Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

domingo, 26 de abril de 2015

Enredo 24 - Vai Dar “T-R-E-Z-E” na Cabeça!



Nome Oficial: Grêmio Recreativo Escola de Samba Virtual 18 KLTs.
Presidente: Danilo Guerra.
Fundação: Março de 2003.
Símbolo: Diamante.
Cores: Azul, Verde e Branco.
Carnavalesco: Danilo Guerra.
Bateria: Tsunami.
Classificações:
v 8º lugar no 1º Concurso de Enredos Abacate 2003, “Sou Sombrio, Anfitrião das Tragédias, Sou do Desgosto, Quem Sou Eu?... O Mês de Agosto!?”; Comissão de Carnaval, abriu o Desfile das Campeãs.
v 19º lugar no 2º Concurso de Enredos Abacate com o Enredo 2004: “A Hora da Estrela” com Fernanda Montenegro. A Grande Dama da Cultura Nacional na Ribalta do Carnaval. Danilo Guerra (Carnavalesco).
v 3º lugar no 5º Concurso de Enredos Abacate 2014: “Os Crimes Momescos – Uma Viagem aos Personagens dos Detetives. Elementar, Meu Caro Folião!” Danilo Guerra (Carnavalesco).
v  5º lugar no 6º Concurso de Enredos Abacate 2014: “O Carnaval Tributário – A Folia dos Tributos”. Danilo Guerra (Carnavalesco).




Enredo: Vai Dar “T-R-E-Z-E” na Cabeça!
Nº de Alas: 40 Alas.
Nº de Alegorias: 7 Alegorias e 4 Tripés.
Nº de Componentes: 4.000.


Enredo: Vai Dar “T-R-E-Z-E” na Cabeça!

Justificativa e Escolha do Enredo:
O enredo sobre o número 13 se justifica por ser um tema original, inédito e que tem muitas histórias, muitas curiosidades para ser contada. Todo o universo desse enigmático número será desenvolvido e retratado de uma forma leve e bem-humorada, não iremos deixar que seu “lado negro” possa nos atrapalhar. A história da escolha deste enredo é curiosa e verdadeira: Já havia feito algumas pesquisas iniciais sobre o tema, mas nada estava decidido, até que... Certo dia me pego a olhar, despretensiosamente, o calendário de 2015 e meus olhos correm a folhinha do calendário até o início do Carnaval? E acreditem! Chego a me arrepiar! Fevereiro, Sexta-Feira 13, não pode ser mera coincidência. Garanto que muitos foram até conferir! Incrível! Será a magia deste número agindo mais uma vez? Lógico, fechei na hora com esse enredo, só pode ser uma mensagem positiva dos astros ou sabe-se lá de quem for e eu aposto que Vai Dar “T-R-E-Z-E” na Cabeça!, já deve estar escrito, Inshallah!!!
Danilo Guerra, Carnavalesco

Sinopse: Vai Dar “T-R-E-Z-E” na Cabeça!
13
, hummmmm... Sei não! Muitos me fazem caretas e até viram a cara para mim. Não ligo e já de “cara” quero polemizar e também encantar! Sorte ou azar, sei lá? Crendice popular! Xô mau-agouro, passa fora “uruca”! Sou da fé, devoto de Santo Antônio e nessa procissão de alegria ele há de nos ajudar! O certo é que tenho magia e muitas histórias pra contar. Superstições, mitos e verdades vou lhes apresentar. Sou sagrado em algum lugar? Curiosidades irei revelar. Para mim tenho até uma fobia, mas mesmo assim, vou me acabar nessa folia! E quem aí tem pavor do número 13? Tenho não, mas, por favor, não me convidem para sentar à mesa com 13 lugares, muito menos a subir ao 13º andar ou na 13ª fileira da poltrona do avião sentar, cruz credo, sai pra lá! Pelos Maias e Astecas vou passar. Nas treze colônias chegar. E nessa Odisseia até à lua vou explorar. Até nas artes vou me arriscar: Música, Cinema, Literatura, o sucesso eu quero trilhar! Estou presente até em fábulas infantis e a 13ª Porta não abrirás! A “Sexta-Feira 13” vai te assustar e Jason será que dessa vez vai sambar? Na escola sou estudado, mas é na matemática (Ah! Na matemática!) que literalmente serei fracionado, somado, dividido, subtraído, “exponenciado”, enfim sou “Primo” e serei “trucidado”. Aventurar-me-ei no meu lado mais Oculto e decifrar-me-ei no Esoterismo. A minha carta do Tarô vai revelar que a vida irá mudar e que a sorte há de brilhar, Inshallah!!! Entro na disputa para ganhar e o jogo vai virar, quer apostar? Pelo “13” vou “bingar”, “roletar” e no bilhar encaçapar. Sou o verdadeiro Rei do baralho!!! E no bicho o que é que deu, alguém perguntou? Deu galo! Zagallo já dizia: “Vocês vão ter me aturar, engolir seja lá o que for. E o meu time? Ah, isso é fácil! É o Treze FC, vai encarar! “Treze querido tu és o maior...” (trecho do hino). E até na Seleção eu fui parar, é pouco ou quer mais? Posso ser até viral! E nas eleições na minha legenda irás votar? Quero no final do ano o 13º torrar. E quando fevereiro chegar o 13 eu serei na maior festa popular! E tudo se iniciará em plena Sexta-Feira, 13. Pra tudo se acabar na quarta-feira e a 13ª estrela conquistar! Por isso irei te homenagear afinal tu és “Maravilhosa e soberana, de fato Nilopolitana”, “A Deusa da Passarela”. Não quero no 13º lugar terminar. Desejo muito comemorar e poder gritar, ecoar: “Com o 13 na cabeça vamos GANHAR!!!”. Beijos e mais beijos vamos dar para celebrar! É de arrepiar! Boa sorte a todos, que o 13 nos proteja!
Danilo Guerra, Carnavalesco
gresal77@bol.com.br
* Obs: Pra não contrariar esse Enredo foi todo escrito com o tamanho da fonte nº 13, lógico não vou arriscar.



Enredo: Vai Dar “T-R-E-Z-E” na Cabeça!
Roteiro do Desfile:
Responsável pelo Roteiro do Desfile: Danilo Guerra
Comissão de Frente: Representam os “13 signos do Zodíaco” que serão convidados pra um banquete. Mas como assim, 13? Não eram 12? Apresento-lhes Ophiuchus, o Serpentário, o 13º signo zodiacal segundo a “nova astrologia”. E seu signo continuará o mesmo? Segundo a nova teoria, os "serpentários" são os que nascem entre 29 de Novembro e 17 de Dezembro, posicionando-se entre Escorpião e Sagitário. Seu símbolo é a Serpente. A polêmica está lançada!

Junto a essa pequena “confusão zodiacal” a Comissão de Frente fará mensão a partes do enredo que serão apresentados mais adiante, como a uma das possíveis origens da má fama do numeral (os 13 a mesa), a uma fábula infantil “A Protegida de Maria” com suas 13 portas, uma para cada um de nossos convidados adentrarem ao espetáculo, ao galo, símbolo do Treze FC e do jogo do bicho, além de truques de mágicas. O humor, a leveza, a malandragem e o lúdico irão pautar a apresentação.
Tripé cenográfico da Comissão de Frente: “O Banquete Está Servido”
A CF será composta de 30 pessoas, sempre no máximo 15 pessoas aparentes. São 13 Signos (26 pessoas ao todo, 2 pares com fantasias iguais), 2 Maitres* gêmeos, 1 Galo como Mascote do lugar e 1 Franguinha como prato principal (única mulher no grupo). Terá o uso de um grande tripé alegórico que servirá de apoio para toda a apresentação.
Os signos terão fantasias leves e ágeis, usarão malhas com cores* e símbolos característicos bordados no peito e nas costas de fácil identificação e comunicação com o público, o serpentuário virá nas cores alvinegras (o intruso).
Resumo da apresentação: Será realizada em 2 Atos principais: O 1º Ato será junto as 13 portas por onde os 13 signos, convidados para jantarem num famoso restaurante carioca, adentram e interagem e no 2º Ato será junto à “mesa encantada” preparada em cima do tripé alegórico. Para o banquete foram feitas então reservas para treze lugares. E levando-se muito a sério a crendice popular de que quando 13 pessoas sentam-se para fazer as refeições, a morte de uma delas já estaria premeditada, esse restaurante, prepara uma mesa para 14 participantes. O 14o lugar à mesa não ficará vazio: ele será ocupado por um galo, espécie de mascote do lugar, e dessa forma espantar de vez todo o mau agouro. Essa é uma tradição usada em muitos restaurantes londrinos e parisienses. Em Paris, esse serviço tem até nome chamado de “convidado profissional nº 14”. Aqui a mágica aparece com o auxílio da tal mesa e de cloches* (os segredos não poderei revelar), que num determinado momento surgirá um apetitoso frango assado, o prato principal, frango assado não franga assada, pela qual nosso mascote ficará caidinho de amores e não deixará ninguém degustá-la, o esperto galo faz mágica e com o auxílio do “cloche mágico” dá vida a bela franguinha. Será que eles vão ficar felizes no final? O nome e o símbolo de nossa escola, assim como o logo de nosso carnaval também aparecerão e sumirão dessas bandejas mágicas.
* O Maitre é a pessoa encarregada de destinar os clientes às suas mesas. Aqui na CF ficará também responsável de abrir as 13 portas e de levantar a tampa dos cloches.
* Cloche é uma espécie de bandeja com tampa, onde ficam os pratos prontos e servem para conservar a sua temperatura antes de serem servidos.
  * Cores signos.





Obs: Alguma dúvida que porventura possa surgir eu poderei esclarecer, tudo foi pensado e tudo tem uma explicação plausível e que pode ser concebida.
1º Setor – Crendice Popular: Sorte x Azar!



1º Setor representa todo fascínio e simbolismo do número 13, Sorte para uns e Azar para muitos outros. Para nossa escola vamos apostar sempre no 13 da Sorte.

1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Representam uma noite de lua cheia em plena sexta-feira 13. O Mestre-Sala será o brilho da noite, sua fantasia será preta, e a Porta-Bandeira será a bela lua cheia do dia 13, sua fantasia será branca e folha de calendário com o dia 13 marcado estará na sua saia, em sua coroa também terá o nosso número da sorte.

Guardiões do 1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira. (Representam todas as assombrações que rodeiam o nº 13). Fantasia: Fantasminhas camaradas.
Ala 1 – “Xô Uruca” (Representa toda a “fama” de azar e de “mau-agouro” que o 13 tem e que ficará bem longe deste nosso carnaval). Fantasia: Gatos Pretos.
Ala 2 – Romeiros da Fé - Santo Antônio (Ala da Comunidade). (Seu dia é comemorado em 13 de Junho, é o santo casamenteiro, dos pobres e de quem procura objetos perdidos; a nossa escola busca o troféu de campeão). Como adereço de mão o estandarte do santo.



Ala 3 – “A Sorte Está Lançada, Vai Dar 13 na Cabeça” - Ala das Baianas (Representam toda a sorte e a energia trazida pelo número 13 à escola e às pessoas. Trevos de quatro folhas, figas, patuás, terços, ferraduras, pés de coelho, entre outros amuletos estarão nas suas fantasias para atrair muita Sorte, o 13 lógico estará estampado nas saias das fantasias. São 200 Baianas, fantasias tradicionais, brancas);




Alegoria 1 Abre-Alas: “O Enigmático nº 13: Sorte X Azar”. Carro acoplado, o 1º carro será o 13 da Sorte, em tons claros, trará nosso símbolo, um enorme Diamante, giratório, com o 13 em cima, anjos, pombas brancas, cristais, trevos de quatro folhas, figas, patuás, terços, ferraduras, pés de coelho, entre outros amuletos também estarão presentes nessa 1ª parte. No 2º carro, todo negro, será o 13 do Azar, terá uma grande figura da morte com sua foice, urubus, morcegos e gatos pretos estarão nessa parte negra do carro.

2º Setor – Origens Do Seu “Mau Agouro”:
O 2º setor traz algumas das possíveis origens do “Mau Agouro” do número 13 e fecha onde ele é símbolo de sorte e prosperidade.

Grupo Performático 1: As 13 Estátuas. (13 integrantes fantasiados de estátuas, a do imperador é a única colorida. Na Antiguidade o número 13 tornou-se de mau agouro, depois que o Imperador Felipe da Macedônia acrescentou a sua estátua às dos doze deuses* do Olimpo para serem levadas a frente de uma procissão. Logo em seguida, ele foi brutalmente assassinado em 336 a.C.).
* Zeus, Hera, Poseidon, Atena, Ares, Deméter, Apolo, Ártemis, Hefesto, Afrodite, Hermes e Dionísio.
Ala 4 – Origens Biblícas 1 - Santa Ceia (Representa a última ceia de Jesus Cristo e seus 12 apóstolos (entre eles Judas, o traidor), antes de sua cruxificação, 13 pessoas à mesa). Esquece-se que da morte veio a Ressurreição de Cristo. (Fantasia de apóstolos).




Tripé 2: “A Última Ceia” (famoso afresco de Leonardo da Vinci. No Tripé, Da Vinci está num antigo andaime com escadas trabalhando em sua belíssima obra);

Destaque de Chão: A Besta do Mar. (Segundo João, uma Besta de sete cabeças e dez chifres sai do mar).



Ala 5 – Origens Bíblicas 2 – Apocalipse. Na Bíblia o fim do mundo começa no Capítulo 13 do Apocalipse. O anticristo, a besta do mar e o número da besta são citados nesse capítulo. (Fantasia representa anjos do apocalipse).



Ala 6 – Origens na Mitologia Nórdica I. (12 Deuses Nórdicos foram convidados para um banquete por Odin. Loki, irado, Deus do mal, do fogo, da trapaça e da discórida, aparece sem ser convidado, arma uma grande briga que acaba fulminando Balder, o favorito, o protegido dos deuses. Daí surge a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa). (Fantasia de Deuses Vikings);
Destaque de Chão: A bela Frigga;



Ala 7 – Conta Um Conto Aumenta Um Ponto - Origens na Mitologia Nórdica II. (Segundo outra versão, a igreja, sempre ela, na tentativa de “cristianizar” os povos bárbaros da Europa, que tinham na Deusa Frigga, Deusa do amor, da fertilidade e da Beleza, grande adoração, decidem demonizar sua imagem, transformando-a numa bruxa. Segundo a igreja em toda sexta-feira, ela se reuniria com o demônio e onze feiticeiras para rogar pragas contra a humanidade). (Fantasias de Bruxas e de Diabinhos).
Ala 8 – Perseguição do Rei Francês Filipe IV aos Cavaleiros Templários. Quando o monarca francês decide cobrar impostos da Igreja Católica, o Papa Bonifácio VIII indignado o excomunga; Filipe “O Belo” tenta, em vão, entrar para a Ordem dos Templários para se reaproximar da sua igreja. Por vingança a sua recusa, declara ilegal essa Ordem e ordena à prisão, tortura e morte de cerca de 5 mil cavaleiros. Isto ocorreu em 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira. (Fantasias representam os Cavaleiros Templários).



Alegoria 2: “O 13 Sagrado”. Diferente de quase todo o resto do Planeta em alguns países, como na Índia e na Tailândia, o número treze é considerado sagrado. Na Índia o número 13 é símbolo de prosperidade, visto como amuleto. Já na Tailândia ele está relacionado com a boa sorte; Inclusive o Ano Novo Tailandês é comemorado no dia 13 de abril. Nesse dia, jogam-se água uns nos outros, para lavar os maus agouros. Destaque para os atores Bruno Gagliasso e Thammy Miranda que trazem o 13 tatuado em seus corpos, símbolo de sorte.






3º Setor: Curiosidades do Treze:
Algumas curiosidades e peculiaridades que cercam o número treze estarão nesse 3º Setor.
Ala 9 – Só não vale ter fobia da alegria. (A Ala representa as fobias pelo nº 13 e pela sexta-feira 13). (Fantasias de Gregos para eles pela origem das palavras e para elas são as grávidas que preferem passar a 13ª semana para anunciar sua gravidez). O medo extremo do número 13 é chamado de triscaidecafobia. Já quem tem medo da sexta-feira 13 são os parascavedecatriafóbicos (do grego “paraskevi” = sexta-feira, “dekastreis” = treze e “phobia” = medo, é uma variação para o termo triskadekafobia = fobia do número treze). Mais de 60 milhões de pessoas no mundo alegam mudar suas rotinas nas sextas-feiras 13. Algumas não vão trabalhar, outras evitam dirigir e as mais medrosas passam o dia todo na cama. Muitos pais por aversão ao número registram seus filhos ou no dia 12 ou no dia 14. Gestantes evitam falar que estão grávidas até passar a 13ª semana de gestação.
Tripé 3: “Aperte o 13, por favor!” (O tripé traz um elevador que omite o número 13. Em alguns lugares do mundo, a superstição é tão forte que não existe o 13° andar de prédios, do 12° pula-se para o 14°).



Destaque de Chão: Rainha Babilônica;
Ala 10 – Babilônia (Representa a omissão do nº 13 no Código de Hamurabi*, considerado um mau presságio pelos Babilônicos) (Fantasia: Babilônicos).
*O código de Hamurabi - compilação de 282 leis e decretos patrocinadas por Hamurabi, rei da Babilônia, por volta de 1.772 a.c. Considerado uma das legislações mais antigas e base e origem do Direito. A Lei de Talião é uma de suas mais famosas, frequentemente expressa pela máxima “olho por olho, dente por dente”.
Ala 11 – Treze Luas (Representa o calendário Maia). Para os Maios o 13 é a representação do próprio tempo. No Calendário Maia, também chamado de Calendário da Paz, tinha treze luas*. (Na Fantasia Maia estará a simbologia do nº 13 na numeração maia =  


e outras tipicidades culturais).

* Lua Magnética do Morcego (Propósito), Lunar do Escorpião (Desafio), Elétrica do Veado (Serviço), Existente da Coruja (Forma), Harmônica do Pavão (Esplendor), Rítmica do Lagarto (Igualdade), Ressonante do Macaco (Sintonia), Galáctica do Falcão (Integridade), Solar do Jaguar (Intenção), Planetária do Cachorro (Manifestação), Espectral da Serpente (Liberação), Cristal do Coelho (Cooperação) e Cósmica da Tartaruga (Presença).


Ala 12 – Treze Céus (Representa o calendário Asteca). Para os Astecas havia treze céus no Universo e a semana tinha treze dias, imagimem só isso nos dias atuais. Os Astecas tinham 13 céus*. (Fantasia de Astecas).
Omeyocín (Região da Dualidade), Teteocín (Morada dos Deuses), Yayauhtlín (Região Vermelha), Cozauhquitlín (Região do Amarelo), Iztlín (Região Branca), Iztlacoliuhqui (Região Onde se Chocam as Lâminas de Obsidiana), Ilhuicatl Xoxouhqui (Aquele que Mostra seu Rosto Durante o Dia), Yayauhco (Região Celeste Verde e Negra), Ilhuicatl Mamoloaco (Lugar Onde as Estrelas Fumegam), Ilhuictlal Huitztlín (Onde se Move Vénus), llhuicatl Tonatiuh (Onde se Move o Sol), llhuicatl Citlaco (Onde se Movem as Estrelas) e llhuicatl Meztli (Onde se Move a Lua).



Destaque de Chão: A Bela Yankee.
Ala 13 – As 13 Colônias (13 colônias Norte-Americanas do Reino da Grã-Bretanha, todas localizadas na faixa leste do território Yankee, descontentes com a metrópole, pela cobrança de altos impostos, por julgamentos arbitrários, entre outras causas, decidem pela independência e iniciam guerra com a Inglaterra. Como resultado, temos a independência dos EUA. (Na fantasia estará a águia heráldica americana que traz em sua garra esquerda treze flechas e na direita um ramo de oliveira, símbolo da paz, com treze folhas, possui treze estrelas sobre a sua cabeça representando as 13 Colônias que originaram o país; a bandeira americana também possui 13 listras com a mesma simbologia. Notas de dólar, a águia heráldica, a bandeira, entre outros símbolos americanos estarão nessa fantasia);






     
Ala 14 – “Astronautas de Mármore” (Representa a tripulação da missão espacial da Apollo 13. Fantasias de Astronautas).

Alegoria 3: “O 13 no Espaço Sideral” (A alegoria representa a nave Apollo 13. A missão espacial lunar Apollo 13 da NASA foi lançada no dia 11 de abril de 1970 às 13:13 horas. Foi a única missão à Lua mal sucedida da NASA, pois no dia 13 de abril de 1970 o tanque de oxigênio da nave explodiu forçando a tripulação a permanecer em condições mínimas de sobrevivência durante seis dias, nem chegando a seu destino. O azar só não foi maior porque os três astronautas conseguiram voltar para a Terra, sobrevivendo ao acidente). (Uma grande nave, o símbolo (três cavalos alados), planetas, sol, lua, estrelas, ETs, astronautas estarão nesse carro).



4º Setor – O 13 Nas Artes:
Nesse setor o 13 invade as Artes: Música, Cinema e Literatura, não necessariamente nessa ordem.
Ala 15 – Ópera de Wagner (Representa a ligação do místico número na vida do músico alemão Richard Wagner. Nascido em 1813, a soma das letras do seu nome é 13, compôs 13 óperas (entre elas Tristão e Isolda, O Anel de Nibelungo e O Navio Fantasma) e morreu num dia 13). (A fantasia são piratas de “O Navio Fantasma”);



Ala 16 – Number 13 (Representa o famoso diretor de cinema Alfred Hitchcock, Mestre dos filmes de suspense, que se dizia perseguido pelo número 13. Por causa disso, batizou seu primeiro filme de “Number 13”. E não é que deu azar? Com o dinheiro que tinha na época (1922), Hitchcock só conseguiu rodar algumas cenas do filme mudo. O roteiro acabou se perdendo com o tempo. O centenário do nascimento mestre do terror foi comemorado no dia 13 de agosto de 1999, uma sexta-feira 13). (Fantasia remeterá a dois filmes célebres: “Os Pássaros” de 1963 com seus corvos, pardais e gaivotas, e “Psicose” com a famosa cena da mulher tomando banho sendo atacada. Inspirei-me na foto abaixo pra desenvolver a fantasia de uma forma mais divertida do que sinistra, touca de banho, toalha enrolada, dentro de uma banheira (presa por suspensórios) ficará o integrante da ala, escovão, cortina do boxe de plástico com a “sombra” de um malfeitor querendo esfaqueá-lo(a), em cima do box/suporte da cortina, corvos, gaivotas e pardais. A estrutura do boxe do banheiro estará presa à banheira).


Ala 17 – Os 13 Capítulos (Representa o livro “A Arte da Guerra” escrito por Sun Tzu, considerado uma Bíblia da estratégia no mundo dos negócios, um dos clássicos mais influentes do pensamento oriental). (Fantasia de Chineses traz entre outras coisas o dragão chinês que estampa uma das capas do famoso livro);



Destaques de Chão: Malévola, a 13ª Fada.
Ala 18 – O 13 Nas Fábulas Infantis. (Ala das Crianças – Também nas fábulas infantis o 13 é sinônimo de perigo: A intrusa décima terceira fada (em A Bela Adormecida*, versão Irmãos Grimm) e a décima terceira porta, que não deve ser aberta de maneira alguma (na fábula A Protegida de Maria*, também versão Irmãos Grimm). (Serão fantasias variadas representando ambas as histórias: Fadinhas, princesas, príncipes, árvores encantadas, portas com chaves como adereços de mãos e a virgem Maria).
* Em A Bela Adormecida, fábula mais conhecida de todos nós, os reis para comemoram a chegada de sua 1ª filha convidam as 12 fadas do Reino, deixando a 13ª fada, Malévola de fora. Malévola amaldiçoa a menina “ao completar quinze anos, irá espetar o dedo numa roca de fiar e cairá morta”, a 12ª fada ainda não havia lhe dado seu presente e desejou: “Mas não será uma morte de fato, ela apenas cairá em sono profundo”. A profecia se fez. No final um príncipe a beija e desperta a bela moça e os dois vivem felizes para sempre.
* Em A Protegida de Maria um pobre casal oferece a filha à Virgem Maria para que a santa possa cuidá-la e protege-la lá no céu. A Virgem Maria certa vez precisa deixar a menina tomando conta de tudo e lhe entrega as 13 chaves e lhe aconselha para nunca abrir a 13ª porta. Curiosa a menina abre a porta. Quando a mentira é descoberta, apesar de sempre negada pela menina, a Virgem Maria pune-a, mandando de volta à floresta e deixando-a muda. Envergonhada e sem ter pra onde ir esconde-se numa árvore oca da floresta. O tempo passa e um rei encontra e encanta-se pela moça e casa-se com ela, apesar de não falar uma palavra. Como punição pela moça nunca ter dito a verdade a Virgem Maria a cada filho dela nascido era levado para morar no céu. Por tudo isso, a rainha é condenada a morte. Virgem Maria por piedade traz de volta seus filhos, devolve-lhe a fala.

Madrinha da Bateria: Lago do Amor (Na história Jason, supostamente, se afoga nesse lago por negligência de monitores).
Rainha da Bateria: Mocinha Indefesa, Alice. (Personagem presente nos dois primeiros filmes da série).
Ala 19 – Bateria: Jason vai sambar (São 300 Ritmistas. Representa o famoso personagem Jason Voorhees, assassino em série, do filme Sexta-Feira 13 que ataca suas vítimas sempre nessa mesma data).
   

Ala 20 – Passistas - Os roqueiros na folia. (Representam um dos álbuns da banda de heavy metal Black Sabbath que se chama 13); (A fantasia traz o próprio logo da banda britânica, diabinhos e diabinhas de longas asas, chifres e rabinhos).





Alegoria 4: “Estou em Cartaz - O 13 nas Artes”. Vários cartazes de filmes onde o nº 13 figura no nome/título da obra estarão revestindo todo o carro. Só em 2013, 9 filmes usaram o 13 em seus nomes, pensaram que fosse outro número heim. Neste carro teremos claquetes, pipoca, câmeras, notas musicais, rolos de filmes, uma grande tela de cinema (irá passar vários cartazes de filmes, irá mostrar também Angeline Jolie e sua tatuagem do XIII e cenas do filme Malévola, onde interpréta a 13ª fada, e a cantora Taylor Swift que tem paixão pelo número e usa-o como amuleto: "Oi, sou Taylor. Amo o número 13", é assim que a cantora apresenta-se em seu site, está presente até na sua conta no Twitter: @taylorswift13). O livro de suspense policial “O Treze à Mesa” de Agatha Christie virá também na alegoria. Na parte traseira do carro a pintura de Da Vinci “A Última Ceia” estará terminada (vide tripé 2).
   Livro
     






















5º Setor – Na Escola Vou Estudar:
No 5º Setor o 13 chega aos bancos escolares: Da temida matemática, passa pela História, Química até chegar na Biologia e toda a biodiversidade do Arquipélago de Galápagos que serviu de base para Charles Darwin desenvolver seus estudos e sua teoria.
Ala 21 – Sou Primo* na Matemática (Representam os alunos; na fantasia calculadoras, tabuada, as 4 operações da matemática, o 13 em frações e como expoente também estarão sendo retratadas).
* Número Primo: Nome dado aos divisíveis por um e por eles mesmos.

Ala 22 – 13 Naus do Descobrimento (História - A partida das 13 naus de Pedro Álvares Cabral de Lisboa e sua difícil trajetória pelo mar desconhecido). Representam a chegada dos Portugueses ao Brasil. (Ala dos Portugueses será uma Ala Especial formada por cadeirantes, onde as naus irão ornar as cadeiras de rodas, o cadeirante vai vir de fantasias de portugueses e terão lunetas como adereço de mão, cada cadeirante terá um auxiliar que irá os conduzir e estarão caracterizados de índios).
Ala 23 – Libertos! (Em 13 de Maio de 1888, a princesa Isabel assina a Lei Áurea que acaba com a escravidão no Brasil - Ala dos Negros, coreografada).
2º Casal de Mestre Sala e Porta-Bandeira: Nanã e Omolu (A religião negra é a caracterização do 2º casal com os dois Orixás que têm o treze como número da sorte, Obaluaiê ou Omolu para o Mestre-Sala e Nanã para a Porta-Bandeira) (Suas fantasias trarão os elementos característicos desses Orixás).
 Omolu MS e  Nanã PB
Destaque de Chão: Viva a Democracia! (Sua fantasia terá as cores da nossa bandeira);
Ala 24 – Ditadura nunca mais! (A Ala representa o principal Ato Institucional da Ditadura Militar no Brasil, o AI-5, que foi decretado no dia 13 de dezembro de 1968, numa sexta-feira). (A fantasia será de militares com armas com flores).
Ala 25 – Química: 13 do Alumínio (Representam o número atômico do elemento químico Alumínio). (A fantasia terá elétrons e outros símbolos da química como tubos de ensaio, terá uma panela de aluminio como chapéu e serão feitas com latas de refrigerante e/ou cerveja);


   
Destaque de Chão: Ave Galapaguenha (A sua fantasia representa pássaros Tentilhões de Galápagos, são 13 espécies dessa ave no arquipélago. São aves endêmicas*, famosas, pois serviram de base a estudos de pesquisadores, através dos quais se comprovou a teoria da Seleção Natural de Darwin).
* Endêmicas: Típicas de uma região específica ou de algum lugar.
Alegoria 5: “A Biodiversidade de Suas Ilhas Darwin Estudou” (Esse é o nº de Ilhas que formam o arquipélago de Galápagos no Equador que desde a passagem de Darwin por lá é o principal laboratório vivo de biologia do mundo. A teoria da Seleção Natural Darwin pesquisou e publicou na obra A Origem das Espécies). Sua famosa fauna estará presente nessa alegoria: tartarugas, iguanas-marinhas, pinguins, falcões, fragatas, alcatraz de pata azul, borboletas entre outros. Uma grande escultura de Darwin também estará presente.








6º Setor – No Ocultismo e no Esoterismo Estou Lá:
O universo do número treze no ocultismo e no esoterismo será retratado no 6º Setor.
Ala 26 – Na Numerologia. (O 13 é formado pelos números 1 e 3. O 1 significa coragem, iniciativa e disposição para correr riscos. Já o 3 representa a autoconfiança e o otimismo de acreditar no melhor da vida. Tanto o 1 quanto o 3 gostam de liberdade e não apreciam dar satisfações. Ambos detestam ser mandados e seguir regras). (A Ala trará fantasias dos 9 algarismos, que estarão misturados, até que o 1 junte-se ao 3, formando o treze).



Ala 27 – Sou Imortal. (No taro Egípcio o 13 representa a Imortalidade a Transformação. Para eles, a vida era uma busca de ascensão espiritual que ocorria em 13 fases, 12, nesta vida e na última (13) a "vida eterna" após a morte. Na carta os maços de trigo e das flores representam o Renascimento. As flores, o começo da vida. O trigo, o final). (Serão duas fantasias: Faraós e do Deus Anúbis, cabeça de chacal, Deus da morte, associado a mumificação e a vida após a morte, em ambas as fantasias a estampa da carta 13 do taro Egípcio).





Ala 28 – 13º Grau. (O grau 13 na Maçonaria é um Grau Capitular*, representa o Mestre do Arco Real de Salamão. A pirâmide, símbolo maçom, possui treze degraus)(Símbolos maçônicos estarão na fantasia).
* a Maçonaria é dividida em hierarquias de Graus. Possui 4 níveis: Loja Azul ou Graus Simbólicos (1º Aprendiz, 2º Companheiro e 3º Mestre), Graus Capitulares (do 4º ao 18º grau, aqui esta o 13º Mestre do Arco Sagrado de Salamão), Graus Filosóficos (do 19º ao 30º grau) e Graus Superiores (31º Grande Juiz Comendador ou Inspetor Inquisidor, 32º Sublime Príncipe do Segredo Real e o 33º Soberano Grande Inspetor-Geral).





Ala 29 – O Arcano 13 (No tarô essa carta é a da Morte. Antigamente, quando o Tarô começou a ser consultado como oráculo tinha essa significação literal, o fim da vida, e apenas o número aparecia escrito nela. Com o passar do tempo, o tarô moderno passou a dar outras interpretações à carta. Nem sempre é a morte física, mas de transformações, mudanças, necessidade de sair de zona de conforto). (Fantasia de caveira, capa preta, foice de adereço de mão);

Destaque de Chão: A cigana lê o seu Baralho.
Ala 30 – A Criança. (13 no baralho cigano representa a Criança. Significa nosso lado mais espontâneo e verdadeiro, a ingenuidade. A criança que habita dentro de cada um, a postura de estar aberto perante a vida. Também simboliza a infância e os filhos. No amor, a carta A Criança pode significar gravidez, dependendo das cartas vizinhas, ou que coisas novas e positivas estão para acontecer. Jovialidade, pureza de intenções e de sentimentos. A carta cigana pode também significar imaturidade e irresponsabilidade).





Tripé 4: “Libere a Criança que Tem Dentro de Você”. Representa a Carta 13 do baralho cigano: A Criança.

7º Setor: No Jogo Eu Vou Ganhar, Inshallah!!! Façam Suas Apostas:
Entramos no setor onde o 13 aparecerá em vários tipos de jogos.
Ala 31 – Pelo 13 vou “Bingar” e no “Bilhar” Encaçapar (Representa o jogo do bingo e a pedra 13 e o jogo de bilhar/sinuca onde a bola 13 é da cor Laranja) (Fantasia terá cartelas de bingo, bola 13, tacos, mesa de bilhar).




Grupo Performático 2: “O Clube do Bolinha”. Representa o antigo Clube dos Treze. Entidade criada para defender os interesses políticos e comerciais dos 13 supostos principais clubes de futebol do Brasil: Internacional-RS, Grêmio, Cruzeiro, Atlético-MG, São Paulo, Santos, Corinthians, Palmeiras, Bahia, Vasco da Gama, Botafogo, Flamengo e Fluminense. (formado por 13 integrantes fantasiados de mascotes ou símbolos de cada um desses times).
Ala 32 – Treze FC (A Ala traz a equipe alvinegra paraibana da cidade de Campina Grande, também chamada de o Galo de Borborema. Seu torcedor é o trezeano). (A Fantasia será em branco e preto, trará o mascote, o galo, com chapéu de palha, sandália de dedo, camiseta bicolor e calção, com um escudo com o distintivo do time na mão).


Destaque de Chão: Trofeu da Vitória (Madrinha desta 2ª Ala de crianças).
Ala 33 – O Camisa 13 Canarinho (2ª Ala de Crianças) Você Sabia? Pelé, o Rei do Futebol, usou o número 13 em sua primeira partida na Seleção. Curiosamente, treze anos depois Pelé voltou a vestir a camisa 13, já sob o comando de Zagallo. (Fantasia de canarinhos com a camisa amarela de nº 13, com a coroa de rei).
Ala 34 – “Deu Galo...” (Representa o Jogo do Bicho) (Mais uma vez o galo na jogada, a Ala trará na fantasia o galo de rinha, outra contravenção em nosso país: Galo musculoso, tatuado, com máscara com cristas e bicos longos na cabeça, com luvas de boxes e com os rabos de galos).




Ala 35 – Jogos de Cartas e Bilhetes de Loteria (Existe 13 cartas de cada naipe no Baralho, do As ao Rei). (A ala terá duas fantasias: Rei do Baralho, símbolo da 13ª carta, para eles e a Zebrinha da Loteria Esportiva, fazendo uma alusão aos bilhetes de loteria para elas, a cartela da mega-sena com o treze marcado, o cifrão do dinheiro também virão na fantasia além de figas da sorte).





3º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Representa o Grupiê e a Roleta da Sorte. (Representam os jogos de cartas e de roleta).

Alegoria 6: “No Jogo Eu Vou Apostar e no 13 Vou Ganhar”. O carro terá um grande cassino, será uma síntese de todos os jogos descritos anteriormente nas alas. Destaques para a presença de Pelé e Zagallo. (Zagallo, aliás, gosta, e muito, do número. Mora no 13º andar, casou-se no dia 13, a placa de seu carro é 1313, devoto de Santo Antônio, 13 de Junho. Nos tempos de jogador depois que passou a vestir a camisa 13, começou a fazer gols e a se destacar no futebol brasileiro).

8º Setor – E Para Finalizar Mais Algumas Curiosidades... Para no Carnaval Vou Me Acabar:
Neste último setor mais algumas curiosidades serão lembrados: vírus de computador, partido político, dia do beijo e 13º salário. Para fechar com o próprio Carnaval que se inicia numa sexta-feira 13.



Ala 36 – Ataque viral (A ala representa o primeiro ataque em computadores, ingleses, por um vírus chamado: “Sexta-Feira 13”, em 1989). (Fantasia de vírus, computadores, caveira do pirata, enormes seringas como adereços de mão como sendo o “remédio/antídoto”).
Ala 37 – E nas eleições eu vou votar? (Representa o partido político PT, amado e odiado por muitos) (Na fantasia está a faixa presidencial, a estrela símbolo do partido, urna, voto, brasão da República).



Ala 38 – 13º Salário eu vou torrar! (Ala dos Compositores); Em relação ao dinheiro a superstição passa bem longe, pois eu não conheço ninguém que tenha recusado a receber o seu 13º salário. (A Fantasia será alusiva ao Natal, já que essa remuneração é também chamada de Gratificação Natalina ou Subsídio de Natal, peru, papai Noel, rena, brinquedos, árvores, etc).
Ala 39 – Ala da Velha Guarda - O Carnaval começa na sexta-feira 13 e eu vou me acabar! (Roupas tradicionais vestem a Velha Guarda).

Alegoria 7: O 13 cai no Samba – Sexta-Feira 13 de Carnaval (Pierros, Colombinas e Arlequins compõem a Alegoria juntamente com fantasias de bruxas, caveiras, abóboras, morcegos, lobisomens, vampiros, esqueletos, um verdadeiro baile das bruxas em pleno carnaval). Nossa escola também homenageará aos 13 títulos da Beija-Flor de Nilópolis. Um grande Beija-Flor e as treze estrelas representando cada uma de suas conquistas também estarão nesse carro. Laíla, Claudinho, Selminha Sorrizo, Pinah e Raíssa Oliveira, que está completando esse ano 13 anos na escola, são destaques da alegoria.


   
Ala 40 – Muitos beijos vamos dar! (Ala Amigos da Escola) (Representa o dia internacional do beijo, 13 de abril, e a celebração de um resultado positivo pra nossa escola).



A Bateria retorna do Recuo e encerra o desfile.

Obs: Diretores de Alas, de Harmonia e de Evolução representam as folhinhas dos calendários com o número treze assinalado. O número treze escrito em vários idiomas (grego, XIII em romanos, etc) também estará nas suas roupas.



Referências Bibliográficas:
O Grande Livro do Maravilhoso e do Fantástico – Seleções do Reader’s Digest. Maio de 1977.
Revista História Viva nº 108, Ano 9.
http://profdariobenedito.blogspot.com.br/2010/08/significados-da-sexta-feira-13.html

Nosso Patrocinador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores