Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

domingo, 16 de março de 2014

REGULAMENTO DO QUINTO CONCURSO BRASILEIRO DE ENREDOS



Este é o regulamento do Quinto Concurso Brasileiro de Enredos, a sua versão é final, poderá ainda sofrer pequenas mudanças, mas nenhuma será substancial que prejudique nenhum participante. 
E-mail oficial do concurso de enredos: abacateazul@yahoo.com.br
Se desejar também pode deixar sua dúvida em comentário das postagens.

Veja neste regulamento
1. Como participar?
2. A avaliação dos enredos (quesitos, notas)
3. As obrigatoriedades e suas penalidades

1. PARTICIPAÇÃO

1.1. Como participar?
O Concurso Brasileiro de Enredos é um concurso aberto a todos, todos podem participar, sendo de qualquer região do país ou do mundo. Todos que desejarem inscrever o seu enredo no concurso serão bem-vindos, obedecendo ou não o regulamento.

1.2. Como é feita a inscrição?
A inscrição será feita automaticamente no momento do envio do enredo pelo participante. Não é necessário uma inscrição antecipada, embora seja bem recebido aqueles que já desejam confirmar sua presença, até informar título do enredo “provisório”. Cada participante pode inscrever até 3 enredos no mesmo concurso, também pode assinar em duplas, trios ou grupos.
E-mail para enviar o enredo: abacateazul@yahoo.com.br

1.3. O arquivo do enredo
Aceitamos todos os tipos de formato compatíveis com Word (e programas similares, genéricos), HTML, bloco de notas, editores de texto genéricos. Esse arquivo não deve ultrapassar 5 MB de tamanho (ver comissão de obrigatoriedades).

É recomendado um texto em Word 2007 ou anterior (2003, 2002, recomendamos uma versão não tão recente para evitar problema de compatibilidade com os diversos jurados). Se caso sua versão de Word seja posterior a 2007 pedidos para avisar a versão, para a organização ter tempo para procurar pacotes de compatibilidade, inclusive para os diversos jurados, que podem não ter como abri-los.

Os jurados receberão os enredos exatamente como o autor os enviou, incluindo tamanho de fontes, cores e figuras. Nos casos de texto escrito por e-mail estes são colocados diretamente no Word, apenas para organização dos jurados e evitar que o arquivo seja perdido, ou que o jurado tem sempre que acessar o e-mail para ler o enredo do respectivo autor.

Os enredos serão divulgados na integra no site oficial do concurso, após o encerramento da data limite de entrega dos enredos. Os autores poderão solicitar que o enredo não seja divulgado, mas é necessário avisar que não querem divulgação. Convém destacar que a versão do enredo divulgado do site pode não ser exatamente igual ao texto contido no Word, já que a conversão de HTML pode resultar em umas pequenas diferenças.

1.4. Ficha de apresentação
Solicitamos que logo após o título do enredo, este esteja assinado, anônimo ou não, mas que tenha pelo menos um Nick para identificação do autor e um endereço de e-mail para contato (ver comissão de obrigatoriedades).
Telefones, facebook, o que mais desejar é facultativo. É importante deixar pelo menos um contato, para se alguém ler e se interessar pela ideia tenha como entrar em contato diretamente com o autor.
Em caso de dupla, trios, é solicitado pelo menos um endereço para contato de uns dos autores, não é obrigatório o contato com todos (em muitos casos apenas um tem a disponibilidade de inscrição e contato).

1.5. Enredos que já participaram de outros concursos
Aceitamos todos os tipos de enredos, podendo estes já ter participado de outros concursos de enredos, escolas virtuais, reais.

2. A avaliação dos enredos
Procuramos apresentar um regulamento o mais justo possível, questionar o máximo todos os enredos que participam do concurso. Cada concurso é caracterizado por modificações tentando sempre evoluir para um julgamento mais justo, além de apresentar um texto informativo para auxiliar os participantes e jurados.

2.1. Notas e Jurados
As notas são decimais, ou seja, 10, 9,9, 9,8... 9,1...7,7. Sendo a nota máxima é 10 (Dez) e a mínima é 7,0 (Sete). Este concurso terá a presença de 7 jurados (6 titulares e um reserva, para assumir em caso de um jurado não entregue as notas a tempo).

Cada enredo receberá 6 notas por quesito e a mais baixa será descartada.

Ex:

QUESITO DESENVOLMENTO
J1
J2
J3
J4
J5
J6
TOTAL VÁLIDO

BLACK POWER

9,7
10
10
10
10
8,5
49,7
Boêmio
9,7
9,5
9,5
10
9,8
10
49
Arte Pela Arte
10
9,9
10
10
10
9,8
49,9

Damas

9,8
10
10
10
9,6
10
49,8
Tracunhaém
9,5
10
10
10
10
9,2
49,5
Raul Seixas
9,6
9,3
10
10
10
10
49,6

Bode

9,8
9,2
10
10
9,6
9,2
48,6
Daomé
9,9
10
10
10
10
10
50
Ketu
9,5
10
10
10
10
9,8
49,8
Araguaia
10
9,9
10
10
10
10
50
Ilha
9,7
10
10
10
10
9,8
49,8
Chicos
9,7
9,2
10
10
9,8
9,5
49

As notas em Azul foram descartadas.

2.2. Os quesitos

Serão 6 quesitos cada um com o peso de 50 pontos, totalizando 300 pontos, cada jurado julgará os primeiros 5 quesitos, o sexto quesito é Comissão de Obrigatoriedades (ver explicação sobre no ponto 3):

Atenção: Se desejar ver a explicação detalha de cada quesito, basta clicar nos títulos

QUESITO APRESENTAÇÃO: Julga a apresentação visual do texto do enredo, seu título e sua introdução.

QUESITO EXPLICAÇÃO DO ENREDO: Este quesito avalia o texto que conta o enredo. Como estamos em um concurso é solicitado que o texto, curto ou não, deixe bem claro os pontos que deseja abordar.

QUESITO DESENVOLVIMENTO E CARNAVALIZAÇÃO: Analisa o desenvolvimento apresentado, a divisão dos setores, carros e alas. Também nesse quesito será analisado o potencial do desfile em ser carnavalizado.

QUESITO TEMA e EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: Este quesito analisará o tema enredo e principalmente a sua exploração temática.

QUESITO ENREDO: Está em julgamento tudo, este quesito julga o todo do enredo, não deve ser uma simples média de todos os quesitos, mas sim uma analise do conjunto, podendo também analisar questões que deixaram de ser observadas nos outros quesitos.

COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES: Este quesito não é responsabilidade dos julgadores, será da organização do concurso, aqui serão observadas todas as irregularidades dos enredos. A organização irá conferir se os enredos apresentam algum tipo de irregularidade, os jurados, leitores e participantes poderão fazer apontamentos, denuncias, veja mais sobre as obrigatoriedades a seguir:

3. OBRIGATORIEDADES:
As obrigatoriedades são importantes para exigir dos autores uma melhor apresentação de seu enredo buscando adequar os enredos para uma mais completa avaliação possível. Como estamos em um concurso não poderemos esperar que seja campeão do  concurso simplesmente alguém que copiou e colou um belo texto da internet no Word e chamou ele de enredo. Vamos querer observar em primeiro lugar se este texto sofreu uma adaptação para um o Carnaval. Por isso também é solicitado uma divisão dos setores, dar nome a alas e carros e mostrar criatividade com alas fundamentais das escolas de samba como Bateria e Baianas. Lembrar que o Casal de Mestre Sala e Porta-Bandeira precisa de um significado no enredo.

SÃO ESSAS AS OBRIGATORIEDADES:

3.1.Título para o enredo: O enredo precisará ter um nome.
3.2.Texto de introdução ou Justificativa: E um pequeno texto de apresentação, uma rápida explicação inicial do que virá por aí.
3.3. Sinopse ou Argumento: Texto que contará o enredo. Podendo este ter menos de duas ou até mais de 50 páginas. Pode ser em prosa ou verso, misto, qualquer formato é aceito.
3.4. Desenvolvimento: Após a sinopse apresentar uma explicação inicial para os setores separadamente e apresentar nome e número para alas e carros. Não é necessário explicar ala a ala, espera-se que a Sinopse e texto inicial dos setores já cumpra essa função. A explicação dos setores deve ser o significado do setor para o enredo, como se fosse um capitulo, o autor deve dizer o que será mostrando nesse capítulo.  
3.5. Elementos Especiais: Será obrigatória a presença no desenvolvimento de Bateria, Casal de MS e PB, Baianas, Velha Guarda e Comissão de Frente.
3.6 Carros alegóricos: Imaginar um enredo para ser desenvolvido entre 3 e 8 Alegorias, podendo fazer o uso de tripés.
3.7.Tamanho do arquivo: Não poderá exceder 5 MB.
3.8. Assinatura: No mínimo é exigido nome identificação (apelido, nome fictício ou verdadeiro) e e-mail para contato (depois do título ou no final do enredo).

Observação importante: Alguns podem optar por misturar Sinopse e Desenvolvimento, apresentando em um único texto. Isto é aceito pelo Concurso se este texto cumprir as funções que se espera dele. Sinopse explicar o enredo, Desenvolvimento apresentar a divisão dos setores (capítulos) e nome e significado para as alas.


Penalidades:
O não cumprimento das penalidades resultará nos seguintes descontos:

Título para o enredo: -5 pontos
Introdução: -1 ponto
Sinopse ou Argumento: -10 pontos
Desenvolvimento: - 15 pontos
Divisão de Setores no desenvolvimento: -3 pontos (-0,1 se pelo menos apresentar uma divisão de setores na Sinopse)
Divisão de Alas: -3 pontos

Elementos especiais:
Velha Guarda: -0,6 ponto
Bateria, Baianas, Ms e Pb (no mínimo 1 casal) ou Comissão de Frente: -1 ponto cada

Enredo sem Assinatura: -0,1

Número de alegorias: Cada carro que ultrapassar ou faltar será descontado 1 ponto. Mas a penalidade será efetuada apenas em caso de ter sido apresentado o desenvolvimento.
Tamanho do arquivo: Deverá conter 5 MB, perderá -0,1 a cada 500 kb ultrapassado.  Assim podemos notar que o concurso ainda tem uma tolerância de 499 kb, penalizando a cada 500 kb ultrapassado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores