Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Enredo HC7: Bibliotecas, o templo sagrado da informação

Enredo: Bibliotecas, o templo sagrado da informação
Autor: Alex da Silveira
Enredo dividido em 8 partes

Resumo:
Trata resgatar e valorizar a história de bibliotecas e bibliotecários. Mostra a evolução da biblioteca junto a necessidade de se organizar a informação crescente graças aos meios mais velozes que surgem, gerando um boom informacional. Trata da censua a informação e da liberdade que a internet traz, mas que deve-se tomar cuidado para que o homem não se perca em meio a tanta informação, não recuperando dado algum e voltando a idade da pedra. O enredo ao seu final idealiza um homem aoto suficiente de informação, tendo em mente as suas próprias bibliotecas geradas por chips que tenham dados organizados por bibliotecários, a profissão de oraganização da informação que mesmo diante as novas tecnologias nunca irá desaparecer.

Comissão de Frente: A busca da informação

A comissão de frente apresenta a escola mostrando a evolução humana. Primatas ao terem contato com a informação passam a integrar a uma nova sociedade, onde o intelecto passa a ser o diferencial na busca de uma perfeição humana que a informação pode trazer gerada por uma insessante necessudade da qualidade nos atuais dias. Ao mesmo tempo membros da socidedade viram primatas ao não terem contato com a informação, ou seja, passam a exclusão social.

Carro abre alas: A escrita e a expressão oral

O carro mostra as duas principais formas de comunicação humana: a esrita e a fala. Os teatros onde se difundiam as histórias faladas compõem a frente do carro enquanto na parte oposta traz a escrita das mais diversas formas... o alfabeto e como chegou a sua atual versão, com as letras que foram extintas, os desenhos de homens das cavernas e as escritas orientais pintadas por artistas dando a escrita uma fora de arte impressa da oralidade.


Alas da 1ª parte: Os suportes da informação
As alas que segem ao carro abre alas trazem a evolução dos materiais impressos. As paredes de cavernas, as placas de argila, as tabuinhas, o papiro.

2ª Alegoria: A necessidade de organizar a informação

Mostra a humanidade criando as sua primeiras bibliotecas. O que seria o embrião da bibliografia, dos catálogos e a necessidade de encontrar uma forma de organizar a informação.

Alas da 2ª parte: As bibliotecas da antiguidade
Bibliotecas como a de Alexandria são retratadas não somente como repositórios de informação, mas também como patrimonios artisticos da humanidade

3ª Alegorias: A imprensa de Gutemberg

Com a invensão da imprensa, por Gutemberg, os livros passam a figurar como principal suporte da informação realizando um número consideravel no aumento de publicações.

Alas da 3ª Parte: Os principais livros publicados pela imprensa de Gutemberg. Entre eles estão edições, hoje raras, da bíblia sagrada.


4ª Alegoria: Ranganathan, o pai da Biblioteconomia

Fala da vida do Indiano Ranganathan, considerado o Pai da Biblioteconomia que formulou as leis da biblioteconomia: os livros são para serem usados, poupar o tempo do usuário, para cada usuário o seu livro, para cada livro o seu usuário, as bibliotecas são organismos em crescimento. Mostra a vida deste que não surgiu na biblioteconomia como um bibliotecário, mas tornou-se um ao ter que  organizar uma metodo para organizar uma biblioteca

Alas da 4ª Parte: Mostram os sistemas de classificação (Classificação decimal Universal, Classificação Decimal de Dewey, e A colon Classification, de Ranganathan), elementos imprecindiveis para a organização de bibliotecas de acordo com a evolução do conhecimento humano.

5ª Alegoria: O boom informacional

Mostra o grande crescimento informacional pós 2ª Guerra Mundial que obrigou bibliotecas a buscarem métodos pera atender melhor o que hoje podemos chamar de sociedade da informação.


Alas da 5ª Parte: Mostra as principais mundanças da sociedade em relação a informação pós 2ªGM, o surgimento de periódico científico e a dificuldade de se organizar um número tão grande de informação.

Ala das baianas: Representa a desordem que a organização pode gerar. O girar das baianas representa a desordem de conceitos, no intelecto humano, que a ordenação da biblioteca, que permite o acesso a número imenso de informações de pontos de vistas diferentes, podegerar, ou seja, a própria construção do conhecimento.

6ª Alegoria: a informação como arma política e religiosa


Mostra a queima de livros e destruição de bibliotecas que a igreja e regimes ditatoriais podem criar para manter a sociedade longe de informações que não sejam convenientes aos seus anseios.

Alas da 6ª Parte: A informação perdida, os grandes tesouros escondidos por interesses. A censura da imprensa e das bibliotecas

Bateria: A fantasia da bateria simboliza a ruptura dos regimes que esconderam a informação. O barulho emitido pela bateria se confunde com os gritos de liberdade de expressão e de informação desejados pelos povos.

7ª alegoria: A internet, a grande biblioteca

Mostra as evoluções da tecnologia e o crescimento das bibliotecas digitais e virtuais. Como ranganathan ditava em uma de suas regras, devemos poupar o tempo do usuário, passa então a ser esta uma das principais funções do novo meio que também simboliza a quebra da censura, a democratização da informação.

Alas da 7ª parte: Mostra que a tecnologia não é o suficiente para a a democratização da informação. É tão grande o número de informações que pode fazer com que o usuário não encontre nada de desejado e sinta-se perdido em meio a tantos dados. O Papel do Bibliotecário é posto nesta nova fase como de peça chave que irá indexar (Organizar os assuntos), da melhor forma possível, mas atenta-se para a pressa desse processo se iniciar ou a humanidade poderá entrar em um verdadeiro caos informacional, sem volta.

8ª Alegoria: O futuro...


O homem inteligente por natureza, a inteligencia artificial, cada homem poderá ter sua biblioteca em um chip e a democratização da informação estará completa. O bibliotecário será a ponte entre a informação bruta e estes sistemas que permitirão cada homem ser a sua própria biblioteca, trabalhando nar organização dos dados nestes novos modelos junto ao seu novo parceiro de trabalho, os informatas.
______________________________________________________________
Alex da Silveira
   ICQ: 55190822
Emails
alexdasilveira@terra.com.br


Observação: As ilustrações originais do enredo foram perdidas. Essa foi uma nova ilustração realizada pela organização procurando valorizar o enredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores