Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

domingo, 15 de março de 2015

Regulamento do Sétimo Concurso Brasileiro de Enredos

Essa é a versão "quase final", faltando apenas algumas revisões. Mas a base do Regulamento do Sétimo Concurso é essa. 

1. O Concurso Brasileiro de Enredos – O que somos
            O Concurso Brasileiro de Enredos é um concurso artístico, de formato flexível e independente, nossa proposta é ser um concurso aberto para a participação de todos que desejarem participar.
            Somos um concurso, ou seja, existe a intenção de após cada evento realizado eleger o melhor enredo.
Ainda somos um “concurso artístico”, ou seja, um concurso de cunho artístico. Acreditamos que a arte deva ser livre, a criação prioridade, não desejamos amarrar excessivamente nossos criadores em formatos excessivamente engessados. Por isso, nosso formato de disputa é flexível, pois não temos um formato padronizado e fixo, somos receptivos com diversos padrões de apresentação e vamos procurar sermos receptivos com as mais variadas propostas e diferenças. Em contrapartida, podemos até considerar determinados padrões como úteis que podemos até recomendar, mas não exatamente sermos compostos apenas por itens obrigatórios.
O concurso se posiciona como independente porque não somos necessariamente escravos de qualquer formato de liga de escolas de samba, seja ela qual for. Podemos receber influências que julgarmos importantes e necessárias, mas não exatamente seguir e viver se adaptando para decisões que eventualmente vem de cima, pois não estamos necessariamente em baixo e nem dependemos de qualquer liga para sobreviver.

2. O regulamento e objetivo:
Todo o concurso precisa de ter um regulamento e regras, nos temos as nossas, embora nossa proposta seja apresentar um regulamento intermediário, não tão detalhista, mas nem por isso tão desleixado.
Nosso regulamento não tem a proposta de ser maior que o concurso, nem de que o concurso seja algo sem regras e baseadas nos nossos objetivos principais:
            O primeiro e prioritário é eleger o melhor enredo, aquele que entre tantos será o escolhido para ser campeão do concurso de enredos.
            O nosso segundo objetivo é oferecer entretenimento apresentando um grande evento, uma grande festa de carnaval “literário”.
            O nosso terceiro objetivo é ser um espaço livre, aberto, gratuito para todos que desejam expor a suas ideias e seu trabalho.
O concurso também tem como objetivo ser receptivo para todos que desejam disputar ou acompanhar com os mais variados objetivos e intenções. Incluindo os que desejam botar o seu “bloco na rua” apenas para brincar, ou até, os casos mais sérios que tem a intenção de divulgar o seu trabalho pensando no carnaval real ou até no virtual. 
3. A inscrição (Como participar e regras do concurso)
            Para participar do concurso de enredos tudo que o autor precisa é enviar o seu enredo em arquivo word para o e-mail: abacateazul@yahoo.com.br. Enviando o seu enredo, o autor estará automaticamente inscrito no concurso.
            Não importa as condições de disputa desse enredo, o concurso de enredos aceita qualquer enredo, estando completo ou não.
3.1. O que precisa conter em um enredo que disputa o concurso?
Basicamente ele precisa conter:
1. Título - o nome do seu enredo

2. Texto de Introdução - A função deste texto no concurso é convencer quem estiver lendo se interessar por ele. É esperado um texto curto, apresentando o enredo, dizendo do que setrata, o que será visto, dando uma rápida amostra do que podemos esperar desse enredo.
É como se o carnavalesco da escola fosse dar uma entrevista em alguns minutos sintetizasse e apresentasse um pouco do que está por vir.
3. Sinopse ou Argumento - É o texto que contará o enredo poderá ser resumido ou não, mas deve conter tudo que pretende expor.
4. Roteiro do enredo – Após a sinopse ou argumento apresentar uma explicação inicial para os setores separadamente (com nome e resumo de cada setor) e apresentar nome e número para alas e carros. Não será obrigatória a explicação de cada ala e de cada carro, isto é apenas sugerido. Entre as alas é obrigatório: comissão de Frente, um Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, Ala de Baianas, Bateria e Velha Guarda. Também é sugerida uma ala infantil e uma ala de passistas. Todas as alas e carros devem ter um significado no enredo.
ExVelha Guarda - Ala 30 – Dando a volta por cima
Fechando a escola, a velha guarda comemora a volta por cima do país... Trazendo bandeiras do Brasil na mão, mostrando nosso sentimento de Patriotismo.
5. Carros Alegóricos e número de setores – O número de setores é ilimitado, assim como o de tripés. É limitado apenas o número de carros que deve ser entre 3 e 8 carros(esse grande número variante para sermos receptivos com todos os tipos de enredos).
O concurso é tolerante com enredos projetados pensando em escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro, enredos visando escolas do Grupo de Acesso ou Carnaval de São Paulo, escolas virtuais e escolas de outras cidades. Cada campeonato tem limitação diferente de carros que fazem com que neste concurso não exista um padrão fixo do número de carros.
O limite de 8 carros alegóricos foi mantido, pois resolvemos ser um espaço de vanguarda, como temos o objetivo de ser um espaço para livre exposição de ideias, estamos dando inicio a política para maior liberdade de criação.
6. Tamanho do arquivo: Não poderá exceder 5 MB.
7. Assinatura: No mínimo é exigido nome identificação (apelido, nome fictício ou verdadeiro) e e-mail para contato (depois do título ou no final do enredo). Não esqueça que um carnavalesco, um presidente de escola, alguém pode ler e se interessar pelo seu enredo. Então não esqueça de deixar um contato.
8. Fontes – É livre, cores, tamanhos, letras, espaçamento, o que se espera é um texto bem apresentado, bom para ler, fácil de entender.
9. Imagens - É facultativo. Sugerimos que o enredo tenha imagens, mas isso é só uma questão de embalagem. E atenção para o tamanho do arquivo (5mb é o limite).
10. Normas da língua portuguesa – Não somos um concurso de redação, esperamos que os enredos apresentados sejam bem compreendidos, erros leves são perdoados. Perderá nota o que comprometer o entendimento e em casos de erros graves.
11. Referências – Recomendamos referências e é obrigatória nos casos de cópia integral de trechos de qualquer site ou livro... Essas referências não precisam ser nas normas da ABNT, desejamos um formato flexível e não nos transformarmos em Monografias universitárias.
4. Enredos que disputaram outros concursos (escolas virtuais e reais)
Pode participar normalmente, desde que não seja um plágio de outro autor, o concurso não exige ineditismo neste sentido. A única restrição seria um mesmo enredo que já disputou este concurso desejar disputar novamente.
4.1. Mesmo tema não é mesmo enredo
Um tema já pode ter sido tratado por diferentes autores ou até pelo mesmo autor. Cada obra mesmo com tema igual ou muito semelhante pode ter uma exploração temática totalmente diferente, por isso, em nada o Concurso de Enredo possui restrição quanto a essa questão.
4.2 Enredos de mesmo autor (um autor participando com mais de um enredo)
Um mesmo autor pode disputar com até 3 enredos neste concurso. Apresentando um quarto enredo de mesma autoria, o último enredo entregue estará automaticamente inscrito no concurso seguinte.
4.3 Assinatura da obra
Aceitamos enredos anônimos, com codinomes, apenas recomendamos que seja evitado que o mesmo autor participe com dois nomes diferentes e depois exija premiação para os dois enredos. Recomendamos que um dos supostos autores abdique do seu prêmio, para não sermos obrigados a expor esse questão para os demais.
Todo o enredo deve ter no corpo do texto uma autoria identificada e pelo menos um endereço de e-mail para podermos entrar em contato com o autor. Inclusive se alguém desejar entrar em contato direto com esse autor, existir essa possibilidade através desse contato.
Os enredos poderão ser de dupla, trios, grupos. Só destacamos que o prêmio será único, por tanto um enredo com 5 autores não receberá 5 troféus, será um apenas e caberá aos participantes decidir quem ficará com o prêmio.
5. Plágio, colagem, inspiração, trechos copiados e outras questões
Nesse item vamos destacar os conceitos do concurso sobre essas questões importantes.
5.1 Plágio TOTAL e PARCIAL
Plágio TOTAL - Será todo texto copiado de outra pessoa sem dar os devidos créditos. No momento que for localizado uma origem do texto copiado na integra que deixou de citar a fonte isso passará a ser considerado plágio pelo concurso de enredos. Nossa punição quando a questão será de grande rigorosidade (ver Comissão de Obrigatoriedades).
5.1.1. Plágio PARCIAL - Chamamos de colagem a junção de dois ou mais textos diferentes lugares e copiados na integra sem o autor citar os créditos. Nossa punição para esse tipo de texto é moderada (ver Comissão de Obrigatoriedades).
Fazemos essa diferenciação, por considerar que no caso dos plágios parciais o autor do enredo ainda pesquisou, fez seleções de texto. Ainda mais nos casos de “conteúdo” enciclopédico que pode estar contido nos enredos, naqueles trechos que o autor só queria trazer informações mais completas sobre determinado coisa, conceituar, contar com mais profundidade algum item. Não sendo necessariamente esse texto parte da criação do enredo, e mais um caso de informação complementar.
5.2 Inspiração
O autor pode copiar trechos de diferentes textos, se inspirar em letras de música, poemas, livros, desde que cite essas obras.
A regra que adotamos é tudo que for citado não é plágio, tudo que deixar de ser citado será considerado plágio.
Inspiração não deve ser considerado necessariamente como falta de criatividade. Isso deve ir de cada caso em particular. Estamos cheios de adaptações de livros, filmes, peças de teatro, nada mais normal termos também adaptações e inspirações oriundas dessas “artes” para os enredos.
Referências para esse concurso ainda vamos deixar com sugestão. Não vamos ser exigências na obrigatoriedade delas excetuando os casos de cópia de trechos inteiros na integra.
Também não temos padrão para as referencias, portando não seguimos as normas da ABNT. Não desejamos que o concurso seja decidido porque enredo A deixou em letra minúscula o sobrenome do autor, ou esqueceu-se de citar o número da edição do livro. Nosso foco principal é o conteúdo, deixamos essas coisas secundárias para outros se preocuparem.
Também não é solicitada a obrigatoriedade de fazer referencias de imagens, pois não pretendemos trazer poluição visual para os enredos. Principalmente porque boa parte das imagens são de domínio público, de autoria muitas vezes dificilmente comprovada.
6. Ordem de desfile
O concurso realiza o que chamamos de desfile que serão as datas em que serão apresentados no site os enredos que disputam o concurso.
E sobre esta ordem de apresentação, a organização deverá definir usando três critérios, listados em ordem de importância:
1- Ordem de entrega dos enredos (vai definir a noite em que o enredo vai ficar, se entrega cedo pega a última noite, se entrega tarde pega a primeira noite). Esse ainda é o principal critério.
2- Enredos de mesmo autor, para evitar sequencias longas de enredos de mesmo autor, o enredos ficarão com posição intercalada ou no caso de 3 enredos ficarão em noites diferentes.Ex: Entregou três enredos no mesmo tempo e ficou em posição 1-2-3, ficará dois enredos na primeira noite na posição 1-3, e na segunda noite na posição 1.
3- Colocação no último concurso os Campeões ganham bônus por colocação (Campeão, vice, terceiro, quarto, quinto e sexto colocado). Esse bônus isso vale para apenas um enredo, se o autor entregar mais de um enredo só um enredo deste autor será 'premiado', o resto cairá na regra 2.
Campeão +3 posições
Vice-Campeão +3
Terceiro +3
Quarto/Quinto lugar +2
 Sexto +1
Exemplo:
O enredo do atual campeão ficaria na posição 2 da segunda noite, com o bônus ele ficará na posição 5.
Em caso de empate prevalecerá a posição no concurso passado sobre a ordem de entrega.
Enredos com mesmo autor para não ficar em um sequencia completa, também terão a ordem alterada.
Não terá trocas de posição.
7. Premiação
Serão premiados os 10 enredos com melhor colocação. Será admitido empates, mas apenas 10 enredos será premiados, podendo esse enredo de número 10 ficar em posição diferente do décimo lugar.
Em caso de empate entre na décima premiação estes serão os critérios de desempate:
Condição essa que facilmente tenho já em mente:
1)
 Conjunto artístico
2) Tema e Exploração temática
3) Conjunto técnico
4) Roteiro
5) Argumento
6) Apresentação
7) sub-quesito Título
8) sub-quesito Impressão Visual
9) sub-quesito Introdução
10) Número de notas 10 (sem valer descartes)
11) 9,9 e assim por diante até desempatar. 
12) Ordem de entrega do enredo. Enredo que foi entregue mais cedo tem vantagem.
7.2 Valor do prêmio
O valor do prêmio será de até 500 reais dividido entre os 10 primeiros colocados, podendo ser em troféu ou em dinheiro. Não temos uma posição fixa de como será distribuído esse prêmio, a organização está com dificuldade na elaboração dos troféus.
8. Julgamento dos enredos
Cada julgador fará analisará todos os enredos e atribuirá notas para todos os quesitos. A nota mínima é 7.0 e a nota máxima é 10.0.
A nota mais baixa de cada enredo recebida em cada quesito será descartada.
9. Questões não presentes no regulamento
Considerando que é impossível prever uma infinidade de questões que o regulamento não conseguiria prever caberá a organização decidir podendo abrir votação ou consultado os jurados do concurso de enredos conforme cada caso.
Tudo que estiver no concurso relacionado com intenção de prejudicar um terceiro, burlar de maneira desonesta as regras, leis poderá estar propenso a penalidades.

REGULAMENTO – SEGUNDA PARTE – Os quesitos
O concurso de enredo possui 6 quesitos para julgamento dos jurados. E um quesito especial de obrigatoriedades.
Quesitos para julgamento:
Quesito Apresentação – Julga o lado “comercial” do enredo, a embalagem que está representada no título, na introdução, até no texto do enredo.
Pergunta chave: A embalagem desse enredo é instigante?

Quesito Argumento – Julga as explicações, a maneira com que o enredo foi apresentado, a qualidade das informações trazidas pela sinopse.
Pergunta chave: O argumento do autor do enredo estava bem explicado?

Quesito Roteiro – Julga exatamente o roteiro do enredo, os capítulos do enredo, sua leitura com base nos alas e carros.
Pergunta chave: O roteiro do desfile é bom?

Quesito Conjunto Técnico – Julga a harmonia entre Argumento e Roteiro
Pergunta chave: Os tipos de texto apresentados estão em harmonia? 

Quesito Tema e Exploração Temática – É o tema e o desenvolvimento temático, o bom gosto, os tópicos abordados, a criatividade em trazer mensagens, nas soluções abordadas.
Pergunta chave: O tema foi bem desenvolvido?

Quesito Conjunto Artístico – Avalia a criatividade, os acertos, os pontos positivos. Não é um quesito preocupado com pequenas falhas deve se preocupar com o todo e o com as coisas mais essenciais.
Pergunta chave: Deu vontade de ver esse enredo na avenida? O que ele tem de bom que faz esse enredo especial?

1. QUESITO APRESENTAÇÃO
A proposta desse quesito é julgar a embalagem do enredo, ou seja, todos os itens que representam o “rótulo” de um enredo, seu título, a apresentação do texto, as imagens e a introdução.
A embalagem de um enredo é o primeiro contato que o público e os jurados têm com a obra, por isso, é importante instigar, atrair o leitor, fazer ele se interessar pelo enredo que será apresentado.
O quesito apresentação reúne 3 sub-quesitos:
 - Título (peso 1,0 ponto)
- Impressão Visual (peso 1,0 ponto)
- Introdução (peso 1,0 ponto)
Para simplificar a totalização cada item vale 1 ponto e é somado com a nota mínima de 7.
SUB-QUESITO TÍTULO (Nota mínima 0,0 – Nota máxima 1,0)
O título é o nome do enredo. Será o primeiro contato que teremos com o enredo, por isso ele é muito importante.
Itens importantes para analise no quesito:
- Coerência com o enredo proposto;
- Criatividade, evitando clichês;
Gerar interesse pelo enredo, atraindo o público para prestar atenção no enredo;
- Não tenha erros gritantes de português (salvo caso proposital)
.
Obs1: A ausência de título a nota do enredo deverá ser zero neste sub-quesito
Obs2: Convém destacar que pelo fato do enredo de escola de samba ser arte, o título pode fazer parte de uma determinada proposta artística, não obedecendo por tanto uma regra fixa e padronizada. Por isso não deve estar em julgamento o tamanho do título, ou se este deixa explicito ou implícito o tema enredo, o principal em questão deve ser o seu potencial “comercial” do título, o bom gosto, o potencial de gerar interesse pela obra e tudo dentro dessa proposta artística do autor do enredo.

SUB-QUESITO IMPRESSÃO VISUAL (Nota mínima 0,0 – Nota máxima 1,0)
Esse item julgará tudo relacionado com a apresentação visual do texto do enredo analisando letras, fontes, parágrafos e as mais diversas ilustrações que poderão conter os enredos.

Convém destacar que o concurso aceita dois tipos de apresentação:
Simples – Um texto em preto e branco
Ilustrada/colorida – Um texto que apresente as mais variadas cores, imagens e o que mais a criatividade do autor poder trazer.
O julgador deve procurar respeitar as duas propostas, não fazendo exigências que não estão de acordo com elas. Um texto simples deverá ser julgado na sua facilidade de leitura. Enquanto um texto ilustrado e colorido deverá ser julgado pela facilidade de leitura do enredo, além de coerência das ilustrações e cores com o tema enredo.
Convém destacar que para ambos casos não somos normas da ABNT, então esse tipo de exigência rigorosa de normas não deve ser feito. Não é intenção, por exemplo, decidir um concurso porque um parágrafo de um enredo o autor errou na formatação e deixou em Arial 13, enquanto o resto do enredo estava em Arial 12. Recomendamos que os julgadores se preocupem com questões mais importantes que isso.
Por critérios de flexibilização das apresentações também não exigimos referências as imagens. Não somos redação do ENEM, muito menos do que o autor fez nas suas férias, então recomendamos leveza nas exigências com a norma culta, punir os excessos de falhas e não ficar tirando um décimo aqui e ali por um erro no textos dos enredos.
SUB-QUESITO INTRODUÇÃO (Nota mínima 0,0 – Nota máxima 1,0)
A introdução é vital para o entendimento do enredo, ela vai guiar o leitor para entender a obra que vem por aí.
Pontos importantes deste sub-quesito:

- A introdução deve fazer uma explicação resumida do que trata o enredo. É com a introdução que esperamos começar a entender o enredo e a proposta de exploração temática nele contida;

- A introdução deve gerar interesse pelo enredo.

Esse item é uma particularidade exigida do Concurso de Enredos, solicitamos que os autores tragam um texto de apresentação do seu enredo, como se fosse o “carnavalesco” dando uma entrevista e resumindo um pouco o que vem por aí. Também é uma boa oportunidade para justificar o enredo, diferenciar de outras obras, entre outras necessidades que o autor julgar necessárias nessa primeira apresentação.
A introdução é encontrada geralmente logo depois do título e poderá estar identificado como JUSTIFICATIVA, INTRODUÇÃO, APRESENTAÇÃO, em alguns casos até sem um título claro de identificação clara, mas está localizado entre o título e sinopse.
Ao contrário do título que poderia não ser explicito, aqui já esperamos saber de uma maneira mais clara o que é o enredo, não é mais hora de esconder o tema, é momento de dizer o que virá e deixar com clareza a proposta de exploração temática que o autor deseja fazer. Por exemplo, o seu enredo pode ser Folclore Brasileiro ou Folclore Brasileiro segundo Câmara Cascudo, isso deve estar claro na introdução. Não pode ser tolerada uma introdução que apresenta uma proposta e no decorrer se revelar outro enredo.
           
 Obs1: Os diversos enredos podem apresentar “fixas técnicas”, entre outras apresentações iniciais, o julgador deve procurar julgar neste sub-quesito o texto que melhor se encaixar como introdução, geralmente é fácil para o julgador identificar este texto, é o texto que fala sobre o enredo, apresenta o enredo.

Obs2: Na ausência de introdução, a nota do enredo no sub-quesito deve ser Zero. O julgador pode também procurar considerar o primeiro parágrafo da sinopse como sendo introdução, mas fica sob sua análise se deseja considerar como sendo introdução ou não.

Obs3: Geralmente a introdução é um texto bastante curto, mas conforme a obra pode ser mais longo. Depende muito do tipo de enredo, alguns podem usar a introdução para desfazer eventuais polêmicas que envolvem a sua obra ou diferenciar a sua obra de enredos com temática parecida.
Obs4: O formato do texto também é livre, podendo ser apresentada em prosa ou verso.
                                                 
Exemplos de justificativas no quesito apresentação:

Por ser um quesito que contém outros 3 sub-quesitos dentro dele, ele pode gerar algumas dúvidas. É recomendando que o jurado dê as notas de cada sub-quesito separadamente, deixando claro onde o enredo perdeu a nota.

Exemplo 1: Nota geral e citando apenas os sub-quesitos em que o enredo foi penalizado.

índia terra sagrada,terra abençoada!

APRESENTAÇÃO: 9,6. 
Erro primário.
TITULO: 0,6 Achei grosseiro escrever com letra minúscula o nome de um país. Ainda quando este é o enredo. E não tem justificativa, ainda mais por estar no começo do Título. A índia com letra minúscula para mim é aquela indígena e não o país Índia.

Exemplo 2: (Dando nota e justificando os 3 subquesitos)
DA MAGIA DE CLOW, AO AMOR DE SAKURA, A INCRIVEL HISTÓRIA DAS CARTAS CLOW

APRESENTAÇÃO: 9,3 Exagerou.
INTRODUÇÃO: 0,7 Faltou uma melhor explicação do que seriam as tais cartas, se isso era desenho ou cartas de jogo?
Título: correto nota máxima
I Visual: 0,6 Difícil leitura. Parágrafos gigantescos. Esse fundo amarelo com letras em vermelho detonou a visual do enredo.  

EXEMPLO 3 (NOTA TOTAL E EXPLICANDO ONDE O ENREDO PERDEU PONTO)

PÉTALAS E ESPINHOS
APRESENTAÇÃO: 9,8 (a justificativa do enredo pode ser melhorada, ainda está confusa para apresentar um tema tão bonito)



2. QUESITO ARGUMENTO
Esse quesito julga o texto que conta o enredo que pode estar apresentado em forma de Argumento, Sinopse, Histórico do Enredo. Esse texto deverá explicar e fazer desenvolvimento teórico do enredo proposto.

Para este quesito o julgador deverá analisar:
- Todo o conteúdo contido nesse texto, o texto deverá ser claro, que conte o enredo de forma criativa, coerente e interessante;

- A forma que o autor contou o enredo, a harmonia, tudo tem que estar de acordo com o tema enredo e bem claro cada elemento presente;

- Informações polêmicas devem ser bem justificadas;

- O texto não pode conter informações erradas sobre o tema proposto e assuntos nele contidos.

- A existência de cópias de textos de outros autores sem os devidos créditos

O julgador deverá desconsiderar:
- Pequenas falhas de português (ou digitação), salvo aquelas falhas freqüentes e que comprometem o entendimento do enredo;

- O número de páginas;

- Penalizar falhas de Título, Roteiro e Introdução apenas nos quesitos correspondentes e não no quesito Argumento.

O concurso é receptivo para todos os tipos de textos, resumidos em forma de sinopse ou mais completos em forma de Argumento ou Histórico do Enredo. Não deve importar para o julgador o número de páginas de um enredo e sim qualidade deste, o conteúdo sempre deve ser priorizado no julgamento e não o número de páginas.
O texto apresentado também pode ser apresentado em formato livre, podendo ser em prosa, verso, misto ou qualquer formato que a criatividade dos autores trouxer.
O principal item que deve estar em julgamento no quesito é a funcionalidade do texto e não pura simplesmente pontuação, acentuação. O Argumento não deve ser confundido com Prova de Redação Escolar. O concurso recomenda neste sentido punições brandas para casos de erros de português e para casos específicos de erros em excesso ou que comprometam a explicação do enredo como frases sem sentido, errar o nome de um homenageado entre outros erros graves do tipo.
Não devem ser toleradas cópias de textos de outros autores sem os devidos créditos. A organização recomenda que o jurado se assim desconfiar fazer algumas buscas no Google para verificar o índice de autenticidade das obras (ver mais sobre cópias, plágios e inspirações). O concurso aceita trecho de texto copiado que estiver com referências simples, ou seja, não é obrigatória a citação direta em normas de ABNT (aceitamos se estiver simplesmente o site em que foi retirado o trecho copiado citando no final da sinopse).
Polêmicas: O concurso recomenda que todas as polêmicas dos enredos sejam bem justificadas, os autores precisam ter certo cuidado, responsabilidade, não é indicado fazer apologia para qualquer tipo de crime (mesmo que seja sem querer), enredos de conteúdo ofensivo, racismo, calúnia, destruição, violência. Não pretendemos ser um concurso excessivamente preocupado com censura, mas também é importante fazer cobranças nesse sentido, pois exageros também podem trazer graves consequências aos autores. O autor dentro do enredo pode citar e até representar situações de crime, mas elas precisam estar justificadas dentro de um contexto. Não é ato criminoso em si que deverá ser ato de penalidade, mas a forma com que ele foi exposto e abordado.
Uma representação pode fazer uma crítica, trazer um questionamento ou simplesmente apologia gratuita. E a diferenciação desses três pontos é o argumento que deverá explicar e diferenciar. O julgador poderá punir apenas a forma de apologia gratuita, sem contexto e sem justificativa.
ATENÇÃO: Evitar desconto de nota exagerado, por um erro é recomendando começar tirando 0,1 ou 0,2, se é um pouco mais grave um 0,3. Se vai cometendo outras infrações aí vai somando essas penalidades e não simplesmente já tascar uma nota 7 por conter alguma polêmica.
3. QUESITO ROTEIRO
Esse quesito julga o Roteiro do desfile, os setores, carros e alas. É esperado que um bom roteiro seja possível imaginar uma boa setorização que são os capítulos que contam o enredo e uma criatividade no nome das alas e carros que proporcionem o julgador visualizar uma boa proposta de enredo.
Por tanto, o julgador deverá analisar:
- A armação e o potencial de leitura do enredo representado em alas e carros (esses elementos ajudam a contar o enredo);
- A explicação e os nomes para os setores e a harmonia das alas e alegorias dentro do setor correspondente;

- O equilíbrio entre os setores, salvo raras exceções (salvo abertura e encerramento), o tamanho dos setores não pode ser desproporcional;

- Criatividade no nome das alas e carros. ATENÇÃO: não é obrigatória a especificação profunda sobre cores de fantasias, esculturas, presença de elementos plásticos, materiais qualquer tipo. Isto tudo é facultativo, se apresentado é que deve ser avaliado;


- Este quesito também julga os elementos especiais, os significados no lidar com alas importantes como C de Frente, Baianas, Bateria, Mestre Sala e Porta Bandeira, Velha Guarda.

Ausência de desenvolvimento: a nota é 7,0. 

O julgador deverá desconsiderar:
- Penalizar falhas de Título, Argumento e Introdução apenas nos quesitos correspondentes e não no quesito Roteiro.

Outras observações importantes:

Obs1: A respeito da harmonia de alegorias e alas com os setores, Por exemplo: Um setor declara “Mamíferos da Fauna carioca” que em sua explicação informa que tratará dos mamíferos do Rio de Janeiro, não poderá trazer uma ala com representando um “pavão (que é uma ave) com a bandeira de São Paulo”, isso por tanto, está em desacordo com o nome do setor e a explicação dele.
Obs2: O julgador pode ser tolerante com o estágio de “acabamento” do enredo, o recomendado é analisar o potencial do enredo e não o roteiro como um processo já concluído.
Obs3: O concurso de enredos é flexível com o formato da apresentação do roteiro, basicamente encontramos 3 tipos de apresentação e apenas uma obrigatoriedade comum para todos que é a apresentação da divisão de setores e uma explicação resumida da proposta de cada um. A explicação ala a ala é apenas sugerida, não obrigatória, se apresentada é que será julgada. Por tanto o julgador poderá se encontrar com esses 3 tipos diferentes de apresentação, todo aceitos:
Explicação ala a ala com uma descrição teórica – Neste caso é esmiuçando ainda mais a história do enredo, trazendo informações de embasamento teórico com a intenção de relacionar as alas com o tema enredo (quase enciclopédicas, como é feito no livro AA da LIESA) e inserido mais detalhes da história que está sendo contada complementando o Argumento do enredo.
Explicação ala a ala com uma descrição plástica – Neste caso é feito uma descrição plástica de alegorias e fantasias informando cores, uso de materiais, descrevendo esculturas (ou seja, uma descrição por escrito de um desfile, pois não temos o desfile de alegorias e fantasias, mas o texto do enredista pode tentar como em uma “obra literária” descrever um desfile imaginado).
Sem descrição e nem explicação ala a ala: Neste caso, ao julgar um nome de uma ala ou alegoria é esperado que o julgador consiga visualizar uma representação para essa ala ou alegoria, ou seja, é recomendado que o autor do enredo tenha tido o cuidado com nomes sem sentido e um roteiro excessivamente abstrato, nesses casos poderia ter sido indicado uma explicação das alas exatamente para evitar esse tipo de questionamento.  Exemplo correto: Ala 12 – “Romanos bebendo vinho” (se visualiza fantasias em trajes de  romanos com vinho, dispensaria explicações, por tanto está ok!). Exemplo errado: Ala 12 – “Bebendo” (Abstrata demais, Quem está bebendo? O que? Como? Que fantasia se enxerga nessa ala?), o autor iria precisar dar uma explicação no mínimo convincente para uma ala como essa.
Obs4: Os Setores são os capítulos que contam o enredo, o concurso solicita que o enredo participante apresente no Roteiro uma divisão clara dos setores para ser o julgador ter uma compressão clara dessas passagens.  Esse também é um item que será importante no julgamento do Quesito EXPLORAÇÃO TEMÁTICA.

Obs5: Sobre a proporcionalidade do tamanho dos setores: Atenção especial com o primeiro e último setor. Eles são especiais tem natureza diferente dos demais. É aceito um primeiro setor só de Comissão de Frente e Abre-Alas, como também um primeiro setor com Comissão de Frente, Abre-Alas, alas e carro 2. Quanto ao último setor, poderemos encontrar umas alas como velha-guarda e ala de compositores depois do último carro. Nos demais setores, geralmente são abertos por alas e fechados por carro.
Obs6: As Alegorias são os carros alegóricos e tripés que estarão presentes no roteiro do enredo. O carro encobre as alas devido a sua altura, por isso ele é recomendado para fechar os setores. Em alguns casos os autores podem optar por apresentar tripés no lugar de carros ou deixa-los dentro de setores, valendo nas narrativas quase como alas com cenários mais elaborados e não  com o peso alegorias.
Obs7: No caso das alas especiais e elementos especiais, convém destacar, que nem sempre é um trabalho do carnavalesco. Por isso, não exigir grandes Comissões de Frente com grandes descrições até de coreografias, a preocupação deve ser mais com o significado das alas dentro do enredo.

A posição da bateria e MS e PB pode ser variável, podendo ou não o autor do enredo fazer o aviso de entrada e saída do recuo. Seu significados no enredo também pode estar de acordo com o setor inicial (antes de entrar no recuo) ou propostas genéricas que se encaixam em qualquer setor do desfile.

QUESITO CONJUNTO TÉCNICO
Esse quesito é puramente técnico e deverá julgar o entrosamento entre o roteiro e o desenvolvimento. A diferença desta analise é que enquanto os dois quesitos anteriores deveriam julgar a criatividade e funcionalidade dos elementos em separado, este julga a parte técnica, o entrosamento entre os dois textos apresentados. Em outros concursos não tínhamos esse quesito e isso acaba gerando duvidas na hora de punir os enredos, punir duplamente ou em qual quesito punir, assim separamos esse item e criamos esse quesito que julga exatamente essa questão.
O julgador encontrará três pontos importantes:
HARMONIA DOS DOIS TEXTOS:
É vital para um bom Argumento (ou Sinopse) ele estar em ordem com o roteiro do desfile, por isso não é possível neste texto o setor 5 de um enredo estar antes do setor 2. Esse texto também pode gerar um samba enredo, que também estaria fora de ordem do roteiro se o texto possuir esse defeito. Também não é possível um desenvolvimento apresentar uma série de carros e alegorias que a Argumento completamente ignorou. É como se a escola apresentasse uma sinopse e aparece com alas e alegorias de outra escola.
PRESENÇA DE ELEMENTOS CONTRÁDITORIOS COM O ARGUMENTO APRESENTADO
Estes são todos os elementos estranhos que a sinopse ignorou completamente.
Por exemplo: Um setor do enredo é sobre as cores da Bandeira Nacional e o Argumento fala bastante do azul, verde, amarelo e branco da Bandeira, mas  chega no roteiro em vez disso surgem fantasias de Gaúchos, Baianos, Mineiros, bandeiras da França e até do Japão... Onde estava isso na sinopse? Está um claro exemplo de contradição que deve ser penalizado.
ELEMENTOS IMPORTANTES NO ARGUMENTO E AUSENTES NO DESENVOLVIMENTO
Serão todos os elementos importantes presentes na sinopse que o roteiro ignorou completamente.
Por exemplo: No mesmo caso anterior, o setor é as Cores da Bandeira Nacional, a sinopse falou explicitamente das 4 cores, mas chega no roteiro é tem alas para o Branco, o Verde, o Amarelo, mas esqueceu do Azul que não veio nem no carro...

QUESITO EXPLORAÇÃO TEMÁTICA
‘           Este quesito deve analisar o êxito proposta de exploração temática do autor do enredo. É o quesito que deve analisar profundamente o enredo, apontar o que faltou, o que sobrou, o que poderia ser feito e não foi. Entra em julgamento todo o conjunto de enfoques dados, a riqueza nas mensagens abordadas, os sub-temas, enfim, tudo que a exploração deste tema poderá revelar.
Este quesito deve ser avaliado com base na proposta realizada pelo autor do enredo. Todo o enredo, explicitamente ou implicitamente, é realizado com base em uma proposta de exploração desse tema. Caberá o julgador analisar se essa proposta de exploração temática foi exitosa ou não. E também com base no que o enredo propõe trazer, analisar se cumpriu o que se esperava.
A proposta de exploração temática precisa estar presente de alguma maneira em todo o enredo, ou seja, interligado, se relacionando de alguma maneira, seja qual for, com o que será mostrado. 

Este quesito julga introdução, sinopse, roteiro, todo o enredo.

Assim com base no exposto, o julgador deverá:

- analisar a proposta de exploração do tema realizada pelo autor;

- observar a criatividade da exploração, a riqueza nas mensagens abordadas, sendo o tema inédito ou não;

- analisar o destaque dado a elementos importantes na proposta do enredo (que não podem ser ignorados, nem colocados em segundo plano). O julgador deverá considerar que nem sempre tudo poderá ser retratado, neste caso, o julgador deverá procurar analisar se o que faltou foi representativo ou não;

Observações importantes:

Obs1: Muitas vezes na busca por enriquecer um tema, a exploração recorre a elementos externos e de aparente pouca relação com o tema do enredo proposto. Caberá ao julgador analisar se esses elementos realmente enriqueceram o tema e se a justificativa para a presença deles elementos foi convincente. O autor pode escolher um tema aparentemente “fraco” e ilustrar com outros elementos relacionados, a questão é se “colou ou não colou”.

Obs2: A divisão dos setores e sua explicação presentes no roteiro são importantes para entendermos a proposta dos capítulos que serão mostrados no enredo, pontos fundamentais para o entendimento da exploração temática.

Obs3: Nos manifestando sobre uma questão bastante polêmica: recomendamos que o julgador deva saber reconhecer os méritos de um tema enredo original, mas nem por isso exigir o mesmo ineditismo de todos os demais enredos. Aqueles grandes achados, temas ótimos, devem ser reconhecidos, até mesmo em um enredo que não tenha uma exploração temática a altura do que o tema poderia proporcionar, ele não deve perder tanta nota no comparativo com um enredo de tema ruim e exploração ruim. Em contrapartida, um tema já bastante explorado se apresentar uma exploração temática interessante, trazendo algumas novidades, pode revelar-se um ótimo enredo e até ser digno da nota 10. Por isso, a palavra final sobre um enredo ser bom ou não geralmente é dada pela exploração temática e não o tema, com base nisso, o julgador deverá tomar cuidado para não ter um pré-conceito sobre o enredo e fazer disto algo determinante na sua avaliação final.

Obs4: Conceituando a proposta de exploração temática. Um mesmo tema (ou tema semelhante) pode gerar inúmeras propostas de exploração por exemplo:
História da Suíça
Suíça sob o olhar de Clóvis Bornay

O primeiro caso vamos esperar todo um contexto histórico para contar esse enredo, enquanto no segundo caso vamos esperar que influencias esse olhar de Clóvis Bornay deu para o enredo. No primeiro caso história não poderá faltar e no segundo caso o “olhar” de Clóvis Bornay precisa aparecer. Esse caso é real, e vimos que a Unidos da Tijuca perdeu nota, pois proposta de “olhar”, mas apenas representou Bornay no começo e no fim do enredo, mas não se sentiu esse “olhar” influenciando no desenvolvimento do enredo.

Outro exemplo:
Folclore Brasileiro
Folclore Brasileiro na Obra da Câmara Cascudo
Folclore Nordestino na Obra de Câmara Cascudo
Folclore Pernambucano na Obra de Câmara Cascudo segundo Maria das Couves

São 4 casos de um mesmo tema que vai sendo delimitado, o primeiro caso é bem abrangente, enquanto o último é bem restrito. O jurado não vai poder cobrar Folclore amazônico em um enredo sobre Folclore Nordestino. Nem exigir elementos que não estão presentes na Obra de Câmara Cascudo, se a proposta de exploração temática era ser fiel a essa obra do autor.

QUESITO CONJUNTO ARTÍSTICO
Esse quesito julga do conjunto de criação, deve ser o quesito para apontar os méritos, as inovações, os acertos de um enredo. É momento de pensar no campeão, por isso o comparativo deve ser mais do que nunca presente.
A criatividade não deve apenas se basear no ineditismo, um enredo pode ser comum, mas apresentar uma exploração de temática com proposta totalmente de reinvenção.
O julgador pode se fazer essa pergunta: O que este enredo tem de especial? Ele tem algo que faz dele um enredo especial?
Este enredo está pronto para o desfile? Foi adaptado para o carnaval? Que escola se interessaria por esse enredo (podendo levar em conta diferentes cidades e estilos)? São perguntas que o jurado pode se fazer.

Recomendamos que o jurado faça uma avaliação livre, observando os acertos, reconhecendo os méritos e mais do que nunca comparando os enredos. Diferenciando os bons enredos dos grandes enredos que serão os campeões deste concurso, esta nota mais do que em qualquer outro quesito pode ser comparativa.

O julgador deverá considerar:
- Tudo que foi apresentado.

O julgador deverá desconsiderar:
- Pequenas falhas, questões de pouca importância para o conjunto do enredo. Não é momento de fazer uma média das notas, nem ficar repetindo penalidades de outros quesitos.

Obs1: O julgador pode dar nota diferente de 10 nos quesitos anteriores e chegar nesse e resolver premiar o enredo com nota 10. Também o contrário pode acontecer dar nota 10 nos quesitos anteriores e agora chegar e dar um 9,9 ou 9,8. Não é um quesito para premiar enredos corretos, este deve ser um quesito para pensar no que os enredos tem de bom!
Obs2: É muito difícil conceituar a criatividade quanto mais fazer a sua avaliação, ela extremamente subjetiva. Mas para encontrá-la podemos constatar em alguns pontos como:
- Fazer pensar, propor reflexões sobre variados aspectos;
- Trazer, nos fazer descobrir coisas;
- Inventar, trazer invenções, inovações, esforço pela inovação e originalidade, reinventar o velho ou até questionar o novo trazendo o velho de volta;
- Integrar, fazer associações consideradas distantes;
- Revelar significados até então ocultos, olhares até então pouco retratados.
Um enredo não precisa se encaixar em todos os pontos citados, pode bastar um ponto e ele ser considerado criativo. Depende tudo do que ele trouxe, dos pontos que ele ganhou com tudo que nos proporcionou e de acordo com a sua proposta. Ainda cabe destacar que criatividade não deve ser encarado puramente como humor e coisas engraçadas, tudo vai da proposta, um enredo pode ser sério e trazer e fazer proposições tão criativas quanto um sátira.
Por exemplo, o elogiado enredo de Rosa Magalhães sobre Fernando Pamblona que itens ele poderia se encaixar? Ele é criativo?
Nesse contexto poderíamos citar:
O item 1 “Fazer pensar, propor reflexões sobre variados aspectos” e parte do item 3 “reinventar o velho ou até questionar o novo trazendo o velho de volta”. Justificando resumidamente foi um enredo que fez uma homenagem para um grande mestre do carnaval, trouxe o seu legado, fez pensar e nos levou sobre a refletir a história das escolas de samba e até sobre os rumos do carnaval atual. Um dos pontos positivos que esse enredo trouxe foi até uma reafirmação da importância dos enredos Afros em uma festa de origem africana.




COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES

As obrigatoriedades são importantes para exigir dos autores uma melhor apresentação de seu enredo buscando adequar os enredos para uma mais completa avaliação possível. Como estamos em um concurso não poderemos esperar que seja campeão do  concurso simplesmente alguém que copiou e colou um belo texto da internet no Word e chamou ele de enredo. Vamos querer observar em primeiro lugar se este texto sofreu uma adaptação para o Carnaval. Por isso também é solicitado uma divisão dos setores, dar nome a alas e carros e mostrar criatividade com alas fundamentais das escolas de samba como Bateria e Baianas. Lembrar que o Casal de Mestre Sala e Porta-Bandeira precisa de um significado no enredo.

SÃO ESSAS AS OBRIGATORIEDADES:

Título para o enredo: O enredo precisará ter um nome.
Texto de introdução ou Justificativa: E um pequeno texto de apresentação, uma rápida explicação inicial do que virá por aí é encontrado depois do título.
Sinopse ou Argumento: Texto que contará o enredo. Podendo este ter menos de duas ou até mais de 50 páginas. Pode ser em prosa ou verso, misto, qualquer formato é aceito.
Desenvolvimento: Após a sinopse apresentar uma explicação inicial para os setores separadamente e apresentar nome e número para alas e carros. É facultativo explicar ala a ala, espera-se que a Sinopse e texto inicial dos setores já cumpra essa função. A explicação dos setores deve ser o significado do setor para o enredo, como se fosse um capitulo, o autor deve dizer resumidamente o que será mostrando nesse capítulo.  
Elementos EspeciaisSerá obrigatória a presença no desenvolvimento de Bateria, Casal de MS e PB, Baianas, Velha Guarda e Comissão de Frente.
Carros alegóricos: Imaginar um enredo para ser desenvolvido entre 3 e 8 Alegorias, podendo fazer o uso de tripés (o número de tripés é ilimitado).
Tamanho do arquivo: Não poderá exceder 5 MB.
Assinatura: No mínimo é exigido nome identificação (apelido, nome fictício ou verdadeiro) e e-mail para contato (depois do título ou no final do enredo, esse e-mail pode ser divulgado ou não, o autor deve avisar).

Observação importante: Alguns podem optar por misturar Sinopse e Desenvolvimento, apresentando em um único texto. Isto é aceito pelo Concurso se este texto cumprir as funções que se espera dele. Sinopse explicar o enredo, Desenvolvimento apresentar a divisão dos setores (capítulos) e nome e significado para as alas.


Penalidades:
O não cumprimento das penalidades resultará nos seguintes descontos:

Título para o enredo: -5 pontos
Introdução: -1 ponto
Sinopse ou Argumento: -10 pontos (para casos que só apresentou a divisão de alas, sem nenhuma explicação, roteiro “cru”)
Desenvolvimento: - 20 pontos
Divisão de Setores no desenvolvimento: -2 pontos
Explicação dos setores no desenvolvimento-2 pontos (não é descontado se ao menos for feita uma divisão de setores na sinopse que deixe claro os capítulos que serão apresentados). Tendo sido realizado uma explicação parcial dos setores, faltando um ou mais setores, o enredo perderá -0,2 por cada setor.

Divisão de Alas: -3 pontos
Número de alegorias: Cada carro que ultrapassar 8 ou for inferior ao número de 3, será descontado 0,1 pontoMas a penalidade será efetuada apenas em caso de ter sido apresentado o desenvolvimento.

Elementos especiais: Velha Guarda: -0,6 pontoBateria, Baianas, Ms e Pb (no mínimo 1 casal) ou Comissão de Frente: -1 ponto cada. Alas sem significado o enredo receberá metade da punição.

Enredo sem Assinatura: -0,1 (deve conter no arquivo de texto de enredo uma assinatura)

Tamanho do arquivo: Deverá conter 5 MB, perderá -0,1 a cada 500 kb ultrapassado.  Assim podemos notar que o concurso ainda tem uma tolerância de 499 kb, penalizando a cada 500kb ultrapassado.
Advertência por normas de conduta: Após a terceira advertência por excesso de agressões, ofensas, entre outras questões o participante poderá ter o seu enredo punido em 0,01 (1centésimo), posteriormente pederá 0,02, 0,04... Dobrando a penalidade até atingir aproximadamente 1 ponto.
Sub-quesito Plágio – Esse sub-quesito fará parte da Comissão de Obrigatoriedade e terá o peso de 20 pontos. Ele não e julgado pelos jurados, será julgado pela Comissão de Obrigatoriedades.
10 pontos para Sinopse e 10 pontos para demais textos. Todo o conteúdo que obtiver plágios resultará em descontos por esses itens.
Passada a Comissão de Obrigatoriedades, todos enredos receberam essas duas notas, que poderão variar de 0 até 10.
Ex:
Enredo A 10 – Sem plágios na sinopse
Enredo B 9.9 – Tem um pequeno trecho de cópia da internet sem citar referencia.
Enredo C 0,0 – A sinopse está copiada na integra da internet
Enredo D 9,1 – O enredo possui vários trechos copiados na internet, 3 parágrafos sem citação.
A nota será subjetiva e dosimetria levará em conta o tamanho do enredo e tipo de textos, mais punição para textos mais informais, com conteúdo de emoção, analises complexas e poemas, menos punição para conteúdo meramente informativo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores