Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

terça-feira, 10 de junho de 2014

Enredo 13 - "Em noite de lua cheia... Deu a louca nas assombrações"

obs: As fontes do enredo estão levemente alteradas em comparação com o enredo original. Que é em fundo vermelho. 

FICHA TÉCNICA
Grêmio Recreativo Escola de Samba Virtual Floripa do Samba


Fundação: 05.12.2009
Cidade-Sede: Florianópolis/SC
Cores: Azul, Vermelho e Branco
Símbolos: Pavão
Presidente: Christian Fonseca
E-mail para Contato: christianvdf@hotmail.com

Texto de Apresentação: O Grêmio recreativo Escola de Samba Virtual Floripa do Samba, surgiu no dia 05 de Dezembro de 2009. Tem como os fundadores Christian Fonseca e Gabriel Vidal. A escola teve sua primeira participação em um desfile da CAESV em 2010, com o enredo "Da arquibancada do seu coração, união da ilha pura emoção!", onde das 19 escolas que participavam, ocupou o 14° Lugar. Em 2011, a escola se fundiu com a Paraíso da Folia e encarou a passarela virtual com o enredo "Incrível". Das 15 escolas que participaram, a escola terminou em 12° Lugar. Em 2012, a escola voltou independente homenageando a cidade de Florianópolis, onde obteve o 8º Lugar. No ano de 2013, com enredo sobre Hebe Camargo a escola fez um belo desfile, porém ocupou a 10º posição.

Enredo: "Em noite de lua cheia... Deu a louca nas assombrações"
Autor do Enredo: Christian Fonseca


Sinopse


EM NOITE DE LUA CHEIA... DEU A LOUCA NAS ASSOMBRAÇÕES...

Optamos por esse enredo, por haver todo um mistério em volta da lua cheia. Desconstruir a ideia de que a lua cheia é só coisa de lobisomem, mas fazer uma mistura das lendas brasileiras, com as lendas dos deuses gregos, juntar tudo isso no caldeirão das bruxas e transformar em um carnaval alegre e divertido.
Divididas em quatro setores, o enredo tem uma desenvolvida descontraída e alegre, mostrando desde as assombrações até os pais de santos que iram abençoar esse povo todo.
O carnaval em 2014 será em noite de lua nova, porém como carnaval tudo pode, a nossa lua escolhida é a CHEIA.

Setor 01 – Energias e Vibrações
A lua cheia está muito associada a encantos e belezas. Com isso, pessoas admiram a sua energia, sentadas em campos, trapiches e até em sacadas de sua casa. A lua cheia serve para namorar, também trazendo seu amado de volta, onde todo tipo de simpatia em relação ao amor, a lua cheia pode proporcionar. Essa positividade que a lua cheia emana, segundo a lenda, traz fertilidade e sabedoria. Inclusive segundo alguns especialistas, o maior número de bebes nascidos é em noite de lua cheia. Essa questão de energia positiva, faz com as feiticeiras e bruxas nessa noite de lua cheia, saiam de casa em busca de crianças para fazerem feitiçaria. Eu mesmo entrevistei uma bruxa em Florianópolis, conhecida como a Ilha da Magia, e pude constatar o trabalho minucioso delas, onde raptam crianças e os transformam em sapos. Quando indagadas por mim, pelo qual seria o motivo de estarem fazendo isso, elas então disseram que havia uma necessidade de renovar seu ciclo com a lua cheia, para se manterem fortes e com mais poderes.
Setor 02 – Transformações
Em noite de lua cheia... Eu me transformo em lobisomem. Outras pessoas vão se modificando ao longo da passagem dessa lua. Esse setor vem para incorporar e chamar as entidades para participar do nosso carnaval, fazendo com que os adormecidos revivam e que possam sambar em nossa passarela virtual. O que eu posso dizer é que vamos ter cuca, boitatá, mula-sem-cabeça, curupira, isto é, os amigos invocados do lobisomem estão presentes nesse belo enredo desenvolvido pela nossa Floripa do Samba, inclusive vamos fortificar as lendas brasileiras contadas por esse BRASIL MULTICULTURAL. A lua cheia está incorporada a diversas lendas, inclusive ela tem influência sobre o mar, através dessa informação, o deus Poseidon confirmou presença no desfile para reivindicar esse conceito, pois quando eu entrevistei ele, Poseidon falou que o único que tem o pleno poder sobre os mares é ele, e que vai provar toda essa história de um jeitinho brasileiro, com muito samba no pé.

Setor 03 – "As Coisas" entraram no samba
Nesse setor teremos a oportunidade de ver grandes assombrações conhecida por nós sambando. Hoje quando eu conversei com os vampiros, disseram que através do ritmo do samba querem passar o rodo chupando muito sangue dos componentes. Os fantasmas  e monstros também confirmaram presença e prometeram assombrar a noite de desfiles, porém virão mascarados, disfarçados entre arlequins e colombinas mortos nos carnavais de outrora. Os zumbis prometem sair das tumbas para sambar e se acabar na avenida, inclusive, o bisavô do presidente, o zumbi Baga confirmou presença, e eu como dito cidadão manezinho, fui até o cemitério da cidade e já vi que a sua tumba está vazia.

Setor 04 – Sai desse corpo que não te pertence
Sob o olhar da deusa Jaci e com todos os poderes concedidos a elas e eles, Mães e pais de santo, benzedeiras, peguem sua galinha, pois terão um grande trabalho a desenvolverem. Vamos aproveitar que já está chegando o final da lua cheia e vamos orar. Não podemos esquecer do padre, chama lá seu Zé da Bíblia, vamos rezar com força, fazer com que essas assombrações voltem do lugar que nunca deveriam ter saído. Eu tive que pedi uma mãe de santo para trazer o alho para acabarmos com aquele vampiro doidão que está sambando na ala 07. Todos juntos na oração, vamos lá:
PAI NOSSO QUE ESTÁS NO CÉU
FAÇA ESSAS COISAS NÃO IREM PARA O CÉU
QUE OS LUGARES OBSCUROS SEJAM SEU LUGARES
ANTES DE IREM PRA LÁ, JÁ QUE DESFILARAM
E COMERAM CARAMBOLA
TRAGAM O TÍTULO PARA A NOSSA ESCOLA

O nosso desfile ainda encerra com um aviso daqueles que já foram: -Se nessa apuração o título não sair para a Floripa do Samba, vamos baixar novamente nos corpos do componente e nossa "vingança será maligna".

Fontes:

Minha Palava. Disponível em: <http://angel-minhapalavra.blogspot.com.br/2011/06/lua-cheia-de-encantos-e-misterios.html>. Acessado em 12 de dezembro de 2013.

So História. Disponível em: <http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/br/>. Acessado em 13 de dezembro de 2013.

Calendário 365. Disponível em: <http://www.calendario-365.com.br/lua/fases-da-lua.html>. Acessado em 14 de dezembro de 2013.




ALA POR ALA e EXPLICAÇÕES DAS ALAS
Alas
Comissão Frente
Bruxas e Feiticeiras dão as boas vindas
Ala 01
O Amor emanado pela lua cheia
1º MS & PB
Romeu & Julieta
CARRO 01
Vibrações da Lua Cheia
Ala 02
Esse lobo é homem...
Ala 03
Esse Posei tem o "don"
Ala 04
Olha só... A mula procura sua a cabeça
Ala 05
Cuidado que a Cuca te pega
CARRO 02
Lendas contadas em noite de lua cheia
Ala 06
Sai da terra e vem sambar ZUMBI
Ala 07 - Bateria
"Vampiro Doidão"
Ala 08
Os monstros também vieram S.A.mbar
Ala 09 - Crianças
O Corcunda encolheu
Ala 10
Fantasmas mascarados
2º MS & PB
Arlequim & Colombina - Em tempos de outrora
Ala 11 - Passistas
A Noiva Cadáver entrou no samba...
CARRO 03
"Coisa ruim" samba também
Ala 12
Mães e Pais de santo
Ala 13
Peguem a Galinha, ela tem o poder
Ala 14 - Baianas
Deusa Jaci
Ala 15
Padre também samba
Ala 16
Chamada aos céus
Ala 17
Oração de Fé
CARRO 04
Sai desse corpo que ele não te pertence
ALA 18
Luz, Sol, vida
Ala 19
Se nessa apuração não ganhar... De novo vou incorporar
Ala 20 - Velha Guarda
Legado de Floripa
Explicações
Comissão Frente
Feiticeiras e bruxas juntam as forças, fazendo um bailado dando as boas vindas e transformando as assombrações em grandes sambistas. Com isso, unem todas as energias dos componentes da escola sob a lua cheia, para que a nossa Floripa do Samba seja a grande campeã.
Ala 01
Essa é uma ala coreografada com casais, onde eles ficariam recebendo da lua cheia, toda a energia positiva e fazendo com que seu amor fosse renovado
MS & PB
Falar de amor sob a luz da lua cheia, e não representar o casal mais famoso do mundo, seria uma perda grande, porém como deu a louca nas "coisas" na noite de lua cheia, eles acabam sendo possuídos e embalam um bailado de forma leve, apresentando o pavão da escola com sangue nos olhos.
CARRO 01
Fertilidade, sabedoria, o amor, e todas as energias positivas são representadas nessa alegoria, num carro alegórico bem colorido com diversas pessoas sambando.
Ala 02
Uma ala com lobisomens assombrando a avenida. Porém terá um elemento no meio da ala, onde esta representa a troca da fase da lua para a nova. Com isso, os lobisomens começam a sambar e cair no samba.
Ala 03
Essa ala é uma sátira, trazendo para nosso carnaval MULTICULTURAL, as lendas gregas, mostrando que o carnaval virtual podemos misturar as lendas brasileiras, com as lendas gregas e sem perder a brincadeira e o espírito do enredo.
Ala 04
Essa ala, juntamente com a ala 05 e a alegoria 02, fazem menções ao folclore brasileiro, mostrando que a nossa cultura pode ser retratada numa outra visão. Porque em noite de lua cheia só o lobisomem pode assustar? Aqui pode tudo, e a mula-sem-cabeça vem procurar alguém para casar. Ela procura sua cabeça em noite de lua cheia, pois como diz a lenda, namorar em noite de lua cheia, é fertilidade. Nessa ala a mula-sem-cabeça vem vestida de noiva.
Ala 05
Nessa ala, os integrantes da comunidade viram fantasiadas de Cuca, isto é, mostrando que essa lua cheia não é comum, além de invocar a lenda do lobisomem, ela extrapola essa tese e invoca personagens do folclore brasileiro.
CARRO 02
Nessa alegoria, outras figuras do folclore brasileiro serão representados, saci perere, curupira, boitatá, entre outras lendas que enriquecem o cenário brasileiro. Claro, uma enorme lua cheia estará no alto do carro chamando essas "criaturas" para o samba.
ALA 06
Essa lua cheia não para de chamar entidades monstruosas, e agora os zumbis foram encarregados de assombrar a passarela, mas claro, mostrando que tem muito samba no pé.
ALA 07 - Bateria
Esse vampiro doidão, fazendo uma menção a música de Raul Seixas, vem sendo representado pela bateria, onde os nossos ritmistas vampiros só vão parar de tocar quando estiver perto do sol raiar, até lá a batucada vai rolar solta.
Ala 08
Essa ala é fazer uma brincadeira, onde os monstros virão S.A.mbar, isto é, fazendo uma menção ao desenho Monstros S.A da disney. Então os monstros virão com fantasias dos personagens do desenhos.
Ala 09 - Crianças
Essa é uma outra ala, que representa o corcunda de Notre Dame e toda a mágia lúdica traga nessa ala. As crianças vão ser vestidas desse personagem querido, que faz suas peripécias sob a luz da lua cheia.
Ala 10
Em noite de lua cheia, vamos ter um baile de fantasmas mascarados, estes vão sambar e levantar toda a avenida virtual, caso não levantem com samba no pé, vão retirar as mascaras e farão com que o público da avenida se levante com medo.
2º MS & PB
Como já perceberam, gosto de fazer pares em casais de mestre sala e porta bandeira, e nesse caso, é o casal romântico do carnaval, porém há um probleminha, este é um casal do tempo de outrora, isto é, tiveram que ressuscitar, então sua aparência não está tão legal.
Ala 11
A Noiva cadáver entrou no samba é mais uma brincadeira, retirada do cinema, e inclusive ela samba ao ritmo da bateria e sob luz da lua cheia. A noite cadáver vai cair no samba, mas já mandou dizer que se olharem pra ela, ela casa.
CARRO 03
Nessa carro, as coisas ruins também sambam, e grandes fantasmas e monstros do cinema serão homenageados nessa alegoria. Será uma linda homenagem sob a lua cheia.
Ala 12
Essa é uma ala que sugerir um nome simples para homenagear as mães e pais de santo. Nesse desfile, eles tem um papel fundamental que é fazer com que os componentes que estavam possuídos, ao fim do desfile, recuperem-se e que possam ir para casa com toda paz e tranquilidade.
Ala 13
Essa sacada é para brincar, mostrando que a galinha tem poder na hora de fazer a oferenda. Então se ela tem esse poder, ela pode ajudar a tirar as "coisa ruim" dos corpos dos componentes da escola.
Ala 14 - Baianas
Essa é uma ala especial e que tem um luxo nunca visto em outra escola. Elas vem com seus balangandãs iluminando e saudando todos na passarela. Elas irão nos abençoar.
Ala 15
Essa ala vem para provar que além de nos ajudar a tirar os encostos das coisas ruins, também nos ajudaram a ganhar o carnaval, porque irão comprovar que padre também samba, e samba muito!.
Ala 16
Essa chamada aos céus, é aquela hora que pedimos a Deus para nos ajudar, então toda ajuda é bem vinda, então pedimos aos céus, proteja nossos sambistas e que esse título venha nessa ano.
Ala 17
Mas para pedir aos céus, tem que ajoelhar e rezar. Então a importância da oração e da fé para nosso carnaval será representada nessa ala.
CARRO 04
Para enfim, fazer com que definitivamente essas coisas ruins saiam do corpo dos integrantes da escola, esse caro virar sob a luz solar com muito alho, água benta, pipoca e todos elementos necessários para que a fé esteja convosco e que essas coisas ruins saiam do corpo que não os pertence.
Ala 18
Sob a luz solar, um novo dia vai chegar, uma nova vida vai surgir, os pássaros integraram no ombro da fantasia. Esta ala marca a entrada do NOVO.
Ala 19
Nesse ala, vem toda confeccionada por bloco de notas dos jurados nos últimos carnavais. Homenagear quem julga de forma "ameaçadora", já que se não subirmos, o lobisomem chamará novamente sua turma para que no outro ano "quebre tudo".
Ala 20 - Velha Guarda
A velha guarda encerra o desfile mostrando o legado da Floripa. Dizendo que a Floripa sabe brincar de forma divertida e que a misturas de culturais pode formar um belo carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores