Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Enredo 7 - “Ofidiofilíacos – seduzidos pelos mistérios da serpente”

“Ofidiofilíacos – seduzidos pelos mistérios da serpente”
Cleiton Almeida
cleitonyrrypiaiou@hotmail.com






Apresentação
O título explica bem o que é o enredo. Os ofidiofilíacos são as pessoas que são atraídas por serpentes. Estas que têm o incrível poder de sedução e nos encanta com seus simbolismos e misticismos. Em nosso desenvolvimento passamos pelas habilidades e capacidades das serpentes. Logo após conhecemos o poder do veneno e os lados negativos e positivos desse animal. Por fim, o que as serpentes podem nos proporcionar de melhor e o aprendizado que temos por elas. Deciframos os mistérios dessa espécie fascinante, porém a cada troca de pele seus segredos são renovados.

Sinopse
Ofidiofilia. A incrível e exótica atração por serpentes. Belas, temidas e cercadas de mistérios, as serpentes desde sempre são usadas como símbolo benigno ou maligno. Independente da ocasião, a beleza de uma serpente é digna de ser contemplada. Sua pele é coberta por escamas, lisas ou granulares, de diversas cores e tamanhos. Em um processo periódico de troca de pele, chamado ecdise, as serpentes rejuvenescem e deixam para trás todos os parasitas externos que antes a perturbava.  As serpentes possuem sentidos apurados: conseguem detectar vibrações, sentir odores através da língua e algumas têm receptores infravermelhos.
Embora a beleza estonteante, algumas serpentes são muito venenosas. Uma espécie comum no Brasil é a coral verdadeira. Apresentam uma coloração peculiar: vermelho, preto e branco. Possuem dentes inoculares dianteiros, fixos, pequenos e que pouco se destacam entre os demais, porém possuem um veneno mortal. Outra serpente das Américas muito venenosa é a cascavel. Ela é facilmente identificada pelo chocalho presente na ponta de sua cauda. Os filhotes são mais perigosos que os adultos, e o veneno destrói tecidos, órgãos e interrompe a coagulação do sangue.
O veneno de uma víbora causa sofrimento prolongado. Vômito, inchaço facial, hemorragia e queda da pressão arterial são sintomas comuns. A dor severa pode durar até quatro semanas, e a morte pelo veneno da víbora pode ocorrer até depois de 14 dias da picada. Uma espécie de naja encontrada nas Filipinas do Norte possui o veneno mais mortal das najas. Ela é capaz de cuspi-lo até três metros, e a morte por paralisia respiratória pode ocorrer em trinta minutos.
A serpente mais rápida entre as venenosas é a mamba-preta. Capaz de correr em velocidade de até 20 km/h, ela é conhecida por sua agressividade e precisão mortal. A vítima experimenta convulsões, parada respiratória, coma e morte. A taxa de mortalidade de uma mamba-preta é de quase 100%. A Taipan é uma serpente australiana. Seu veneno coagula o sangue da vítima, bloqueando as artérias ou veias. Antes do desenvolvimento de antídotos, não havia sobreviventes conhecidos de uma picada de Taipan. E mesmo com o antídoto, a vítima tem uma estadia extensa em cuidados intensivos.
Afinal, não são em vão os apelidos de “cobra” que são atribuídos a algumas pessoas.
Mas não só de veneno é constituída a imagem de uma serpente. Elas carregam um peso em sua consciência. Na bíblia, Satã disfarçado de serpente, tenta Eva para comer do fruto proibido. Por isso a serpente representa a tentação, demônio e enganação. Esse mito refere-se ao princípio da individualização do homem. Para a psicologia, sonhar com uma serpente enrolada no pescoço é advertência de que se é um escravo de repreensões ou paixões sexuais. No baralho cigano, a carta da cobra é uma carta negativa que representa traição, discórdias e perdas, e deixa como mensagem para ter cuidado com todas as pessoas ao seu redor.
A serpente de Midgard, da antiga mitologia nórdica, é gigantesca e nefasta; ela rodeia a terra (Midgard) figurada como um disco: um símbolo da ameaça permanente à ordem do mundo. Esse animal de poder aparece na coroa dos faraós egípcios e representa o Eu Inferior Oculto, que é a mente subconsciente ou inconsciente.
Um dos poucos animais que convivem entre todos os elementos, a serpente também faz parte da mitologia grega. Uma das três Górgonas, a mortal Medusa, possuía cabelo de cobras, e quem olhasse diretamente para ela, era transformado em pedra.
Mas nem todos acreditam que só de maldade é constituída uma serpente. Alguns acreditam que ela é forte aliada contra as forças mais poderosas que possam nos atacar... Uma espécie de amuleto. Na Umbanda é associada a Oxumaré, orixá que rege a renovação. Associa-se também a Oroboro, a serpente que morde a própria cauda formando uma circunferência, símbolo da continuidade e da eternidade.
A serpente pode significar transmutação e cura no Xamanismo. Assim como ela deixa para trás sua pele, podemos deixar nossas ilusões e limitações. No Xamanismo Ancestral ela tem a capacidade de devorar doenças comendo tumores. É importante ressaltar que o veneno da serpente é útil para a produção de vários tipos de remédios. A Serpente Dourada simboliza o saber puro e é a única que consegue eliminar a serpente da ignorância sem sofrer qualquer contaminação.
Um mito difundido por toda a Meso-América foi o do Deus Quetzalcóatl, que era representado como uma serpente emplumada. Sempre benigno, tem um aspecto valente, bom e de heroi integrador. Representa a vida e a abundância da vegetação.
Por baixo de toda pele maléfica, existe uma versão benigna. As serpentes possuem uma simbologia boa tão vasta quanto a ruim.
No Hinduísmo está associada à Kundalini, energia vital e sexual, situada na base da coluna. Se despertada, flui pelo corpo do homem através da espinha dorsal, em forma de uma serpente enrolando-se em espiral, e sobe até chegar à cabeça. Na mitologia grega, Deus Hermes, ao se defrontar com duas serpentes em disputa, estendeu seu cajado e as serpentes se entrelaçaram, formando o caduceu. Esse símbolo mostra a união dos opostos.
A serpente simboliza o sistema nervoso autônomo, e também está associada à sabedoria, à cura e ao autoconhecimento. A ecdise desperta curiosidade e representa algo muito desejado pelo homem em todos os tempos: o rejuvenescimento. Os traços positivos delas também podem ser vistos quando interligadas com a Árvore da Vida, representando bondade e renascimento.
De qualquer forma, uma serpente sempre estará se transformando, e a cada pele, novos mistérios são originados. Não existe uma real definição para uma serpente. Ao mesmo tempo em que são boas, são traiçoeiras. Ao mesmo tempo em que são malignas, trazem positividade. Segredos e enigmas que nunca serão desvendados. A mente humana nunca saberá o que se passa por trás da pele de uma serpente.
Desenvolvimento
            1º Setor (Abertura): Ofidiofilia
            Ofidiofilíaco é uma pessoa que sente atração por serpentes. Em nosso setor de abertura, mostramos essa capacidade das serpentes fascinarem os humanos.
           
            Comissão de frente: Atração
            Na comissão de frente temos cobras de diferentes tonalidades e tamanhos, e em uma analogia aos encantadores de najas, temos serpentes encantando humanos, onde elas seduzem-nos.
           
            Carro 1: O poder das serpentes
            No carro Abre Alas apresentamos as capacidades das serpentes. Uma escultura de uma serpente trocando de pele ao centro, conjunto de esculturas com grandes línguas e lasers nos olhos. Composições com efeitos místicos e tons escuros.
           
            2º Setor: Serpentes venenosas
            No segundo setor temos as serpentes venenosas do Brasil e do mundo. É um setor focado na capacidade de matar e no poder do veneno do animal.
           
            Ala 1: Coral Verdadeira
            Uma das serpentes mais venenosas do Brasil, a cobra coral tem cores peculiares e muitas vezes passa despercebidas aos nossos olhos.
           
            Ala 2: A cascavel e seu chocalho
            A cascavel pode ser reconhecida a distância, pois possui em sua cauda um chocalho, que vibra quando sente a presença de algo perigoso.
           
            Ala 3: Víbora
            Essa espécie de serpente causa uma morte longa e dolorosa. Os efeitos de sua picada são variados e é extremamente traiçoeira.
           
            1º Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira: A fatalidade da naja
            As najas são serpentes imponentes, e nada mais justo do que serem os condutores do pavilhão vestidos com tal fantasia. Quando se sentem ameaçadas, elas levantam a cabeça e se armam contra o inimigo. Podem cuspir veneno a longa distância e são extremamente mortais.
           
            Ala 4 (Bateria): A velocidade de uma mamba
            As mambas-pretas são as serpentes mais rápidas que existem. Elas são de beleza única, porém são agressivas e fatais.
           
            Ala 5 (Passistas): Taipan
            Com a capacidade de coagular o sangue e trancar as veias, o veneno da Taipan é um dos mais letais. Uma serpente australiana, considerada por muitos como a mais venenosa do mundo.
           
            Carro 2: "Venenosa, ela é venenosa"
            Em nossa segunda alegoria está representada aquela comum fala de que alguém é uma cobra. Em uma música de Rita Lee, a mesma diz “é pior do que cobra cascavel, seu veneno é cruel”. O conjunto escultural temos pessoas metade humano e metade serpente, mulheres e homens. Temos também a participação da cantora Tati Quebra-barraco, que disse “veneno de cobra pra mim é suco”, dando a ideia das composições bebendo o veneno que sai da boca da escultura de uma serpente central.
           
            3º Setor: A maldade da serpente
            No terceiro setor apresentamos os simbolismos negativos que envolvem as serpentes. Todas as lendas e superstições que mostram o lado ruim delas.
           
            Ala 6: A tentação da serpente
            A história bíblica de que a serpente seduziu Eva e a fez comer do fruto proibido. A serpente saiu como a grande vilã, dando início ao pecado no mundo.
           
            Ala 7: Individualização da humanidade
            Com o início do pecado, as pessoas passaram a ser mesquinhas e individualistas. As serpentes são tomadas como as grandes culpadas por isso, tornando-se o princípio do egoísmo.

      Ala 8: Sonho tenebroso
            Sonhar com serpentes não é um bom sinal. Quando elas aparecem em nossos sonhos, enroladas no pescoço, devemos prestar mais atenção em nossas relações, e tomar cuidado com o escravismo sexual.
           
            Ala 9: Carta traiçoeira
            No baralho cigano, a carta da serpente é um alerta para tomar cuidado com as pessoas em sua volta e significa que a traição e discórdia está sondando a pessoa.
           
            Ala 10: Símbolo de discórdia
            A gigantesca serpente de Midgard representa a destruição da ordem mundial, pondo em risco todo o equilíbrio do planeta.
           
            Ala 11: Eu Faraó
            No Egito, os faraós usavam o desenho de uma serpente em suas coroas, simbolizando o poder e que eles eram superiores a todos os outros.
           
            Carro 3: O poder de Medusa
            Uma medusa ao fundo do carro, com seus cabelos de serpentes tomando todo o espaço a frente, se espalhando por todo o carro. Todos os elementos estão presentes no carro, e as fantasias das composições são de estátua de pedra.
           
            4º Setor: O lado positivo das serpentes
            Em contraste com o setor anterior, o quarto apresenta os pontos positivos que envolvem as serpentes. Seus significados para povos e religiões.
           
            Ala 12: Amuleto sagrado
            Como se pudesse ser usada como uma arma, as serpentes podem trazer sorte e boas vibrações, como um amuleto que usamos nas horas de necessidade.
           
            Ala 13: A renovação de Oxumaré
            O orixá Oxumaré tem sua imagem associada às serpentes, pois significa uma renovação (pelo fato delas trocarem de pele periodicamente).
           
            Ala 14: O infinito de Oroboro
            A serpente que morde a própria cauda e significa eternidade e positividade é ligada a Oroboro, orixá da umbanda.
           
            Ala 15: Cura pelo Xamanismo
            O veneno das serpentes também pode ser usado como remédio, e curar enfermidades. Os xamãs aproveitaram dessa técnica e usam a serpentes como imagem de cura e benfeitorias.
           
            Ala 16 (Baianas): O saber da Serpente Dourada
            As serpentes douradas podem derrotar as serpentes ruins, sem ser contaminadas. Pode ser usada como uma metáfora, quando nos vestimos como uma serpente dourada, nenhuma maldade do mundo pode nos atingir.
           
            Carro 4: Vida através da serpente emplumada
            O Deus Quetzalcóatl tem sua escultura como uma grande serpente com plumas. Pelo carro temos vegetações e plantações sadias, pois ele era tido como um bom heroi, que garantia a continuidade da vida tranquila. Destaque central representando a bondade da serpente, de forma divina.
           
            5º Setor: Além do saber, o indecifrável
            Em nosso setor de encerramento, apresentamos os sentimentos que as serpentes podem nos transmitir. Por fim, temos a certeza que há muito mais do que sabemos em torno das serpentes, e que são animais extremamente intrigantes.
           
            Ala 17: Um fluido de energia
            A energia que flui pela espinha dorsal, enrolando igual uma serpente, que nos dá força para enfrentar as dificuldades da vida.
           
            Ala 18: A união dos opostos
            O cajado de Hermes significa a união de duas extremidades, dois pontos opostos que deixam as diferenças e se unem, podendo ser um exemplo de não ao preconceito.
           
            Ala 19: Autoconhecimento
            Estão ligadas à capacidade de se autoconhecer, buscar tirar seus parasitas e ver o verdadeiro ser, a sabedoria da alma.
           
            Ala 20: Rejuvenescimento
            Por sempre trocarem de pele, as serpentes sempre têm aparência jovial, algo que a humanidade sempre procurou. Traz um sentimento de felicidade a quem experimenta e busca se sentir mais novo.
           
            Ala 21: Bondade e renovação
            Quando ligadas à árvore da vida, as serpentes representam bondade e renascimento. A capacidade de sempre buscar ser o melhor que puder e poder recomeçar quando falhar.
           
            Ala 22(Velha Guarda): Domínio das serpentes
            A galeria de velha guarda vem vestida com trajes nobres, representando a realeza das serpentes.
           
            Carro 5: Mistérios eternos – fascinação e encantos
            Para encerrar o desfile, um carro repleto de simbolismo, com elementos de todo o desfile, em uma grande síntese de que as serpentes vão além das definições e podem ser muito mais fascinantes do que pensamos. Muitas composições e efeitos luminosos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores