Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

sábado, 15 de março de 2014

Justificativas segundo concurso - julgador Marcelo P Tavares

DE SÃO PAULO PARA O POVO:O BAILE DO BOLO FOFO


APRESENTAÇÃO : 10,0  Correto.

A apresentação ajuda muito o enredo. O visual está bonito.

TEMA: 7,5 Superficial

Esse enredo tem uma exploração temática muito fraca. Não existe exploração de São Paulo no enredo. Esse enredo poderia ser sobre o aniversário de qualquer cidade do Brasil, bastaria trocar o seu nome e algumas palavras. Ficou simples demais. Colocar Ratos e Urubus de João30 são dispensáveis,por momentos ficaram mais importantes que São Paulo,  será que falar de São Paulo é tão ruim que o autor teve que importar do Carnaval Carioca algo para fazer o seu enredo?

CARNAVALIZAÇÃO: 8,0. Fraca.
A exploração do tema compromete também o enredo nesse quesito. É um enredo muito simples.
ALAS ESPECIAIS- É lógico demais 2º Casal representado ela o LUXO e ele o LIXO, já vi isso umas 1000 vezes no carnaval. Velha-guarda não consegui entender qual seria o seu significado para o enredo. A descrição da C de Frente também deixa muito a desejar.

DESENVOLVIMENTO: 8,0. Pouco Criativo.

Nome para as alas pouco criativos e confusos. Bandeiras passadas seria referente as antigas bandeiras? Qual seria o seu sentido no enredo? Nomes comuns nas alas, fartura, gula, piada, velas. Também existe uma grande referencia ao “vocabulário” utilizado por Ratos e Urubus que nada tem a ver com São Paulo.

ARGUMENTO: 8,5. Regular.

Muita coisa poderia ter sido melhor explicada pelo autor. Seu argumento deixa o enredo parecendo bobo.Não convence, o enredo no geral é confuso, o argumento é em tom de texto escolar do primário.

ENREDO: 7,1. RUIM

é um enredo muito “inocente”. Seu texto visualmente é muito bem organizado, textos e fontes muito bem escritas, mas no seu conteúdo é fraco demais. É um enredo“Bonitinho mais ordinário” . São Paulo não dá sorte os dois piores enredos do concurso anterior falavam de São Paulo. E esse enredo conseguiu ser pior, pois de todos foi o que menos falou da cidade, foi o que mais extrapolou o tema, foi o que menos explorou a maior cidade do país no enredo.


O Profano Reino da Luxúria

APRESENTAÇÃO: 10,0 Correto.

EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 9,6. Boa.

Não gostei da maneira que foi tratado o carnaval, nada contra falar sobre o carnaval no enredo, mas poderia ter um cuidado maior com isso. Afinal para quem não gosta de carnaval a primeira coisa que faz é agredir dizendo que é essa festa é só suruba. E esse enredo confirma isso.

O enredo inicia propondo uma visão história paraíso, Id. Antiga( Grécia), Id Média, Id Moderna (França), Brasil. E depois resolve dar uma “pulada de cerca” se dispersando em Comércio, Carnaval, Nelson Rodrigues (se centrando em uma figura apenas).Normalmente não combina mudança de rumo e acho que essa “bigamia” não deu muito certo. E ai o seu desenvolvimento ficou meio rotineiro, um pouco confuso, repete a linha “prostitutas”, “travestis”. Repetindo os mesmo significados nas suas mensagens.
Até acho que ficou devendo uma exploração temática na pré-história. Acho erro se centrar apenas na figura de Nelson Rodrigues, como vinha no caminho mais amplo.

Carnavalização 10,0 Correto.

Desenvolvimento 9,4. Regular.
Kama sutra- Perdido no desenvolvimento, não se sabe que setor ele faria e como a bateria se separa dos passistas o kama sutra se dividiria e ficaria confuso o enredo.
Ala 16- Champagne e Banquete ALA 4 – Vinhos e Banquetes e bacanais – Só mudou a bebida, mas o significado é o mesmo. Alas 11,12, 15 e 16 nomes parecidos, significados parecidos. A corte do Rei Sol, Os nobres da corte, A corte a luz de velas...

ARGUMENTO: 10,0 Correto.

ENREDO: 9,6 Muito bom.

 É um bom enredo, sem grandes falhas técnicas, com bom conteúdo, acredito que o autor deverá ainda escrever grandes enredos. Tiro 4 décimos por problemas apresentados em outros quesitos, principalmente por algumas alas com significados repetitivos e a exploração temática que perdeu um pouco o rumo.

Na fábrica da folia; gira cor, gira mundo, girassol... Esses enredos fascinantes em busca da cidade do carnaval”.

APRESENTAÇÃO: 9,9. Boa.

INTRODUÇÃO: 1,0 NOTA MÁXIMA
TÍTULO: 0,9 Acho o título confuso. A referencia sobre a cidade carnaval no enredo é muito vaga.
IMPRESSÃO VISUAL: 1,0 cuidado com as cores! Mas leva nota máxima.

TEMA: 8,5. Incompleto.
Poderia ter explorado melhor os enredos das escolas. Existe simplesmente uma mistura entre os enredos, sem obrigação de ordem cronológica nenhuma.

CARNAVALIZAÇÃO 9,0. Regular.

Esse enredo já foi sonhado por muitos. Já vi muitos enredos parecidos com esse. Tiro pontos nesse quesito por achar que o desenvolvimento está por demais bagunçado. A impressão que se tem é que ouve uma quebradeira de carros, o enredo quando apresentado seria de leitura difícil. Não existe de fato setores e nem harmonia no conjunto. Seria complicado a escola do autor passar antes de 80 minutos.

DESENVOLVIMENTO: 8,0. Problemático.

Sérios problemas, você tem que entender conhecer sobre os grandes enredos das escolas para conseguir entender o enredo. Não existe uma harmonia com a sinopse.
Outro problema é a armação. Tem momento que tem um tripé antes de um carro, uma ala se parando dois tripés e às vezes 5 alas separando um tripé de uma alegoria. Não existe harmonia, ficou um verdadeiro “vai como pode”. Com isso a leitura ficaria confusa, que tivesse na avenida teria dificuldade de entender a mensagem do enredo.

ARGUMENTO: 8,0. Insuficiente.

É feita apenas uma mistura dos nomes dos enredos. Não existe uma explicação do que significou cada enredo para a escola e para o carnaval. Se você não conhece bem a história de cada escola ficaria sem entender de que o autor está falando. A função do argumento/sinopse nesse concurso é contar o enredo da maneira mais clara possível. Ficou no final tudo uma salada de “títulos” de enredos que caberia tudo e ainda faltaria alguma coisa.

ENREDO 8,2. Um bonito sonho.

É um enredo difícil de se fazer. Já vi muitos outros parecidos e todos não conseguiram uma boa harmonia. Ficou tudo bagunçado.
Nesse enredo não existem setores, não existe estrutura no desenvolvimento para evitar que a escola se apresente sem ter problemas nos quesitos Harmonia, Evolução e Conjunto. Mas vale o sonho.

ABRAM ALAS PARA A MISS SIMPATIA!
APRESENTAÇÃO: 10,0 Correto

TEMA: 9,4. Superficial.
A proposta do enredo é boa, mas poderia ser mais bem trabalhada. A sinopse e desenvolvimento possuem muitas contradições e chegam a confundir a exploração do tema confusa.

CARNAVALIÇÃO 9,3. Regular.

A presença de elementos contraditórios ao argumento apresentado mais uma vez atrapalha o enredo. Acho difícil o enredo funcionar com essa bagunça que foi o desenvolvimento. Tem que existir harmonia entre Sinopse e Desenvolvimento.

DESENVOLVIMENTO 8,5 Ruim.

ALAS DE 1 A 10 – Não existe praticamente nenhum significado explicado na sinopse. Elementos entre os setor 2 e 7- alas em geral de leitura confusa e algumas contradições  em relação ao argumento apresentado.
A Sinopse fala dos times de futebol do Rio, mas aparece no desenvolvimento apenas o projeto olímpico do RJ (tripé, alas 24 e 25). As últimas alas também enfrentam problemas de entendimento, Rio de amanhã, Rio de hoje, Rio de ontem.

ARGUMENTO 10,0. Muito simpático.
 É o que levantou o enredo. Ótima linguagem adotada pela autora.

ENREDO: 8,8. Miss simpático.
É um enredo simpático. Seu conjunto infelizmente se prejudica muito na pouco simpática “briga” entre sinopse e desenvolvimento. Muitas alas e até setores inteiros sem uma explicação coerente para seu entendimento no enredo. De ponto positivo sem dúvida chama atenção a linguagem adotada totalmente de acordo com o espírito do enredo. Sem dúvida Miss Simpatia foi a Miss Simpatia do Concurso.

Viagem à um passado presente... pétalas para reis e espinhos para o povo!!!”

APRESENTAÇÃO: 9,9. Boa.

Título: 1,0. Mas só porque resolvi perdoar as pétalas minúsculas depois dos três pontos.

Impressão visual. 1,0 Correto

Introdução: 0,9. Eu achei a introdução meio confusa.

TEMA: 9,6. Incompleto.

É um grande tema enredo, mas que necessitava de uma melhor exploração temática adaptada ao carnaval. Faltou uma maior desenvolvimento temático, ficou um enredo que começa e termina com a mesma mensagem, mas sem um desenvolvimento que esclareça melhor toda a proposta intencionada pelo autor.

CARNAVALIZAÇÃO 8,5. Fraco.

É mais um enredo que se atrapalha nesse quesito devido à exploração do tema. Um grande tema enredo, mas que necessitava um melhor desenvolvimento, faltou uma carnavalização. Achei estranho para não falar tenebroso uma velha-guarda com nome de “passado negro”. Acho que a velha-guarda precisa trazer sempre uma mensagem positiva ou simplesmente desfilar. Esse sem dúvida foi um espinho para a carnavalização do enredo. Tiro 9 décimos só por causa disso.

DESENVOLVIMENTO: 9,1 Perdido.

Está bem proporcionado e organizado. A sinopse explora muitos exemplos brasileiros, mas o desenvolvimento não existe nenhuma citação a isso. Existem contradições sinopse/desenvolvimento. Os nomes de muitas alas necessitavam de uma melhor explicação na sinopse. Existe presença de elementos contraditórios ao argumento apresentado.

ARGUMENTO: 9,1. Repetitivo.

É um pouco repetitiva nas suas idéias. Faltou uma maior elaboração do enredo. Não explica bem o enredo, metade do texto são trechos divididos do poema. O que complica é que o poema dividido não era relacionado com o texto que o seguia. Ex: A cada 10 anos um grande homem... Só se fala sobre isso no texto da sinopse referente ao setor seguinte.

ENREDO: 9,2 Regular.

É uma grande idéia para tema enredo, mas o roteiro, os rumos seguidos pelo enredo poderiam ter ido mais fundo. Não cabe ficar apontando soluções ou exemplos. Mas que esse tema permite uma infinidade de caminhos melhores tem!

SOUL BLACK, SOUL POWER, SOU NEGRO, SOU DO RIO: ESTAMOS AÍ, E A ESTÓRIA CONTINUA...
APRESENTAÇÃO: 9,9. Regular.

TITULO E INTRODUÇÃO NOTA MÁXIMA – correto

Impressão Visual: 0,9 Fontes grandes demais. Leitura com fontes gigantescas.

TEMA: 10,0 correto

CARNAVALIZAÇÃO: 9,6. Faltou Ala infantil.
É um belo enredo. Que seria muito interessante ver na avenida. Tiro ponto por não encontrar ala infantil e achar que alguns setores ficaram grandiosos demais.

DESENVOLVIMENTO: 8,5. Problemático.

Setor 1 – 10 alas mais ala de baianas, Setor 2 cinco alas, muitas desigualdades no tamanho dos setores. O autor adota o sistema de carro abrindo setor, lembro que o carro encobre as alas e em uma eventual realização do desfile a leitura ficaria prejudicada. Último setor fica com o conjunto prejudicado 10 alas (incluindo bateria saindo do recuo) depois do último carro. Algumas idéias das alas são um pouco repetitivas ex: setor negro é lindo, praticamente são alas falando do cabelo e somente isso.

ARGUMENTO 10,0. Interessante.

ENREDO 10,0. Grande enredo.
É um enredo que embora tenha algumas falhas, merece esse 10,0. É um tema interessante. Com grandes momentos, soube exaltar o negro de uma maneira inteligente, sem desmerecer as outras raças. O autor está de parabéns.


“Acorda menina, vem cá menino...” Hoje nossa escola é mais você, Ana Maria Braga!

APRESENTAÇÃO: 9,0. Faltou introdução.
O enredo não apresentou introdução. Sem introdução perdeu um ponto.

TEMA: 9,5 . Bom.
Sapos e Pererecas são anfíbios e não répteis. São difíceis homenagens a pessoas. Já não agüento mais tudo que é enredo homenagem explorar o signo do homenageado. Acho que faltaram mais coisas para se falar de Ana Maria.

CARNAVALIZAÇÃO: 9,4

O autor se atrapalha um pouco no desenvolvimento meio desorganizado. Mas Ana Maria daria um bom desfile. Mas tem que mudar esse desenvolvimento.

DESENVOLVIMENTO: 9,0. Regular.

C de Frente e Abre alas sem ficaram sem setor. Setor 5 possui dois carros. O enredo poderia ser melhor distribuído, mais organizado. Existe limite para alegorias, mas não existe para setores.

ARGUMENTO: 10,0
CORRETO

ENREDO: 9,6. Muito Bom.
O enredo no geral se mostrou melhor do que o esperado. Mas, possui falhas técnicas, uma exploração temática já utilizada por outros enredos estilo homenagens. Faltou um fato novo, o enredo ficou limitado para grandes pretensões.
É um bom enredo, acredito que o autor tem potencial.
Ana Maria Braga é uma grande mulher e merece essa homenagem.

Nos embalos da “Última Seresta”,  a Portela pede passagem e no samba conta, canta e se encanta com “A volta do boêmio

APRESENTAÇÃO: 10,0 Correto

TEMA: 9,6. Bom
Senti falta de uma maior exploração, uma maior destaque ao Cantor Nelson Gonçalves. “Passou” mais a vida do Nelson, não sei se essa era a intenção do autor mostrar mais os dramas, mas senti falta do de uma maior enfoque a suas músicas.

CARNAVALIZAÇÃO 10,0

Sem problemas. Pode desfilar.

DESENVOLVIMENTO: 10,0  Muito bom.
Explicação ala a ala. Bom trabalho.

ARGUMENTO: 10,0 Correto.
Contou bem o enredo. Dentro da proposta do autor.

ENREDO 9,8. Faltou pouco.

Como falei na exploração temática o Cantor não veio. Faltou o boêmio! É um bom enredo, homenagem justa.



 
Nos embalos da “Última Seresta”,  a Portela pede passagem e no samba conta, canta e se encanta com “A volta do boêmio
 
APRESENTAÇÃO: 10,0 Correto
 
TEMA: 9,6. Bom
Senti falta de uma maior exploração, uma maior destaque ao Cantor Nelson Gonçalves. “Passou” mais a vida do Nelson, não sei se essa era a intenção do autor mostrar mais os dramas, mas senti falta do de uma maior enfoque a suas músicas.
 
CARNAVALIZAÇÃO 10,0
 
Sem problemas. Pode desfilar.
 
DESENVOLVIMENTO: 10,0  Muito bom.
Explicação ala a ala. Bom trabalho.
 
ARGUMENTO: 10,0 Correto.
Contou bem o enredo. Dentro da proposta do autor.
 
ENREDO 9,8. Faltou pouco.
 
Como falei na exploração temática o Cantor não veio. Faltou o boêmio! É um bom enredo, homenagem justa.
 
 
A Arte pela Arte – Pernambuco, Você é Meu!
 
 
APRESENTAÇÃO: Correto 10,0
 
TEMA: 10,0 CORRETO.
Boa exploração temática. Proporcionaria fantasias ricas.
 
CARNAVALIZAÇÃO: 10,0. Correto
No geral está pronto para avenida, tem uns pequenos probleminhas, mas nada que comprometa.
 
DESENVOLVIMENTO: 9,8. Bom.
A posição da Bateria logo depois do segundo carro para um desfile com 8 alegorias não é muito boa . A largada das últimas alas seriam meio desanimadas.
O sistema adotado de carro abrindo setor atrapalha a leitura do enredo. O carro encobre as alas, as alas só serão vistas depois que o carro do setor já passou. Um setor com duas alegorias não é o usado atualmente. Seria melhor integrar os setores ou então dividir de fato em dois setores, reformulando o desenvolvimento.
 
ARGUMENTO 10,0 Correto.
 
ENREDOS 10,0. Muito bom.
 Enredo. Interessante, poucas falhas, bem explorado. Merece o 10,0.
 
SEM CALÇAS LONGAS, CHAPÉU E BIGODE; CANTEMOS BRAVAMENTE AS CINCO DAMAS DA LITERATURA BRASILEIRA!
 
APRESENTAÇÃO: 10,0 CORRETO
 
TEMA: 10,0 Ótimo tema.
CARNAVALIZAÇÃO: 9,5. Regular.
Acho equivocada a posição do Casal de Ms e Pb largado no setor 4. Ala 18 passistas da escola, não está claro que significado teria a ala de passistas no enredo.
 
DESENVOLVIMENTO: 10,0 CORRETO
 
ARGUMENTO 10,0 Correto
Explica bem o enredo.
 
ENREDO: 10,0. Interessante.
É um enredo muito bom, grande tema que se desenvolve dentro do esperado.
 
A Historia da Caneta.Da Babilônia a Internet
 
 
Apresentação: 9,6. Regular.
 
Título 0,8. Acho que já cansou um pouco essa jogada “do tambor ao computador”, “da pedra a internet”, “disso até aquilo” .
Impressão Visual . Correto nota máxima 1,0
Introdução: 0,8 não apresenta corretamente o tema.
 
TEMA 7,9. Fraco.
O enredo não é bom. A exploração temática é previsível, falar de civilizações através de um tema já foi muito usado. Senti falta da Caneta no enredo, ela apenas é citada, mas de que ela era feita? Foi mais falado sobre escrita e civilizações do que sobre o tema em si. A Revolução Francesa (1789) antes das navegações (1490) para mim é novidade. Faltou usar mais a caneta para pesquisar melhor...
 
CARNAVALIZAÇÃO: 8,0 Incompleto.
Faltou ala de passistas, Velha-guarda e Bateria. Faltou o samba no pé. Esse enredo da caneta esqueceu da bateria e isso foi fatal! Não deu samba.
 
DESENVOLVIMENTO: 7,7. Confuso.
Tem um setor com 8 alas, um outro com 3. Não entendi o significado “Babilônia a mãe das prostitutas” o que tem a ver com a caneta isso? Alas com nomes como Certidão de óbito, certidão de nascimento, Rivelino, Rei Pelé, Egípcios e os papiros pais dos peais? O que é isso? Faltou uma melhor elaboração dos nomes das alas.
 
ARGUMENTO: 7,9. Insuficiente.
O autor sintetizou demais o texto e esqueceu do principal falar sobre a caneta.
 
ENREDO: 7,8
Infelizmente não poderia dar nota maior que isso. Sou obrigado a meter a caneta no enredo da caneta. Não senti o tema. O tema que já é de difícil carnavalização, praticamente não foi explorado no enredo. De que material era feito a caneta na Babilônia? Qual seria a diferença de uma caneta usada pelos sumérios e os Egípcios?
 
A Lenda dos filhos de Netuno e do Continente Perdido de Atlântida
 
APRESENTAÇÃO: 9,8
INTRODUÇAO: 0,8 SOFRE PELOS PROBLEMAS DE PORTUGUÊS que atrapalham o entendimento do enredo.
Título e Impressão visual corretos 1,0
 
TEMA: 10,0 correto
 
CARNAVALIZAÇÃO: 10,0
Destaca-se a potencialidade do enredo para fantasias e alegorias interessantes.
 
DESENVOLVIMENTO: 9,4 . Regular.
Faltou cuidado com os nomes das alas. Parece mais uma explicação da ala do que propriamente um nome.
 
ARGUMENTO: 9,7 Regular.
O entendimento do enredo fica prejudicado pelo excesso de erros de português. Não costumo tirar ponto por isso, pois o concurso é amador e tudo mundo aqui às vezes tropeça no “portuga” mas realmente tive que tirar atrapalhou muito o entendimento do enredo.
 
ENREDO: 9,9. Ótimo.
Eu gostei do enredo. O autor ainda pode ganhar esse concurso. Tem bom gosto em escolher o tema. Falta é uma melhor estrutura, falta escrever com mais cuidado.
 
 
SOU ESPÍRITA-EVANGÉLICO-UMBANDA-CATÓLICO-BUDISTA,
TAMBÉM SOU BRASILEIRO E ACREDITO EM SIMPATIA!...AXÉ!
APRESENTAÇÃO: 10,0 Sem problemas.
 
TEMA: 8,6. Confuso.
É um grande tema que poderia ser melhor explorado. As informações sobre cada religião são muito superficiais. Parece até que o autor está contando uma piada.
 
CARNAVALIZAÇÃO: 8,5. Polêmico.
 
Com problemas de Desenvolvimento, superficial na exploração temática, esse enredo se prejudica na Carnavalização. A maneira com que o tema foi tratado é complicado, traria muita polemica negativa para o enredo.
Não me agrada a posição do primeiro casal de Ms e Pb atirando na frente de um tripé.
 
 
 
DESENVOLVIMENTO: 8,2. Misturado.
 
Achei um grande equivoco misturar no mesmo setor Umbanda com evangélicos, budistas com espíritas.
Setor 1 – presença de elementos contraditórios ao argumento apresentado. A Sinopse não faz nenhuma descrição sobre as raças. A Sinopse fala primeiro de evangélicos, mas no desenvolvimento aparece Umbanda. A leitura do enredo fica seriamente comprometida
 
ARGUMENTO: 8,9. Complicado.
Poderia ser mais elaborada, poderia ter se aprofundado mais em cada religião. Pareceu muito “piada” de um papo tão sério, ficou pouco adaptado ao carnaval.
 
ENREDO: 8,4. Problemático.
 
O Tema Religião sempre será muito bom, mas tem que se ter muita responsabilidade em lidar com ele. Enredos desse tipo são sempre muito exigidos na exploração do tema. Esse enredo se complicou mais ainda quando chegou no desenvolvimento, misturou demais, ficou muito difícil para se “ler” nas alas as informações passadas pela sinopse. Lembre amigo: Se um dia o seu enredo se transformar em desfile de fato, alguém jamais na arquibancada saberá que João esteve antes na Igreja Evangélica que na Umbanda, pois as alas da Umbanda aparecem no desenvolvimento antes e não depois como seria o correto.
 
O AMOR ESTÁ NO AR -
PIGMALEÃO, LENDA PARA QUEM AMA, LENDA PRA QUEM QUER AMAR, AMOR PARA QUEM ACREDITA!
 
APRESENTAÇÃO: 10,0 correto
 
TEMA: 8,8. Insuficiente.
Falta uma melhor exploração do tema. Só a Lenda da maneira com que foi contada não decola o enredo. Faltou a chamada licença poética. Faltou falar mais do amor, só a lenda não fui suficiente para um desfile.
 
CARNAVALIZAÇÃO: 8,6. Insuficiente.
O enredo precisa demais coisas carnavalização no sentido da palavra. Ficou simples o enredo. Precisava de mais conteúdo para acontecer.
 
DESENVOLVIMENTO: 9,0. Regular.
 
Normalmente o mais correto é terminar o setor com carro e abrir o setor seguinte com uma ala logo após o carro e terminar o setor com o carro, pois os carros normalmente encobrem as alas posteriores e estar estando no mesmo setor ficam com a leitura comprometida.
Setor 2 e 3- o setor 2 termina com uma ala e o setor 3  começa com uma ala. Nestes casos é aconselhável colocar um tripé para separar melhor os setores.
Não existe explicação na sinopse para o setor 1. Caracterizando assim PRESENÇA DE ELEMENTOS contraditórios ao argumento apresentado.
 
ARGUMENTO: 9,0. Regular.
 
Não existe explicação o primeiro setor do enredo. Faltou uma exploração carnavalesca do enredo. Faltou o amor.
 
ENREDO: 8,5. Regular.
Não possui harmonia no desenvolvimento, o tema mereceria uma melhor exploração. Só a lenda não segura um desfile inteiro de escola de samba.  Infelizmente na comparação com os demais enredos, não é possível dar nota superior a 8,5. Mas acredito que o autor tem potencial.
 
TRACUNHAÉM: A HISTÓRIA DE UM MASSACRE
APRESENTAÇÃO: 10,0 Correto.
Tema: 10,0 correto.
Carnavalização: 9,4. Bom.
Faltou atenção com o posicionamento da ala de passistas/bateria e Ms e PB. A posição está invertida.
 
Desenvolvimento: 9,2. Regular.
O desenvolvimento apresenta-se em total desacordo com a sinopse. Falta uma explicação de muitas alas na sinopse, por exemplo, Setor 4 – Bonecos de Olinda, Maracatu, Frevo e onde estão na sinopse? Comissão de frente e abre-alas estão fazendo parte de que setor?
 
ARGUMENTO: 10,0
correto
 
ENREDO: 9,6. Bom.
Atrapalha-se no conjunto. Sinopse e Desenvolvimento não se entendem.
 
TRIBUTO A RAUL SEIXAS, O CIENTISTA DA ALMA
 
 
APRESENTAÇÃO: 10 correto
TEMA: 10,0 correto
CARNAVALIZAÇÃO 10,0
DESENVOLVIMENTO 10,0
ARGUMENTO  9,9 Muito bom.
Acho que o texto está muito bem escrito, se mostra um enredo muito interessante. Mas, algumas coisas fiquei sem entender. Ex: Qual seria a mensagem de Raul para as crianças? O Argumento não explica de maneira clara isso.
 
ENREDO: 10,0. Ótimo.
 
È um enredo correto, interessante, não esperava muito desse enredo. Mas me surpreendeu muito conseguiu falar da vida e da obra do homenageado sem perder a harmonia. Foi até agora o melhor enredo “homenagem” nesse sentido. Conseguiu dar a devida importância tanto para  a obra do homenageado quanto a vida dele.
 
DEU BODE NA SAPUCAÍ...
Apresentação: 10,0 correto
Tema: 9,6. Bom.
Poderia ser mais elaborada, o desenvolvimento prejudica a leitura do enredo e conseqüentemente a exploração temática.
Carnavalização: 9,5. Bom.
Outro quesito prejudicado pelo desenvolvimento a armação da escola prejudica o conjunto. Pode chegar lá, mas tem que sofrer uma reestruturação.
 
Desenvolvimento: 9,2 . Regular.
Alas 3 e 4 dificuldade de entendimento em relação a sinopse. Repetição de significados, alas com significado repetido, muitas vezes buscando passar a mesma mensagem, por exemplo:...o deus Amon rá, divindade solar dos egípcios ... na era pré-cristã... Transformou isso em 3 alas.
O autor não apresenta de fato uma divisão de setores. Poderia ter trabalhado melhor o enredo em virtude disso.
 
ARGUMENTO: 9,8. Bom.
 Poderia ter explicado melhor algumas coisas no enredo, em geral o argumento apresentado cita mais coisas relacionadas com o tema do que justifica e explica a relação com o enredo.
 
ENREDO: 9,3. Tem potencial.
É um bom enredo, mas que necessitava de uma melhor elaboração. É setor com um carro, setor com três carros, alas repetitivas.  Sem ficar no sistema adotado de carro abrindo setor, o carro encobre as alas seguintes o conjunto do setor acaba se prejudicando, pois o resto da mensagem só é vista quando o carro passa. Acho que dá para dar bode na Sapucaí, se organizar melhor o enredo pode chegar lá.
 
 
GOSTOSA E SAUDOSA MOCIDADECOMO É BOM SER CRIANÇA!
 
APRESENTAÇÃO: 10,0 correto
 
TEMA: 9,5. Regular.
Não é um tema inédito e por isso de difícil exploração temática original. O enredo é meio repetitivo.
 
CARNAVALIZAÇÃO: 8,8. Ruim.
Faltou significado para a ala de passistas, Ala de BaHianas com H também não ficou legal. Não me agradou também a proposta do autor em relação a velha-guarda, mas não tirei ponto por isso. Mas não teve perdão atirar o Primeiro CASAL no setor 5.
 
Desenvolvimento: 10,0 correto
 
ARGUMENTO: 9,8
Demora muito para entrar na linguagem carnavalizada. O inicio mais parece uma continuação da introdução por momentos esquece de explicar o enredo.
 
ENREDO: 9,5. Regular.
Esse enredo se perde muito quando se avalia a carnavalização do enredo. O tema não é inédito e não apresenta nada de novo na sua exploração. Muitas alas importantes não receberam o cuidado merecido.
 
Daomé das Amazonas... Um Sopro de Liberdade
 
APRESENTAÇÃO: 9,9
INTRODUÇÃO: 0,9. A introdução apresentada infelizmente não cumpre as exigências do regulamento. Não divulga o enredo.
 
Titulo e I Visual: nota máxima.
 
TEMA: 10 CORRETO
CARNAVALIZAÇÃO 10,0 PERFEITO
 
DESENVOLVIMENTO: 10,0
Bem explicado cada detalhe do enredo. A harmonioso com o argumento.
 
ARGUMENTO: 10,0 CORRETO
 
ENREDO: 10,0 Muito bonito.
 Tem um bom conjunto. Interessante visão sobre as Amazonas africanas.
 
 
A SAGA DA NAÇÃO KETU
 
Apresentação: 9,9 Bom
Introdução: 0,9 Não apresenta o enredo da maneira esperada.
 
Tema: 9,8 Bom
Faltou uma melhor elaboração inicial sem uma boa introdução se tem a impressão de pegar o “bonde andando”.
 
CARNAVALIZAÇÃO: 9,7. Bom.
Problemas de desenvolvimento e colocação irregular da velha guarda no desfile.
 
DESENVOLVIMENTO; 9,8. Chato.
Sete alas incluindo bateria com saindo do Box depois do último carro teria o conjunto atrapalhado. Poderia ser mais organizado também em seu texto.
 
ARGUMENTO: 9,8. Imperfeito.
Poderia  ter sido melhor elaborada. É um enredo para disputar título, mas precisava de uma melhor sinopse para isso.
 
ENREDO: 10,0 Muito bom.
Embora possuindo algumas falhas que lhe custaram alguns décimos. Acho que o enredo corresponde ao esperado.
 
Orquídea, do luxo à luxúria... a exuberância da flor dos sentidos
 
APRESENTAÇÃO: 10,0
 
TEMA: 9,2 Bom.
É um bom tema. Mas o autor peca em elogiar demais a orquídea e esquece de falar mais sobre ela. Faltou características da flor, tipos, espécies, Não que fosse citar cada espécie, mas faltou enriquecer mais o enredo. Faltou mostrar o potencial da orquídea. Em outras palavras não adiantou só “matar a cobra” faltou mostrar a “cabeça” dela. A lenda de Hoan Lan roubou muito a cena.
 
CARNAVALIZAÇÃO: 9,4. Pode mais.
A Rainha das flores certamente daria um grande desfile, mas não com essa exploração temática.
 
DESENVOLVIMENTO: 10,0. Correto.
 
ARGUMENTO: 9,5. Insuficiente.
A lenda da Chinesa Hoan Lan é interessante, mas foi tão extensa no enredo que extrapolou o tema do enredo. Seria interessante ter resumido um pouco mais a lenda carnavalizando para o tema. Deixou o texto cansativo, pois a cada linha se perguntava. Cadê as orquídeas? No geral o argumento apesar de extenso e revelou pobre em informações e infelizmente repetitivo em elogios a orquídea. Parece que o autor teve medo de preconceito com o tema e ficou elogiando, elogiando. Esqueceu-se de mostrar o que a orquídea tem.
 
ENREDO: 9,5. Bom
Esperava mais desse enredo. Eu conheço bastante as orquídeas e acredito realmente na rainha das flores. É um grande tema, mas se perdeu na exploração.
 
 
Um banho da natureza no planeta azul
APRESENTAÇÃO: 9,8.
Introdução 0,8 Exagero demais nos auto elogios. Enredo fantástico na concepção, elaboração e desenvolvimento, parece exagero demais, infelizmente faltou um desenvolvimento.
 
TEMA: 8,5. Problemático.
Claro que é um grande tema enredo. Mas precisa de uma exploração temática mais organizada. Não existe uma relação entre os setores, o texto se apresenta muito “retalhado”. Outro grande problema é colocar como setor 7 Água berço da Civilização, se já existiam navegadores no setor 3, já existia civilização antes do setor 3.
 
CARNAVALIZAÇÃO: 7,1 Quase o mínimo.
Não vou apresentado desenvolvimento e com isso o enredo não pode ser avaliado.
 
DESENVOLVIMENTO: 7,0. Ausente.
NÃO APRESENTOU DESENVOLVIMENTO
 
ARGUMENTO: 8,7. Insuficiente.
Falta uma melhor apresentação de cada setor. O autor poderia  ter explorado mais seus trunfos para valorizar melhor o seu enredo.
 
Enredo 8,0. Avaliação Insuficiente.
Como não apresentou desenvolvimento ( alas e carros) não se pode avaliar o enredo no seu conjunto.  O Tema enredo é muito bom.  

No jogo de baralho a vida, o presente, o futuro, o espelho da sociedade.
 
APRESENTAÇÃO: 10,0 Correto
TEMA: 10,0 bOM
CARNAVALIZAÇÃO: 10,0 Correto
DESENVOLVIMENTO : 9,5. Com problemas.
Os setores 1 e 2 não são divididos por alegorias, isso tradicionalmente prejudica o enredo, o mais correto é terminar o setor com um carro ou iniciar com um tripé. O mesmo acontece com os setores 2 e 3 . De acordo com a proposta do autor no setor 5, seria mais interessante integrar as alas 18 e 19, mas nesse caso eu não tirei nota.
 
ARGUMENTO: 10,0 bom
Gostei do enredo. A medida que fui lendo fui me interessando cada vez mais.
 
ENREDO: 10,0. Muito bom.
Enredo interessante. Passou bem o seu recado nota 10,0
 
 
Meu Araguaia... o rio das araras e outras estórias”
 
APRESENTAÇÃO: 10,0 Muito bem.
 Realmente começou com tudo.
 
Tema : 10,0 brilhante
 
Carnavalização: 10,0 correto
 
DESENVOLVIMENTO: 10,0. Faltou pouco.
Fiquei muito em dúvida se tirava ponto ou não do enredo. No final ele fala do festival de Parintins, quase ausente no Argumento, na verdade a única referencia feita pelo autor sobre é a palavra “ festejos”. Mas, achei um conjunto tão brilhante, algo realmente acima da média, que resolvi perdoar alguns possíveis deslizes.
 
ARGUMENTO: 10,0 Perfeito.
 
Enredo: 10,0. Maravilhoso
Sem dúvida quem quiser ganhar o concurso tem que ganhar do Araguaia.
 
índia terra sagrada,terra abençoada!
APRESENTAÇÃO: 9,6. Erro primário.
TITULO: 0,6 Achei grosseiro escrever com letra minúscula o nome de um país. Ainda pais quando este é o enredo. E não tem justificativa ainda mais por estar no começo do Título. A índia com letra minúscula para mim é aquela indígena e não o país Índia.
 
Tema: 8,4. Regular.
O tema enredo é muito bom. Seria mais correto apenas o autor ter proposto falar da formação da Índia, mas contar a história, mostrar a milenar cultura e os mistérios. Se viu muito pouco disso. O tema é muito rico e teriam muitas soluções ainda para serem exploradas.
 
Carnavalização: 8,7. Regular.
Não possui ala infantil. É um grande tema, mas com essa exploração temática infelizmente não funciona. Sem falar nos sérios problemas desenvolvimento e pesquisa.
 
DESENVOLVIMENTO: 7,3.Obscuro.
Não existe uma declarada divisão de setores. São 3 setores falando de Gandhi ou será que seriam apenas um setor com três carros? Não existe explicação dos setores. AS baianas vem de Chiva mais cadê isso na sinopse? Faltou clareza para o entendimento do enredo.
 
ARGUMENTO: 8,9. Faltou pesquisa.
A Índia tem muitas coisas para serem contadas. Falta uma maior adaptação do enredo ao carnaval. O autor não explorou o seu tema e a sinopse deixa muitas coisas sem entendimento.
 
ENREDO: 8,0. Regular.
Propor falar de uma civilização milenar e dedicar 3 setores para falar de uma pessoa apenas eu acho suicídio. Faltou mostrar mais o potencial da INDIA, com letras maiúsculas, garoto você teve um grande tema nas mãos, mostrou que TEMA você sabe escolher muito bem, mas falta explorar esse tema corretamente, pesquisar e trabalhar direto nele. Você pode chegar lá.
 
“Contos Indígenas Dá Samba na Avenida!”
APRESENTAÇÃO: 10,0
TEMA: 10,0 Bom
 Que é um grande tema eu não tenho dúvida, mas falta para o enredo uma unidade, falta um conjunto para o enredo.
 
CARNAVALIZAÇÃO: 9,8. Bom
A falta de unidade prejudica a carnavalização do enredo, bahianas não ficou legal com H.
 
Desenvolvimento: 9,7. Quase.
Parece que quebrou o carro das lendas do sudeste. Fica estranho um setor para 3 alas e velha guarda.
Uns setores com tanto outros com tão pouco...
 
Argumento: 10,0 correto
 
Enredo: 9,6 Faltou conjunto.
Sem dúvida o que atrapalha o enredo é o conjunto. Não existe uma boa unidade. Ficou tudo meio parecendo uma salada de lendas, a idéia de contar as lendas por regiões não de certo, pelo menos da maneira com que foi explorada.
Outra coisa que não gostei foi puramente fazer dos carros uma mistura das lendas que foram apresentadas pelas alas. Quase deu samba na avenida. Faltou pouco.
 
DA MAGIA DE CLOW, AO AMOR DE SAKURA, A INCRIVEL HISTÓRIA DAS CARTAS CLOW
 
APRESENTAÇÃO: 9,3 Exagerou.
INTRODUÇÃO: 0,7 Faltou uma melhor explicação do que seriam as tais cartas, se era desenho ou cartas de jogo.
 
Título: correto nota máxima
I Visual: 0,6 Difícil leitura. Parágrafos gigantescos. Esse fundo amarelo com letras em vermelho detonou a visual do enredo.
 
Tema: 7,1. Medonho.
O tema precisa ser carnavalizado, faltou muito para isso. O tema não conseguiu força para justificar um desfile de escola de samba.
 
Carnavalização 7,2
Impossível. Enredo fora da realidade carnavalesca. Muitas alegorias, evolução, conjunto e harmonia prejudicados. Fica difícil uma nota diferente de 7,2.
 
Desenvolvimento: 7,9
Acho que um desfile com 7 carros mais 12 tripés é arriscado para evolução, o tema enredo é muito fraco para se imaginar um desfile. Isso deixa o desfile cansativo. É difícil pelas alas entender a série.
 
Argumento: 8,0
Não me convenceu que esse enredo daria um desfile. Infelizmente 8,0 é o máximo.
 
Enredo 7,4
 
Nunca vi esse desenho. Até fiquei curioso em ver. Valeu o sonho do autor de fazer um desfile baseado no seu desenho favorito. Realmente o Japão sabe fazer séries, sabe construir heróis, como Changeman, (vi ontem acredite, tenho a série completa e to sempre vendo em casa) Jaspion e outros.
Mas, é difícil um desenho ou uma série de tv ser carnavalizado, não pense que estou de má vontade com o tema. Normalmente uma série de tv da no máximo uma ala ou uma alegoria. Tem uma potencialidade carnavalesca muito pequena, o desenho pode ser ótimo, talvez eu até ainda var dar uma olhadinha, mas infelizmente não cairia em samba. Para falar dessas Cartas talvez o único caminho a ser seguido talvez fosse algo parecido com que a Caprichosos fez em 99 ao falar do doutor Ivo. Buscar outros temas paralelos para rechear as imperfeições do tema. Mas isso com bastante pesquisa e principalmente um ARGUMENTO forte e muito bem escrito.
 
 
 
Homem objeto, o escravo da tecnologia
 
APRESENTAÇÃO: 9,4 Regular.
I VISUAL: 0,6 O TEXTO poderia ser mais organizado.
Introdução: 0,8: é de entendimento confuso.
 
TEMA: 8,0 Fraco.
Não se consegue entender o tema do enredo.. O enredo precisava ser melhor carnavalizado. A maneira que foi explorado o enredo ficou muito confuso. Até que no inicio não começou ruim, inicio mantendo um rumo linear REVOLUÇÃO Industrial/ Industrialização no setor 2 , depois vai para segunda guerra mundial, depois vem com um setor 4 que até agora não se sabe do que se tratava.
 
CARNAVALIZAÇÃO: 7,4 Perdido.
Baianas como poluição das águas, bateria com nazistas. Terrivelmente terrível. Nada contra o tema, mas esse enredo precisa de uma forte adaptação ao carnaval ou no mínimo um forte argumento para justificar uma porta bandeira desfilar como bomba atômica.
 
DESENVOLVIMENTO: 8,2. Bombástico demais.
È complicado, a própria apresentação do texto merecia uma reformulação, a leitura é difícil. O argumento fraco prejudicou a avaliação do desenvolvimento.
O autor até busca idéias, tenta explicar as alas e os carros, acho isso ótimo, mas falta muita coisa... O enredo segue um rumo “meia-bomba”: Ala 1 – miséria urbana, ala 9 – morte das plantas, ala 15 – ar poluído, ala 28 – entorpecentes. Carnaval não é isso, faltaram reflexões sobre o tema, faltou apontas soluções positivas sobre o tema (essa justificativa também serve para os outros quesitos).
Outro problema apresentado pelo desenvolvimento é a organização dos setores aconselho ao autor iniciar um setor com um tripé ou finalizar com carro. Abrir um setor com uma ala somente se for posterior a um carro.
 
ARGUMENTO: 7,1. Injustificável.
É o ponto fraco do enredo. Com um argumento mais adaptado ao carnaval esse enredo poderia crescer e até conseguir um melhor desenvolvimento. Não cumpre a sua função, falta muito para explicar o enredo.
 
ENREDO: 7,8 . Fraco.
O tema do autor pode se transformar em enredo, mas mais uma vez eu digo adapte para o samba.
 
 
 
 
 
As sete deusas verdes no Olimpo brasileiro. Um banho debeleza, riqueza e muita natureza!
APRESENTAÇÃO: 9,4
I VISUAL: 0,6  Mesma justificativa do enredo anterior do mesmo autor.
Introdução: 0,8 Poderia ter explicado melhor o seu enredo e deixado mais claro a proposta sobre as deusas.
TEMA: 9,0. Bom
A Idéia de falar de cada ecossistema é interessante, mas faltou um argumento a altura para um melhor entendimento de cada “deusa”.
 
Carnavalização: 9,0. Comum.
O enredo não possui velha-guarda. Não tem muitas novidades no desenvolvimento e algumas alas lembram desfiles de outras escolas. Uma escultura de 17 metros de altura acho difícil passar na avenida.
 
DESENVOLVIMENTO: 9,0.
 
No desenvolvimento não existe uma explicação dos setores. Muitas idéias já repetidas como a das 4 primeiras alas . Novamente nos primeiros setores iniciam “com ala depois de ala” inicio de leitura complicado.
 
ARGUMENTO: 9,0. Insuficiente.
Acho que faltou deixar mais claro cada deusa, o argumento, não convence. Faltou mais conteúdo.
 
Enredo 9,0.Bom.
É um bom enredo, mas o autor poderia ter ido mais fundo na exploração do enredo. Pareceu um desfile de árvores e animais.
 
Bem vindos ao el-dorado, uma viagem pela misteriosa civilização Asteca.
 
APRESENTAÇÃO: 8,9. Medonha.
I visual mesmo caso dos outros dois enredos. 0,6
Introdução: 0,3 não entendi bulhufas da jusficativa, sem ela eu daria 0,9. Ela foi tão ruim que esses 6 décimos tirados até saíram baratos.
 
Tema 9,7. Cadê a pesquisa?
É um grande tema. Uma grande civilização americana. Foi boa a exploração temática, mas poderia ser melhor, saneamento não foi a única tecnologia dos astecas, faltou mais coisas.
 
Carnavalização: 9,8. Muito bom.
Ms e Pb atirado no setor 3. No geral é um bom tema para se transformar em desfile.
 
Desenvolvimento: 9,5. Insuficiente.
Nomes de alas regulares, os peixes, o chocolate, a pimenta, o deserto, O comércio, Os Tecidos, O não sei o que. Falta uma explicação dos setores, uma organização dos setores.
 
ARGUMENTO: 9,2. Bom.
Faltou uma melhor pesquisa. Alguns trechos poderiam ser mais enriquecidos, com mais unidade esse enredo poderia disputar o título.
 
Enredo: 9,6. Muito bom.
É um bom enredo, mas perde muito em comparação com outros enredos. Organização do texto, a leitura do desenvolvimento, a difícil identificação dos setores. Poderia até brigar por melhores colocações, mas com sérios problemas estruturais o grupo intermediário é o destino.
 
Terra 2500 – Uma Sociedade Onde Todos Viraram Abaporu
 
Apresentação 10,0 correto
 
TEMA: 9,6 . Bom
É um tema ousado e por isso mesmo difícil. Tem que ter coragem para fazer um enredo com essa complexidade. Infelizmente o autor não conseguiu vencer as dificuldades impostas pelo tema. Setores 2 e 5 – se confundem, falam de sexo e drogas estes poderiam estar unidos ou até reformulados. Os questionamentos embora sempre válidos não trouxeram nada de inovador na exploração temática comparando com outros enredos já vistos. Algo nesse Abaporu faltou chegar em 2500. Ele promete,mas não sai muito de 2000.
 
CARNAVALIZAÇÃO: 9,3 Regular.
Tema complicado para realização, necessita de um argumento mais forte, desenvolvimento menos irregular. Seria perigoso bateria entrar no recuo antecipando um tripé. AS engrenagens teriam que trabalhar mais do que nunca. O que faz o primeiro casal atirado no setor 5? É delírio das drogas carregar a bandeira da escola?
 
DESENVOLVIMENTO: 9,6. Sofre.
 SETOR 4  O consumo será que é só mauricinhos e patricinhas e shopping Center?  Será que é só isso? Representa sexo um a ala chamada sexo? Tiazinha e lacraia é o apelo sexual em 2500? Cadê o futurismo?
 
ARGUMENTO: 9,8. Insuficiente.
Com a complexidade do tema. Acredito que esse argumento precisava de um “corpo” com mais conteúdo. Faltaram melhores criticas a sociedade atual, faltou mostrar melhor a sociedade do futuro.
 
Enredo 9,6. Bom.
 
Quem está na chuva é para se molhar. Realmente a proposta do autor dificilmente daria grandes resultados, porque realmente é muito difícil falar desse tema. O tema ter que ser muito bem preparado é muito complexo. Além do mais faltou cuidado com alas importantes como passistas, bateria e MS E pb.
 
O ENCONTRO DOS CHICOS NO PARAÍSO DOURADO
 
APRESENTAÇÃO: 10,0 correto.
 
Tema: 10,0 Lindo.
Carnavalização: 10,0. Muito bom.
Desenvolvimento: 9,5 Bom.
É um grande desenvolvimento, muito bem explicado com muitos detalhes. Mas infelizmente possui falhas técnicas. Como os carros abrem setor não existe uma interatividade com as alas do mesmo setor. Coloca-se um carro falando de vinhos e frutas, a ala dos vinhos e frutas só será vista depois que passar o carro, a mesma coisa com as alas seguintes.
A ordem das alas também não está de acordo com o roteiro: No argumento aparece a seguinte ordem 1 artesanato/ 2 lampião/ 3 lendas/ 4 frutas, mas desenvolvimento aparece 1 lampião já na primeira parte do setor/ 2 frutas/ 3 artesanato/ 4 lendas.
Ala 9 – Pertencente ao setor 2 logo depois da ala 8 pertencente ao setor 1, na maioria dos casos o correto é uma ala iniciar o setor apenas seguida de uma alegoria.
 
Argumento 10,0 correto
 
Enredo 10,0. Ótimo.
É um belo enredo, Rico em detalhes. Pena que por alguns probleminhas, alguns detalhes lhe custaram décimos.
 
A Ilha de Todos os Sambas
 
APRESENTAÇÃO: 10,0 CORRETO
 
 
TEMA: 10,0 Correto, muito inteligente
 
Carnavalização: 9,7. Bom.
 Primeiro casal depois da bateria posição complicada para evolução.
 
Desenvolvimento: 9,8. Bom.
 As alas e alegorias poderiam ter sido colocadas junto à explicação inicial. Ficou meio difícil ter que estar identificando o que faria parte de qual setor. Os Setores 4 e 5 acabaram com isso ficando embolados e quase que o enredo saiu perdendo um ponto devido a COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES veja regulamento do Concurso.
 
ARGUMENTO 10,0 Interessante.
Acho um belo argumento. Bom bem escrito, muito rico. Parabéns.
 
ENREDO10,0 MUITO BOM, pena que se atrapalhou  no desenvolvimento.
 
 
“A Hora da Estrela” com Fernanda Montenegro. A Grande Dama da Cultura Nacional na Ribalta do Carnaval.
 
Apresentação: 10,0 correto.
Tema: 10,0 correto
Carnavalização: 9,8. Fora da realidade.
Imagine amigo 12 alas uma depois da outra. Pobre harmonia, pobre evolução, pobre conjunto.
 
DESENVOLVIMENTO: 9,0. Catastrófico.
Parece que quebrou o carro do setor 4 e vamos ver que o carro 3 está separado  do carro 4 b ( vamos chamar assim) por 12 alas. A Tradição com sua tragédia de engarrafamento de carros em 2002 desfilou com 11.
Não pode acontecer isso é muita ala e vai chegar uma hora que não vai se saber onde terminou e onde começou o setor seguinte. Não me agrada também o fato de mais da metade das alas serem somente de personagens de Fernanda Montenegro. Eu pegava umas seis ou sete e integrava em uma ala só.
O nome dado aos setores 2 E 3 suas grandes paixões família e o teatro, só vi o teatro, a família não passou, propõe falar das paixões em dois setores e juntos não dá um.
 
Argumento: 10,0 bom
 
Enredo: 9,7.
É um bom enredo, mas tem que reformular esse desenvolvimento, elaborar melhor dos setores, cortar uma alas e talvez colocar mais um carro.
 
As caras do mal no nosso carnaval
 
 APRESENTAÇÃO: 8,6.
Não possui introdução 0,0
Titulo: 0,6 Acho que o título da a entender que se trata outro enredo, pensei que o autor falaria de carnaval.
 
TEMA: 9,0. Não entendi.
Não consegui entender o enredo. Dos enredos do concurso foi o que mais senti falta de uma boa introdução. Tive a impressão de ter pego o bonde andando, não consegui entender direito a mensagem pretendida.
Acho estranho você ao explorar um tema falar de Quibanda e depois naturalmente ir para o mundo virtual. A critica para Exu de maneira eu diria “faltando uma melhor pesquisa sobre o assunto”.
 
Carnavalização: 9,3. Mensagem complicada.
Qual o significado de ala da baianas como mães de santo no enredo? Isso é bom ou é mal? Acho que o tema é pesado. Pegou mal esse enredo, não sei  porque não consegui entender.
 
DESENVOLVIMENTO: 10,0. Diferente.
Achei interessante tentar mudar um pouco a estrutura dos desfiles. O desenvolvimento está correto, dentro das possibilidades do enredo e sinopse.
 
ARGUMENTO: 9,2 Insuficiente.
Não entendi a proposta do autor. Qual a intenção do autor de falar do mal? Para mim faltou um sentido, senti falta também de uma melhor pesquisa do autor. Você não pode falar informações erradas principalmente se estas vão levar polemica é melhor checar direito as informações para não falar coisa errada. A origem do culto a Exu, por exemplo, não tem nada a ver com o culto ao mal.
 
Enredo: 9,0. Ficou nisso.
 
O enredo não tem introdução, o título confunde o enredo. Falta uma melhor pesquisa para o enredo. E eu não entendi o enredo, não consegui ver um significado, uma mensagem interessante.
 
Sateré-Mawé, os filhos do guaraná
 
APRESENTAÇÃO: 10,0 CORRETO
 
TEMA: 9,8. Muito bom.
Poderia ter ido mais longe é um bom tema, mas faltou mais guaraná, a exploração temática me pareceu simples, 1 setor amazônia, 2 setor lenda, 3 a tribo, 4 propriedades do guaraná, 5 comemoração , acho que faltou mais gás nessa guaraná.
 
CARNAVALIZAÇÃO: 9,6. Faltou coisa.
Não tem velha-guarda e nem ala infantil.
 
DESENVOLVIMENTO: 9,7. Bom.
 
Poderia chamar o porta destaque de carro 3 assim parece que quebrou o carro e veio só o destaque desfilando. Senti dificuldade de leitura em algumas alas, as alas não conseguiram completar as informações intencionadas pela sinopse.
 
ARGUMENTO: 10,0 correto
 
Enredo: 9,9 Bom.
Faltou gás nesse guaraná, é bom, tem sabor, mas poderia mais. Gostei mais do outro enredo sobre o Rio São Francisco.
 
O mistério da vida
 
Apresentação: 10,0 correto.
 
Tema 9,5: Bom.
 Acho que falta dar a exploração temática uma maior carnavalização do tema. Ficou muito livro de biologia. Não se explorou o tema buscando alegorias e fantasias interessantes. Acho que o setor 6 é dispensável foge um pouco do tema central do enredo. Setor 1 criacionismo, o autor explora o cristianismo, mas não explora outras teorias de outras religiões, apenas cita outras religiões.
 
Carnavalização: 9,1. Regular
 O que faz o primeiro casal jogado no setor 2. Cadê a ala de passistas? Também acho que a bagunça do desenvolvimento atrapalha a viabilidade do enredo.
 
Desenvolvimento: 9,0. Regular.
A sinopse falou de cristianismo, o desenvolvimento veio com religiões africanas, asiáticas, islamismo. Eu nem falaria nelas no desenvolvimento, pois cadê elas na Sinopse? Outra coisa onde está a arca de noé no Argumento? Tem muita coisa nesse desenvolvimento que não aparece no argumento. No desfile oficial é assim: O jurado recebe um roteiro da escola e tudo que tiver nas alas e carros em desacordo com o roteiro ele tira ponto. E aqui é assim também.
 
Argumento 9,8. Pode mais.
Faltou uma melhor pesquisa, faltou um “tom” mais carnavalesco para evitar que esse enredo pareça livro de biologia. É por isso que esse enredo algumas vezes não foi entendido.
 
Enredo: 9,4 
É um assunto difícil para carnavalizar. Eu também tenho intenção de fazer um enredo sobre o assunto, não fiz ainda e acho que é realmente complicado.
O conjunto não funciona, desenvolvimento aborda coisas inexistentes na sinopse, por exemplo, colocar uma ala de discos voadores, reprodução assexuada, sexuada, autótrofos, unicelulares, cadê isso no Argumento? Eu como bom aluno de biologia sei o que é, mas tem gente que não sabe o que é um autótrofo, não sabe nem que isso é um ser vivo.
 
Os encantos do nosso mundo!
Apresentação: 9,9 Bom.
 
a introdução passa a idéia que o enredo será  sobre vida, mas no final vemos um enredo sobre ecossistemas.
 
TEma: 9,2. Regular.
Acho que o autor misturou um pouco as coisas. Propôs  Falar de origem da vida, mas abordou de maneira muito superficial, O setor 4 esqueceu da vida no ar, ficou meio sem sentido o enredo nessa parte. o enredo mereceria estar mais organizado, parece que o autor queria fazer um enredo e na metade resolveu mudar de idéia e falar sobre uma outra coisa ecossistemas.
 
Carnavalização: 9,0. regular.
OS RUMOS CONFUSOS DO ENREDO PREJUDICAM A CARNAVALIZAÇÃO. CASAL DE MS E PB ATRIRADO NO SETOR 1 DEPOIS D O ABRE ALAS. O ENREDO NÃO POSSUI PASSISTAS.
 
DESENVOLVIMENTO: 8,7. Confuso.
 
O que faz o homem e a mulher antes do mar primitivo? Se apareceu o homem e a mulher é  sinal que já  existe vida então jamais abordar um elemento depois dizendo isso ala 5- o mar primitivo- um nada .
 
Alguns setores estão bagunçados, em desfile estes estariam misturados, pois não se sabe onde começa um e onde termina outro. como nos setores 2 e 3  ala 7 e ala 8 sem alegoria marcando sua  divisão.  bateria no final acredito que esta nem entraria no recuo.
 
argumento: 9,7 Bom
conta bem o enredo, falta uma melhor pesquisa, falhas mesmo são de exploração temática e equivocos estruturais.
 
enredo: 9,4 bom.
precisa de uma reformulação , tem horas que parece uma verdadeira mistura ,.Se trocar a ala 10 pela 20 não faz diferença nenhuma.
Mas, fechou com dignidade o segundo concurso de enredos.  Parabéns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores