Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

sábado, 22 de agosto de 2015

Música de Chico serve como um caminho pra podermos contar sua história


Clique para rever o enredo campeão do sétimo concurso: #REV1RÃ0 Geni – para além do bem e do mal


Muitas vezes o autor do enredo pecava pelo excesso de pretensão, quando mais for audaciosa uma proposta, mas difícil é conseguir ser bem sucedido na sua realização, pois os desafios aumentam. Quando se mistura uma porção de elementos, aborda temas de grande complexidade e polêmicas é preciso ter maestria para contextualiza-los e muita criatividade.  



Geni foi uma proposta feliz, o autor conseguiu um bom esqueleto para organizar melhor as suas ideias. Foi um bom enredo, mais focado se desenvolveu melhor, seu recado passou com mais clareza e o resultado está aí!

 Eu mesmo, nunca tinha parado muito para analisar e olhar para essa música. Eu conhecia mais pelo refrão, me peguei depois disse analisando o universo, pesquisando sobre essa obra, vendo diferentes vídeos e interpretações sobre a Geni. Arte também pode ser isso, tocar de alguma maneira quem assiste, fazer pensar e refletir, viajar, se envolver de alguma maneira nesse universo que foi apresentado. Esse enredo particularmente me envolveu bastante, acredito que muitos de alguma maneira foram tocados também pela Geni.
Fica forte a expectativa se o autor vai conseguir se manter nesse caminho de humildade, manter o foco em ideias bem sustentadas e não cair mais nas armadilhas arrogantes de “enredos-metralhadoras” anteriormente apresentados.
Voltando a falar do enredo, um ponto importante desse enredo que venceu e merece analise geral é que os autores podem fazer seus enredos partindo de criações que não são suas. Desde que exatamente deem os devidos créditos e saibam fazer as adaptações necessárias, reciclar boas histórias dando os devidos créditos aos criadores é completamente aceito. Não é esperado xerox, mas sim adaptações, transformações, aquilo que o autor pegou e transformou em algo novo e que no final de tudo termina com seu. O autor foi muito bem sucedido nesse aspecto e o campeonato veio.

Qual seria o ponto frágil do enredo?
Ainda alguns podem ter dificuldade para aceitar a proposta, as temáticas são ousadas, pode encontrar algumas resistências. Mas tecnicamente o ponto mais falho desse enredo e dos enredos do autor nessa safra, foi o excesso de “dramatização” que não consegue retratar depois em alas e alegorias. Em Geni felizmente o comprometimento foi suave, Samsara o negócio foi mais complicado.
Alguns não gostaram também do excesso de explicações, eu ainda sou daqueles que prefere que o enredo seja bem explicado do que vago. E sou da teoria que pode ser melhor levar um 9,9 por ter explicado demais, do que receber um 7,5 por não ter explicado. O que o jurado não entende, não se convence, ele está propenso a ser mais duro, mas se ele vai tirar ponto por aquilo e vê uma boa justificativa vai fazer ele pensar duas vezes, pode evitar punir ou optar por uma punição mais branda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores