representando as duas cores mais expressiva do Brasil.

Guardiões: Brasil Plural

Os guardiões representam todos os tipos de Brasis: Índios, Sertanejos, Cangaceiros, sambistas, gaúchos, baianos capoeiristas entre outros traços culturais.



Abre Alas - “Proteger para seguir em frente”

Para todo começo é necessário alguma proteção, pois o mau olhado está em qualquer e todo lugar que vamos, ou seja, toda proteção é sempre necessária e bem vinda!
Alegoria com muitas figas, incenso, fitas, pedra murano e vários tubos pequenos pelos quais a alfazema será espalhada por toda avenida para proteger a Escola.
A Flor de Açucena virá vermelha e deslumbrante no centro da Alegoria.

Setor 02 - O Guaraná

Por que plantar os olhos?
Lá na tribo dos Maués foi preciso plantar os olhos do jovem curumim para que continuasse toda alegria, energia e vigor na tribo, retirada pela serpente do mal que matou o indiozinho.
Brotou daqueles olhos o Guaraná e toda sua essência forte e vigorosa, mas também é bom salientar que apesar disso os olhos da mãe natureza está chorando com os animais traficados, com todo o desmatamento, queimadas e tudo que está lhe prejudicando. É hora de salvaguardar nossa fauna, hora de proteger nossa flora, cuidar dos olhos da mãe natureza!



Ala 01: (Infantil) O Índio de Maués

Um casal bondoso lá da tribo dos Maués pediu um filho a Tupã (Deus dos Deus) e ele lhes deu um jovem índio que levou energia, paz, vigor e esperança para toda aldeia.
Fantasias de índios como da tribo dos Maués. As crianças estarão alegres, pulando, vibrando, cantando para demonstrar a alegria do jovem índio.

Ala 02: Jurupari, a serpente

Jurupari (Deus do Mal) com inveja do mais novo índio da tribo, se transforma em serpente e quando avista o curumim sozinho ataca e o mata.
Fantasias de serpentes.


Ala 03: Os olhos do menino

Tupã pediu aos pais do menino, após sua morte, que plantasse os olhos do índio.
Então, os pais do curumim plantou os olhos em uma terra fértil lá da tribo.
Fantasias de olhos (Da cintura para cima) e um grande pano cor de terra (Da cintura para baixo) sendo que todos da ala estarão unidos pelo pano para dar a impressão (Vista de Cima) que os olhos estão sendo plantados.

Ala 04: Brota o Guaranazeiro

Dos olhos plantados pelos pais do índio, a pedido do Deus Tupã, brotou uma árvore que levou vigor, energia, alegria para toda aldeia: O Guaranazeiro.
Fantasias como o Guaranazeiro o mais próximo possível da árvore real.

ALEGORIA 02: Os olhos da mãe natureza!

Desmatamentos, queimadas, poluição, tráfico de animais, caça a animais em extinção... Todas essas ações desumanas prejudica não só os índios como toda população terrestre. A mãe natureza, como sempre, saberá conduzir esta triste situação ambiental, mas é necessária a ajuda de todos!
Os olhos da mãe natureza está em todos os lugares e protegerá todas as paisagens.
Alegoria possuirá várias árvores originárias no Brasil, figuras de animais que corre risco de extinção e no centro o destaque do carro que será os olhos da mãe natureza.



Setor 03 - O que foge dos olhos de quem tudo vê….

O que adianta ter visão poderosa como a de Águia que possui uma visão além dos olhos humanos podendo enxergar a longas distâncias, mas se ilude com miragens, não vê o amor cego, não pode ver os amigos e parentes queridos que estão em outro plano, enxerga lobisomens e fantasmas -sem comprovação- ou se ilude com truques de ilusionismo e mágica.

Ala 05: Visão de Águia

Quando uma pessoa possui uma boa visão diz que ela tem uma “Visão de Águia”, pois a Águia possui uma excelente visão, podendo enxergar á distância.
Fantasias de Águia, adereço com a cabeça de Águia e os braços as asas da Águia.

Tripé: A Miragem

A Miragem é um fenômeno
óptico muito comum em dias
ensolarados, especialmente sobre rodovias, em paisagens desérticas, ou
também em alto-mar. Trata-se de uma imagem causada pelo desvio da luz refletida pelo objeto, ou seja, é um
fenômeno físico real (ilusão de óptica) e não deve ser confundida com uma
alucinação. Miragem pode ocorrer em diferentes condições, causando vários
tipos de imagem do objeto.
O elemento alegórico representará a miragem de um lago com coqueiros uma rede entre eles (Miragem vista por uma pessoa no deserto).


Ala 06: O amor é cego

“O amor é cego” é uma expressão popular usada para explicar por que, as vezes, escolhemos as pessoas erradas em nossas vidas. Não é preciso ser bonito, rico, inteligente ou possuir qualquer qualidade, pois o amor é cego e não vê as qualidades ou defeitos.
Fantasias como corações com os olhos vendados.



Ala 07: Espiritas, Médiuns

Os médiuns conseguem sentir os mortos e até vê-los. Quem acredita, consegue manter uma relação com um parente ou amigo querido já falecido.
As fantasias serão homenagem á Chico Xavier, o maior, mais conhecido e influente médium do Brasil.

Ala 08: Real ou Fantasia?

Lobisomem, Chupa Cabra, E.Ts e Zumbis são exemplos de seres já “visto” por algumas pessoas. Em alguns lugares as figuras aparentemente irreais tornam-se simbolo como Varginha-MG conhecida pelo “E.T de Varginha”.
Fantasias que misturam características de seres como Lobisomens, E.Ts, Sacis, Chupa Cabras.

ALEGORIA 03: Ilusões que fogem aos olhares

Os Ilusionistas encantam qualquer pessoa. Desde a criança inocente até o adulto, sério, que naquele momento também se fez inocente. As mágicas e ilusões de ótica alegram e deixam curiosos os olhares humanos.
Alegoria como um picadeiro com bailarinas mudando de roupa, pessoas desparecendo, jogos de cartas e até pessoas levitando.




Setor 04 -“Olho por olho e cada povo com sua crença”

Os olhos humanos são curiosos por natureza. O que adiantaria todos invenções humana sem a curiosidade de alguém?
Pois bem, a mitologia enchem os olhos que saboreiam essa deliciosa maneira de interpretar o mundo e seus segredos. Desde Odin, lá entre os Vikings, Gór, na ficção, Argos, na Grécia, ou Ciclone todos são conhecidos pelas suas específicas características e pelo poder dos seus olhos e olhares.
Pois: “Quem vê, crê”.

 Ala 09: Olhos de Odin

Odin perambulava por Asgard, deprimido sem motivo para guerrear, ele começa a querer algo mais, ele quer ser sábio e inesquecível. Vai até o poço de Ymir, o gigante primordial que foi morto por Odin, arranca um de seus olhos e joga no poço. Vendo o seu outro olho caindo no poço ele pega uma corda, vai até um dos galhos de Yggdrasil lá ele amarra a corda em seu
pescoço, ele olha para a queda sem fundo sem medo ele se atira morrendo enforcado.
Fantasias de Odin, sem um olho, e com a corda no pescoço.

Ala 10: Gór, a hipnotizadora

Na novela Os Mutantes - Rede Record, Gór era uma mulher que possuía uma mutação genética que possibilitava a hipnose das pessoas apenas com seus olhos que mudavam de cor quando tinha vontade.
Real ou não a personagem fez sucesso, assim como toda a novela.
Fantasias pretas com os olhos azuis, pintado de branco ao redor dos olhos para dar impressão que  estão hipnotizando as pessoas em volta.




Rainha De Bateria: “Hera”
Mari Antunes



Hera foi uma deusa da mitologia Grega. Casada com Zeus tinha como servo Argos que, com seus cem olhos, vigiava Io, a amante de Zeus.
Zeus então pediu para arrancar a sua cabeça. Hera homenageou o amigo transformando-lhe em um pavão para continuar como seu fiel escudeiro.

Ala 11: (Bateria): “Argos: Dos cem olhos ao esplendor do pavão”

Argos Panoptes (Argo de muitos olhos) era um gigante com cem olhos. Servo fiel de Hera , é incumbido pela deusa
de tomar conta de Io, uma princesa e amante de Zeus transformada em novilha. Era um excelente boiadeiro,
visto que, quando dormia, mantinha 50 de seus olhos despertos. Para libertar
Io a mando de Zeus, Hermes o pôs para
dormir e em seguida cortou sua cabeça. Hera o homenageou transformando-o em pavão - sua ave sagrada -, em cuja cauda pôs seus cem olhos.



Ala 12: Ciclope e seu “olho redondo”

Os ciclopes ou "olho redondo" eram, na mitologia
grega, gigantes imortais com um só olho no meio da testa que, segundo o hino de Calímaco, trabalhavam com Hefesto como ferreiros, forjando os raios usados por Zeus.
Fantasias como os grandes ciclopes da Mitologia Grega.

ALEGORIA 04: “Quem vê, crê”

A mitologia só cresce e fixa em uma cultura a partir do momento em que quem vive naquele local acredita e repassa as histórias dos personagens mitológicos e quem vê, crê.
Alegoria com vários personagens mitológicos: Orixás, Faraós, Deuses de Roma e Grécia Antiga...

Setor 05 - Visão do Futuro

Quem pode prever o futuro?
As cartomantes e suas poderosas cartas?
As bruxas e sua bola de cristal?
A astrologia e seus signos?
As suas mãos?
Enfim, depois de tudo isso chegamos a conclusão que qualquer um pode prever o futuro basta acreditar!

Ala 13: (Baianas) Dá as cartas, Cartomante

As cartomantes conseguem ver o futuro através das cartas e do tarot. Conseguem enxergar os erros do passado e como corrigi-lo no futuro.
As ciganas são muito conhecida por esse tipo de visão do futuro e não são poucas as pessoas que acreditam.
As baianas serão as cartomantes da Flor de Açucena, com fantasias lilás cheia de bordados e renda.


Ala 14: A bruxa e sua bola de cristal

As bruxas podem ver através de suas bolas de cristal, ou de seus feitiços, não só o futuro. Podem ver o passado, o presente e encontrar qualquer pessoa que deseja através do seu instrumento tão poderoso.
Fantasias de bruxas com uma bola de cristal nas mãos. Dentro da bola de cristal terá fumaça branca e uma luz para dar impressão que está funcionando.

Ala 15: A astrologia

Os signos exercem uma grande influência na atualidade. Quem pode ver e decifrar o que eles indicam pode ajudar no futuro de muitas pessoas que acreditam e até os curiosos que não acreditam mas acompanham as previsões.
Fantasias diferentes, na ala estarão presentes todos os signos.

Ala 16: As mãos da vida

Nas mãos está a vida de todas as pessoas. Cada linha um momento da história, cada curva um obstáculo.
Fantasias cor de pele, alguns terão linhas pretas que, vista de cima, dará a impressão das linhas que possuímos nas mãos.
A ala por completo será uma mão.

ALEGORIA 05: Quem decifra o futuro?

No fim, depois de tudo, quem consegue prever o futuro?
Dependendo da crença de cada um todos conseguem prever, sentir ou ver o outro mundo e o novo mundo.
Alegoria será um grande centro para previsão do futuro. Luxuosa como os antigos cassinos, terá mesas para cartomante, bolas de cristal e suas bruxas entre outros meios de prever o futuro.
A alegoria possuirá na frente um led escrito:
“Centro de Previsões, Flor de Açucena”.

Setor 06 - Santa Luzia

Santa Luzia ou Santa Lúcia é a protetora dos olhos e da visão. Seus olhos celestiais, de luz, devoção e virgens foram fies até sua morte. Santa Luzia foi perseguida por causa de sua fé cristã (Proibida no início do Cristianismo no Império Romano), a única maneira de mata-la foi a decapitação pois, segundo relatos de sua história, nenhuma outra forma teria dado certo.
Santa Luzia carrega em suas mãos dois olhos em sua bandeja, que faz parte da sua imagem e guardam segredos.
Cegos, míopes, daltônicos… Toda e qualquer pessoa que possui alguma deficiência na visão, recorre a Santa Luzia e todo ano dia 13 de Dezembro saem em Romarias com devoção!


Ala 17: “Olhos de Luz e Devoção”

Luzia tornou-se santa por causa da sua fé cristã e sua fidelidade a Jesus e a Deus mesmo no inicio do cristianismo no império Romano no qual era proibido e perseguia quem o praticasse.
Seus lindos olhos celestiais encantava a todos e enchia de luz todos os lugares em que ela passava.
Fantasias brancas para simbolizar a luz levada por Santa Luzia aos lugares que passava. Fantasias também com cristais para encher de graça, luxo e leveza.

Ala 18: A fé, perseguição, decapitação

Por ser proibida a fé cristã Luzia foi perseguida e decapitada.
A Santa iria ser levada porém seu corpo ficou pesado e nenhum soldado conseguiu lhe tirar do chão. Seria, Luzia, queimada mas o fogo apagava sozinho. Por fim, a solução decapita-la.
Fantasias dividida em três partes. Em cima penas vermelhas no ombro, próxima ao pescoço. A parte de baixo será marrom como uma rocha e em cima dessa rocha penas amarelas e laranjas como fogo.

Ala 19: Dois olhos na bandeja de Santa Luzia

Em suas imagens, Santa Luzia está sempre com uma bandeja em suas mãos. Nessa bandeja estão dois olhos, uma justificativa é que a Santa teria que se casar, como era virgem e entregue somente a sua fé cristã a moço arrancou seus olhos (Parte do corpo que seu pretendente a noivo gostava) e entregou em uma bandeja a ele.
Fantasiados de vermelho e branco com bandejas nas mãos. Nas bandejas estarão dois olhos.

Ala 20: “Cegos e Enfermos”

Luzia é a Santa da visão. Todos os fieis que possuem deficiência ou dificuldades para enxergar reza, pede e promete a ela.
Cegos, daltônicos, míopes e todas as outras enfermidades relacionada a visão são curadas através da força sagrada da Santa.
Fantasias verdes com traços vermelhos, com vários tipos de olhos presos na fantasia.

ALEGORIA 06: Romaria por Santa Luzia

O dia de Santa Luzia é 13 de Dezembro. Vários religiosos de lugares distintos unem-se nesta data para rezar, agradecer ou pedir que a Santa protetora da visão ajude com sua visão que é um sentido, assim como os outros, essencial para a vida humana.
Alegoria terá uma Igreja de Santa Luzia com várias imagens da Santa e uma romaria com vários fieis com velas nas mãos dando a impressão de estar seguindo em direção a Igreja. A Alegoria também possuirá traços da cidade na qual viveu Luzia.

Setor 07 - Olho de Hórus

Segundo uma lenda, o olho esquerdo de Hórus simbolizava a Lua e o direito, o Sol. Durante uma luta, o deus Seth arrancou o olho esquerdo de Hórus, o qual foi substituído por este amuleto, que não lhe dava visão total, colocando
então também uma serpente sobre sua
cabeça. Depois da sua recuperação, Hórus pôde organizar novos combates que o levaram à vitória decisiva sobre Seth.
O olho esquerdo simboliza um lado feminino, com pensamentos e sentimentos.
O olho direito de Hórus representa a informação concreta, que é controlada
pelo lado esquerdo mais
voltado ao universo de um modo masculino.
Uma versão do olho de Hórus faz parte dos símbolos usados pela Maçonaria, este simbolo é tido como um amuleto de proteção contra os males.
Era usado, também, para
afugentar o mau-olhado e após a morte, contra o infortúnio do Além.


Ala 21: Hórus X Seth

O Olho de Hórus é o amuleto mais utilizado em todo Egito. Segundo a mitologia egípcia, em uma batalha, Seth, deus mal, arrancou o olho esquerdo de Hórus que foi substituído pelo amuleto - que não lhe dava visão total - utilizando também uma serpente sobre a cabeça.
Fantasias de Egípcios com o olho esquerdo pintado como se fosse o Olho de Hórus e uma serpente sobre a cabeça.

Ala 22: (Passistas Mulheres) Olho da Lua

O olho esquerdo representa a informação abstrata, controlado pelo lado direito do cérebro, é representado
pela lua, e simboliza um lado feminino, com pensamentos e sentimentos, intuição, e a capacidade de enxergar um lado espiritual.

Ala 23: (Passistas Homens) Olho do Sol

O olho direito de Hórus representa a informação concreta, que é controlada
pelo lado esquerdo do cérebro. Esse lado é responsável pelo entendimento de letras, palavras e números, e é mais
voltado ao universo de um modo masculino.

Ala 24: A Vitória de Hórus

Após sua recuperação, Hórus volta a batalhar com Seth e o vence nessa segunda batalha.
Fantasias douradas e brilhosas para significar a vitória de Hórus.

ALEGORIA 07: Amuletos que protegem

Existem vários amuletos em forma de olhos, entre eles o Olho de Hórus e o Olho Grego que são muito usados em seus respectivos países e culturas para proteger.
Alegoria azul e branco (Como o Olho Grego) com vários amuletos forma de olhos encontradas pelo mundo e por diversas culturas.



Setor 08 - Entre ditos, ditados e olhares

Os ditados são expressões populares que perneiam por entre as gerações. A medida que o tempo passa são criados novos ditos populares.
Os olhos e a visão não estão de fora e existem vários ditados populares conhecidos relacionados a eles que pode ser usados em quase todos os momentos.

Ala 25: (Infantil 02) “Comendo com os olhos”

“Comer com os Olhos” é uma expressão popular usada para pessoas que observa as coisas com os olhos fixos desejando-as.
Fantasias coloridas com vários doces presos como: bolo, brigadeiro, balas.



Ala 26: “Quem vê cara, não vê coração”

“Quem vê cara, não vê coração” é uma expressão popular usada para pessoas que julgam sem conhecer. Pessoas que criam conceitos através de aparências, sem investigar e/ou escutar os motivos.
Fantasias preta e vermelha de penas com um coração no centro, as pontas das penas pintadas de preto e a medida que for chegando no centro fica vermelho. Para dar a impressão de que por fora é escuro mas o coração é claro e bonito.

Mestre Sala e Porta Bandeira 02: “Amor á primeira vista”

“Amor á primeira vista”  é uma expressão popular utilizada para quando, no primeiro encontro, a paixão surge. Quando o amor acontece no primeiro momento, na primeira troca de olhares.

Ala 28: “Olhos nos olhos”

“Olhos nos Olhos” é uma expressão popular para pessoas que desejam falar diretamente com outra pessoa, falar com os olhos nos olhos.
Fantasias bancas e o centro preto como um olho.

Ala 29: “Olho gordo”

“Olho Gordo” é uma expressão utilizada para pessoas que invejam os outros, para quem deseja algo que não lhe pertence.
Fantasias redondas como grandes olhos, branco e vermelho.

ALEGORIA 08: A Festa dos Olhos. Está pronto para espiar?

Na festa dos olhos tudo é motivo para dar uma espiadinha. A decoração e os doces são sucesso, e os convidados se encantam á primeira vista!
A Alegoria será uma verdadeira festa. Vários olhos nas cortinas, doces em forma de olhos, poltronas em forma de olhos e os bonecos simbolo do Reality Show “Big Brother Brasil”.




Setor 09 - Olho que tudo vê

O Olho da Providência é um símbolo exibindo um olho cercado por raios de luz ou em glória, muitas vezes dentro ou em cima de um triângulo ou de uma pirâmide. Costuma ser interpretado como a representação do olho de Deus observando a humanidade, mas não necessariamente significa que pertença a ele. É bastante usado na simbologia da maçonaria. Está presente no verso do Grande Selo dos Estados Unidos.
Será que os nossos olhos tudo pode ver?
Caso sim seja a resposta, por que usamos da tecnologia para enxergarmos algumas coisas?
O olho tudo vê, menos na escuridão! Sem luz, o que nos resta é confiar nos outros sentidos e no coração que tudo sente e nos guia sempre.

Ala 31: Olho da Providência

Exibindo um olho cercado por raios de luz ou em glória, o Olho da Providência é encontrado muitas vezes dentro ou em cima de um triângulo ou de uma pirâmide. Costuma ser interpretado como a representação do olho de Deus observando a humanidade.
A Fantasia será uma pirâmide com o olho da providência no centro.

Ala 32: No Selo

O olho que tudo vê está estampado em diversos lugares, entre eles no selo americano. (O Selo dos Estados Unidos foi escolhido entre os várias objetos que possuem o olho da providência para representar, no Enredo, todos esses objetos).
Fantasias como o selo americano com destaque para o Olho da Providência.

Ala 33: “E pra ver melhor...“

Para ajudar na visão: Telescópios, Microscópios, Binóculos, Óculos, Lupas etc.
Cada um com seu jeito e especificidade ajuda a visão humana a conseguir ir mais longe e consequentemente aprimorar a visão.
Fantasias como a lente que é essencial pra qualquer tecnologia ligada a visão.

Ala 34: Os Sentidos

Todos os sentidos humanos possuem grande importância para as pessoas. Além da visão, a Audição, o tato, paladar e olfato se englobam quando mais precisamos. O instinto humano utiliza de todas as sensações para nos guiar nos momentos mais difíceis.
Fantasia com cores quentes como Laranja, vermelho e amarelo em contraste com azul claro, lilás e branco representando a união de todos os sentidos humanos.


ALEGORIA 09: "Não o vejo, mas sinto-o"

Existem coisas que não precisamos enxergar para crer, Deus é o principal exemplo. Crer usando apenas o poder sensitivo e a fé.
Alegoria luxuosa, toda branca com com detalhes em cristais, cheio de brilho. No centro uma grande flor de açucena representando a fé em volta uma espécie de algodão pra dar a entender que são nuvens.
*A intensão da alegoria não é parecer o paraíso e sim um lugat de fé, que não é necessário enxergar pra crer.

Setor 10 - Olho que tudo (finge) ver

Os olhos que tudo diz vê, as vezes, finge que não viu!
Espertos que só, preferem cobrir a realidade cruel com a mais cara das maquiagens, se encobrir com vendas, máscaras, pois não enxergam a corrupção (Ou fingem que não enxergam), não enxergam as guerras, as tristes lágrimas derramadas pela maldade do homem.
Mas, todos esses truques cobrem apenas um lado da realidade! O outro ainda está ai, o lado escuro ainda está próximo, bem próximo. Só nos resta fechar os olhos. Morrer? Ignorar? Orar? Não. Só nos resta fechar os olhos para refletir.

Ala 35: "Máscaras e Maquiagens"

As mascaras, maquiagens,  vendas encobrem a visão humana. Quem vê através de outros olhos, quem age a partir de outros conceitos e outras visões.
O mundo precisa de pessoas que enxergam com seus próprios olhos retirando todas as vendas e maquiagens que cobrem a realidade.
Fantasias pretas com vendas (Os componentes da Ala poderão ver através da venda que também será preta). O preto para dar impressão de que com venda não podemos enxergar as coisas ao seu redor e, consequentemente, poder ver a verdadeira cor das coisas.

Ala 36: Corrupção

A corrupção está na sociedade em todos os ramos e segmentos. Quando passamos na frente do outro na fila, quando trocamos as cartas do baralho sem o outro jogador perceber entre outros atos simples que quando somos nós que fazemos são atos normais mas quando o outro desvia dinheiro é um monstro (Sem querer, de forma alguma, minimizar o erro desse ou daquele politico).
A corrupção está ai e muitos fingem que não vê.
Fantasias em verde e amarelo. A parte de cima bonita com babados volumosos e em baixo sem inovação representando a corrupção coberta pela sociedade.

Ala 37: Guerras e Violência

“A guerra só é guerra quando passamos a fazer parte dela.”
Síria, o principal exemplo de terror mundial atual. Guerra pela fé, poder, ambição, revolução…
Os brasileiros estão tão atualizados sobre os assuntos sociais como estão com as redes sociais?
Essa ala é a luz, essa é a lâmpada que semeia a curiosidade nos brasileiros.
Fantasias como cenário de guerra (Baseada na guerra da Síria). E no centro da ala um destaque branco que será a luz, a paz, o abrir dos olhos da população para mudar esse contexto tão arcaico e, ao mesmo tempo, atual que é a guerra.

Destaque de Chão: A Luz

No Centro da ala que representa a guerra, a luz será a paz.
Fantasia branca com cristais e muitas penas.

Ala 38: Escamas perdidas

Mariana-MG, Dezembro de 2015. A lama cobre todo um povoado da cidade após uma barragem se romper. Nesse momento foi necessário um apelo nacional, os olhos dos Brasileiros se renderam aos olhos desmotivados daqueles cidadãos. Porém, sempre há aqueles que não levam em consideração e não possuem amor ao próximo.
Fantasias marrom e branca representando a lama e nas mãos pequenas bandeiras de Minas Gerais.

ALEGORIA 10: A maquiagem que cobre um lado...

Vivemos em uma sociedade que julga o outro apenas pela primeira impressão ou por um ponto de vista. O que adianta um lado (O que você vê, por exemplo) ser lindo mas o outro não é como deveria ser!
Alegoria terá no lado esquerdo um cenário destruído, preto, acabado e do outro lado será bonito, elegante, luxuoso. Um lado (Esquerdo) é o que os olhos vê, o lado bonito será o que os olhos não vê por falta de conhecimento.

Ala 39: (Velha Guarda) Fecharam-se os olhos

Fechar os olhos nem sempre significa algo ruim. Sendo a morte a única certeza humana pode ser logo relacionada ao fechar de olhos, mas para orar ou para descansar, por exemplo, fechar os olhos é algo bom e essencial.
A velha guarda traz outra maneira de fechar os olhos: refletir. Depois de todas as façanhas que o desfile trouxe, será que seus olhos estão abertos para a realidade? Será que você enxerga tudo que deveria? Será que você precisa “plantar seus olhos”?
Fantasias Tradicionais.




*O tamanho diferente entre algumas imagens é proposital. Por causa do tamanho do arquivo e também por que algumas imagens merecia certo destaque.
*A sequencia do Enredo segue a ordem do título. Primeiro abrir dos olhos, a lenda do guaraná que é a referência para o "Plantar os Olhos", seguindo por aquilo que passa despercebido pelos nossos olhos, depois a mitologia, a ficção e as crenças; a capacidade de prever o futuro, Santa Luzia a protetora da visão e dela vem a parte "No chão arado de Santa Luzia" pois não existiria um chão mais fértil para plantar seus olhoas do que o da Santa protetora da visão, depois a mitologia egípcia e o Olho de Hórus, em seguida ditados populares, o olho que tudo vê (Da frase: "Olhos que veem...") e, por fim, o olho que tudo finge ver (Da frase: "...Não veem e fingem que viu").
*O Enredo não busca mostrar somente os olhos. Ele vem com a temática de relacionar tudo ligado aos olhos, vistas, visão, ver e enxergar em todos os seus sentidos.

REFERÊNCIAS:

pontoom.blogspot.in/2009/08/o-simbolismo-do-pavao.html?m=1

allofthemitology.blogspot.in/2008/03/Odin-pai-da-magia-senhor-de-asgard.htm?m=1

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Miragem

www.cruzterrasanta.com.br/significado/santa-luzia

www.sumauma.net/amazonian/lendas/lendas-guarana.html

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/argos-ponoptes

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/ciclope

https://pt.m.wikipedia.org/Olho_da_providencia

https://pt.m.wikipedia.org/Olho_de_Hórus


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores