Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

domingo, 22 de março de 2015

O limite para o tamanho dos arquivos - A Imagem da discórdia!

O concurso possui limite para o tamanho do arquivo e observando muitas dificuldades de muitos enredistas que querem botar mais imagens e estouram esse tamanho, fizemos essa postagem para ajudar nesse processo. 



Por que temos um limite? 

Esse limite é para facilitar que os jurados recebam os enredos para julgamento sem grandes problemas.
Muitos enredistas podem exagerar no uso e quantidade de imagens e isso pode resultar em enredos com 100mb de tamanho. Imaginem 20 enredos com 100 mb, somando tudo isso poderíamos ter no total 2 HD com todos enredos. Mesmo em tempos de banda larga, aja tempo para download, além de problemas para enviar esses arquivos nem todos os e-mails suportam arquivos tão grandes. É para evitar problemas futuros que a organização estabelece limite de tamanho, até porque imagens é algo ilustrativo e secundário e pode emperrar o julgamento e dificultar a organização do concurso de enredos.   


Como ter mais imagens e mesmo assim um arquivo pequeno?

Um arquivo pode ter as mesmas imagens, o mesmo número de páginas e variar de tamanho de maneira imensa.  Tudo isso depende unicamente de como que a imagem original foi colada no word.




Esse é um enredo exemplo, mesmo texto, mesma imagem mas variação de 2400%!. 

No arquivo A Cartomante - Eu simplesmente copiei e colei no word um texto de 12 páginas! Observem que ele tem apenas 23 kb de tamanho.

Nos demais eu colei uma mesma imagem que salvei de 4 maneiras diferentes, chamei de PMG, PMG2, JPG e JPG2. Observem que a variação no tamanho do arquivo foi entre 114 kb e 2795 kb. O que deu uma diferença de 24 vezes, ou seja, eu poderia ter 1 imagem ou 24 imagens de mesmo tamanho!!!!!! 


Exemplo 1 - Quando a imagem é imensa. 

A minha imagem original encontrei em um site tinha dimensões de 2321x1574 e 7,40mb de tamanho!!!! Imensa!!! Mas eu colava no word e ela ficava reduzida com dimensões de 567x328. Isso é um verdadeiro desperdício.  Como que eu vou colar uma imagem de 2321x1574, mas só vou usar 567x328? O recomendado é eu pegar essa imagem levar em um editor de imagem e redimensionar antes de colar no word. Faço isso e ganho mais espaço para colocar mais imagens no meu enredo. 

O resultado dessa operação: PMG X PMG2 2795kb x 545kb. Nesse exemplo economizei um espaço e tanto! 


Exemplo 2 - Posso ainda ter mais espaço!

Se eu tentar salvar essa imagem em JPG eu vou ter ainda mais espaço, fiz o teste fui em um editor e salvei em JPG. E o resultado foi um arquivo de apenas 114 kb. 


Observem a imagem está bem grande no texto do word, mas mesmo assim é bem leve. Poderei botar umas 10 imagens desse tamanho em jpg que não terei muito mais que 1mb. 

Então a dica para poder colocar mais imagens e um arquivo de tamanho menor é:
- Reduzir as dimensões da imagem original no editor de imagens
- Se puder salvar em formato jpg. 


obs: Não adianta redimensionar a imagem no word, tudo depende do tamanho da imagem original que foi colocada no word! Então use um editor de imagens para fazer isso. Tome cuidado com alguns editores, pois eles podem distorcer as imagens, por isso salve essa imagem com nome diferente, exemplo, o nome da imagem é carta da tia, salve como carta da tia 02 (assim não corre o risco de perder a imagem original). 


Demostração do tamanho das imagens que foram dos 4 arquivos que gerei por editor de imagens. 
O word normalmente já dá uma compactada no tamanho, por isso uma imagem colada de 7586kb  colocada no word gerou arquivo de 2700kb. Mas como pode ver nessa postagem, a maior redução é a que você mesmo pode fazer! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores