Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

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segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Notas dos Enredos participantes do 3º Concurso Nacional de Enredos – Jurado: Marcos Couto



*Obrigatoriedades:
Enredo: 04 “E pra quem tem fé o axé dos orixás”. Falta a Ala de Passistas e a Velha-guarda.
Enredo: 21 “Mistério e fascinação dos cinco continentes ao universo da evolução”. Falta a Ala de Passistas.

*Quesito nº 01: Apresentação (Impressão Visual, Título e Introdução).

Nº:

Enredo:

Autor:
Quesito Apresentação:
Impressão
 Visual:
Título:
Introdução:
Total:
01

“MEHINAKU: O REINO DO ULAYKÍMPIA”

Arthur Macedo

1,0

1,0
1,0
10,0
02
“A História de um Sábio Guerreiro”
Estevão Nunes
0,8
0,5
0,2
8,5
03
“Do Lúpulo ao Copo, Clara ou Escura... Te Faço Feliz e te Faço Cair ... Da Antigüidade para a Nossa Mesa, Muito prazer, eu sou a Cerveja.”
Luís Butti
0,5
0,9
0,7
9,1
04
E pra quem tem fé o axé dos orixás
Fábio Cardomingo e Juliana Silva
0,4
1,0
0,2
8,6
05
“Do Róssio à Praça XV, o Rio Passa Por Aqui”

Diogo Gardoni

0,9

1,0
1,0
9,9
06
“Da Energia Vital à Transformação, Acendo a Chama no Seu Coração”

Marcelo Prates

1,0

1,0
0,3
9,3
07
“Abrindo as páginas da história. Egito, a saga de uma nação”
Luiz Eduardo dos Reis
0,9
0,8
0,7
9,4
08
“Querência Amada... Céu, Sol, Sul, Terra e Cor!”
Diogo Schmidt
0,9
1,0
1,0
9,9
09
“Sou Vai-Vai, Paixão e Orgulho do Bixiga – Sou Preto e Branco, Meu Pavilhão, Meu Amor, Minha Vida”
William Perucheano
0,8
0,9
0,7
9,4
10
“Lá vem o sapo !!! É sapo aqui...sapo acolá !!!!!! Sapo no samba....para ver no que é que dá !!!!!!”
René Duarte Martins
1,0
0,8
1,0
9,8
11
“Francisco de Paula Cândido Xavier, ou Simplesmente: Chico Xavier - Um homem Chamado Amor, Uma História de Vida”

Gledson Araújo

0,9
1,0
1,0
9,9
12
“Contos da Raça”
Fábio Silva e Arthur Macedo
0,9
0,7
0,8
9,4
13
“Chocolate: Uma Doce História”

Guido Rossi

1,0

1,0
0,5
9,5
14

“ALÔ! ALÔ! TAÍ FERNANDO PINTO”

João Silva
0,7
0,8
0,6
9,1
15
“Brasil! Quantos Sabores! A Receita do Descobrimento”
João Silva
0,8
0,8
1,0
9,6
16
“Carnaval, Reino da Utopia”
Diogo Schmidt
0,9
1,0
1,0
9,9
17
“Poroc-Roca, A Dança das Águas”
Estevão Nunes
1,0
1,0
1,0
10,0
18
Navegando no Índico rumo ao Éden. Seychelles, o porta jóias flutuante”
Luiz Eduardo dos Reis
0,7
0,8
0,5
9,0
19
“OPCHA! E A MAGIA VOLTOU...”

Marcelo Prates

1,0
1,0
1,0
10,0
20
“’Sob a Claridade de uma Guerreira – um Brasil Mestiço, Santuário da Fé”
Fabio Ramos e Fábio Marques
0,9
1,0
0,9
9,8
21
“Mistério e fascinação dos cinco continentes ao universo da evolução”
Fábio Cardomingo
1,0
0,3
0,3
8,6

*Quesitos nºs 02 e 03: Carnavalização e Desenvolvimento.
Nº:
Enredo:
Autor:
Quesito
Carnavalização:
Quesito
Desenvolvimento:
01

“MEHINAKU: O REINO DO ULAYKÍMPIA”

Arthur Macedo

10,0
10,0
02

“A História de um Sábio Guerreiro”

Estevão Nunes
9,2
9,3
03
“Do Lúpulo ao Copo, Clara ou Escura... Te Faço Feliz e te Faço Cair ... Da Antigüidade para a Nossa Mesa, Muito prazer, eu sou a Cerveja.”
Luís Butti
7,3
7,2
04
E pra quem tem fé o axé dos orixás
Fábio Cardomingo e Juliana Silva
7,1
7,5
05
“Do Róssio à Praça XV, o Rio Passa Por Aqui”

Diogo Gardoni

10,0
10,0
06
“Da Energia Vital à Transformação, Acendo a Chama no Seu Coração”

Marcelo Prates

10,0
9,9
07
“Abrindo as páginas da história. Egito, a saga de uma nação”
Luiz Eduardo dos Reis
7,2
7,5
08
“Querência Amada... Céu, Sol, Sul, Terra e Cor!”
Diogo Schmidt
9,2
9,5
09
“Sou Vai-Vai, Paixão e Orgulho do Bixiga – Sou Preto e Branco, Meu Pavilhão, Meu Amor, Minha Vida”
William Perucheano
8,7
7,3
10
“Lá vem o sapo !!! É sapo aqui...sapo acolá !!!!!! Sapo no samba....para ver no que é que dá !!!!!!”
René Duarte Martins
9,9
10,0
11
“Francisco de Paula Cândido Xavier, ou Simplesmente: Chico Xavier - Um homem Chamado Amor, Uma História de Vida”

Gledson Araújo

9,4
9,5
12
“Contos da Raça”
Fábio Silva e Arthur Macedo
10,0
10,0
13
“Chocolate: Uma Doce História”

Guido Rossi

9,6
9,7
14

“ALÔ! ALÔ! TAÍ FERNANDO PINTO”

João Silva
9,6
9,2
15
“Brasil! Quantos Sabores! A Receita do Descobrimento”
João Silva
9,5
9,4
16
“Carnaval, Reino da Utopia”
Diogo Schmidt
9,6
9,8
17
“Poroc-Roca, A Dança das Águas”
Estevão Nunes
9,6
9,4
18
Navegando no Índico rumo ao Éden. Seychelles, o porta jóias flutuante”
Luiz Eduardo dos Reis
7,5
8,5
19
“OPCHA! E A MAGIA VOLTOU...”

Marcelo Prates

9,8
9,6
20
“’Sob a Claridade de uma Guerreira – um Brasil Mestiço, Santuário da Fé”
Fabio Ramos e Fábio Marques
10,0
9,9
21
“Mistério e fascinação dos cinco continentes ao universo da evolução”
Fábio Cardomingo
7,0
8,5

*Quesitos nº s 04, 05 e 06: Argumento, Enredo e Tema.
Nº:
Enredo:
Autor:
Quesito
Argumento:
Quesito
Enredo:
Quesito
Tema:
01

“MEHINAKU: O REINO DO ULAYKÍMPIA”

Arthur Macedo

10,0
10,0
10,0
02

“A História de um Sábio Guerreiro”

Estevão Nunes
9,5
9,5
8,2
03
“Do Lúpulo ao Copo, Clara ou Escura... Te Faço Feliz e te Faço Cair ... Da Antigüidade para a Nossa Mesa, Muito prazer, eu sou a Cerveja.”
Luís Butti
9,0
7,5
8,0
04
E pra quem tem fé o axé dos orixás
Fábio Cardomingo e Juliana Silva
7,2
7,1
7,8
05
“Do Róssio à Praça XV, a Rio Passa Por Aqui”

Diogo Gardoni

10,0
10,0
10,0
06
“Da Energia Vital à Transformação, Acendo a Chama no Seu Coração”

Marcelo Prates

10,0
9,9
10,0
07
“Abrindo as páginas da história. Egito, a saga de uma nação”
Luiz Eduardo dos Reis
9,5
7,1
8,0
08
“Querência Amada... Céu, Sol, Sul, Terra e Cor!”
Diogo Schmidt
8,0
9,0
9,0
09
“Sou Vai-Vai, Paixão e Orgulho do Bixiga – Sou Preto e Branco, Meu Pavilhão, Meu Amor, Minha Vida”
William Perucheano
9,8
8,5
9,0
10
“Lá vem o sapo !!! É sapo aqui...sapo acolá !!!!!! Sapo no samba....para ver no que é que dá !!!!!!”
René Duarte Martins
10,0
10,0
10,0
11
“Francisco de Paula Cândido Xavier, ou Simplesmente: Chico Xavier - Um homem Chamado Amor, Uma História de Vida”

Gledson Araújo

9,9
10,0
10,0
12
“Contos da Raça”
Fábio Silva e Arthur Macedo
10,0
10,0
10,0
13
“Chocolate: Uma Doce História”

Guido Rossi

10,0
9,5
9,8
14

“ALÔ! ALÔ! TAÍ FERNANDO PINTO”

João Silva
8,9
9,4
10,0
15
“Brasil! Quantos Sabores! A Receita do Descobrimento”
João Silva
10,0
9,6
9,6
16
“Carnaval, Reino da Utopia”
Diogo Schmidt
10,0
9,8
10,0
17
“Poroc-Roca, A Dança das Águas”
Estevão Nunes
9,6
9,6
9,5
18
Navegando no Índico rumo ao Éden. Seychelles, o porta jóias flutuante”
Luiz Eduardo dos Reis
9,5
8,0
9,0
19
“OPCHA! E A MAGIA VOLTOU...”

Marcelo Prates

10,0
9,9
10,0
20
“’Sob a Claridade de uma Guerreira – um Brasil Mestiço, Santuário da Fé”
Fabio Ramos e Fábio Marques
9,8
10,0
10,0
21
“Mistério e fascinação dos cinco continentes ao universo da evolução”
Fábio Cardomingo
7,2
7,5
7,2

*Justificativas: As Notas 10 não terão justificativas, pois o quesito em questão está ótimo/Excelente se enquadrando no Regulamento.

Enredo: 01 “MEHINAKU: O REINO DO ULAYKÍMPIA”.
01 Quesito Apresentação. Ótima Apresentação.
02 Quesito Carnavalização. Perfeita. Daria um ótimo samba. Evolução e harmonia sem problemas: o recúo da bateria será tranqüilo.
03 Quesito Desenvolvimento. Excelente.
04 Quesito Argumento. Excelente.
05 Quesito Enredo. Excelente.
06 Quesito Tema. Diferente e interessante.

Enredo: 02 “A História de um Sábio Guerreiro”.
01 Quesito Apresentação. Impressão Visual: Simples, mas correta: não gostei da parte em azul que vc fez menção a Selminha Sorriso e Claudinho da Beija-Flor, nada haver. Título: Poderia ser mais claro e objetivo, para divulgar melhor o seu enredo. O título fala em um sábio e guerreiro e traz dois, não entendi o porquê de Tim Lopes no enredo. Introdução: A introdução tem a função de apresentar o enredo, anunciando elementos importantes do enredo. Nela foram introduzidas os seguintes tópicos: desmatamento, poluição dos rios e do ar, clonagem. Estes, por sua vez, não fazem parte da sinopse e nem do desenvolvimento, ou seja, o autor nos faz promessas que não são cumpridas durante o decorrer do enredo. Ainda, o carnavalesco não se refere em momento algum ao Betinho como sendo o sábio guerreiro e homenageado da escola.
02 Quesito Carnavalização. O carnavalesco tem conhecimento de harmonia e de evolução e a escola não terá problemas com isso. A 1º ala infantil e a ala das baianas eu não gostei, achei forte e fúnebre para representá-los.
03 Quesito Desenvolvimento. Faltou uma ala, no 1º Setor, sobre a corrida espacial, como se referiu no argumento. Eu não identifiquei nada no 1º setor sobre isso. Pelo que eu entendi há uma ala das crianças que trata, de acordo com o argumento, sobre as crianças “que traficam, cheiram, fumam, e perdem sua dignidade antes mesmo de serem independentes”. Muito forte este assunto para uma ala infantil. As baianas tbém não poderiam vir no 1º setor da escola que é muito negro/sombrio.
04 Quesito Argumento. Muito bom, porém a forma que o autor contou o seu enredo é um pouco vago. Há alguns erros de português, principalmente de acentuação gráfica.
05 Quesito Enredo. Bom, mas deve-se ser mais claro e objetivo nas suas homenagens, senão corre o risco de nem mesmo o próprio homenageado identificar a homenagem.
06 Quesito Tema. Confuso. A homenagem é para o Betinho, mas cita-se o Tim Lopes. Tbém, a homenagem é superficial e não explícita. Ficou um pouco vago.

Enredo: 03 “Do Lúpulo ao Copo, Clara ou Escura... Te Faço Feliz e te Faço Cair ... Da Antigüidade para a Nossa Mesa, Muito prazer, eu sou a Cerveja.”
01 Quesito Apresentação. Impressão Visual: Regular para ruim, excessivo e mau gosto uso das cores: o título em amarelo não ajuda, só atrapalha. O Enredo, tbém, não está com uma formatação das melhores. Título: Criativo mas extensivo. Introdução: Muito Boa: Apresenta primeiramente a parte histórica da cerveja e, depois, alguns aspectos/tópicos importantes que deverão ser mostrados no desenvolvimento do enredo. Entretanto, o autor faz uma afirmação errônea em sua introdução: ao se referir que os Incas, que tinham a tal lei citada, que essa foi estipulada pelo código de Hamurabi. As culturas da Babilônia e da Civilização Inca nunca tiveram interligação.
02 Quesito Carnavalização. Não daria um bom samba, e sim no máximo um pagodinho de fundo de quintal. Problemas sérios na harmonia e evolução da escola, principalmente em relação a posição da bateria. No momento do recúo da bateria, abriria-se um buraco enorme no desfile desta escola, pois não tem nenhuma ala atrás da bateria e sim um carro. A escola terá que parar a sua evolução até que o carro chegue e compacte a escola novamente. Só lembrando que há 10 alas na frente da bateria e nenhuma atrás. As soluções encontradas para nomes de carros e alas são muito ruins. Devido a quebra de dois carros da escola, este enredo foi muito prejudicado. Não imagino nenhuma escola grande, nem do grupo de acesso “A” desfilando com este enredo e sim uma escola do grupo “C” lutando para não cair par o grupo “D” do carnaval Carioca.
03 Quesito Desenvolvimento. Não gostei: soluções pouco criativas e óbvias. O Carro-Abre é uma salada de frutas indigesta, não se pode misturar passado e presente tudo no mesmo carro vira uma bagunça. Sugestão: o Carro Abre-Alas deveria referir-se apenas sobre o surgimento da cerveja e nunca resumir o enredo, como foi proposto por seu autor. Os nomes das alas são simplórios, sem nenhuma criatividade. No segundo carro, tbém, se misturou passado e presente e não ficou legal. Setores desproporcionais: tem um setor que tem 07 alas e outro que possui 10 alas, e há até um setor com apenas 03 alas. Péssimo nome à ala das crianças: “Aprecie com moderação, os cervejeiros do futuro”. O 5º Setor é imenso, possui 10 alas e mais a bateria. Deveria ter um carro no meio de tanta ala, mas esse carro quebrou na concentração. A posição da bateria é lamentável, atrás de 10 alas, e, ainda por cima, tem uma fantasia que é muito ruim. Péssimo gosto em citar o cachorro símbolo de um bar de Campinas no enredo, não dá para agüentar, virou piada este desenvolvimento. O último setor é outro setor gigantesco, devido a quebra de mais carro da escola. Deveria haver um outro carro neste setor. A ala das passistas fechando o desfile é uma novidade interessante. Até pode dar certo.
04 Quesito Argumento. Limitado.
05 Quesito Enredo. Horrível. É um carnaval marketing, de propaganda. Não gosto deste tipo de carnaval. Além do mais, as soluções são infantis e de muito mau gosto. O desenvolvimento é tenebroso. O argumento limitadíssimo.
06 Quesito Tema. O tema daria até um ótimo carnaval, mas não deste jeito que foi feito. Este “enredo vai para a lata do lixo” 9como diz no regulamento) de tão ruim que é.

Enredo: 04 “E pra quem tem fé o axé dos orixás”.
01 Quesito Apresentação. Impressão Visual: Ruim, há dois erros de falta de complementação de parágrafos e um excessivo e mau gosto uso das cores. Introdução: Muito Extensiva; a introdução é apenas uma apresentação do enredo e não o enredo em si como nos foi apresentado, e ainda há aqueles erros de complementação de parágrafos imperdoáveis referidos anteriormente.
02 Quesito Carnavalização. Pésssimo: 4 alas e um carro, este é o esquema dos autores do enredo. Nem em escola do grupo de acesso “B” ou “C” do Rio é assim. Não tem velha-guarda. O 2º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira encerrando o desfile, nunca vi isso. Falta criatividade e originalidade. Temos 4 alas falando sobre o catolicismo e mais um carro, é muita coisa num enredo que fala sobre o candomblé; e, ainda, essas alas são as seguintes: os padres, os bispos, os jesuítas e o índio catequizado. Francamente, os padres, bispos e jesuítas formariam no meu ver um única ala e olhe lá. Falta a ala de Passistas. Falta quase tudo neste enredo.
03 Quesito Desenvolvimento. Ruim. Não entendi o porquê do “homem pensador” no escudo da comissão-de-frente. Os nomes das alas são, em sua grande maioria, sem criatividade alguma e de muito mal gosto: falar um setor inteiro sobre o catolicismo não entendo porque se o tema é o candomblé. Falta a ala de Passistas e a Velha-guarda.
04 Quesito Argumento. Ao meu ver, o argumento está dentro da introdução. Não gosto desta forma.
05 Quesito Enredo. Péssimo, um dos piores junto com outras pérolas.
06 Quesito Tema. O tema poderia ser muito melhor desenvolvido, o tema é ótimo mas não deste jeito que nos foi apresentado. Com certeza é outro “enredo que vai para a lata do lixo”.

Enredo: 05 “Do Róssio à Praça XV, o Rio Passa Por Aqui”.
01 Quesito Apresentação. Impressão Visual: Bom: no belíssimo desenho que traz o nome do enredo está faltando as últimas linhas que, sem elas, não dá para se ler o seu título perfeitamente. ExcelenteTítulo: Melhor Introdução.
02 Quesito Carnavalização. Excelente. Daria um excelente carnaval para qualquer escola do Grupo Especial Carioca. Daria um ótimo samba. Evolução e harmonia sem problemas: o recúo da bateria será tranqüilo.
03 Quesito Desenvolvimento. Excelente.
04 Quesito Argumento. Excelente.
05 Quesito Enredo. Excelente, criativo, de muito bom gosto e soluções apropriadas. Muito bem escrito.
06 Quesito Tema. Tema histórico excelente.

Enredo: 06 “Da Energia Vital à Transformação, Acendo a Chama no Seu Coração”.
01 Quesito Apresentação. Introdução: Muito fraca, faltou qualidade e criatividade.
02 Quesito Carnavalização. Excelente. Tem grande potencial para se transformar em um verdadeiro desfile de escola de samba. Daria umbonito samba na avenida. Não teria problemas com o recúo da bateria.
03 Quesito Desenvolvimento. Muito bom, algumas soluções e nomes de alas eu achei simples; o casal de Meste-Sala e Porta-Bandeira vir ele de bombeiro e ela de chama, não gostei.
04 Quesito Argumento. Excelente.
05 Quesito Enredo. Muito bom. Um pouco mais de criatividade.
06 Quesito Tema. Bom tema e bem desenvolvido.

Enredo: 07 “Abrindo as páginas da história. Egito, a saga de uma nação”.
01 Quesito Apresentação. Impressão Visual: Muito Boa, mas falta uma melhor formatação em seu texto. Título: Bom, mas eu colocaria dois pontos ao invés do ponto-final, funcionaria melhor. Introdução: Boa, mas há erros de concordância verbal e de português graves.
02 Quesito Carnavalização. Horrível. Não daria um bom samba e não empolgaria o público. Não consigo visualizar nenhuma escola de samba com este enredo. A escola é muito grande, com certeza, mesmo correndo para passar na hora, estouraria o tempo: são oito carros alegóricos, sendo o carro Abre-Alas gigantesco, com três carros aclopados e muito pesados; são 06 tripês. É muita coisa. A escola deve estar com uma grana alta para trazer tantos carros e tripês. De muito mal gosto, aliás, o tripê que fala sobre a Torre Eiffel e o Big Bem e aquele que traz a Bandeira da Turquia: nada haver e totalmente desnecessários e fora do tema. Aliás, quase todos os tripês apresentados são desnecessários. Muito prejudicada será a apresentação do 2º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, pois está 01 ala atrás da bateria. Qdo a bateria for para o seu recúo a ala de passistas passará rapidamente para preencher o espaço e este casal de Mestre-Sala e Prota-Bandeira terá de correr tbém para compactar a escola. Não entendi a fantasia da Velha-Guarda.
03 Quesito Desenvolvimento. O Desenvolvimento é ruim. O desenvolvimento está estruturado em 04 a 05 alas, acho muito pouco e tem até um setor com apenas 03 alas. Há um excesso desnecessário de tripês. O carro Abre-Alas é muito grande, são três carros aclopados, um exagero. Faltou um carro, ao meu ver, no final do 1º Setor. Sugestão: desacoplar um dos três carros do Abre-Alas e colocá-lo ali. Os nomes das alas são, em geral, de acordo com o enredo, mas sem muita criatividade e são um pouco repetitivos. Não gostei do seguinte: o último setor é muito ruim: a ala “Faraós do Século XXI”, nome bobo e nada haver com o Egito, a ala “Encantos do Velho e do Novo” é lamentável misturar o terno e gravata com roupa de faraó, não entendi a fantasia da velha-guarda e o último carro é de muito mal gosto, colocar a esfinge metálica, de óculos, para retratar a modernidade egípcia, nada haver; o tripê falando sobre a Torre Eiffel e o Big Bem é desnecessário tbém. Aliás, quase todos os tripês são desnecessários, não precisaria trazer o Mapa do Mar Mediterrâneo com os golfinhos, a bandeira da Turquia. O carro falando da 2ª Guerra tbém não gostei, nada haver falar sobre a bomba atômica. Muito ruim a posição do 2º Casal de Meste-Sala e Porta-Bandeira. Ala 25 traz o eixo do mal, mas a explicação da suástica na fantasia, símbolo do “reich”, não sei do que se trata ?
04 Quesito Argumento. Bom, porém, parece mais um trabalho escolar retratando a história do Egito.
05 Quesito Enredo. Até o final do primeiro setor eu até que estava gostando, apesar do tema e do gigantismo do carro Abre-Alas. Mas a partir daí começou os sérios problemas: falta de carro, excesso de tripês, nomes bobos e foras do enredo, soluções simplórias e de muito mal gosto, péssimo desenvolvimento etc. Em suma, falar sobre a civilização Egípcia no tempo dos faraós eu acho legal, mas, agora, falar sobre o Egito atual não dá samba, nem carnaval.
06 Quesito Tema. Não gostei do tema, tema muito amplo. Uma coisa é falar do Egito Antigo que é super interessante e já nos deu carnavais magníficos. Outra coisa é falar sobre a História de uma nação que possui mais de 5.000 anos de existência. Vale lembrar que para homenagear os 500 anos do Brasil no ano de 2.000, precisou-se de 14 escolas do Grupo Especial Carioca para contar esta história, ou seja, é impossível uma única escola trazer este tema sozinha. Fora o Egito Antigo dos faraós e suas pirâmides, o restante do tema não dá para se fazer carnaval.

Enredo: 08 “Querência Amada... Céu, Sol, Sul, Terra e Cor!”.
01 Quesito Apresentação. Impressão Visual: Boa, mas simples.
02 Quesito Carnavalização. Não gostei: Não daria um bom samba e sim uma ótimo fandango. A escola enfrentaria problemas na sua harmonia e evolução no momento do recúo da bateria. Atrás da bateria, vem o 1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, no momento que a bateria entra no seu recúo, este casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira terá de correr para preencher o buraco aberto na avenida, prejudicando, assim, a sua apresentação perante os jurados. Pior, atrás deles vem um carro, que não vai conseguir se compactar com a escola se essa não parar literalmente a sua evolução.
03 Quesito Desenvolvimento. Regular: Pouco criativo. A escola está estruturada em 04 alas e 01 carro; não gosto desta estrutura pois o tema é tão rico que o carnavalesco poderia colocar umas seis a oito alas em cada setor, e não um nº tão pequeno de alas que mais parece desfile do grupo de acesso de Porto Alegre. Muito mal gosto colocar o 1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira de Teixeirinha e Elis Regina. Não gostei desta homenagem, eles deveriam ser lembrados no Carro Abre-Alas ou no último carro da escola.
04 Quesito Argumento. Fraco. É um mistura de músicas gaúchas. É muito simples e fácil vc selecionar algumas canções e dizer que isto é argumento. Não gostei desta forma de se fazer o argumento, até porque quem não é gaúcho e não conhece estas canções não vai entender muito. Não é uma forma clara de se contar um enredo, poderiam estas canções ilustrarem o texto e não serem o texto em si.
05 Quesito Enredo. Não gostei. As soluções não são das melhores. Esperava-se muito mais deste enredo.
06 Quesito Tema. O tema é ótimo, falar sobre o Rio Grande do Sul, porém não deste jeito. Não sei porque o tema sobre o Rio Grande do Sul não consegue fazer um bom carnaval. Será que Bombacha e chimarrão não combinam com samba? Apesar do meu estado ser muito rico em cultura, lendas, tradições e personagens marcantes.

Enredo: 09 “Sou Vai-Vai, Paixão e Orgulho do Bixiga – Sou Preto e Branco, Meu Pavilhão, Meu Amor, Minha Vida”.
01 Quesito Apresentação. Impressão Visual: Boa, mas simples e falta uma melhor formatação no texto. Título: Extensivo. Introdução: Regular, falta criatividade para fazer com que o leitor se interesse pelo enredo.
02 Quesito Carnavalização. Prejudicadíssima pelo seu péssimo desenvolvimento. Problemas na harmonia da escola: faltou o Carro Abre-Alas que falaria sobre a grande agremiação carnavalesca de São Paulo, a Vai-Vai. Eu acho. Faltou criatividade em alguns elementos e alas características de um escola de samba: tais como: Ala das Crianças, Bateria e Ala de Passistas. Em geral, faltou criatividade.
03 Quesito Desenvolvimento. O Carro Abre-Alas quebrou e não veio. 03 alas num setor é muito pouco e me faz lembrar escolas do grupo “B” do carnaval paulista. Faltou criatividade e inspiração ao carnavalesco ao elaborar o desenvolvimento da escola, os nomes de alas são simplórios, tipo: ala das crianças chama-se: chocolate branco e chocolate preto, outra ala chama-se “Jornaleiros”, e repetitivos: duas falando sobre o petróleo; apenas 03 alas falando sobre a raça branca é muito pouco; o carro “Avanços da tecnologia – Preto e branco no futuro”, não entendi o que seria. A solução para o Jogo de Xadrez no enredo é muito ruim: há uma ala, o 1º Casal e Mestre-Sala e Porta-Bandeira, a bateria, e a ala dos passistas, tudo isso para falar do Jogo de Xadrez? A bateria vem de Bispo. Muito mal gosto e falta de criatividade. Sugestão: acabar com a ala de nº 19, desnecessária. O 1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira estão ótimos. A bateria viria representando todas as outras peças do xadrez e o tabuleiro. A ala de passistas deveria vir falando de outra coisa. O nome da ala de nº 22 chama-se “Futebol”, hiper criativo! Futebol, aliás, é o tema de um dos carros da escola, muito vago, quais são os times homenageados? A escola homenageará o Corinthians seu eterno rival no carnaval de São Paulo? São interrogações que eu gostaria de ver solucionadas neste enredo e mais uma vez faltou. No setor de nº 08 tem apenas duas alas antes do último carro, não gostei. A posição do 2º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira é ruim, porque não passar eles e todas as últimas alas para frente do carro? Resolveria de uma forma simples e coerente este problema no catastrófico desenvolvimento da escola. Em suma, horrível este desenvolvimento, um dos piores.
04 Quesito Argumento. Interessante, mas poderia ser, um pouco, melhor escrito; mais caprichado.
05 Quesito Enredo. Decepção: no início eu estava gostando do argumento, mas qdo saiu do texto e passou para o seu desenvolvimento, foi uma decepção muito grande. As soluções encontrada são simplórias. Faltou criatividade.
06 Quesito Tema. Tema amplíssimo e mal elaborado. Criatividade quase nula. Este enredo é mais um “enredo jogado na lata do lixo”. O tema poderia ser muito melhor elaborado.

Enredo: 10 “Lá vem o sapo !!! É sapo aqui...sapo acolá !!!!!! Sapo no samba....para ver no que é que dá !!!!!!”.
01 Quesito Apresentação. Impressão Visual: Melhor apresentação visual: bom gosto no uso das cores; formatação e organização do texto excelentes. Título: Criativo, mas não transmite de uma forma direta, e sim indireta, o enredo. Vc lê o título do enredo e não sabe claramente do que vai se tratar o enredo.
02 Quesito Carnavalização. Muito bom. Não gostei da bateira sendo representada pelas notas vermelhas.
03 Quesito Desenvolvimento. Excelente.
04 Quesito Argumento. Excelente.
05 Quesito Enredo. Excelente.
06 Quesito Tema. Muito criativo. Este tema me faz lembrar o desfile da São Clemente em 1980, que falava justamente sobre este assunto, a crítica dos carnavais modernos padronizados. Com este tema a São Clemente teve seu melhor resultado de sua história: 6º lugar no Grupo Especial.

Enredo: 11 “Francisco de Paula Cândido Xavier, ou Simplesmente: Chico Xavier - Um homem Chamado Amor, Uma História de Vida”.
01 Quesito Apresentação. Impressão Visual: Muito Boa: deve-se justificar o texto. Título: Excelente, apesar de ser um pouco extenso.
02 Quesito Carnavalização. Daria um excelente carnaval, sem dúvida. Porém, poderia haver alguns problemas, sérios, na harmonia da escola: 1º: posição do 1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira na avenida: eles foram postos atrás de duas alas, que estão atrás da bateria., ou seja, a bateria vai para seu recúo, as duas alas que se seguem correm para preencherem o espaço e o 1º Casal de MS e PB vai ter que correr tbém, prejudicando e muito a sua apresentação para os jurados. Solução: o 1º Casal de MS e PB deveria vir na frente da Bateria. 2º: a escola deverá ter um samba com uma cadência bastante rápida para não ter problema de tempo, prejudicando, assim a harmonia e o conjunto: isto porque, a escola possui 07 carros alegóricos e 07 adereços (que eu entendo que sejam tripês). Finalmente, a Comissão-de-Frente é a parte mais fraca da escola: o seu significado é legal.
03 Quesito Desenvolvimento. Criativo nas soluções dos nomes de carros e de alas. Confusão em adereço e tripê, mas nada que atrapalhe à escola: eu entendi que antes de cada setor viria um adereço, que para mim seria um tripê; os números dos adereços confundem um pouco, tbém, pois estão errados, repetem-se os números. Não gostei de apenas dois detalhes importantes: a Comissão-de-Frente, o carro Abre-Alas e a 1ª Ala não fazem parte de nenhum setor, estão soltos. Sugestão: o1º Setor poderia envolver esses três pontos e poderia chamar-se “Criaturas do Céu”. Segundo ponto negativo: a Comissão-de-Fente: referir-se aos 09 planetas do sistema solar, não tem muito haver e não ficou bom.
04 Quesito Argumento. Muito bom: claro e objetivo. Porém, há alguns erros de português.
05 Quesito Enredo. Adorei este enredo, no geral. Tens alguns probleminhas já mencionados, mas é excelente este enredo.
06 Quesito Tema. Excelente tema: criatividade e bom gosto. Maravilhosa homenagem, por tudo que representou e representa Chico Xavier para nós brasileiros.

Enredo: 12 “Contos da Raça”.
01 Quesito Apresentação. Impressão Visual: Muito Boa: o título está excessivamente fora dos padrões de tamanho, o restante está padronizado. Título: Óbvio e simples que funcionaria melhor se fosse “Contos da Raça Negra”, especificando a raça em questão. Introdução: Simples e objetiva no seu papel de apresentar o enredo.
02 Quesito Carnavalização. Excelente. Uma das melhores. A escola não teria problemas de harmonia e conjunto, exceto se algum carro quebrasse ou coisa parecida. Este enredo está pronto para desfilar na Marquês de Sapucaí.
03 Quesito Desenvolvimento. Excelente.
04 Quesito Argumento. Muito interessante.
05 Quesito Enredo. Parabéns Fábio Silva e Arthur Macedo, autores deste excelente enredo. Vcs têm o estilo de fazerem carnaval muito parecido com o meu.
06 Quesito Tema. Tema riquíssimo, com ótimas soluções.

Enredo: 13 “Chocolate: Uma Doce História”.
01 Quesito Apresentação. Introdução: Não gostei, deveria expor mais aspectos importantes do enredo, apresentando assim melhor o seu enredo.
02 Quesito Carnavalização. Tem potencial para virá enredo de escola do Grupo Especial, como já o foi com a Caprichosos de Pilares. Porém, terá, pelo menos, 01 problema sério de harmonia: Há somente um ala atrás da bateria e depois vem um carro, no momento do recúo da bateria, a ala passa correndo para preencher o espaço e abrirá um buraco enorme na avenida até que o carro o preencha. Solução: colocar mais alas atrás da bateria, principalmente ala de passistas. 04 alas e um carro eu não gosto. Achei excelente o nome da ala de passistas: “Chocolate tbém, é energia”, tudo haver, super criativo e de muito bom gosto.
03 Quesito Desenvolvimento. Meio repetitivo, faltou criatividade muitas vezes. 04 alas e um carro, está padronizado, mas eu não gosto, acho este nº de alas muito pequeno e me faz lembrar escolas do grupo “B” ou “C”.
04 Quesito Argumento. Enredo claro, criativo e interessante.
05 Quesito Enredo. Um enredo que eu esperava muito mais, acabou não empolgando. Foi um enredo simples, pouco ousado.
06 Quesito Tema. Bom tema, acho que faltou um pouco de criatividade em algumas soluções.

Enredo: 14 “ALÔ! ALÔ! TAÍ FERNANDO PINTO”.
01 Quesito Apresentação. Impressão Visual: Faltou um pouco mais de capricho; deve-se justificar o texto; e procurar seguir um padrão de formatação. Título: Faltou criatividade. Introdução: Regular: deixou de fora alguns tópicos importantes do enredo.
02 Quesito Carnavalização. Daria um bonito carnaval e um belo samba para o Império Serrano ou à Mocidade. Problemas na Harmonia da escola: A posição do 2º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: deveria vir na frente da bateria e nunca atrás. O momento do recúo da bateria seria catastrófico, pois este casal de MS e PB não iria se apresentar e sim correr para preencher o espaço deixado na avenida. Está faltando, tbém, o último carro da escola que deve ter quebrado e não veio; tudo bem que o carnavalesco já pôs 08 carros e se colocasse mais um excederia o nº limite, mas isso é um erro no desenvolvimento da escola, com setores totalmente desproporcionais. Solução: Mudar o desenvolvimento da escola ou, substituir um carro por um tripê e colocá-lo no final do desfile.
03 Quesito Desenvolvimento. Não gostei do desenvolvimento: Apesar de usar, em geral, de uma boa criatividade, o desenvolvimento deixa muitas dúvidas que não possuem explicação alguma. A maioria das alas estão com significados que, de acordo ou não com o enredo, são de difícil entendimento, por exemplo as alas Zé Pereira, Tchau Dengue, Turma da Xuxa, Constituinte Independente, Marajás etc. Sugestão: dar uma breve explicação ao nome das alas, para não ficar meio solto, pois não somos obrigados a saber o contexto dos carnavais do passado. Ponto gravíssimo: Setores desproporcionais: Há setores de todos os tamanhos: 08 alas, 07 alas, 06 alas, 05 alas e até 04 alas (02 setores).
04 Quesito Argumento. Falta muito no argumento tbém. O texto, apesar de ser claro, ele não conta todo o enredo. HÁ erros de português.
05 Quesito Enredo. Esperava muito mais deste enredo. Foi um enredo que eu simpatizei muito no início e a medida que eu fui lendo-o, fui encontrando alguns problemas graves. Não chegou a ser uma decepção, mas poderia ter tido um desenvolvimento e uma sinopse muito mais caprichadas.
06 Quesito Tema. Bom tema. Criativo e bem desenvolvido.

Enredo: 15 “Brasil! Quantos Sabores! A Receita do Descobrimento”.
01 Quesito Apresentação. Impressão Visual: Simples. Deve-se procurar seguir um padrão do início ao fim: espaçamento, letra, tamanho da fonte, formatação de texto. Título: De acordo, mas eu colocaria dois pontos ou uma vírgula no lugar do primeiro ponto de exclamação. Introdução: Excelente.
02 Quesito Carnavalização. Daria um excelente carnaval. O desenvolvimento poderia ser melhor elaborado. Não haveria problema com a harmonia da escola. Algumas soluções poderiam ser melhores, por exemplo a bateria.
03 Quesito Desenvolvimento. Regular: faltou criatividade na escolha dos nomes de alas e carros muitas vezes. Sugestão: colocar, por exemplo, os ditos populares para nomearem alas e carros. Setores desproporcionais: 07 alas num setor e apenas 04 em outro.
04 Quesito Argumento. Excelente.
05 Quesito Enredo. A argumentação é ótima mas o seu desenvolvimento eu não gostei.
06 Quesito Tema. Tema muito amplo, que poderia ser mais restrito.

Enredo: 16 “Carnaval, Reino da Utopia”.
01 Quesito Apresentação. Apresentação Visual: Simples. Deve-se cuidar, um pouco mais, na formatação dos parágrafos.
02 Quesito Carnavalização. Tem potencial para ser um grande carnaval. Porém, o enredo enfrentará sérios problemas na sua evolução e harmonia no momento do recúo da bateria, abriria-se um buraco enorme na harmonia da escola, pois atrás da bateria, onde deveria vir algumas alas, a de passistas principalmente, vem um carro. Para se conseguir concertar este buraco, a escola deverá parar na avenida até que o carro chegue e compacte a escoa novamente, prejudicando, assim, a sua evolução tbém.
03 Quesito Desenvolvimento. Muito bom, mas o terceiro setor possui apenas 02 alas; é muito diminuto e o último setor, de nº 08, não necessitaria existir, se enquadrando, perfeitamente, no setor de nº 07, até porque aquele setor não possui nenhuma ala.
04 Quesito Argumento. Coerente e claro.
05 Quesito Enredo. Deveria-se falar muito mais do carnaval brasileiro.
06 Quesito Tema. Bom tema.

Enredo: 17 “Poroc-Roca, A Dança das Águas”.
01 Quesito Apresentação. Excelente.
02 Quesito Carnavalização. Daria um excelente carnaval, porém o último setor deveria ser reformulado ou, até mesmo, retirado. Daria tbém um belo samba.
03 Quesito Desenvolvimento. Um pouco prejudicado: O 1º setor tem somente 03 alas, muito diminuto. Solução: juntar os setores 1º e o 2º num só. Até porque no 1º setor o autor já menciona a flora e a fauna da Amazônia. Outro pequeno detalhe, na sinopse do 1º setor o autor fala das seringueiras e da borracha e eu achei falta, explicitamente, no desenvolvimento. Poderia haver uma ala sobre isto. No último setor, as soluções encontradas não me agradam, pois fugiram um pouco do tema proposto.
04 Quesito Argumento. O último setor é o grande problema deste bom enredo, não gostei, por exemplo, da alas dos compositores se chamar “Braços Abertos para Malandragem”, não tem nada haver com a Pororoca e a Amazônia.
05 Quesito Enredo. Seria excelente se feitas as reparações já citadas.
06 Quesito Tema. Bom tema, porém, não gostei do último setor da escola porque fugiu um pouco do tema.

Enredo: 18 “Navegando no Índico rumo ao Éden. Seychelles, o porta jóias flutuante”.
01 Quesito Apresentação. Impressão Visual: Boa: deve-se justificar o texto e usar uma letra que dê para ler, pois esta usada (countryblueprint) eu não consegui desifrar. Regularmente eu não gosto de texto escrito em azul claro como foi, porém a cor usada me faz lembrar o azul do oceano e, assim, está perfeitamente enquadrada no contexto do enredo e, tbém, o tamanho da fonte favorece a uma boa leitura.Título: consegui no site do concurso o nome para este enredo, pois eu não havia conseguido desifrar que o carnavalesco queria dizer e iria dar nota zero. Com compaixão, busquei no site e obtive um título para o enredo. Existe um erro de português: falta um hífen na palavra porta-jóias. Sugestão: fazer a tradução logo abaixo. Introdução: Regular: poderia ser um pouco mais caprichada e explorar todos os tópicos principais do enredo, por exemplo falar sobre a história e a agressão ambiental, que não foram mencionadas.
02 Quesito Carnavalização. Prejudicada: não teria uma boa receptividade na avenida. Não consigo ver nenhuma escola de samba Carioca falando sobre este enredo. Não daria um bom samba. Tentou ser super criativo, porém as soluções apresentadas não foram das melhores: há muitas alas, em excesso, são quatro alas, sendo uma delas a ala das baianas, que geralmente é imensa, antes do carro Abre-Alas, que tem por função abrir o desfile, trazer as alas para a avenida. Imaginando o desfile desta escola, daria a entender que o carro Abre-Alas ficou na concentração; não veio para a festa. O carro Abre-Alas é gigantesco e fora da realidade, são três carros aclopados. A ala de nº 08 não veio. Há setores com 07 alas, outros com somente 04, desproporcional. A velha-guarda no meio do desfile tbém não ficou bom. Excessivo nº de tripês, são 05, não ajuda, só atrapalha; por exemplo: o carro Abre-alas traz uma tartaruga gigante e logo depois, 02 alas após, vem um tripê representando, novamente, uma tartaruga gigante; o enredo, assim, se tornou muito repetitivo, desnecessário e cansativo.
03 Quesito Desenvolvimento. Não gostei. Excesso de alas antes do Abre-Alas. Tripês totalmente desnecessários. Há setores com 07 alas, outros com somente 04, desproporcional. Falta a ala de nº 08. O último carro fala sobre meio-ambiente e presevação, tudo bem até aí. Agora, trazer um panda, mico-leão dourado, coala, elefante africano, entre outro que eu nem sei se existem ou não em Seychelles; o carnavalesco inventou e trouxe coisas totalmente fora do enredo. O último setor, é uma catástrofe: tem uma ala falando sobre lixo tóxico. A posição da velha-guarda não é legal, no meio do desfile.
04 Quesito Argumento. Bom, de acordo.
05 Quesito Enredo. Fraco. Este enredo me faz lembrar mais uma matéria sobre turismo e viagem do que um enredo de carnaval.
06 Quesito Tema. Fraco. Não gosto de temas estrangeiros, ou melhor, que não tenham nenhuma relação com o Brasil. Por que falar das belezas naturais das Ilhas Seychelles e não falar de Fernando de Noronha, Ilha Bela, Ilha de Marajó, etc? Por que valorizar a beleza de lá e não valorizar o Brasil?

Enredo: 19 “OPCHA! E A MAGIA VOLTOU...”.
01 Quesito Apresentação. Ótima Apresentação. Introdução: Excelente.
02 Quesito Carnavalização. A Viradouro já fez, certa vez, um desfile magnífico com este tema, ou seja, “Opcha! E A Magia Voltou...” tem potencial para ser um grande desfile. O enredo terá alguns problemas na harmonia e evolução: atrás da bateria somente há uma ala e depois um carro, no momento do seu recúo a ala de passistas passará rapidamente e abrirá um buraco na avenida, aí a escola vai ter que dar uma parada para que o carro chegue e compacte a escola novamente. E, tbém, falta o último carro da escola.
03 Quesito Desenvolvimento. Um pouco prejudicado devido a quebra do último carro da escola. Mas foi só este pequeno problema de falta de sorte de ter o carro quebrado na concentração. As soluções utilizadas nos nomes de alas e carros são, na sua grande maioria excelentes, porém a 10ª ala eu não consegui identificar na sinopse.
04 Quesito Argumento. Excelente.
05 Quesito Enredo. Excelente. Cuidado com a acentuação gráfica.
06 Quesito Tema. Muito rico e criativo. E mais, é um tema fascinante, que dá vontade de ler até o final e, melhor ainda se bem escrito como foi este enredo.

Enredo: 20 “’Sob a Claridade de uma Guerreira – um Brasil Mestiço, Santuário da Fé”.
01 Quesito Apresentação. Impressão Visual: Muito Boa: faltou uma justificada no texto para tirar um 10. Introdução: Muito Boa: poder-se-ia citar algumas canções já na introdução.
02 Quesito Carnavalização. O Enredo daria um ótimo carnaval sem dúvida, com algumas pequenas correções. Certamente os compositores portelenses fariam um excelente samba-enredo para homenagearem esta portelense famosa. Harmonia e evolução está ok. As soluções encontradas por estes carnavalescos são das melhores: os símbolos carnavalescos (carros, Abre-alas, passistas, baianas, comissão-de-frente, bateria, MS e PB, velha-guarda, ala das crianças) são de muito bom gosto e de muito caprichoso; deve-se sempre dar aos ícones do carnaval os significados principais e, além do mais, o restante da escola está perfeita.
03 Quesito Desenvolvimento. Muito Bom, porém o último setor está um pouco menor que os outros, a solução para este pequeno problema seria simples: bastava que, na hora do entrar na avenida, a última ala da escola, que está atrás do 5º carro, passasse à frente, aí estaria perfeito. De mais muito criativo com soluções muito boas.
04 Quesito Argumento. Breve, mas muito bem feito. Há, na minha opinião, um pequena confusão nos nomes dos santos: está São Bento na sinopse e São Benedito no desenvolvimento artístico, para mim são dois santos distintos.
05 Quesito Enredo. 10, cantou-se um carnaval em azul e branco bem lindo na avenida.
06 Quesito Tema. Excelente: bom gosto e criatividade.

Enredo: 21 “Mistério e fascinação dos cinco continentes ao universo da evolução”.
01 Quesito Apresentação. Título: Ruim: Não está sintonizado com o enredo; confuso e mal elaborado, não vejo porque mencionar os cinco continentes, no título, com a “história da criação do universo e a evolução do homem no planeta”, que é a justificativa dada pelo próprio autor para seu enredo. Introdução: Ruim: Diminutíssima: o autor nós apresenta o enredo em apenas duas linhas.
02 Quesito Carnavalização. Péssima. Para este enredo virar carnaval deveria ser totalmente reformulado. Não daria samba e não haveria evolução, nem harmonia. A ordem cronológica do desfile seria catastrófica na avenida: qdo a bateria fosse para o seu recuo abrir-se-ia um buraco enorme no desfile, pois não há alas atrás da bateria e sim um carro; não existe a ala das passistas na escola, ala esta que deveria vir atrás da bateria; o 1º casal de MS e PB está atrás do último carro da escola e, ainda, há a ala das crianças que estão logo atrás. Sugestão: Dê uma olhada nos enredos mais bem colocados nos anos anteriores, pois está quase tudo fora dos seus lugares.
03 Quesito Desenvolvimento. Prejudicado. Faltou, primeiramente, criatividade nos nomes das alas e carros. Desenvolver um enredo com um setor formado por quatro apenas, não fica bom: me faz lembrar as escolas do grupo de acesso “D” ou “E” do carnaval Carioca. De positivo: o que nos foi apresentado na sinopse, nos foi mostrado no desenvolvimento.
04 Quesito Argumento. Péssimo. Muito mal gosto, confuso do início ao final: não se procurou separar a doutrina/idéia da religião com a da ciência e sim misturá-la, trata sobre tópicos que não tem nada haver com o tema proposto. É uma salada de fruta bem indigesta. Há erros imperdoáveis de português.
05 Quesito Enredo. Enredo confuso de pouca criatividade. Não dá vontade de ver este enredo na avenida, pois apresenta falhas sérias em tudo: título, evolução, harmonia, conjunto, desenvolvimento, sem contar que não tem nem ala das passistas.
06 Quesito Tema. Péssimo. O Tema escolhido pelo autor é excelente; é um tema conhecido e bastante explorado nos enredos carnavalescos. Porém, o autor jogou este “grande tema na lata do lixo” (como diz o Regulamento). O tema do enredo é muito mal elaborado, confuso. As soluções encontradas pelo autor são, em sua grande maioria, simplórias e muito ruins.

Á Todos os enredos participantes peço desculpas se eu exagerei nos meus comentários e podem entrarem em contato comigo para tirarem dúvidas e pedirem, quem sabe, um auxílio. O meu email é: guerracouto@yahoo.com.br.
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