Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

domingo, 16 de março de 2014

QUESITO EXPLICAÇÃO DO ENREDO

QUESITO EXPLICAÇÃO DO ENREDO 
(atenção: Depois de refletir resolvi mudar o nome do quesito, acho que fica mais claro para o julgador o que ele deverá analisar nesse quesito)





Este quesito irá avaliar o texto que conta o enredo, este texto será encontrado depois da introdução e deverá explicar e fazer desenvolvimento teórico do enredo proposto.

Este texto pode se apresentar na forma de argumento, histórico do enredo com justificativa do enredo, também pode apresentar-se sob a forma de sinopse ou um texto mais extenso e detalhado. A forma do texto é livre, sendo prosa, verso, misturado, o que o autor achar melhor.

O julgador deverá analisar:
- Todo o conteúdo contido nesse texto, o texto deverá ser claro, que conte o enredo de forma criativa, coerente e interessante;
- A forma que o autor contou o enredo, a harmonia, tudo tem que estar de acordo com o tema enredo e bem claro cada elemento presente;
- Informações polêmicas devem ser bem justificadas;
- O texto não pode conter informações erradas sobre o tema proposto e assuntos nele contidos;
- Analisar a harmonia com o desenvolvimento do enredo e introdução.

O julgador deverá desconsiderar:
- Pequenas falhas de português (ou digitação), salvo aquelas falhas freqüentes e que comprometem o entendimento do enredo.
- Penalizar falhas de Título, Desenvolvimento e Introdução apenas nos quesitos correspondentes e não na quesito Explicação do Enredo.

Informações adicionais importantes sobre as questões levantadas:

- O importante que temos que destacar é que como estamos em um concurso, resumido, ou não, esperamos encontrar um enredo e não pedaços de um enredo, ou seja, ele não pode esconder suas partes, seus capítulos. Não podemos confundir com a sinopse que as escolas divulgam que muitas vezes até escondem surpresas do desfile, devemos comparar com o Abre-Alas do desfile oficial. A hora de mostrar o valor do enredo no concurso será essa. Se faltar pedaços, explicações de alas, tudo irá penalizar no quesito.

- É momento de ao contar o enredo, desfazer todas dúvidas, o julgador ao ler o enredo precisa entende-lo, um texto claro e bem encadeado.

- Alguns enredos apresentam SINOPSE e desenvolvimento em um único texto, o CONCURSO aceita enredos assim. Nestes casos o julgador avaliará se o texto do enredo conseguiu cumprir as necessidades básicas exigidas pelo regulamento.

- O texto também deve servir para convencer, justificar o tema e sub-temas abordados, o jurado concordando, ou não, com as idéias apresentadas, precisa visualizar um embasamento teórico nesse texto realizado pelo autor do enredo. Ex: Se eu quero dizer que o Índio foi quem descobriu o Brasil, eu vou precisar justificar isso. Afinal alguém pode questionar: Mas não foi Pedro Álvares Cabral que descobriu o Brasil? Uma pequena explicação sobre isso pode elucidar a dúvida sobre a questão. Afinal, sobre o ponto de vista de muitos autores, existe o argumento que muito antes de Cabral desembarcar no Brasil, os índios já estavam por aqui, se eles já estavam aqui, foram eles que descobriram o Brasil. E Cabral pode ser considerado no enredo não um descobridor, mas um invasor. Assim em casos semelhantes, é esperando encontrar no TEXTO do enredo, no mínimo, uma explicação simples como neste exemplo para justificar um tipo de afirmação como essa de que foi “índio que descobriu o Brasil”, que “Cabral é um invasor da terra do índio”.

- Não julgar o número de páginas de um enredo, excesso ou texto muito curto, o julgador deve procurar observar se a explicação do texto foi suficiente. Analisar o conteúdo, a qualidade, não o tamanho dele.

- A análise da exploração temática deve ser feita no quesito respectivo, o quesito explicação do enredo julga a explicação e qualidade dessa explicação. Pontos importantes do enredo ignorados no Texto do Enredo e Desenvolvimento deverão ser penalizados no Quesito Tema e Exploração Temática.

-Para não duplicar as penalidades recomendamos: Que a presença de alas e carros com relação ausente no TEXTO DO ENREDO terão que resultar em penalidades na explicação do enredo. Enquanto a ausência de alas e carros que representam determinadas informações que constam no TEXTO do enredo devem ser penalizadas no quesito Desenvolvimento.

Por exemplo: Se em uma Sinopse de um enredo o autor fala no seu setor 5 sobre os Três países da América do Norte e conta um pouco sobre cada um deles, explicando a sua importância no enredo, mas chega no desenvolvimento e dá uma ala somente para  os Estados Unidos e outra para o Canadá e esquece o México, não lembrando desse país nem no carro do Setor.  Está nesse caso caracterizando a AUSÊNCIA de um elemento no desenvolvimento, pois a Sinopse prometeu que o enredo neste setor tratava de todos os Países da América do Norte. Assim o Desenvolvimento será punido, mas a Explicação do enredo ficará livre dessa penalidade, pois cumpriu o que foi pedido, trouxe informações sobre o México, o erro foi não ter sido representado nas alas.
Se no caso aparecer no Desenvolvimento desse setor uma ala representando Cuba (pais da Am Central) e este não era citado em nenhum momento em nenhum texto do enredo, está caracterizada PRESENÇA de elemento no desenvolvimento contraditório ao argumento apresentado. Se pelo menos, no desenvolvimento não existir nada que explique a presença de Cuba no enredo, será caracterizada a penalidade no quesito EXPLICAÇÃO DO ENREDO. Que pode ainda ser evitada, se pelo menos no desenvolvimento, aparecer uma explicação convincente.
- Não somos um concurso de redação, por isso é recomendado que a exigência com a norma culta, aspectos da língua portuguesa sejam moderados. Com exceção de casos gritantes que prejudiquem o entendimento do enredo.
- Alguns enredos podem apresentar resumo e texto completo. Isto é aceito, muitos ficam na dúvida se apresentam um texto curto ou extenso e bem explicado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores