Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

domingo, 23 de agosto de 2015

É HOJE!!! Primeira noite do OITAVO CONCURSO DE ENREDOS!!! 23 de Agosto!

Preparado para acompanhar 18 enredos?
Vamos que vamos! Estamos chegando em mais um Concurso de Enredos, nesta edição veremos a apresentação de 10 enredos competitivos e 8 enredos que serão apresentações especiais (enredos que disputaram os primeiros concursos que consegui recuperar e aos poucos estou recolocando no site e procurando apresenta-los da melhor maneira possível).
E essa é a chamada da primeira noite de desfile e será uma noite muito forte!
 Não perca! Domingo 23 de Agosto!  
É só entrar no site e de meia em meia hora tem enredo novo aqui!!!
 
18 hs – Vamos fazer um mergulho em um maravilhoso arquipélago, Seychelles de Luiz Eduardo Thannús dos Reis, será um enredo com imagens paradisíacas.
“Um porta jóia ao lado da África. Enquanto turquesas marinhas se encontram com safiras e rubis submersos, ilhas de jade e de esmeralda florescem do oceano. Paredes de granito e coral mostram como a mãe natureza caprichou nesse paraíso misto, onde água e terra se mesclam e formam um dos mais belos cenários da Terra. Venha conhecer as ilhas Seychelles, o encanto da jade do índico.”

18:30hs – Será a vez de um enredo campeoníssimo, talvez o maior campeão da fase dos primórdios dos primeiros concurso de enredos de Netsamba e listas de carnaval. Uns irão relembrar e outros ter a oportunidade de ler O Cordel do Povo Encantado, enredo de Arthur Macedo.

“O meu cordel estradeiro
Vem lhe pedir permissão
Pra se tornar verdadeiro
Pra se tornar mensageiro
Da força do teu trovão
E as asas da tanajura
Fazer voar o sertão!

Abença Manoel ChuduAbença povo encantado. Cá estou, iluminado, vendo o “fogo molhado” lá no sertão xucurú. Vamos viajar na lenda, mesmo que o Criador não entenda, peço licença, é oferenda, aos deuses do chão rachado, que não têm nenhum agrado, mas que tem uma emenda que contagia até o roçado.”
19hs – O nível não vai cair, chegarão com muita força os deuses do Antigo Egito, mostrando uma potente releitura de um tema já bem tratado. Foi enredo top5 do Primeiro Concurso de Enredos, de autoria do mais simpático portelense que eu já conheci, Estevão Nunes direto dos primórdios do EA.
“Veremos muito sobre o Egito, seus trabalhadores, seus faraós, as riquezas dos faraós, sobre suas belezas naturais, e seus deuses.
      O Egito, um lugar com uma grande cultura, deuses, arquitetura única, e forma de organização só existente no Egito. Um lugar mágico, místico e único e virará um belo enredo que vocês verão!”         
19:30 – A noite seguirá quente, com mais um enredo top, vamos cair nas lendas africanas com Contos da Raça, Fábio Silva e Arthur Macedo escreveram esse enredo.

“Orixás, mitologia pura que veio do ventre da Mãe África. Passou pelo boca a boca dos navios negreiros. Contos e lendas perdidos, mas muitos não mortificaram. Tão qual é fascinante o paraíso mitológico, este enredo quer mostrar como grande é a cultura popular que hoje é afro, é brasileira. Do terreiro para o samba os Contos da Raça, os Contos da Raça Negra!”
20hs – O coração vai bater forte, pois desfile competitivo começará com tudo! Já começaremos com um enredo de assinatura de nada menos que um atual vice-campeão, Cleiton Almeida, virá com “A cada batida o fim se aproxima”. Será que desta vez vem o título?

O GRESV Foliões de Rondônia tem a honra de anunciar o seu enredo. Anunciar assim como João anuncia o fim do mundo, os anjos anunciam a vinda de Cristo, os cientistas anunciam uma nova desventura e o planeta anuncia a sua destruição. Para o carnaval 2015, trazemos as profecias e as teorias que assombram a humanidade. Digo assombram, porque, embora natural, o fim do mundo amedronta as pessoas. Nosso enredo transforma o mundo em um grande relógio que segue a bater, aproximando cada vez mais o fim. As pessoas não se encontram preparadas para esse fim, mas ele será em breve. Cabe a nós, foliões virtuais, mostrarnaPassarela Virtual João Jorge 30 as principais batidas que soaram e o que a humanidade espera para o futuro. O senhor do tempo disse... “A cada batida o fim se aproxima. 

“Por seres tão inventivo
E pareceres contínuo
Tempo, tempo, tempo, tempo
És um dos deuses mais lindos
Tempo, tempo, tempo, tempo.”
Oração ao tempo – Caetano Veloso
20:30 – Rodrigo Lopes nos apresentará “O Brasil que nem Cabral viu!” um enredo corajoso como toda proposta de releitura de um tema já bem conhecido.

“Hoje estudos apontam que o Brasil possuía várias aldeias, agricultura acentuada, comércio internacional e guerras canibais, além de três navegadores espanhóis, que estiveram por aqui antes de Cabral.
Vamos desbravar um lugar que findou ao ser descoberto.”

21hs – Entrará o campeão do quinto concurso de enredos, Fabio Granville com “Indícios, vestígios, memórias: resquícios da nossa história”, apresentado o segundo enredo de uma trilogia bastante aguardada.

O que há por trás desses ossos, objetos e monumentos que a natureza preservou? O que eles guardam de história? Quais são os mistérios que envolvem essas relíquias? Será que foi tudo obra do homem?

Esses resquícios são fascinantes e por isso resolvemos trazer para a avenida toda essa história, nossa história, que esses vestígios nos contam.


21:30 – Em busca do Tricampeonato, com enredo polêmico, crítico, que poderá dar o que falar, Beto Limberger virá com Nossa Escola é o seu OUTDOOR.



A ampla visibilidade dos desfiles, a partir da intensa cobertura midiática, proporciona uma grande vitrine para promover produtos, localidades, personalidades e até mesmo ideologias.
Os custos envolvidos na confecção plástica de um desfile acabaram por impulsionar as relações entre as escolas e os potenciais patrocinadores. Ainda, o gigantismo do espetáculo proporcionou muitas vezes a propagação de idéias e ideais através das escolas, mostrando que, desde os primórdios dos desfiles, os enredos não necessariamente começam a partir das idéias dos carnavalescos.

Entretanto, sendo um produto cultural de grande alcance, os desfiles podem inclusive contribuir com ações afirmativas, em uma espécie de “propaganda ideológica” pautada na afirmação do samba, das escolas, da história do carnaval e, principalmente, da raça negra.

Assim, “Nossa Escola é o seu OUTDOOR” busca resgatar na história dos desfiles, enredos que transformaram as escolas em potentes vitrines.


22hs – Entrará outro atual campeão, Danilo Guerra, querendo ser campeão sozinho, com A encantada do encantado VIVAARACY E ESTAMOS CONVERSADOS! O enredo será uma linda homenagem a uma grande sambista esquecida nos dias de hoje.



“Seu talento precisava ser reconhecido e sua memória preservada, nunca esquecida! Para os mais jovens lhes apresento ARACY, uma mulher de fibra, de personalidade forte, autêntica, à frente do seu tempo, polêmica, dona de um humor delicioso e original, bastante peculiar. Desbocada, não tinha papas na língua. Viajar pelas fases de sua rica trajetória é mergulhar na própria história da nossa música, do nosso samba, não à toa a “sambeira” ficou conhecida como O SAMBA EM PESSOA. A ENCANTADA DO ENCANTADO: Da infância pobre do subúrbio carioca do Encantado, à Era do Rádio, Noel Rosa, à boêmia, as canções, os shows, a jurada dos programas de TV, algumas polêmicas, suas paixões e muitos mais, até encerrarmos com uma genuína roda de samba com grandes bambas animando o Céu Encantado onde nossa estrela foi morar. VIVARACY! Estamos todos Encantados! “E estamos conversados...”



Um comentário:

Marcadores