Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

sábado, 5 de julho de 2014

VALESCA REIS SANTOS, DIVA DO BRASIL

O autor Cleiton Almeida falando de Valesca Popozuda obteve a oitava colocação do concurso com 288,1.

Valesca Popozuda abre a noite dos Campeões do
Quinto Concurso Brasileiro de Enredos, reveja o enredo: VALESCA REIS SANTOS, DIVA DOBRASIL.



Quais são os pontos fortes do enredo?

O autor conseguiu apresentar uma boa exploração temática, buscou humanizar a Valesca. Foi  apresentando a Valesca mãe, a batalhadora que veio do morro e conseguiu o sucesso. Trazer alguém que veio de baixo e venceu sempre é bom exemplo e faz este enredo ser interessante.

Outra qualidade do enredo apresentado é a explicação inicial dos setores, o autor deixou bem claro a ideia que cada setor queria mostrar.

Trechos extraídos do enredo:
1º setor – “A estrela do morro”
            Este pequeno setor retrata o nascimento de Valesca, no bairro do Irajá. Teve uma infância simples, sua mãe trabalhava de faxineira. Mas desde sempre já tinha o dom de encantar as pessoas com sua graça.

2º setor – “De frentista à vocalista”
            Neste setor temos a trajetória de Valesca, desde quando teve que parar de estudar e trabalhar num posto, até quando foi descoberta pelo seu empresário Pardal, participou do grupo “Gaiola das Popozudas” e fez turnê pelo mundo.

3º setor – “Conhecida em todo meu Brasil”
            Neste setor temos o que tornou Valesca conhecida no Brasil. Suas polêmicas constantes e suas músicas super comentadas fizeram de Valesca a funkeira mais amada (e odiada) do país.

4º setor – “Simplesmente Valesca”
            Aqui temos a Valesca Reis Santos. Neste setor retratamos como é a Valesca do dia a dia, a Valesca em sua intimidade. Quem ela é por trás da fama. Suas lutas, glórias e desejos.

5º setor – “Diva do Brasil”
            O último setor da escola é o caminho de Valesca desde sua decisão de enfrentar uma carreira solo até a coroação como diva do Brasil. Essa coroação é resultado de uma série de conquistas da cantora.


E os problemas do enredo? Afinal pq não venceu?

O tema Valesca popozuda não foi bem recebido pelos jurados, não podemos que esquecer que uma homenagem para uma artista de carreira recente geralmente não é muito aceito. Existe a defesa por muitas pessoas que um artista é digno de homenagem se tem uma longa carreira.

Valesca é considerada por muitos como ‘não cultura’, talvez até este debate ou defesa introdutória sobre “o que é cultura /o que não é cultura” tivesse um melhor recebimento do tema pelos jurados.

Alguns jurados cobraram do enredo descrição de carros e alas, embora isto não seja obrigatório. Neste caso a penalização não deveria ocorrer.

Algumas alas como Ala 4 – A visita de um “Pardal” e Ala 1 – Os estudos em segundo plano resultaram penalidades para o enredo. O que reforça que é bom ter cuidado no nome das alas.



Um comentário:

  1. O problema de ter jurados ligados a carnaval, é que eles sempre querem as mesmices de sempre, historia do Brasil, temas brasileiros, afro,barroco e por ai vai, qualquer enredo fora isto é visto com preconceito grande exemplo atualmente é Paulo Barros com seus enredos diferentes, Renato Lage passou por isso algumas vezes por buscarem sair do padrão batido do carnaval, mas infelizmente é o que os conservadores amantes de carnaval e escolas de samba querem, mas não percebem que estão fazendo um "desserviço" ao carnaval, acho uma ideia fantástica o concurso, mas precisa orientar melhor os jurados a verem com bons olhos o novo, e principalmente sem preconceitos.
    É apenas minha opinião, sou fã do site e do concurso sempre acompanho, um dia pretendo tentar a sorte.
    Abraço Abacate e a todos os participantes do concurso.
    Ass: Flávio Porto.

    ResponderExcluir

Marcadores