Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

domingo, 23 de agosto de 2015

Enredo HC1: Navegando no Índico rumo ao Éden. Seychelles, o portajóias flutuante.

Navegando no Índico rumo    ao Éden. Seychelles, o       portajóias flutuante.

motivo do enredo:

Bom, é um tanto estranho um enredo sobre as ilhas Seychelles, não é mesmo? Mas, porque esse tema tão destoante do carnaval? Destoante? Eu disse destoante? Não! Seria um desfile maravilhoso, como todo enredo sobre a natureza proporciona. Quem não acha magnífico um desfile cheio de plantas, animais articulados, cascatas, cachoeiras, corais...
Só acho isso. É um enredo muito interessante. Vai dar um banho de cultura. As magníficas ilhas formam o único país que é inteiramente patrimônio da humanidade. Venha ler a sinopse e descobrir do que eu estou falando.

Introdução à sinopse:

Um porta jóia ao lado da África. Enquanto turquesas marinhas se encontram com safiras e rubis submersos, ilhas de jade e de esmeralda florescem do oceano. Paredes de granito e coral mostram como a mãe natureza caprichou nesse paraíso misto, onde água e terra se mesclam e formam um dos mais belos cenários da Terra. Venha conhecer as ilhas Seychelles, o encanto da jade do índico.


Sinopse:

SETOR 1: O PORTA JÓIAS FLUTUANTE:

Bem vindos ao porta jóias flutuante: enquanto safiras e turquesas submersas dão abrigos a rubis e topázios, blocos de coral e florestas de jade brotam das águas, formando um arquipélago único. Espetáculo da natureza que não economizou no capricho e no acabamento dessa verdadeira fábrica da vida.

SETOR 2: A FÁBRICA DA VIDA, ESPETÁCULOS DA FAUNA E DA FLORA:


Esse isolado arquipélago esconde muitos segredos e animais e plantas raríssimos, inclusive inexistentes em nenhuma outra parte do mundo. Dando destaque para a tartaruga gigante de Seychelles e para o coco do mar. Seres vivos fantásticos que possuem muita história para contar. O mais fabuloso nesse arquipélago é a inexistência de animais de grande porte. O que é compensado pelo maior coqueiro do mundo (o coco do mar), que chega a ter 45 m de altura, com cada folha medindo 9 m de comprimento. Não é só a árvore que é assim enorme. O seu fruto é o maior do mundo, medindo 70 cm de diâmetro e pesando até 40 kg (imagine um desses caindo na cabeça...) e também o que mais leva tempo para amadurecer: 7 anos.
Explosão de vida que não se resume apenas à terra. Isso sem falar no berçário de aves. São fragatas, gaivotas, albatrozes que vivem na mais absoluta paz. E sem predadores.

SETOR 3: O MAIOR AQUÁRIO NATURAL DA TERRA:


Não podemos falar de ilhas sem falar do mar que as cerca. E talvez seja esse mar maravilhoso que possua uma magnífica importância. Lar de mais de 300 espécies de corais, e abrigo para mais de 29 000 espécies de peixes, moluscos e crustáceos, vemos um espetáculo à parte, um balé impressionante. É o lugar exato para mergulhadores e biólogos marinhos, que se sentiriam bem encantados com um legítimo banho de beleza e de natureza.

SETOR 4: A DESCOBERTA DAS ILHAS VIRGENS:

Não é só de natureza que esse lugar é feito. A história também domina. O valente Vasco da Gama foi o primeiro a ver esse Éden, mas, querendo apenas as especiarias, não deu muita atenção às ilhas de coral. A ilha continuou inabitada até a chegada dos franceses, que batizaram a ilha com um nome nada poético, que era o sobrenome de um controlador de impostos íntimo de Luís XVI: Morrot de Seychelles. Mas os ingleses ganharam a ilha quase que de presente dos franceses, depois da perda da batalha de Waterloo.

SETOR 5: O COCO AFRODISÍACO E O ENCANTO BRITÂNICO:


Quando os ingleses começaram a desbravar o novo território, pensaram que ele era realmente o jardim do Éden, e o coco do mar, de 40 kg e 70 cm, o fruto proibido que Eva ofereceu à Adão. Encontraram tartarugas gigantes e aranhas multicoloridas. Resolveram erguer a capital da nova colônia em uma clareira, onde esta seria o balneário da corte real. A vila de Victória, que tem a réplica do Big Ben bem no centro dela. Até que descobriram os poderes afrodisíacos do famoso coco que povoava todo o arquipélago. Os chineses pagavam quase um milhão pelo coco, mas os ingleses pensaram o seguinte: se eles começassem a explorar o coco, destruiriam a ilha inteira. Então, só exportariam o coco maduro (que milagre hein? Os ingleses não destruir uma colônia...) para os chineses. Ganharam muito dinheiro com o turismo na ilha, especialmente dos marajás indianos, buscando apenas sombra e água fresca.

SETOR 6: A INDEPENDÊNCIA DA ILHA DA FANTASIA:


Bom, não foi uma guerra. Os ingleses estavam muito enfraquecidos com o crescimento dos EUA e com a recuperação da 2ª guerra. Os seychelenses pediram autonomia e queriam ter um país próprio. Os ingleses, cobertos de dívidas e sem dinheiro para financiar a sua única colônia que não tinha destruído, reconheceu o arquipélago como país independente. As ilhas prosperaram ainda mais, produzindo ainda copra, coco (o normal, o coco do mar passou a ser preservado), arroz e amendoim. Fizeram lavouras pequenas e apenas em lugares sem floresta nativa. O turismo passou a ser a grande fonte de renda, principalmente para os americanos e indianos. Os EUA implantaram um aeroporto internacional na ilha para atender ao crescimento turístico. Balneários e hotéis que imitavam florestas pontilhavam a ilha, que passou a ganhar dinheiro protegendo a natureza.

SETOR 7: PATRIMÔNIO NATURAL, OS ENCANTOS DE UMA MARAVILHA SEM IGUAL:


A UNESCO, órgão das Nações Unidas, ficou interessada em saber do sucesso das ilhas Seychelles, que tinham se tornado o centro mundial do eco-turismo. Então, o órgão mandou funcionários para investigar o local. Encantados com a beleza do local, inscreveram o país no prêmio do título de patrimônio natural, devido à sua deslumbrante paisagem. Ganhou o título e está recebendo dinheiro da ONU para manter essa paisagem intacta. Está sendo bem sucedida essa tentativa de preservação e o país está em uma situação muito boa por causa disso.

SETOR 8: EXEMPLO DE PRESERVAÇÃO E BENEFÍCIO. NÃO É HORA DE REFLETIR?
Vendo o sucesso que as ilhas Seychelles estão tendo com a preservação ambiental, não é hora de refletir a respeito da destruição das florestas do mundo? Será que vale mesmo a pena a destruição delas para ganhar dinheiro? Vocês não acham que dá para ganhar muito mais se preservarmos, pois assim não acabará nunca? Porque será que os governantes dos países não pensam mais sobre o assunto, e não param de destruir a natureza, jóia muito mais valiosa que um navio carregado de petróleo, que móveis de madeira. Jóia que nos ofereceria muito mais coisa se fosse respeitada. Tomem consciência sobre as nossas ações com o nosso planeta, a mãe natureza agradece.

Texto, pesquisa e desenvolvimento feitos por Luiz Eduardo Thannús dos Reis.

fotos das ilhas Seychelles:
praia nos arredores de Victória
flashes das ilhas .           balneário perto do
fotos de vários lugares        vale de Mai
cidade de Victória (porto)  tartaruga em recife
                                            de coral.
ilha do príncipe Eduardo
praia nas ilhas aldabra
tartaruga gigante            balneário em Aldabra
praia na ilha do príncipe Eduardo (esculturas naturais de granito, esculpido pela erosão).
vista da parte norte da ilha do príncipe Eduardo.


Distribuição dos setores:
Setor 1: o porta jóias flutuante.
Setor 2: fábrica da vida, espetáculos da fauna e da flora.
Setor 3: o maior aquário natural da terra
Setor 4: a descoberta das ilhas virgens
Setor 5: o Jardim do Éden e o encanto britânico
Setor 6: a independência da ilha da fantasia
Setor 7: patrimônio natural, os encantos de uma maravilha sem igual.
Setor 8: exemplo de preservação e benefício. Não é hora de refletir?



ORDEM DO DESFILE:

SETOR DE APRESENTAÇÃO: nesse setor vamos comparar as ilhas Seychelles a um porta jóias.

Comissão de frente: as pérolas do índico: serão 12 bailarinas e uma destaque. As bailarinas estarão vestidas com uma roupa de balé na cor creme pérola com uma sapatilha azul turquesa e a cabeça será coberta por uma rede feita de pérolas artificiais. Elas carregarão uma bola de piscina (que terá que ser lisinha) pintada com a cor de pérola. Essa bola será brilhante, parecendo uma pérola gigante. As bailarinas dançarão balé e usarão as bolas de piscina, fazendo uma coreografia com elas. Essas bailarinas farão uma coreografia que cercará uma destaque que terá o vestido de ostra encantada, a rainha das pérolas. A saia da destaque serão várias ostras abertas com pérolas dentro dela. O corpo do vestido será apenas várias pérolas (de mentira) costuradas. A coroa será uma coroa dourada com conchas e pérolas. O esplendor será com plumas de avestruz tingidos de verde água decorados com conchas e pérolas de mentira.

Ala 1: rubis aquáticos: fantasia azul e vermelho. As pernas, braços, ombreiras, corpo, cintura, chapéu e esplendor estarão imitando barbatanas. Estas estarão nas cores azul turquesa e verde água. A diferença é que a fantasia será salpicada por pedraria vermelha, e também terá a costura vermelha. No esplendor, as barbatanas circundarão um grande rubi (de mentira) brilhante.

Ala 2: água de turquesa: a fantasia será azul turquesa e azul celeste. Gotas de água no costeiro virão sustentando plumas na cor azul celeste. O corpo da fantasia, os braços e pés virão repletos de pedrarias leitosas imitando turquesa. Circundando essas pedras, virão pedrarias azul transparente no formato de gotas. Essas pedras no formato de gota estarão também no braço, preso ao bracelete por meio de fios de nylon. O chapéu será a representação de barbatanas, na cor azul celeste, e terá decorações com as gotas azul transparente e gemas de mentira imitando turquesa. A perna da fantasia será semelhante ao braço.

Ala 3: BAIANAS: corais de água marinha: trará um espetáculo de fantasia para o desfile. Prometerá brilho, luxo e leveza. A saia das baianas será feita em camadas. A parte de baixo da saia será a representação da água, que será um tecido fino e leve na cor azul celeste. Por cima dessa camada, virão as representações de corais, que serão feitos de plástico e acetato. Vai variar de azul turquesa para verde água. O corpo das baianas virá com sustentação para o esplendor. O corpo será todo coberto de desenhos ondulares imitando o movimento das águas, enfeitado com conchas e pedraria azul (vários tons). O esplendor será uma representação de coral (na cor verde água) e desse coral sairão plumas de pavão tingidas de azul celeste. O chapéu será o turbante da baiana todo enfeitado com pedrarias e sustentará um cristal de água marinha (de mentira) no topo do chapéu. Carregarão um pequeno adereço em forma de peixe palhaço.

Ala 4: florestas de jade: a fantasia será a representação de folhas na cor verde jade. Essas folhas serão enfeitadas com pedrarias verdes. O costeiro será um galho de árvore, o galho será dourado e as folhas, verde jade brilhante. As ombreiras, braços e pernas virão com várias folhas. A ombreira se estenderá até a altura dos joelhos. O chapéu será um cristal de jade.

CARRO ABRE ALAS: o porta jóias flutuante: será um carro bem grande e muito detalhado. Estará dividido em três carros. O carro da frente será os recifes de coral, representando as “safiras marinhas”, os “rubis aquáticos”, as “águas de turquesa” e os “corais de água marinha”. Nesse carro veremos grandes colunas de coral circundando um enorme chafariz. Todo o coral será feito de garrafa plástica de refrigerante amassada e pintada. Essa parte do carro será azul turquesa, verde água e azul celeste. Veremos também cristais de safira (de mentira) e de rubi saindo desses corais. No topo do chafariz aparecerão vários peixes. Esculturas de peixinhos e conchas aparecerão por todo o carro (a parte da frente).
No carro do meio será a representação das florestas de jade. Coqueiros, cacaueiros e castanheiras aparecerão aos montes. Nas laterais, veremos dois coqueiros INCLINADOS que terão 20 m de comprimento. Como estarão inclinados, estarão a 11 m de altura. Nessa parte do carro as árvores circundarão uma imensa escultura de uma tartaruga gigante, que mexerá a cabeça e o rabo. Essa tartaruga terá 15 m de comprimento. No último carro, aí veremos o porta jóias aberto. Dentro dele, um conjunto de arquipélagos em alto relevo, que será o mapa das ilhas Seychelles. Esse porta jóias estará em cima de um recife de coral. O arquipélago em alto relevo será uma piscina, onde teremos moças vestidas de água fazendo balé aquático. O destaque desse carro virá em um queijo que estará localizado onde é a ilha de Mahe (dentro do porta jóias), vestido de Jóia flutuante.

SETOR 2: nesse setor falaremos da fauna e da flora da ilha

Ala 5: cacaueiros e palmeiras: o costeiro virá com folhas de coqueiro. A ombreira virá com frutos de cacau feitos de plástico e decorada com semente de cacau. Os braços e as pernas virão com folhas e sementes de cacau.

Ala 6: aranhas multicoloridas: será uma fantasia interessante. O costeiro será as patas da aranha: duas na cor terracota, duas roxo rosado, duas amarelas e duas pretas. O chapéu será um capacete com os olhos e asquelíceras da aranha. O resto da fantasia será a teia de aranha, que será uma espécie de bata que irá até o pé, será de manga comprida.

Tripé: a tartaruga gigante: uma enorme tartaruga gigante articulada.

Ala 7: peixes e crustáceos, maravilhas do mar: o esplendor de plumas dessa fantasia será enorme, porque veremos vários peixes e crustáceos colados no esplendor. O chapéu da fantasia será uma tiara em forma de caranguejo. O restante da mesma será uma rede de pesca em cima de um pano azul turquesa, repleto de peixes, conchas e estrelas do mar.

Ala 9: riquezas animais: o esplendor será uma asa de fragata. Essa asa de fragata continuará com o chapéu, que terá a forma de uma cabeça de fragata, o papo da fragata se localizará abaixo do queixo do sambista (a fragata é aquela ave preta com um grande papo vermelho). Os pés da fantasia serão barbatanas de peixe, na cor azul celeste. O corpo da fantasia será uma carapaça de tartaruga e os braços serão pinças de caranguejo.

Ala 10: eldorado vegetal: a fantasia será dourada, marrom e verde. O esplendor será os galhos das árvores, com as folhas verdes brilhantes e os galhos dourados. O resto da fantasia será as raízes da árvore. O chapéu será uma copa de coqueiro.

Carro 2: o berçário das aves: como diz o nome do carro, aves é o que não vai faltar. Uma fragata e duas gaivotas (uma em cada lado da fragata) estarão na técnica de Parintins, com elas articuladas.O resto do carro será as árvores, cheias de ninhos. Esses ninhos serão queijos (os suportes de destaque) e em cada um deles estará um componente vestido de uma espécie de ave nativa das ilhas Seychelles.  As árvores estarão cheias de cipós. A parte da frente será representando um mangue, que circundará um chafariz cheio de albatrozes (tamanho natural) no topo dele. O destaque do carro estará no fim do carro, vestido de balé das gaivotas.

SETOR 3: nesse setor falaremos do mar de coral que circunda o arquipélago, formando o maior aquário natural do mundo.

Ala 11: crianças 1: cardume do arco-íris: a fantasia será bem simples. Um chapéu em forma de cabeça de alevino (filhote de peixe). Desse chapéu, sairá uma capa que irá até a altura da canela. O corpo da fantasia será uma bata azul claro. Esses alevinos poderão vir em qualquer cor do arco íris (verde, vermelho, azul, azul anil, laranja, amarelo e violeta).

Ala 12 –(comunidade feminina) passo marcado: dança das águas: as mulheres estarão com um vestido folgado e farão um movimento semelhante ao das ondas do mar. a fantasia será azul celeste e verde água.

Tripé: torres de coral: mais uma vez os corais de garrafas plásticas. Serão três torres: uma vermelha (menor, lateral), uma laranja (do tamanho da vermelha, lateral) e uma verde água (maior, central).

Ala 13: baianinhas: recifes de coral: a fantasia terá uma coroa de coral na saia, que terá também vários peixinhos em tamanho real. A roupa da fantasia (parte da cintura e busto) será toda em tecido azul safira com pedrarias em forma de gota nas cores azul transparente (claro) e azul turquesa. O chapéu será uma coroa de coral. O costeiro serão dois peixes palhaços de 1 m de comprimento com 50 cm de altura.

Primeiro casal de mestre sala e porta bandeira: balé dos peixes.
Ele: peixe Picasso: fantasia interessante. Será uma bata até a altura do joelho. Essa bata terá uma estampa de listras (irregulares) nas cores azul Royal, prateado e amarelo limão (as cores do peixe Picasso). A bota terá uma forma de barbatana na cor azul Royal e ultramarino. O punho será também feito em forma de barbatana. Só que nas cores amarelo limão e prateado. O costeiro será feito de plumas de pavão tingidas de azul Royal e desse esplendor de plumas (que não será para cima e para baixo, e apenas para cima) cairá uma capa acetinada na cor azul ultramarino. O chapéu será uma coroa em forma de barbatanas. Portará um leque de plumas de avestruz tingido de verde água. Penas de pavão espetadas no leque também.
Ela peixe anjo: a saia terá as estampas do peixe anjo, cercado por pedraria em forma de gota na cor azul transparente (claro). A borda da saia estará repleta de plumas de avestruz tingidas de ultramarino. O busto será na estampa do peixe anjo (azul ultramarino com manchas verde oliva). O esplendor da fantasia será uma enorme asa de anjo, só que, em vez de penas, barbatanas. Essa asa será nas cores azul ultramarino e azul turquesa. Os punhos da fantasia serão em forma de barbatanas também, só que nas cores verde água e azul Royal.

Carro 3: aquário natural, o berçário dos peixes: o carro realmente será um aquário. Na parte da frente, veremos mais uma vez o trabalho de garrafas plásticas amassadas e tingidas de verde água e azul turquesa. Na frente do carro, uma ostra gigante que guarda a pérola gigante estará também com uma mulher contorcionista em seu interior, fazendo contorcionismo ao redor da pérola gigante. Na lateral da pérola, dois peixes palhaços gigantes que movimentarão o rabo. O carro virá também com grandes barras de ferro (na parte da frente) finas com bolhas coladas. Na parte de trás, veremos uma fonte luminosa gigante e um chafariz, todo trabalhado com as garrafas plásticas amassadas tingidas de verde água, azul celeste e azul turquesa. No topo do chafariz, veremos o destaque do carro, que virá vestido de peixe leão (aquele peixe super venenoso).

SETOR 4: nesse setor falaremos da descoberta das ilhas e do início da colonização.

Ala 14: Vasco da Gama, o valente: a fantasia será uma caravela até a parte da cintura (embaixo da caravela veremos papel celofane imitando água). Acima da cintura, uma roupa de navegador, uma ombreira (que sustentará também a caravela...) que sustentará o costeiro (a cruz de malta) e um chapéu (no estilo do chapéu do Napoleão.) com uma cruz de malta.

Ala 15: bateria: Morrot de Seychelles, o controlador de impostos: a fantasia será bem leve. Apenas uma roupa de nobre francês: um cullôte (aquela calça famosa francesa), um sapato daqueles franceses, um fraque francês, uma peruca cacheada branca com um chapéu em cima e um pequeno costeiro com notas de franco francês falsas. A bateria estará cheia de colares (de ouro banhado), anéis e pulseiras, mostrando a riqueza.

Ala 16: passistas: cobiça inglesa: eles usarão uma luva com unhas bem afiadas e bem grandes para fazer alusão “mostrando as garras”. Os passistas masculinos estarão com uma calça na estampa da bandeira do Reino Unido. As mulheres portarão uma bandeira em forma de véu nas mãos. Ambos vestirão um fraque imitando o da guarda inglesa (as mulheres usarão uma mini saia rodada vermelha e uma meia calça azul marinho, sapato azul também) e terão um chapéu semelhante ao da guarda, só que menor (para não atrapalhar a evolução devido ao peso do chapéu, sem dizer que esse pode correr o risco de cair...).

Ala 17 – a batalha de Waterloo: a fantasia será dividida ao meio. A metade da direita será a farda inglesa (fraque branco e calça vermelha) e a metade da esquerda será a farda francesa (fraque azul e calça vinho). No costeiro, a bandeira da França do lado esquerdo e a bandeira da Inglaterra do lado direito (da INGLATERRA, não do Reino Unido), separadas por um ramalhete de plumas laranjas, amarelas e vermelhas. O chapéu será um quepe. Azul do lado esquerdo e branco do lado direito.

Carro 4: a corte da rainha nas ilhas do amor: dois carros acoplados novamente. O da frente será uma enorme saia, onde no topo aparecerá a rainha da Inglaterra. A saia, toda decorada com pérolas falsas, cetim e pedrarias, será na cor champanhe. O destaque da frente será a rainha da Inglaterra (com roupa de rainha, exceto a saia), com sua peruca cacheada branca e uma coroa com rubis e esmeraldas falsas. A capa da rainha (que estará preso ao vestido), se dividirá em 4, onde 4 soldados reais (em escultura) estarão segurando. Atrás, uma ilha em forma de coração com um tufo de coqueiros (que totalizará 10 m de altura, por ser um porta destaque). Essa ilha será circundada por fontes e mini-chafarizes imitando coral. A destaque do carro de trás estará vestida de ilhas do amor.

SETOR 5: nesse setor falaremos do milagre que aconteceu, os ingleses que não destruíram a ilha por ambição, mas preservaram-na para ganhar dinheiro:

Ala 18: maravilhados com as riquezas da terra: os sambistas estarão vestidos de nobres ingleses (os homens vestidos com roupa de príncipe, com coroa e tudo e as mulheres estarão vestidas com roupa de princesa, com coroa e penteado.) e carregarão um estandarte que será um coqueiro. Esse coqueiro terá cocos e cristais de pedras preciosas.

Tripé: Adão, Eva e o coco do mar, o fruto proibido: o tripé virá com esculturas de Adão e Eva. Eles estarão tampando suas genitálias com folhas de palmeiras. Eva estará segurando com as duas mãos metade de um coco do mar. adão segurará a outra metade. Nas laterais, veremos duas réplicas de 10 m de altura dos coqueiros do mar (já que esses medem quase 35 m de altura, não daria para desfilar...) de cada lado do tripé.

Ala 19: chineses e o peso de ouro: a fantasia será de seda chinesa (imitação) e imitará uma roupa de kung fu (só que será toda decorada com letras chinesas e delicadas estampas de flores e plantas, típicos bordados chineses). O costeiro será feito com duas lamparinas chinesas nas laterais e um pote de ouro no meio. Esse pote de ouro terá um chumaço de penas de avestruz tingidas de amarelo. Os componentes estarão carregando uma escultura em tamanho natural do coco do mar, que será feito de isopor. O chapéu será um semelhante ao do imperador da china (aquele que parece uma caixinha redonda que sai uma trança)

Ala 20: balneários de férias paradisíacas: o costeiro será um grande sol laranja (com os raios feitos de plumas amarelas e vermelhas) com dois coqueirinhos nas laterais. O chapéu será um boné com estampas de flores (em amarelo e verde) e um óculos escuro. O corpo da fantasia será feito em forma de cachoeiras, de plástico, acetato e espuma. As botas estarão com babados de pano azul celeste, bem como os punhos.

Ala 21: marajás em busca de sombra e água fresca: fantasia de sultão (tipo aquela do sultão do desenho do Aladim), na cor creme claro com dourado. A pedra no turbante será azul e a pluma, verde. O costeiro será uma estátua cinza do deus Buda, cercado por penas de pavão e de faisão.

Segundo casal de mestre sala e porta bandeira: banhistas na praia paradisíaca:
Ele: surfista do paraíso: ele não terá uma calça, terá uma bermuda floral. Uma peruca loura e óculos escuros. O peito terá uma ombreira apenas, com desenhos dos movimentos das águas. O esplendor será uma prancha com a estampa da bandeira de Seychelles (ver no início do trabalho) ao invés de bota, uma sandália de velcropreta.
Ela: bronzeamento no sol de verão: a saia será em formato de guarda sol, nas cores da bandeira de Seychelles. Ela terá apenas um biquíni (a parte de cima) laranja que carregará o esplendor: o sol laranja. Ela também terá óculos escuros e um chapéu semelhante ao de filmes passados na praia (lembrando que a porta bandeira terá que pegar um bronzeado bem legal para desfilar nessa fantasia)

Carro 5: Victória, a Londres dos trópicos: o carro terá um Big Ben bem no centro, só que esse Big Ben será azul e verde, cercado de palmeiras. Na frente e atrás do relógio, terá uma mansão com o telhado trabalhado feito de palha. E atrás também. Bem na frente do carro, uma fonte imitando a de Trafalgar Square. A destaque virá em cima do Big Ben, vestida de rainha tropical.

SETOR 6: nesse setor vamos ver como aconteceu a independência da ilha, que, ao contrário das outras províncias britânicas, aconteceu pacificamente.

Ala 22: a 2ª guerra, destruição européiaa fantasia será uma farda camuflada com o costeiro das bandeiras: na esquerda: EUA, França e Inglaterra, com as bandeiras brilhando e intactas. Na direita, as bandeiras furadas e rasgadas da Alemanha, Itália e Japão. Separando as bandeiras, o cogumelo nuclear.

Ala 23: Inglaterra, o gato velho destroçado: a fantasia será um gato de pelúcia, com a pele toda chamuscada. O chapéu será uma cara de gato, toda enrugada e cheia de manchas brancas, simbolizando a velhice. Para dar um luxo à fantasia, um esplendor de plumas de faisão e pavão. As plumas de faisão estarão tingidas de verde, as de pavão estarão na cor natural. As plumas circundarão um desenho de um novelo de lã (alusão aos gatos). Os sambistas portarão uma bengala para simbolizar a velhice.

Ala 24: cofres vazios da coroa: a roupa (das ombreiras até a altura dos joelhos) será em forma de um cofre. Esse cofre estará aberto, com apenas uma moedinha dentro. O chapéu será uma coroa, e o esplendor será feito de moedas douradas de plástico. Esse esplendor trará um escrito dizendo “falidos”, que sustentará um esplendor de plumas amarelas.

Ala 25: a independência das ilhas do amor: a fantasia será bem simples, os componentes estarão vestidos de roupa normal (só que será igual, para não destoar. Os homens, camisa e calça branca, as mulheres, blusa e saia branca) e portarão cartazes com o escrito “livres” e do outro lado carregarão uma bandeira do país. Não terão chapéu. Essa fantasia será a mais simples do desfile.

Ala 26: riquezas humano-naturais: a fantasia será um tanto interessante. Na metade da esquerda, veremos folhas, passarinhos e ondas do mar (em formato de cachoeira, que será feita de babados azuis). Na metade da direita, veremos uma roupa de turista, com bermuda floral (azul e branca) e camisa floral (vermelha e branca). No costeiro, uma concha na esquerda e um guarda sol na direita. O chapéu será um boné de turista.

Carro 6: encantos do novo país. Balneários povoam a pérola do Índico: o carro terá a forma de um grande balneário circular, todo prateado e com placas de acrílico escuro imitando vidro fumê. A saia desse caro será de pérolas artificiais gigantes, feitas de folas de isopor.  Na frente do balneário, uma praia cheia de guarda-sóis. Atrás. Chafarizes decorados com esculturas de conchas e pérolas. O destaque virá em cima do balneário, vestido de paraíso turístico.

SETOR 7: nesse setor contaremos a entrada das ilhas Seychelles para o patrimônio natural da humanidade, com as ilhas Aldabra e o vale de Mai. O país continua mandando ilhas pitorescas para concorrer ao título, como as praias da ilha Mahe e os atóis e as pedras de granito da ilha do príncipe Eduardo.

Ala 27: o coqueiro do mar, coluna do céu: mais uma vez veremos o corpo inteiro coberto, ao invés de cintura/ tronco/ ombreira. Estarão todos unidos, simbolizando um monte de cocos do mar pendurados. Esse será o corpo. O costeiro será interessante, pois serão as copas do coqueiro do mar que delas sairá um esplendor de plumas azul celeste, salpicado de estrelas, simbolizando o coco do mar, as colunas do céu. O chapéu será feito de várias estrelas em volta de um cone azul celeste

Ala 28: plantas encantadas: mais folhas, só que essas estarão cheias de estrelas (simbolizando a magia) e terão um tom verde muito brilhante, apelando para a purpurina e a lantejoula para a decoração. Pedrarias também não vão faltar. No costeiro, duas folhas grandes do coqueiro do mar. na cabeça, pequenas folhas formarão uma coroa da qual sairá plumas verdes. O corpo estará cheio de folhas, flores e frutas-pão (também nativa das ilhas Seychelles). Os punhos terão panos verdes (verde claro) presos, que ficarão colados na base do costeiro. As botas imitarão raízes

Ala 29: mata virgem (ala da comunidade, composta apenas por mulheres): a fantasia será mais uma vez relacionada à natureza. Será uma saia imitando algas (matas aquáticas). No corpo até as ombreiras, galhos de mangues. Das ombreiras para cima, incluindo os costeiros, galhos de árvores da terra firme. Os galhos do costeiro carregarão uma placa que terá um bonequinho riscado, significando a ausência de seres humanos. Terão uma cora de flores.

Tripé: o vale de Mai: o tripé se resignará em dois coqueiros do mar (um de cada lado), dois cacaueiros (um de cada lado) uma castanheira (no centro) e uma grande teia de aranha, que é considerada a “sentinela” da ilha. Essa teia de aranha estará fixada entre os dois cacaueiros.

Ala 30: arquipélago dos coqueiros: as ombreiras simbolizarão ilhas, com um coqueirinho em cima. O chapéu, a mesma coisa das ombreiras. O corpo será coberto por pano embabadado para dar alusão ao movimento das ondas. Vários peixes pregados. O costeiro será uma ilha com coqueirinhos também.

Ala 31 (comunidade): adereços: esculturas naturais de granito: os adereços serão feitos de isopor. Serão espécies de pedras porosas e esculpidas. Muitas escarpadas (não haverá fantasia igual, para dar a impressão de ser de verdade) no isopor, como se esse tivesse sofrido a ação das chuvas e das ondas do mar. no corpo da fantasia (já que essa parte já descrita é o costeiro/ chapéu) teremos a continuação do adereço. Teremos vários siris (de mentira) colados ao longo da fantasia. Os componentes também carregarão um adereço de mão, que será um punhado de siris.

Ala 32- VELHA GUARDA: eco-turismosandália de velcro, bermuda floral (laranja com flores roxas), camisa floral (branca com flores vermelhas) e um chapéu australiano (também floral, amarelo com flores verdes) será a fantasia dos homens, que terão uma máquina fotográfica de brinquedo no pescoço e óculos escuros. As mulheres usarão um vestido floral (azul com flores cor-de-rosa) e um chapéu de praia. Portarão óculos escuros e também uma máquina fotográfica de brinquedo pendurada no pescoço

Ala 33 (comunidade): passo marcado: balé dos peixes: serão três peixes diferentes: o peixe palhaço, o peixe anjo e o peixe Picasso. Os peixes estarão apenas no chapéu, o corpo será uma bata azul água. Eles dançarão movimentos alternado, dando um bonito efeito.

Carro 7: arquipélago de Aldabra, um banho de natureza no paraíso dos corais: o carro será oval. Na borda dele veremos várias ilhotas com coqueiros em cima delas. Terão intervalos, pois veremos mais uma vez o trabalho de garrafas plásticas amassadas e pintadas para imitar um recife de coral. No centro do carro, veremos a réplica da ilha do príncipe Eduardo, a maior e mais bonita ilha do arquipélago. Essa ilha terá várias cascatas que vai cair no lago do carro (entre a ilha do príncipe Eduardo e as ilhotas), que estará cheia de gente dentro, vestido de peixes. A ilha central será toda esculpida, já que ela é de granito e sofreu a ação erosiva dos ventos e das ondas. O destaque virá no topo da ilha central, vestido de paraíso aquático.

SETOR 8: nesse setor falaremos do exemplo de preservação ambiental das ilhas Seychelles, e aí fica a pergunta: PORQUE ESSE EXEMPLO TÃO BONITO NÃO É SEGUIDO????????

Ala 34: devastação das águas: a fantasia será criativa, pois veremos o escorrer de petróleo (de mentira) por cima de um tecido leve e meio transparente na cor azul escuro. O costeiro e as ombreiras imitarão barreiras de contenção de óleo. O costeiro terá também um pneu feito de acetato e alguns canos que terão plumas roxas e tons azuis bem escuros

Ala 35: devastação do ar: a fantasia virá com um tecido por baixo (tipo uma bata) na cor branca. Por cima da bata, uma ombreira que terá o tronco chegando até a altura dos joelhos, em forma de fumaça (feita de espuma. Estará em forma de fumaça para fazer alusão à fumaça de carros e indústrias). O costeiro será em forma de chaminés que terão plumas cinza escuro, para dar alusão à poluição industrial. O chapéu será em forma de um pequeno carro.

Tripé: mundo de lixo: pneus, latas, garrafas plásticas (sem estarem amassadas e sem pintar), copos de plástico e sucatas. Tudo isso amontoado formando um lixão será o tripé. Teremos também esculturas de urubus e ratos (só que serão caricaturas, estarão bonitinhos e parecendo desenho animado) brindando a poluição.

Ala 36: lixo tóxico: o chapéu será uma máscara de carvão ativo (igual àquelas que os bombeiros usam). Usarão roupas de plástico (imitando aqueles profissionais que lidam com armas de destruição em massa, aquela roupa isolante branca) e o costeiro será um símbolo de material perigoso (aquela caveira com os ossos cruzados). Terá uma placa no peito com o mesmo símbolo.

Ala 37: crianças 2: sementes do amanhecer: essa fantasia será o contrário das fantasias anteriores. Ela virá para representar a esperança de um mundo mais limpo. O chapéu será um broto verde com duas folhinhas. O costeiro virá com mudas de plantas (só que serão de mentira) e botões de flores. Tudo para representar o renascimento. O corpo será uma bata verde bem claro cheio de desenhos de brotos e decorado com sementes.

Carro 8: vejam que belo exemplo, clamemos pela salvação!!!!!: Esse carro não terá nada representando a poluição, apenas uma gigantesca estátua da mãe natureza irada com o homem, segurando um cartaz dizendo: me salvem, preciso de ajuda. Fincados na parte da frente e também na parte de trás, veremos informações sobre a agressão ambiental, tal como: 3 milhões de hectares de florestas são derrubados sem reposição todos os anos; os países desenvolvidos consomem mais de 80 % das matérias primas, e não se preocupam com os graves problemas causados pela não reposição dela; no mundo, mais de 200 espécies de animais e mais de 1400 espécies de plantas estão ameaçados de extinção. São cartazes nesse estilo. O centro do carro será a mãe natureza em si, segurando o cartaz. A sua saia será o resto do carro, onde teremos esculturas de animais e flores ameaçados de extinção (orquídeas, bromélias, ave do paraíso, ararajuba, mico leão dourado, tartaruga verde, panda, tigre siberiano, leopardo das neves, elefante africano, gorila, dragão de komodo, orangotango, coala). Na frente de sua saia veremos um chafariz com espécies de peixes ameaçados, como o marlin azul, o salmão, o atum do índico. E também mamíferos ameaçados, como a foca monge, a foca do Havaí e a orca. Esse chafariz vai ter a forma de corais raros do mar vermelho (que estão ameaçados pelo petróleo). O carro vai ter uma iluminação especial e materiais que refletem luz, como espelhos e metais.

Ala dos compositores: virá trajada com um terno/ blazer verde claro e a camisa por baixo será azul turquesa.










FONTES DE PESQUISA:

-vídeo: Esse Admirável Mundo em que Vivemos: Maravilhas Naturais, da Reader’s Diggest Seleções.
-Almanaque Abril 2003, da editora Abril.
-Atlas da História Mundial, da Reader’s Diggest Seleções.

observação: As ilustrações originais do enredo foram perdidas. Essa foi uma nova ilustração realizada pela organização procurando valorizar o enredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores