Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Pontos polêmicos de um enredo

O que a organização recomenda é tem polêmica, acha que o jurado não vai entender? Coloque uma nota explicativa, uma observação fora do texto.

Enredo Laranja Mecânica, é um bom enredo, mas difícil de entender.. Carece de uma sinopse bem completa e bem explicada para nos ajudar para entrar nesse enredo muito doido, cabeça demais...

Polêmicas e temas polêmicos
Se é uma temática, vai falar por exemplo de SEXO. Defenda o seu ponto de vista na sinopse ou introdução. Já é obrigatório a presença de introdução para o enredista ter a chance de apresentar e defender o seu enredo, escapar dessas armadinhas. Pois é fato, se o jurado não entende ele tira ponto. Tudo que soar sem explicação, pouco convincente, vai ter perda de nota. 

E você também tem a sinopse para isso. O enredista precisa ficar atento, se mete em confusão precisa sair dela de alguma maneira. Use o seu texto para defender seu ponto de vista. Não caia na armadilha de escrever unicamente uns versinhos inspirados em sinopse de escolas de samba do Rio (texto feito para os compositores de samba e não jurados que julgam o enredo). Mire-se no Abre-alas da Liesa, o argumento dos desfiles que são entregues para os jurados, ou até, nos enredos Campeões deste concurso. Se quer poesia, faça dois textos. Mas por tudo neste mundo, não esqueça de explicar os pontos importantes do seu enredo.

Os jurados não são obrigados a entender os enredos, os enredistas é que precisam explicar o seu enredo para os jurados. 

Se eu quiser fazer um enredo que Cachorro é um tipo de peixe, eu posso! Desde que eu consiga provar com argumentos, mostrar pesquisa e embasamento teórico que comprovem isso, ou que pelo menos, convença os jurados.

Carnavais feitos para cidades pequenas, para São Paulo e etc...

Esse é outro assunto que merece observações. A organização recomenda que o enredista avise que seu desenvolvimento é feito pensando no Carnaval de São Paulo, cidade pequena ou escola virtual. Alerte o jurado, avise o jurado que por exemplo, em sampa a bateria vem no setor 1. Senão você está propenso a perder nota. Os jurados julgam com os olhos de carnaval do rio, até os jurados paulistas que eu já tive em concurso canetam os enredos paulistas.

Mesmo caso vale para escolas de cidades pequenas, diga como é o carnaval da sua cidade. Oriente os jurados para evitar que uma pequena coisa lhe tire pontos preciosos.

Como fazer isso? Coloque um texto de observação, no desenvolvimento. Até na explicação da bateria, coloque. obs: A posição da bateria é pensando no carnaval de São Paulo. O número de alas é formato do carnaval de São Paulo... Etc...







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores