Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Enredo 12 - “Respeite a majestade da minha coroa”




TÍTULO:
“Respeite a majestade da minha coroa”


INTRODUÇÃO:
Eis a nossa Imperatriz, rainha de Ramos, que leva esta alcunha graças à sua portentosa coroa bordada e bem trabalhada no centro de seu pavilhão. Nosso símbolo maior então se torna, neste carnaval, a personagem principal do nosso desfile.
Desde os primórdios, há necessidade de o homem criar seus ídolos, manifestando o desejo da perfeição. Elegemos os líderes religiosos, reis, rainhas, imperador, imperatriz, numa batalha de poderes e força. Detém a coroa quem é vencedor, quem é especial. Assim como há os coroados celestes, deuses e anjos abençoando nossa escola, reinando esplendorosa no reino de Momo.
E assim ela vem, a rainha de Ramos, trazendo todas as histórias, as festas, os jogos, os reis abstratos, os reis da natureza, as batalhas, as conquistas, as riquezas, as joias, ou seja, tudo aquilo que esse símbolo maior do poder trás através da história.
Portanto, que chore o cavaquinho imperial, entre na corte do carnaval e respeite a majestade da minha coroa, coroando a história desse símbolo imortal.


SINOPSE:
“Surgem os tamborins, que emoção”, mais uma vez é carnaval, está aberto o reino da alegria a esta criação. O Momo recebe a chave da cidade e lá de longe alguém anuncia: ”o rei mandou cair dentro da folia”. Façamos então nossa reverência a ela, esta joia que estampa nossa bandeira; a ela, que tem formatos de diversas maneiras; a ela, que brilha com ouro, prata, pedras e muito mais; a ela, que adorna as cabeças reais; a ela, que está representada no céu, na terra, nas florestas; a ela, que também está nos jogos, nas representações religiosas e nas festas. Seja onde for. Se se reverencia ou se abençoa, no sagrado ou no profano, lá está ela, a majestosa coroa.

Não se sabe exatamente quando as coroas foram criadas. O que se sabe é que desde os primórdios, os homens elegem seus representantes e têm na coroa o símbolo máximo do poder. Algo místico, divinal, estabelecido pelo contato com o sobrenatural. Poder esse que exerce sobre nós, o carnaval.  Poder que a nossa rainha de Ramos detém, apresentando sua coroa em todos os carnavais. “Linda, majestosa, tão querida, ela se agiganta e encanta a avenida”.  É a nossa representação! Nosso amuleto! Símbolo maior da nossa escola! Orgulho desta nação!
Com a bênção de vários baluartes, que hoje formam a nossa velha guarda, e apadrinhada pela coroa do Império Serrano, a Imperatriz é criada. E em sua bandeira, ela, a coroa dourada. Nascíamos com a bênção dos deuses do carnaval. Que felicidade! Escola coroada vencedora por oito anos, diante de seus mais de 50 anos de idade. 

A coroa também é representada como símbolo do sagrado, da iluminação. O reino dos céus. Reino de anjos com auréolas, do espírito santo abençoado. Reino este que há mais de 2.000 anos atrás nos enviou um presente, um menino que nasceria para reinar sobre a Terra e invocar a paz. Guiados por uma estrela cadente, os reis Magos seguiram até a manjedoura de um simples lugar. O rei que o céu enviou a Terra viveu sua vida em prol da fraternidade, guiando-nos a um melhor caminhar. Mostrou-nos que não estamos sozinhos.   Mas foi afrontado, desacreditado, terminando crucificado com uma coroa de espinhos.

A coroa também representa o poder do homem sobre os outros homens. Forte e poderoso, o homem tirou a coroa do sagrado e a vestiu. Surgiram os impérios (China, África, Roma,...) com suas diversas coroas. O cacique com seu cocar, o faraó com sua coroa egípcia, foram os primeiros.  Com eles vieram também os guerreiros. Os samurais, os gladiadores com seus elmos protetores. Surgiram os líderes religiosos e sua coroa papal. Os homens batalhavam pelo poder e faziam da coroação um sagrado ritual. Os feitos heroicos eram condecorados. A coroa de louros fez-se um marco. Os deuses do Olimpo estavam ali representados.
 
Na Idade Média, castelos imponentes são construídos, dividindo os reinados. Brasões foram criados, demonstrando a dinastia de cada região. Leste, oeste, sul ou norte. As lutas medievais e os símbolos monárquicos se tornavam cada vez mais fortes. Os reinos eram temidos e caçava-se até dragões. Artefatos bélicos eram aprimorados. Mas tinham nos bobos da corte uma das poucas diversões. As coroas ficavam maiores, mais bonitas e formosas. Mais imponentes e recheadas de ouro, prata e pedras preciosas. As coroas eram mais importantes que as rainhas majestosas.
 
E aqui no Brasil? Foi por causa de uma fuga que a coroa veio pra cá. O medo do Imperador Napoleão fez a família Real no Rio de Janeiro desembarcar. E o que se viu? Um rei bufão e uma rainha exagerada. Um futuro Imperador da nação. Mas e a Imperatriz? Essa chegou depois, casada por procuração. E por aqui, por algum tempo, reinaram a fio. Durante esse período uma imagem foi achada num rio. Era Nossa Senhora, de argila, venerada em um altar de madeira. Coroada pela Princesa Isabel, virou nossa padroeira.  

Liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós”. A monarquia não mais presta. E aos poucos se foi dando lugar a outros reinados. Nosso país tornou-se o império das festas. Do congado, do reisado, do samba. No país do carnaval, fez-se a corte de bambas. Sensacional! Blocos, corsos, cordões. Escolas de samba. As coroas tomando conta de vários pavilhões. Malandros coroados com seus chapéus, conquistando paixões! E o povo brincava também nos salões! Dá a chave para o dono. É carnaval, reinado de Momo se fez. Mas há também outras rainhas, outros reis. Rei do cangaço, rei do baião, rei do rock, rei sol. Rei na barriga, rei da selva, rei do futebol. Rainhas do funk, rainha da bateria, rainha do mar. Reis e rainhas que o povo assim quis. Não podemos esquecer também da coroa de miss.
     
Como bons observadores, podemos ver que tem coroa aqui, ali, em tudo quanto é lugar. Tem a coroa dentária. Tem a coroa do abacaxi. Tem a coroa de flores para quem partir. Tem coroa nas princesas infantis. Tem até aquela panela velha que faz comida boa.

Cara ou coroa? É sua vez. De brincar de baralho ou de xadrez, não importa o que o reizinho mandar. Nos jogos a coroa também se fez. E continua a se fazer, bom à beça. O jogo que mostra nosso verdadeiro poder. Da coroa que temos dentro de nossa cabeça.

Então, “ao longe faz se ouvir”. Estão abertas as portas deste reino chamado Sapucaí. Escutem o que o povo diz: “Quem não sabe o que é amar não sabe o que é ser feliz, quem não sabe o que é sambar, não sabe o que é Imperatriz”. O cavaquinho imperial chora de alegria. E o intérprete anuncia. Respeite a majestade da minha coroa. E seja mais um rei nesta folia.



DESENVOLVIMENTO:

1º setor – Nossa coroa, nossa história

Comissão de frente: Rainhas de Ramos
Relembrará a ousada comissão de frente dos anos 70 composta apenas por mulatas, substituindo os eternos baluartes da velha guarda. Aqui, elas serão as rainhas de Ramos.

MS/PB (1º CASAL): De mãe para filho
A madrinha, Império Serrano, dá sua bênção e batizam a mais nova escola de samba da Leopoldina. A porta bandeira representará a coroa, símbolo também do Império Serrano. O mestre sala representará os outros símbolos do pavilhão, a estrela e a faixa verde.

1ª ala: VELHA GUARDA – Oito vezes coroada
Bem vestidos, homens de terno verde e mulheres de branco, todos com o número 8 nas costas, dourado, comemorando os 8 títulos coroados de nossa escola.

2ª ala: ALA DOS COMPOSITORES – Liberdade, liberdade!
A coroação de um samba enredo por sua ala de compositores.

1º CARRO: COROA DA IMPERATRIZ
Uma coroa dourada, símbolo da nossa escola.

2º setor – Coroação dos céus (ideia de elevação, iluminação)

3ª ala: BAIANAS: NUVENS
O reino dos céus. Todas de branco, com azul celeste.

4ª ala: ANJOS
Auréolas - coroas divinas. Rende-se também uma homenagem barroca aos anjos de Rosa Magalhães. Fantasia branca, com tons rosados.

5ª ala: DIVINO ESPÍRITO SANTO
Coroa abençoada. Estandarte, representando o divino espírito santo. Branco, com tons de azul mais escuro.

6ª ala: REIS MAGOS (presentes para o menino)
Coroação do menino. Reproduzindo as túnicas dos reis magos, misturando-se os três na mesma ala. Fantasias em tons de azul, verde claro e vermelho.

TRIPÉ: PRESÉPIO
Todo em palha, com uma estrela em sua parte superior, havendo uma interação com a ala dos Reis Magos à sua frente.

7ª ala: CRUZ
Coroação da vida. Inspirado no filme “o pagador de promessas”, representando a vida coroada de Jesus. Tons de vermelho e cáqui.

8ª ala: A MALDADE
Coroa de espinhos. Ala em tons marrons, representando a maldade.

2º CARRO: A RESSUREIÇÃO DE CRISTO
Carro inspirado na Capela Sistina. A ligação do homem com o reino dos céus. A coroa representada como símbolo de adoração.   

3º setor – O homem no poder

9ª ala: REI DAVI
Coroa judaica. Fantasia em tons de azul com um estandarte representando a estrela de Davi.

10ª ala: CACIQUE
Coroa indígena. Grandes cocares em tons de preto e vermelho. Homenagem ao bloco Cacique de Ramos.

11ª ala: REI IORUBÁ
Coroa africana. O reino de Ifé. Fantasia pele de onça.

12ª ala: FARAÓS
Coroa egípcia. Inspirada nos faraós, com seu adorno na cabeça, a barba pontiaguda. Dourada e preta.

13ª ala: SAMURAI X GLADIADORES
Coroa protegida pelos guerreiros. Ala coreografada movimentos de lutas de espadas. Samurais representados pela figura do guerreiro samurai e gladiadores com seus elmos, escudos e espadas. Predomínio do dourado e do vermelho

14ª ala: MITRA
Coroa papal. Túnica branca e com tons de vermelho.

15ª ala: LOUROS DA VITÓRIA
Coroa de louros. Os atletas gregos. Tons brancos e verdes.

3º CARRO: O OLIMPO
Representação do Olimpo, o Partenon. Cores mais rústicas. Elemento alegórico vivo, inspirado nas pinturas gregas, simbolizando os esportes olímpicos.


4º setor: A Idade Média

16ª ala: EMBLEMAS (reinos)
As coroas como símbolos das famílias e das cidades. Diversos brasões. Cores selecionadas entre o vermelho, o amarelo e o preto.

17ª ala: CASTELOS
A morada da coroa. Torres empurradas por rodinha nas periferias e entre elas, personagens de teatro medieval.

18ª ala: BATERIA: CAVALEIROS MEDIEVAIS
Os protetores da coroa. Tons de verde.

19ª ala: PASSISTAS: REIS E RAINHAS
Diversão da coroa. Fantasias quadriculadas em tons de verde.

20ª ala: PEDRAS PRECIOSAS
Adornos da coroa. Tons coloridos, entre verde, vermelho e amarelo brilhantes.

21ª ala: PRATA
Adornos da coroa. Fantasias com grande estandarte prateado.

22ª ala: OURO
Adornos da coroa. Fantasias com estandarte de penas pontudas de um brilhante dourado.

4º CARRO: DRAGÃO
Um grande dragão colorido, com papel espelhado em vermelho e amarelo. Representação da soberba e da imponência que a coroa exercia na época medieval.

5º setor: A coroa no Brasil

23ª ala: Portugal: Família real
A coroa portuguesa. Estandarte com o símbolo da coroa. Tons verde e vermelho.

24ª ala: Napoleão e a fuga
O imperador expulsa a coroa. Tons azuis e vermelhos.

25ª ala: A quinta da boa vista
A casa da coroa no Brasil. Tons de verde.

26ª ala: Carta de procuração pelo casamento entre D. Pedro e Leopoldina
A coroa da Imperatriz. Leopoldina vem ao Brasil. Tons de bege.

2º casal de MS/PB; D. Pedro I e Leopoldina
Os imperadores. Fantasias em tom de verde.

27ª ala: A coroação de D. Pedro
A coroação do líder. Inspirado na obra de Debret. Tons de verde e amarelo.

28ª ala: Princesa Isabel
Coroação da libertação dos escravos e da bênção da santa. Fantasia azul esverdeada.


5º CARRO: COROAÇÃO DA NOSSA SENHORA – PADROEIRA DO BRASIL
O achado no rio Paraíba do Sul. Pescadores com suas redes acham a santa padroeira. Velas que acenderam e apagam sozinhas em seu altar. O carro vai representar tudo isso. Velas gigantes, a figura em argila representando Nossa Senhora e o barco de pescador.

6º setor: Reinado do povo

29ª aula: Congado
Coroa do escravo. Chico rei. A lenda do escravo que levava ouro nos cabelos, fazendo dele um rei. Grandes perucas brilhantes.  Ala negra de capoeiristas coreografada.  

30ª ala: Reisado
Coroa de fitas. Fantasia de chita e suas fitas.

TRIPÉ. BONDE

31ª ala: Cordões
A corte carnavalesca. Pierrô, colombina, arlequim, Momo, Zé Pereira, Clóvis.  Homenagem ao bloco Bola Preta.

32ª ala: MALANDROS
Reis da rua e suas coroas em forma de chapéus. Terno branco e gravata vermelha. Zé pelintra.

33ª ala: BANDEIRAS COROADAS
Coroa de bamba. Bandeiras de escolas com suas respectivas coroas (Imperatriz, Império Serrano, Mangueira, Vila Isabel, Santa Cruz, Grande Rio, Viradouro,  Paraíso do Tuiuti, Tradição, Vai-vai, Imperador do Ipiranga, Imperadores do Samba).

6º CARRO: O REI MOMO (reis e rainhas do povo)
O maior rei da nossa festa, que com sua coroa ordena para cairmos na folia. Nesta festa carnavalesca, um grande salão com os vários reis eleitos por nós - Elvis, Pelé, Roberto Carlos, Luiz Gonzaga, Lampião, Elizabeth, Iemanjá, etc. Além das rainhas de carnaval e as misses.

7º setor – Vários outros tipos de coroas

34ª ala: O SOL
Coroa solar. O rei do Universo. Fantasia laranja e vermelha.

35ª ala: O ABACAXI
Coroa de fruta. Carmem Miranda.

36ª ala: ALA DAS CRIANÇAS - O DENTE
Coroa dentária. Uma fantasia inteira em formato de dentes.

37º ala: OS DESENHOS
Coroa infantil. Príncipes e princesas das histórias infantis.  Cinderela, Branca de Neve, Jade, Bela, Ariel, Aurora, Tiana e Rapunzel.

TRIPÉ: O REI LEÃO

38ª ala: A MORTE
Coroa de flores. Fantasia de caixão.

39ª ala: QUARENTÕES
Panela velha é que faz comida boa. Fantasia com panelas nas cabeças dos coroas.

40ª ala: TRÍPLICE COROA
Campeões no futebol. Fantasia inspiradas na bola.




41ª ala: O BARALHO
Coroa de naipes. Baralho inspirado no exército de Alice no País das Maravilhas.

7º CARRO: JOGOS
O tabuleiro de xadrez. Em busca da coroa da rainha e do rei. Moedas da cara e coroa. Escultura de um menino com um cérebro piscando de várias cores, mostrando o raciocínio e provando que a verdadeira coroa está dentro de nossa cabeça.


AUTOR DO ENREDO:

Nome: Fabio Granville
Idade: 33 anos
Profissão: Professor
Ama o carnaval: desde 1993
Frequenta a Sapucaí: desde 1994
Mora em: Santos/SP




2 comentários:

  1. Adorei o tema e o desenvolvimento do enredo, embora bem leiga no assunto. Parabens pela criatividade na ideía das fantasias das alas, que já me levaram, na imaginação, para um belo desfile de carnaval. Torço por vc !!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Um dos melhores, estará com certeza entre os campeões
    Danilo Guerra

    ResponderExcluir

Marcadores