Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

domingo, 16 de março de 2014

Concurso de Enredos



  • Novo Concurso Brasileiro de Enredos

    Depois de 10 anos parados, retornamos às atividades. Está criado o novo site do concurso.

    Data para entrega dos enredos: 2 de Abril de 2014 até 0h de 2 de junho de 2014.
    Julgamento dos enredos pelos jurados: Entre 0h de 2 de junho de 2014 até 0h de 22 de junho de 2014.
    Apuração: 16h de 29 de junho de 2014 (Domingo) – Local ainda será definido, provavelmente algum chat (UOL talvez?).

    Como participar?
    O Concurso Brasileiro de Enredos é um concurso aberto a todos, todos podem participar, sendo de qualquer região do país ou do mundo. Você está convidado a botar no papel as suas ideias e partilhar conosco os seus sonhos.
    O que precisa para participar?
    Criar um enredo, escrevendo um texto em Word (ou editor de texto compatível). Convém destacar que aceitamos em outros formatos como Html, texto colocado por e-mail.
    Quais são as regras?
    Como somos um concurso temos regras, mas o não cumprimento dessas regras pelos autores apenas acarretará em descontos de pontos antes da apuração, nenhum enredo será desclassificado, salvo em situações extremas.
    O que deve conter no texto do enredo?
    Nossos somos um concurso com formato próprio e independente, temos um formato que visamos como o melhor para a análise dos enredos que estão em um concurso. Nosso formato é simples e flexível, o autor deve apresentar no texto do seu enredo:
    1. Título - o nome do seu enredo
    2. Texto de Introdução - A função deste texto no concurso é convencer quem estiver lendo se interessar por ele. É esperado um texto curto, apresentando o enredo, dizendo do que se trata, o que será visto, dando uma rápida amostra do que podemos esperar desse enredo.
    3. Sinopse ou Argumento - É o texto que contará o enredo poderá ser resumido ou não, mas deve conter tudo que pretende expor.
    4. Roteiro do enredo – Após a sinopse ou argumento apresentar uma explicação inicial para os setores separadamente e apresentar nome e número para alas e carros. Não será necessária a explicação de cada ala e de cada carro. Ficando a critério do autor (espera-se que o texto do enredo cumpra essa função). Entre as alas é obrigatório: comissão de Frente, um Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, Ala de Baianas, Bateria e Velha Guarda. Também é sugerida uma ala infantil e uma ala de passistas. Todas as alas e carros devem ter um significado no enredo.

    Ex: Velha Guarda - Ala 30 – Dando a volta por cima
    Fechando a escola, a velha guarda comemora a volta por cima do país... Trazendo bandeiras do Brasil na mão, mostrando nosso sentimento de Patriotismo.

    Observações importantes:

    Fontes – É livre, cores, tamanhos, letras, espaçamento, o que se espera é um texto bem apresentado, bom para ler, fácil de entender.

    Normas da língua portuguesa – Não somos um concurso de redação, esperamos que os enredos apresentados sejam bem compreendidos, erros leves são perdoados. Perderá nota o que comprometer o entendimento e em casos de erros graves.
    Ex: “A saga de Eliz rejina uma grandi contora”. Sem chance, vai perder nota e muita.

    Em alguns dias será feito o regulamento com explicações mais detalhadas sobre os quesitos e penalidades.


    Exemplo de enredo:
    Achei uns fragmentos de enredos antigos, aqui só expondo um pedaço que eu tenho, não está em ordem julgar o conteúdo e sim a forma para servir de base para quem deseja fazer um enredo. Quem tiver um enredo antigo pronto, seria uma ajuda me enviar, para eu ter algum exemplo de enredo de concurso (infelizmente estou sem nenhum inteiro)


    SOUL BLACK, SOUL POWER,  SOU NEGRO, SOU DO RIO:
    ESTAMOS AÍ, E A ESTÓRIA CONTINUA...
    INTRODUÇÃO DO ENREDO: 
                                        Este enredo quer prestar uma sincera Homenagem ao Movimento Black Rio, o qual teve importância vital como forma de resistência dos afro-descendentes na tentativa de resgatar a identidade étnica e cultural perdida com a diáspora africana.  Tentaremos rememorar a capacidade de mobilização, de organização do Movimento possuidor de uma dinâmica própria acionada pelo “soul music”, trilha sonora dos movimentos negros pela conquista dos direitos civis. O Movimento mudou valores e padrões de comportamento dos afro-descendentes criando a estética própria na maneira de vestir-se e no jeito de pentear-se, assumindo a imagem que tinham de si mesmos sobretudo na aceitação do cabelo crespo, no sentido “black power”.Os adeptos  do Movimento Black Rio eram submetidos às revistas policiais, onde até seus cabelos eram examinados, sendo que muitos deles foram chamados a depor no DOPS. De forma pacífica, mas não submissa, resistiram.A partir do Movimento foram criados espaços para aqueles  que eram barrados nos bailes da vida, passarem a ser os donos das festas.Enfim, o Movimento Black Rio permitiu uma leitura da identidade cultural do negro brasileiro fazendo surgir a partir dos anos 70, organizações voltadas as questões das comunidades negras.A importância deste movimento, reside na certeza de que temos o direito a viver a própria vida, de sermos únicos e diferentes enquanto iguais a todos.Estamos ai, mas a estória continua.

    Argumento/Sinopse
    Não temos, mas aqui se espera um texto com algumas páginas contando o enredo. Não gosto de limitar em número de páginas, acho que isto é livre, um enredo pode ser bom ou ruim com duas ou 50 páginas.

    Explicação inicial dos setores do enredo:
    1º SETOR: AFRICA, MATRIZ DA CULTURA E DA ARTE DO SAMBA E DO ROCK – SUA RAIZ É ETERNA E PROJETADA PARA O FUTURO DAS AMÉRICAS.
    Neste setor o continente africano em seu esplendor quanto as suas belezas naturais, demonstrando ser a raiz das Américas que também estará representada no Setor, através dos diferentes ritmos musicais herdados da arvore mãe.
    2º  SETOR : ANOS REBELDES ( COM CAUSAS)   Neste setor, mostraremos os ideais de luta dos povos negros em busca do restabelecimento de sua auto estima e seu lugar ao sol; exaltaremos figuras lendárias de movimentos negros, que plantaram em todo os povos pretos do mundo, a busca pela consciência social, visando  alcançar os seus direitos civis, através valorização da cultura negra).
    3º SETOR: DO MOVIMENTO NEGRO AO NEGRO EM MOVIMENTO – Neste Setor  o negro civilmente organizado em busca dos seus direitos civis, políticos e culturais
    4º SETOR: BLACK IS BEAUTIFUL – Exaltaremos a Beleza Negra em toda a sua plenitude, a influência do negro na moda, nos costumes, na vida do cotidiano da população.
    5º Setor: NOS BAILES DA VIDA, SUINGANDO COM A ALEGRIA – Serão abordados as festas e musicas que marcaram o Movimento, os locais em que se a para dançar, tendo como referencial o Renascença Clube, onde tudo se iniciou . Mostraremos através de alas, grandes sucessos musicais da época que até  hoje ainda são referencia quando se fala em black music brasileira .
    6º SETOR: O TEMPO PASSOU E EU ME ADAPTEI - Neste  setor, iremos retratar que todo o resultado daquele Movimento de 69, está sendo revivido através das novas estéticas oriundas da Revolução Black Rio, a exemplo dos raps que cantam e denunciam os males que a raça negra ainda sofre na sociedade atual, retrataremos os grupos de dança de rua, dos grafiteiros, enfim, as formas de arte que estão sendo mostradas ao mundo todo hoje, mas que continuam com o espírito de reinvidicação do passado
     Roteiro de desfile: Não temos disponível.
    Mas o roteiro pode apresentar-se intercalado com a explicação dos setores do enredo ou em texto separado. Imaginei rapidamente um exemplo:

    Setor 1:
    Comissão de Frente: As origens de um povo
    Carro Abre-Alas: O continente africano em seu esplendor
    Setor 2:
    Ala 1: Os rebeldes sem causa
    Ala 2: A gloriosa Rainha Ginga
    Ala 3: O guerreiro Zumbi
    Ala 4: A destemida Agotime
    ...

    As alas e carros podem ter explicação ou não. Se não, espera que a Sinopse explique. 
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Marcadores