Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Os bastidores da criação - Parte 5 – O que começar primeiro?

É difícil escolher o que começar primeiro. Sinopse? Roteiro? Introdução?
Para quem já acompanha conversas no grupo isso não é novidade, digo já de começo que Introdução e título final do enredo deverão ser as últimas coisas, eu posso até ter um título prévio, uma introdução prévia. Mas quando terminar o enredo é que devo finalizar. É bem comum os autores começarem por título e introdução, mas vão fazendo o enredo e vão mudando, vão sem perceber fugindo daquela ideia principal. Aí o enredo começa com uma proposta e termina com outra. Por isso, seja qual for o seu enredo, depois de terminado olhe se o seu título está coerente e se a sua introdução de fato cumpriu o que foi anunciado. 
Agora falando do meu enredo:
A minha proposta de enredo inicial é falar da vida dela e sob pano de fundo tratar de todas as temáticas que ela envolve. Desde a menina deficiente, passando pela  ocultista, a cartomante, a celebridade, até chegar na sua morte.
Com base nisso, a primeira coisa que devo fazer é um esboço de texto para me guiar. Vou escrever nesse texto todas passagens da vida da homenageada. Será a história base que eu vou contar.
Depois vou tentar ver como que posicionarei os meus setores, os capítulos e os tópicos que vou abordar desse enredo.
Fazer primeiro a sinopse ou Alegorias e Alas?
Eu penso em fazer uma boa parte da sinopse, depois ir para o roteiro, voltar para a sinopse, e voltar para o roteiro. No final ir fazendo uma coisa aqui e outra ali, mexendo e deixando os dois mais ou menos iguais.
Conforme o que eu ir inventando vou ter que encontrar um correspondente do outro lado.
E não posso esquecer!!!! Ambos precisam estar em ordem! Não dá para aceitar que na minha sinopse o setor 3 vem antes do setor 2. Isso deixa o leitor perdido, pode acarretar problema de cronologia. Uma sinopse também gera um samba de enredo, se eu inverter o samba da minha escola também estará invertido. 
Por isso é mais um motivo para impendente do texto que eu faço primeiro, reparos serão necessários para reduzir a chance de eu me contradizer, ou em vez de contar uma história igual eu acabe contando duas histórias diferentes ou contraditórias. 
Divirtam-se com uma piada janeiro de 1912. É esse texto é velharia pura, tem mais de 100 anos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores