Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Apontamentos pós apuração

Antes de mais nada, isso não é diretamente para ninguém. É um recado geral! O texto é referente a uma porção de coisas que são largadas durante todo o processo. E esse é um momento de pós apuração, muita coisa dita, pensada, então vamos lá:

Julgador pode errar X A dificuldade de aceitar a derrota
O erro pode acontecer, se erra, todos podem errar. O concurso já tem descarte de nota pensando nisso. Se isso não ocorresse, não teria motivo pra o descarte.
Dentro do processo de julgamento, avaliação, pode ser normal ocorrerem erros também. É muito difícil ser perfeito com todos, julgar com exatidão todos, agradar a todos, mensurar, fazer comparações, apontar falhas... Lembrar de mais de 20 itens na hora de analisar um enredo...  Adaptar o olhar, procurar compreender a proposta do autor, ver se cumpriu o que prometia,além de pelo fato estarmos em uma competição classificar tudo isso... Ainda mais um longo e trabalhoso concurso que foi este de julgar 32 enredos. Considero, modéstia a parte, que foi um ato heroico conseguir analisar tantos enredos.
Porém, “veja bem”...
Isso não significa que tudo que o autor não concordar, seja motivo para desqualificar a crítica recebida. Pois existe todo um processo de amadurecimento e digestão dessas críticas. Não é fácil isso, e é bem comum culpar primeiramente o jurado. Pois muita coisa em um primeiro momento pode demorar para “a ficha cair”, às vezes todo mundo em volta já enxergou, mas o autor está longe de ver... Nem tudo é aceito em um primeiro momento, tem coisas que demoram um pouco mais... Praticamente todos no final consideram o seu enredo o melhor, o enredo campeão, fizeram algo que gostam, que acreditavam muito, é difícil enxergar e desconstruir de uma hora para outra isso que tanto acreditam.
A dica que pode ser dada é esfriar a cabeça, olhar o entorno...  Ver quem ganhou, tentar entender porque ganhou e porque você perdeu... Reflita. E você deve saber levantar a cabeça, nada como um concurso depois do outro... E até se não aceitar, faz parte. Quantos já foram injustiçados em tanta coisa? Quantos grandes artistas morreram pobres e terminaram com reconhecimento em morte? Vai fazer birra agora? Vai desistir?
Desistência
Desistir pra mim é assumir a derrota. Os maiores derrotados são os que enrolam a bandeira. Já muito falei, se cada escola de samba enrolasse a bandeira depois de uma pancada na apuração, não teríamos mais nenhuma... E as coisas aqui podem mudar muito rápido... Quem viver verá!
Medo de perder participantes?
A maioria confunde as coisas, o organização deve fazer sua a parte de mostrar todos os lados, alertar os mais esquentadinhos, os mais desconfiados, os mais paranoicos. A organização já perdeu a conta de vezes que fulano pensava que a organização beneficiava beltrano enquanto beltrano achava que a organização beneficiava ciclano... Não é fácil! Muitos basta ganhar ou perder que mudam tudo o que pensam...
Mas também não vamos ficar segurando A, B, C... Vamos até um ponto conversar, mostrar que estamos em um concurso, o resultado dele é algo complexo. Como estamos fazendo agora, neste exato momento.
Mas não vamos ficar distribuindo 10 para crianças mimadas que não sabem perder ou deixando fulano em melhor posição que não merecia só porque ele chora. Eu se acreditar que não merece, não merece, vou tascar 9,9, 9,8 ou até um 7,5, pode chorar, pode ser meu amigo, não posso fazer nada!
E se quiser desistir, que vá! Chega um momento que não vamos ficar perdendo tempo...  É certo que todos nós podemos perder, já perdemos muitos bons enredistas (ou maus enredistas que tinham futuro e não souberam aceitar sua derrota, mas um dia poderiam crescer...)  Uma lástima!  Mas o desistente é o que mais vai perder no final das contas. O concurso está cheio de gente, muitos enredos, então pode até ser bom, pessoas que tem dificuldade de aceitar a pluralidade, aceitar o crescimento, aceitar o dialogo, a divergência e a democracia, ficar no concurso é um favor, desistir pode ser dois! Pois se tem dificuldade de conviver com a pluralidade, enrole a bandeira e assim você pode dar espaço para quem de fato quer somar, crescer no processo. Lançamos a campanha! Não sabe perder, não sabe disputar adeus!
E preciso compreender que isso é um jogo! Tudo faz parte dele, até a injustiça! Fazemos de tudo para isso não ocorrer, mas pode ocorrer também... Sejam adultos! O que se vai fazer? Vamos ter 32 campeões? Embora eu sei que o concurso também é muito disputado por crianças de 14 anos, vamos ser adultos!
Dono da verdade?
O concurso pretende ser mãe e pai, tentamos ser generosos com todos, ser receptivos com todos. Mas também em momentos devidos podemos saber dar umas boas palmadas. Também aqui não é intenção de se colocar como “Dono da Verdade” como alguns já ironizaram. Não é isso, mas de alguma maneira no momento que se organiza algo é preciso procura buscar dentro do processo atingir um ponto de equilíbrio e convicção do que se acredita ser o melhor. Até porque quando se é modesto demais, ou se mostra modéstia demais, aí vão interpretar que é pulso fracoSe é convicto demais é “dono da verdade”... Complicado agradar o povo... O fato é que sempre estamos sim em constante evolução e acompanhar as tendências, as exigências, as evoluções e todo um processo. Queremos buscar fazer o melhor e ter o melhor concurso, sempre!
Eu nunca ganhei! Quando será a minha vez?
Sei que alguns apanham mais vezes que outros, mas também faz parte, é crescer...  A sua vez pode ser no próximo concurso, como pode levar séculos. Quer ganhar? Mereça!
E se já ganhou e não aceita quando perde?  Ué, não se pode ganhar sempre... Um dia vai perder..
Tivemos nesse concurso um ótimo exemplo, o Danilo que disputa desde o primeiro concurso, apanhou muito já. Começou em oitavo lugar, depois disso chegou a ficar em um 19º lugar e agora veio campeonato. Qualquer um pode ser campeão, não temos e nunca tivemos objeção a isso, objeção a ninguém... É um bom exemplo que qualquer um pode sim chegar lá!
Akaggi é outro, que muito já apanhou, começou em décimo, concurso passado foi sétimo. Grandes resultados que tinha não é? Até parece que ser décimo lugar é ser favorecido... Ganhou agora, ironicamente com um enredo que a organização teria tudo para prejudicar, para sabotar com gosto. Ele tentou boicotar o concurso em um surto de “ciúmes” de umaenredista que estava brilhando mais que ele. Mesmo assim, apesar de tudo a resultado apareceu e reconheceu o enredo.
E no concurso passado tivemos um ótimo exemplo de quem fez o caminho oposto, o próprio irmão do Danilo, que um dia foi vice-campeão, ótimo resultado, na última edição ficou em penúltimo lugar. Aqui é assim, hoje você pode estar em cima, amanhã pode estar em baixo... Quem viver verá Akagi, Danilo voltarem a ficar em décimo lugar... Assim como o Beto também é uma questão de tempo ser derrubado, considero que foi bi com as calças na mão... Podem esperar que a sua hora vai chegar para vitória ou derrota... Se forem último, amanhã depois podem ser campeão de novo, a disputa é assim...
Pois em uma disputa faz parte, para alguém ganhar, alguém vai perder, o resultado do concurso não deve jamais virar uma chuva de 10, um momento de elogios de está tudo lindo e maravilhoso, porque a maioria não aceita nem um 9,9, ou 9,8... E termina todo mundo feliz e abraçado e empatado. Se acharmos que deve perder, vai perder... Se achamos que deve ganhar, vai ganhar! Sem esquecer que o resultado depende também dos jurados, a organização só responde por uma nota e que pode ser descartada... 
Ter três campeões nesse concurso foi uma exceção, tivemos uma soma de fatores MUITOS ENREDOS e POUCOS JURADOS. Mas a tendência sempre é termos somente um campeão. E aí cada jurado tem e vai ter se manifestar sobre os seus enredos que considerar melhores, descontar onde acredita que aconteceram erros...
Resultado do Sétimo Concurso
A organização está satisfeitíssima com todo o resultado e estamos convencidos que foi um ótimo resultado que fez jus aos enredos, pelo menos como um panorama geral, sem ficar aqui analisando um ou outro enredo... Discutir uma colocação ou outra faz parte do processo. Não se vai sempre terminar com um quadro lindo, 100% fiel, que retrate uma imenso panorama. É utopia considerar isso. Ficar se apegando exageradamente porque um enredo X deveria ter ficado melhor ou pior colocado para desqualificar todo o processo é motivo bobo para esconder a sua derrota.
É mais fácil ou difícil ser bicampeão?
Essa é uma velha desconfiança de alguns. O atual campeão desconfia que vai ser prejudicado por ser o atual campeão, enquanto os outros pensam que ele será beneficiado por ser o atual campeão... E a organização fica no meio lendo e vendo indiretas dos dois lados... 
E claro que é bem natural no julgamento a exigência ser maior com alguém que já é campeão ou bicampeão, até a comparação com o que fez. Se é campeão ou passa ter essa pretensão, é colocado uma responsabilidade em cima... É normal até em um julgamento de grande nível, saber encarar isso. Se está no topo, se vire para manter nele, não venha com trabalho meia boca pensando que vai ter colher de chá. Quem se impressiona com peso de bandeira são os próprios enredistas... Muitos julgadores nem participam do processo e nem sabem direito quem é atual campeão, vice, quinto lugar... E se está preocupado com jurado A ou B, tem descarte de nota!
O fato principal é que se ele merecer vai ser campeão. Já tivemos um tricampeão e agora temos um bicampeão. Então está bem demostrado que “rodizio” também não rola, assim como bicampeonato não é um processo automático... Para ganhar tem que merecer!
O concurso tem ao todo agora:
Diogo Gardoni – Tricampeão (2°, 3° e 4º concurso)
Beto – Bicampeão (6º e 7º)
Imperial – Campeão Primeiro Concurso (disputou e perdeu no segundo e quarto concurso, ficou em quarto lugar nas duas oportunidades se não me engano)
Fábio – Campeão Quinto Concurso (disputou e perdeu no sexto e sétimo concurso, vice-campeão nas duas oportunidades)
Danilo – Campeão do Sétimo Concurso
Akagi – Campeão do Sétimo Concurso
Quem vencerá o Oitavo Concurso?
Qualquer um que entrar poderá ser o campeão desde que o conjunto dos jurados julgue este o merecedor. Vamos trabalhar com muito empenho e esforço para mais uma vez obter um bom resultado, o mais justo e imparcial possível. E é citado o “possível”, pois como já falamos dentro de uma disputa atingir a excelência da perfeição é muito difícil. Mas nem por isso, vamos desistir de buscar isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores