Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Os bastidores da criação – capitulo 1 – A inspiração e o tema

Nesta parte, vou falar sobre o tema do meu enredo e como veio a inspiração para esse enredo que será construído.
Eu descobri essa personagem curiosa, por acaso, lendo um jornal antigo, fiquei intrigado com o destaque que ela recebia, era uma reportagens de duas páginas falando sobre cartomantes e ela era a “principal” com mais destaque, a dona do pedaço. Só o fato de ter uma reportagem de um jornal falando de cartomantes já era um fato estranho para os tempos atuais. 
Aproveitando acabei lendo mais sobre ela e sua história começou a me interessar. Agora eu vou falar um pouco da história dela, com base nas minhas memórias de leituras que fiz:
Madame Zizina é o tema do meu enredo. 
Ela, quando criança e adolescente, foi uma mulher rejeitada pelo mundo, uma deficiente física do século XIX, que nas cartas e feitiços encontra o seu caminho e aceitação na sociedade. Do limão que a vida lhe deu, ela fez uma limonada, do seu aspecto bizarro de mulher feia, fisionomia pálida, corcunda, transforma esse seu aspecto em centro de poder mediúnico. E ela foi mais além até do que um dia imaginou, virou celebridade, figura estampada nas revistas e jornais da época de Rio Antigo e de todo o Brasil também.
Ela talvez tenha sido a maior vidente do Brasil, sua única rival de peso é a Mãe Dináh. Essa todos os contemporâneos que lerem esse texto devem saber quem se trata, mas é porque ela é do nosso tempo, Zizina é da década de 1910, do tempo do Jornal, nem rádio existia, as pessoas que viveram no seu tempo já morreram.  Porém, se fizermos uma comparação das biografias, guardadas as diferenças de épocas, Madame Zizina foi muito maior, sem a mínima comparação. A Mãe Dináh nunca teve romaria para visitá-la, não teve Presidente, Senador, Deputado, Prefeitos, pessoas de todos os cantos e classes sociais, incluindo a mais alta elite, das dondocas aos fazendeiros atrás dela. A Madame Zizina teve! Ela fez fama e era influente, dava até pitacos na politica do país nos jornais, era destaque, todo mundo queria saber o que ela dizia, vinha gente de toda a parte do país. E com tanta gente importante tomando decisões com base nos seus conselhos, ela influenciava até nos rumos do Brasil. Por isso, com toda a certeza posso afirmar com confiança que ela tem gabarito suficiente para lhe fazer jus ao título de maior vidente da história país.
E não era só vidente, ela foi muito mais que isso, pois não existia unicamente o grupo dos que seguiam ela como uma profeta ou guia espiritual. Além do povo que fazia romaria para se consultar, tinha o pessoal que lhe considerava uma personagem de entretenimento, ela tinha fãs, e era uma espécie de mistura de Elvira (a Rainha das Trevas) com o profeta Nostradamus, de um lado ela entretinha muitos como uma personagem humorística de Terror, de outro, era uma profetisa apocalíptica de grandes desastres. Ainda seu "consultório" era uma espécie de casa das trevas, decorada ao estilo, cercada de lendas, que diziam que acontecimentos extraordinários aconteciam depois da meia-noite.
E para completar, foi tema do carnaval de 1914, das Grandes Sociedades. Morre um ano depois, em 1915, famosa e muito rica!
Esse é parte do meu ponto de partida do meu enredo, revelando muitos pontos potenciais que eu acredito que podem ser explorados (citando aqui temáticas que posso usar no enredo, mensagens, elementos ilustrativos):
- A dura realidade de uma Deficiente física
- Uma Mulher que não é bonita, foco de preconceitos.
- Vira o jogo, dá uma lição de superação
- Passado, presente, futuro, tempo! Curiosidade das pessoas de saber o seu destino.
- Mundo das Cartomantes, mundo esotérico, mistérios, acontecimentos extraordinários, profecias
- Rio Antigo, cenários antigos, uma cidade totalmente diferente dessa atual
- Celebridade Popular (capas de jornais, fofocas, piadas e tudo mais que podem imaginar, ninguém ficava indiferente em relação a ela)
- E já foi até tema de um carnaval, de um outro tipo de carnaval
- E 100 anos depois tem seu Centenário! 
Pensei, puxa! Daria um enredo de escola de samba. E aqui estou planejando em fazer um enredo sobre ela. Cem anos depois, Madame Zizina é musa da sapucaí! 
Acho que ela tem potencial inclusive para se sustentar como tema central, poderia ser um tema fraco que eu tivesse que apelar para uma porção de coisas, quem sabe falar da história das videntes do mundo e chegar no último carro "Madame Zizina"? Não é o caso, vejo um tema forte para falar de toda a vida dela, vir lá dos tempos de criança até a sua morte, recheios eu tenho, para colocar em todas as passagens da sua vida, da criança deficiente até a consagração como celebridade da sua época, com mais pesquisa enriquecerei ainda mais o enredo, indo atrás e selecionando coisas interessantes para falar. A missão é juntar tudo isso, contar uma história interessante com começo, meio e fim, a vida dela tem fundo para um tema e a questão é conseguir desenvolver e contar essa história.
Mas ainda antes de sair escrevendo como um louco, estando ciente do potencial, o segundo passo é ir pesquisar mais. Saber mais coisas ainda sobre ela, guardar textos, ver até se descubro mais pontos para serem explorados, arrumar fontes de referência, o máximo possível, só depois começar a escrever um texto que será a minha sinopse.
Então aguardem!
Continua... Vem aí a segunda parte, a pesquisa do tema.  

Um comentário:

  1. PREMIAÇÕES: Tenho uma sugestão, Apenas os 6 primeiros ganhar premiação, embora tenha 21 enredos, acho que mais que isso, banaliza as posições e premiações.
    O primeiro deveria ganhar um PEQUENO troféu, e os outros cinco, medalhas de honra ao mérito.
    Creio que assim seria mais simples e teria um custo pequeno.
    Espero ter ajudado com minha sugestão, parabéns pelo concurso.
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir

Marcadores